Carros flex: verdades e mitos
Carros flex: verdades e mitos
Lançados há dois anos, os carros bicombustível já respondem por mais da metade das vendas. Como ocorre com toda tecnologia nova, não faltam polêmicas, dúvidas nem folclore a respeito dos automóveis que funcionam com gasolina e álcool. Até mecânicos e vendedores de concessionárias divulgam informações nem sempre corretas. Eis algumas afirmações freqüentemente ouvidas e os esclarecimentos para as questões que mais interessam aos compradores:
• O primeiro abastecimento deve ser feito com gasolina, para evitar problemas de partida.
Mito. Desde o início de sua vida útil, o motor pode funcionar tanto com gasolina quanto com álcool.
• O carro só pode ser abastecido com gasolina ou com álcool, para evitar falha do motor.
Mito. O sistema é projetado para funcionar com os dois combustíveis. Falhas, quando acontecem, estão relacionadas à má qualidade do combustível, como o excesso de água no álcool. Convém abastecer apenas em postos de confiança e, na dúvida, pedir um teste de qualidade. O posto é obrigado a fazê-lo.
• Um motor de veículo bicombustível dura menos, pois o álcool é mais corrosivo.
Mito. As fábricas garantem para o motor flex a mesma durabilidade do propulsor a gasolina. Os sistemas que têm contato com o álcool, de fato um combustível mais corrosivo, são projetados para isso.
• Não há problemas em instalar um kit de gás natural veicular e transformar o modelo em tricombustível.
Verdade. É preciso apenas ficar atento a dois pontos: a qualidade do kit e se o custo valerá a pena. Para fazer essa checagem, deve-se calcular quantos quilômetros são rodados por mês e verificar em quanto tempo será amortizado o investimento no kit, que custa a partir de 3 000 reais.
• Carros bicombustível requerem gasolina aditivada.
Mito. Gasolina aditivada é melhor do que a comum em qualquer caso, pois ajuda a manter limpo o sistema de injeção. Quando se abastece também com álcool, porém, é possível dispensar a gasolina aditivada, uma vez que ele exerce função detergente.
• A substituição de álcool por gasolina, e vice-versa, deve ser feita gradativamente.
Mito. O gerenciamento do motor é eletrônico, e o sistema é programado para instantaneamente reconhecer o combustível.
• Se abastecer apenas com álcool, há risco de problemas de partida nos dias frios.
Mito. No compartimento do motor dos veículos existe um reservatório de gasolina para partida a frio.
• Misturar os dois combustíveis permite obter algumas vantagens de cada um deles.
Verdade. O motorista pode dosar: mais álcool significa maior potência do motor, mas menor autonomia. O inverso ocorre quando se abastece com mais gasolina.
Créditos de quem pesquisou: BadLipe
• O primeiro abastecimento deve ser feito com gasolina, para evitar problemas de partida.
Mito. Desde o início de sua vida útil, o motor pode funcionar tanto com gasolina quanto com álcool.
• O carro só pode ser abastecido com gasolina ou com álcool, para evitar falha do motor.
Mito. O sistema é projetado para funcionar com os dois combustíveis. Falhas, quando acontecem, estão relacionadas à má qualidade do combustível, como o excesso de água no álcool. Convém abastecer apenas em postos de confiança e, na dúvida, pedir um teste de qualidade. O posto é obrigado a fazê-lo.
• Um motor de veículo bicombustível dura menos, pois o álcool é mais corrosivo.
Mito. As fábricas garantem para o motor flex a mesma durabilidade do propulsor a gasolina. Os sistemas que têm contato com o álcool, de fato um combustível mais corrosivo, são projetados para isso.
• Não há problemas em instalar um kit de gás natural veicular e transformar o modelo em tricombustível.
Verdade. É preciso apenas ficar atento a dois pontos: a qualidade do kit e se o custo valerá a pena. Para fazer essa checagem, deve-se calcular quantos quilômetros são rodados por mês e verificar em quanto tempo será amortizado o investimento no kit, que custa a partir de 3 000 reais.
• Carros bicombustível requerem gasolina aditivada.
Mito. Gasolina aditivada é melhor do que a comum em qualquer caso, pois ajuda a manter limpo o sistema de injeção. Quando se abastece também com álcool, porém, é possível dispensar a gasolina aditivada, uma vez que ele exerce função detergente.
• A substituição de álcool por gasolina, e vice-versa, deve ser feita gradativamente.
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• Se abastecer apenas com álcool, há risco de problemas de partida nos dias frios.
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VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
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- Velha Guarda
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Nao sei se é lenda, mas quando peguei meu carro a recomendacao da concessionaria doi de 50% alcool e 50% gasolina no primeiro abastecimento devido a uma solicitacao da propria fiat, inclusive um amigo que tem um siena 2007 perguntou se isso era novo, pois ele nao recebeu tal informacao e o rapaz disse que sim.
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Under escreveu:Nao sei se é lenda, mas quando peguei meu carro a recomendacao da concessionaria doi de 50% alcool e 50% gasolina no primeiro abastecimento devido a uma solicitacao da propria fiat, inclusive um amigo que tem um siena 2007 perguntou se isso era novo, pois ele nao recebeu tal informacao e o rapaz disse que sim.
