Carros flex: verdades e mitos

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

Carros flex: verdades e mitos

por socket » Seg Mar 17, 2008 9:41 pm

Lançados há dois anos, os carros bicombustível já respondem por mais da metade das vendas. Como ocorre com toda tecnologia nova, não faltam polêmicas, dúvidas nem folclore a respeito dos automóveis que funcionam com gasolina e álcool. Até mecânicos e vendedores de concessionárias divulgam informações nem sempre corretas. Eis algumas afirmações freqüentemente ouvidas e os esclarecimentos para as questões que mais interessam aos compradores:

• O primeiro abastecimento deve ser feito com gasolina, para evitar problemas de partida.
Mito. Desde o início de sua vida útil, o motor pode funcionar tanto com gasolina quanto com álcool.

• O carro só pode ser abastecido com gasolina ou com álcool, para evitar falha do motor.
Mito. O sistema é projetado para funcionar com os dois combustíveis. Falhas, quando acontecem, estão relacionadas à má qualidade do combustível, como o excesso de água no álcool. Convém abastecer apenas em postos de confiança e, na dúvida, pedir um teste de qualidade. O posto é obrigado a fazê-lo.

• Um motor de veículo bicombustível dura menos, pois o álcool é mais corrosivo.
Mito. As fábricas garantem para o motor flex a mesma durabilidade do propulsor a gasolina. Os sistemas que têm contato com o álcool, de fato um combustível mais corrosivo, são projetados para isso.

• Não há problemas em instalar um kit de gás natural veicular e transformar o modelo em tricombustível.
Verdade. É preciso apenas ficar atento a dois pontos: a qualidade do kit e se o custo valerá a pena. Para fazer essa checagem, deve-se calcular quantos quilômetros são rodados por mês e verificar em quanto tempo será amortizado o investimento no kit, que custa a partir de 3 000 reais.

• Carros bicombustível requerem gasolina aditivada.
Mito. Gasolina aditivada é melhor do que a comum em qualquer caso, pois ajuda a manter limpo o sistema de injeção. Quando se abastece também com álcool, porém, é possível dispensar a gasolina aditivada, uma vez que ele exerce função detergente.

• A substituição de álcool por gasolina, e vice-versa, deve ser feita gradativamente.
Mito. O gerenciamento do motor é eletrônico, e o sistema é programado para instantaneamente reconhecer o combustível.

• Se abastecer apenas com álcool, há risco de problemas de partida nos dias frios.
Mito. No compartimento do motor dos veículos existe um reservatório de gasolina para partida a frio.

• Misturar os dois combustíveis permite obter algumas vantagens de cada um deles.
Verdade. O motorista pode dosar: mais álcool significa maior potência do motor, mas menor autonomia. O inverso ocorre quando se abastece com mais gasolina.

Créditos de quem pesquisou: BadLipe
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por Under » Qua Abr 02, 2008 7:33 pm

Nao sei se é lenda, mas quando peguei meu carro a recomendacao da concessionaria doi de 50% alcool e 50% gasolina no primeiro abastecimento devido a uma solicitacao da propria fiat, inclusive um amigo que tem um siena 2007 perguntou se isso era novo, pois ele nao recebeu tal informacao e o rapaz disse que sim.
Punto ELX 1.4 - Cinza Scandium

Chave Telecomando
Rodas 15"
MP3 Integrado
Vidros Laminados
Retr. Eletricos
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por socket » Qua Abr 02, 2008 9:34 pm

Under escreveu:Nao sei se é lenda, mas quando peguei meu carro a recomendacao da concessionaria doi de 50% alcool e 50% gasolina no primeiro abastecimento devido a uma solicitacao da propria fiat, inclusive um amigo que tem um siena 2007 perguntou se isso era novo, pois ele nao recebeu tal informacao e o rapaz disse que sim.

Comigo recomendaram 100% gasolina ou 100% alcool...
E depois podia colocar à vontade... misturado ou nao!

Cada um diz 1 coisa diferente!