Comigo recomendaram 100% gasolina ou 100% alcool...
E depois podia colocar à vontade... misturado ou nao!
Cada um diz 1 coisa diferente!
Qdo comprei outro carro em 2004, mandaram colocar oq fosse logo no 1o tanque!
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- Velha Guarda
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Para mim já falaram que tanto faz, Alcool Gasosa ou os dois...
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Banco Esportivo; Rodas de Liga 15"; Pedaleiras Al Peugeot; Ar Digital; Sensor crepuscular; Sensor de Chuva; Insulfim
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A única coisa certa em relação ao abastecimento dos carros flex é que, quando se troca o combustível num abastecimento (se rodava com alccol e colocou gasolina e vice-versa) é aconselhável deixar o motor funcionando por uns 10 minutos antes de desligá-lo, tempo necessário para o novo tipo de combustível chegar ao sistema de injeção e este detectar e mudar os parâmetros de injeção.
Anderson – Santos/SP
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Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
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Chamber escreveu:A única coisa certa em relação ao abastecimento dos carros flex é que, quando se troca o combustível num abastecimento (se rodava com alccol e colocou gasolina e vice-versa) é aconselhável deixar o motor funcionando por uns 10 minutos antes de desligá-lo, tempo necessário para o novo tipo de combustível chegar ao sistema de injeção e este detectar e mudar os parâmetros de injeção.
Mas se a injeção sabe lidar com alcool, gasolina ou mistura... isso é desnecessário ao meu ver.
Ele vai beber tudo o que entrar nos bicos!
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socket escreveu:Chamber escreveu:A única coisa certa em relação ao abastecimento dos carros flex é que, quando se troca o combustível num abastecimento (se rodava com alccol e colocou gasolina e vice-versa) é aconselhável deixar o motor funcionando por uns 10 minutos antes de desligá-lo, tempo necessário para o novo tipo de combustível chegar ao sistema de injeção e este detectar e mudar os parâmetros de injeção.
Mas se a injeção sabe lidar com alcool, gasolina ou mistura... isso é desnecessário ao meu ver.
Ele vai beber tudo o que entrar nos bicos!
Com certeza ela sabe lidar com tudo isso, mas quando há uma "troca da mistura" a injeção tem que se readaptar, isso é comum.
Ocorre que quando vç abastece com outra coisa e desliga o carro, quando religa, a injeção está com os parâmetros da mistura antiga só que vem mistura nova, o motor engasga um pouco.
Nada que estrague, mas é apenas uma recomendação para ajudar no trabalho da injeção.
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Chamber escreveu:socket escreveu:Chamber escreveu:A única coisa certa em relação ao abastecimento dos carros flex é que, quando se troca o combustível num abastecimento (se rodava com alccol e colocou gasolina e vice-versa) é aconselhável deixar o motor funcionando por uns 10 minutos antes de desligá-lo, tempo necessário para o novo tipo de combustível chegar ao sistema de injeção e este detectar e mudar os parâmetros de injeção.
Mas se a injeção sabe lidar com alcool, gasolina ou mistura... isso é desnecessário ao meu ver.
Ele vai beber tudo o que entrar nos bicos!
Com certeza ela sabe lidar com tudo isso, mas quando há uma "troca da mistura" a injeção tem que se readaptar, isso é comum.
Ocorre que quando vç abastece com outra coisa e desliga o carro, quando religa, a injeção está com os parâmetros da mistura antiga só que vem mistura nova, o motor engasga um pouco.
Nada que estrague, mas é apenas uma recomendação para ajudar no trabalho da injeção.
Nos carros flex que tive, os carros nunca engasgaram com a troca do combustível. Eu só deixaria meu carro ligado pra dar uma carregada na bateria (se estivesse curtindo um som).
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Chamber escreveu:socket escreveu:Chamber escreveu:A única coisa certa em relação ao abastecimento dos carros flex é que, quando se troca o combustível num abastecimento (se rodava com alccol e colocou gasolina e vice-versa) é aconselhável deixar o motor funcionando por uns 10 minutos antes de desligá-lo, tempo necessário para o novo tipo de combustível chegar ao sistema de injeção e este detectar e mudar os parâmetros de injeção.
Mas se a injeção sabe lidar com alcool, gasolina ou mistura... isso é desnecessário ao meu ver.
Ele vai beber tudo o que entrar nos bicos!
Com certeza ela sabe lidar com tudo isso, mas quando há uma "troca da mistura" a injeção tem que se readaptar, isso é comum.
Ocorre que quando vç abastece com outra coisa e desliga o carro, quando religa, a injeção está com os parâmetros da mistura antiga só que vem mistura nova, o motor engasga um pouco.
Nada que estrague, mas é apenas uma recomendação para ajudar no trabalho da injeção.
De fato isso ocorreu no meu. Tava na gasolina e mudei pra alcool. Ao ligar o carro (sempre que está frio) ele dá uns pequenos engasgos (principalmente ao dar ré, saindo da garagem)...
Depois que o motor aquece, fica de boa!
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