Qdo comprei outro carro em 2004, mandaram colocar oq fosse logo no 1o tanque!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por TGUERRA » Sáb Mai 10, 2008 4:03 pm

Para mim já falaram que tanto faz, Alcool Gasosa ou os dois...
ELX 1.4 Cinza Cromo
Chave Canivete; Insulfilm;Diamond Vision; Rodas de Liga 15"; Som Personalizado (Pioneer-Deh-P4ub+Kit Bomber DUB)

Peugeot 207 XS Passion 1.6 16v Prata
Banco Esportivo; Rodas de Liga 15"; Pedaleiras Al Peugeot; Ar Digital; Sensor crepuscular; Sensor de Chuva; Insulfim
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por AndreBsB » Dom Mai 11, 2008 8:17 pm

Eu nem pergunto essas coisas. Cada um responde o que acha. Por "achismo", eu também acho que não tem problema algum em relação a proporção de cada combustível.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por Chamber » Seg Mai 12, 2008 7:58 am

A única coisa certa em relação ao abastecimento dos carros flex é que, quando se troca o combustível num abastecimento (se rodava com alccol e colocou gasolina e vice-versa) é aconselhável deixar o motor funcionando por uns 10 minutos antes de desligá-lo, tempo necessário para o novo tipo de combustível chegar ao sistema de injeção e este detectar e mudar os parâmetros de injeção.
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Velha Guarda
Velha Guarda

por socket » Seg Mai 12, 2008 10:49 am

Chamber escreveu:A única coisa certa em relação ao abastecimento dos carros flex é que, quando se troca o combustível num abastecimento (se rodava com alccol e colocou gasolina e vice-versa) é aconselhável deixar o motor funcionando por uns 10 minutos antes de desligá-lo, tempo necessário para o novo tipo de combustível chegar ao sistema de injeção e este detectar e mudar os parâmetros de injeção.

Mas se a injeção sabe lidar com alcool, gasolina ou mistura... isso é desnecessário ao meu ver.

Ele vai beber tudo o que entrar nos bicos!

(Som, rodas, etc...)

Velha Guarda
Velha Guarda

por Chamber » Seg Mai 12, 2008 11:02 am

socket escreveu:
Chamber escreveu:A única coisa certa em relação ao abastecimento dos carros flex é que, quando se troca o combustível num abastecimento (se rodava com alccol e colocou gasolina e vice-versa) é aconselhável deixar o motor funcionando por uns 10 minutos antes de desligá-lo, tempo necessário para o novo tipo de combustível chegar ao sistema de injeção e este detectar e mudar os parâmetros de injeção.

Mas se a injeção sabe lidar com alcool, gasolina ou mistura... isso é desnecessário ao meu ver.

Com certeza ela sabe lidar com tudo isso, mas quando há uma "troca da mistura" a injeção tem que se readaptar, isso é comum.

Ocorre que quando vç abastece com outra coisa e desliga o carro, quando religa, a injeção está com os parâmetros da mistura antiga só que vem mistura nova, o motor engasga um pouco.

Nada que estrague, mas é apenas uma recomendação para ajudar no trabalho da injeção.
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Velha Guarda
Velha Guarda

por AndreBsB » Seg Mai 12, 2008 12:51 pm

Chamber escreveu:
socket escreveu:

Com certeza ela sabe lidar com tudo isso, mas quando há uma "troca da mistura" a injeção tem que se readaptar, isso é comum.

Ocorre que quando vç abastece com outra coisa e desliga o carro, quando religa, a injeção está com os parâmetros da mistura antiga só que vem mistura nova, o motor engasga um pouco.

Nada que estrague, mas é apenas uma recomendação para ajudar no trabalho da injeção.

Nos carros flex que tive, os carros nunca engasgaram com a troca do combustível. Eu só deixaria meu carro ligado pra dar uma carregada na bateria (se estivesse curtindo um som).
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por socket » Seg Mai 12, 2008 5:43 pm

Chamber escreveu:
socket escreveu:

De fato isso ocorreu no meu. Tava na gasolina e mudei pra alcool. Ao ligar o carro (sempre que está frio) ele dá uns pequenos engasgos (principalmente ao dar ré, saindo da garagem)...

Depois que o motor aquece, fica de boa!

(Som, rodas, etc...)

Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo