Filtro de ar no 1.8
Filtro de ar no 1.8
Nesse tópico vou mostar como coloquei o filtro de ar Cônico Duplo Fluxo no meu carro. A principio parecia fácil, seria só remover a caixa original e colocar o filtro novo, mas quando fiz isso percebi que o filtro novo ficaria solto, sem qualquer tipo de fixação, inclusive batendo em uma mangueira próxima dele. Ficou claro que havia a necessidade de fazer um prolongamento do tubo original e fixar essa extensão em alguma parte do carro, e de preferência que não ficasse feio.
Outra dúvida que tinha era em relação ao desempenho do filtro novo, se ficaria melhor ou pior que o filtro original, pois havia informações de que no Marea havia perda na colocação do filtro cônico. Mas como vou mostrar em fotos ficou claro que o sistema de captação de ar original estava longe de ser o ideal, vejam:
As explicações estão nas próprias fotos:
Como viram acima têm suas falhas e por isso não tive dúvida em mudar para o filtro Cônico.
Agora as peças que fiz para a colocação do novo filtro:
Aqui o suporte completo instalado e esperando o tubo que liga o filtro novo ao duto do filtro original:
A vantagem do Coxim é que ele elimina qualquer vibração que possa ocorrer.
Aqui o tubo que usei. É um tubo de borracha que suporta temperaturas de até 70º C com diâmetro externo de 3" (76,20mm) e parede de uns 3mm:
Na foto existem dois tubos, um de PVC e o outro de borracha que estou usando. O que aconteceu foi que começei usando o de borracha, mas a tinta epoxi que foi aplicada externamente não resistiu a temperatura, por isso optei pelo de borracha que agüenta tranqüilamente.
Depois é só ligar o tubo ao duto original, o filtro novo na outra extremidade do tubo e prender com uma abraçadeira plástica pelos furos do suporte novo, dando a volta no tubo. Vejam nas fotos:
Agora o carro está mais esperto, mesmo andando na boa, pq o ar é admitido na hora, sem restrições exageradas como no original, mas ainda assim filtrando o ar.
Espero que ajude a todos que querem mudar o filtro para um sistema mais eficiente, e de quebra ter um ronco diferente no carro!
Outra dúvida que tinha era em relação ao desempenho do filtro novo, se ficaria melhor ou pior que o filtro original, pois havia informações de que no Marea havia perda na colocação do filtro cônico. Mas como vou mostrar em fotos ficou claro que o sistema de captação de ar original estava longe de ser o ideal, vejam:
As explicações estão nas próprias fotos:
Como viram acima têm suas falhas e por isso não tive dúvida em mudar para o filtro Cônico.
Agora as peças que fiz para a colocação do novo filtro:
Aqui o suporte completo instalado e esperando o tubo que liga o filtro novo ao duto do filtro original:
A vantagem do Coxim é que ele elimina qualquer vibração que possa ocorrer.
Aqui o tubo que usei. É um tubo de borracha que suporta temperaturas de até 70º C com diâmetro externo de 3" (76,20mm) e parede de uns 3mm:
Na foto existem dois tubos, um de PVC e o outro de borracha que estou usando. O que aconteceu foi que começei usando o de borracha, mas a tinta epoxi que foi aplicada externamente não resistiu a temperatura, por isso optei pelo de borracha que agüenta tranqüilamente.
Depois é só ligar o tubo ao duto original, o filtro novo na outra extremidade do tubo e prender com uma abraçadeira plástica pelos furos do suporte novo, dando a volta no tubo. Vejam nas fotos:
Agora o carro está mais esperto, mesmo andando na boa, pq o ar é admitido na hora, sem restrições exageradas como no original, mas ainda assim filtrando o ar.
Espero que ajude a todos que querem mudar o filtro para um sistema mais eficiente, e de quebra ter um ronco diferente no carro!
Editado pela última vez por danielb em Qui Ago 20, 2009 1:07 am, em um total de 1 vez.
- Roda dura de Auto Escola
Re: Filtro de ar no 1.8
Ficou bom...
Mas as adaptações que vi do 1.8, o pessoal soldou um pedaço de ferro na "mangueira" do filtro pra que ela não ficasse solta...
Mas a sua idéia foi até boa! Vai ajudar muita gente!
Mas as adaptações que vi do 1.8, o pessoal soldou um pedaço de ferro na "mangueira" do filtro pra que ela não ficasse solta...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
socket escreveu:Ficou bom...
Eu não queria usar um tubo de metal pois me disseram que com o tempo poderia enferrujar. Então decidi usar de borracha ou plástico, por isso tive que descartar a solda, e no fim ficou bom pois o suporte original fica no mesmo centro do duto que leva o ar pro motor.
Hoje a noite vou postar mais uma foto que faltou, vai dar pra enteder melhor como fixei o tubo.
Não faria... acho que o original pega mais ar frio.....
Punto Sporting
Laranja Spot
Huricane HA4.120 - Kit 2 vias 6" Pionner Kevlar 220watts - Triaxial 5" Selenium 100watts - Sub Hinor Cruzader 10" 200watts - Buzina Maritima

Laranja Spot
Huricane HA4.120 - Kit 2 vias 6" Pionner Kevlar 220watts - Triaxial 5" Selenium 100watts - Sub Hinor Cruzader 10" 200watts - Buzina Maritima

- Instrutor de Auto Escola
marcelsovi escreveu:Não faria... acho que o original pega mais ar frio.....
Testei diversas vezes isso antes de colocar o filtro, para ver se captava mais ar quente e da na mesma, pois os dutos que recebem o ar do original esquentam bastante tambem,
sem contar em toda a explicação que eu dei acima mostrando que a borracha que fica na frente do duto acaba com a circulação de ar existente. E observe o seu carro, você vai ver
que a entrada de ar é pela fresta do capo, que não passa de 5mm. Vou colocar mais fotos daqui a pouco comprovando.

A imagem acima mostra melhor como fixei o tubo ao suporte. Foi feito através de uma abraçadeira, que da a volta pelo tubo e é presa no suporte preto. Tambem mostra que fica perfeitamente centrado com o tubo original, sem forçar nada.

Nesta aqui podemos ver como a entrada de ar original é pequena. Todo o ar entra por essa fresta do capo. Quem tem 1.8 pode abrir o cabo e ver. Lá vai estar o duto e a borracha logo na frente, e quando fechar o capo vai perceber que é só pela fresta entre o capo e o parachoque que o ar entra e ainda tem que vencer a borracha.
Sobre a temperatura do ar admitido: Acontece que o ar mais frio é mais denso, e por isso tem mais moléculas de 0² que o mesmo ar mais quente, pq isso que quanto mais frio o ar melhor para o motor, não pela temperatura, a temperatura não faz mau ao motor, mas ela deixa o ar menos denso, levando menos moléculas de O² ao motor. Mas acontece que com o filtro cônico se absorve muito mais ar do que com o original, compensando muito a temperatura pouco mais alta. Posso afirmar que é pouco mais alta pq medi após 1 hora de estrada e o conjunto novo estava a 43~45º (ambiente de 33º), enquanto o original não devia estar a menos 10º que isso.
Quem ainda estiver em dúvida, como eu estava, faça o seguinte teste (não compromete o motor se feito por pouco tempo): Tire o filtro, deixe sem nada e ande 1km testando. Isso já com o motor quente. Depois é só tirar as próprias conclusões!
Abraço.
- Piloto de Kart amador
e vc sentiu diferença na questão do desempenho e consumo?
Particularmente eu axo que o consumo eleva porque o motorista pisa pra ouvir o barulho!!
e axo q o desempenho melhora por entra mais ar!
agora nao sei, pq falam da questão do ar quente!
Enfim, eu vo por no meu, so estou esperando chegar na loja(to ancioso ja
)
Particularmente eu axo que o consumo eleva porque o motorista pisa pra ouvir o barulho!!
Enfim, eu vo por no meu, so estou esperando chegar na loja(to ancioso ja

Punto Spo®Ting 1.8 Branco carbono
DVD - RODA TSW PANORAMA - XENON MILHA 12000K - BUZINA MARITIMA - INSULFILM
DVD - RODA TSW PANORAMA - XENON MILHA 12000K - BUZINA MARITIMA - INSULFILM
- Motorista de Auto Escola
Brunoauk_ escreveu:e vc sentiu diferença na questão do desempenho e consumo?
Enfim, eu vo por no meu, so estou esperando chegar na loja(to ancioso ja)
É como você disse, se pisar mais para ouvir o barulho ele vai consumir mais. Mas esse motor já bebe
bastante (5,5km/l no álcool, 100% cidade, sem ar cond.), então o consumo mudou pouco.
Sobre o desempenho, um bom exemplo é quando se dá aquela esticada de 2ª ou 3ª marcha,
tu sente que o motor ta bem solto, responde mais rápido. E o barulho do motor em alta, por volta
das 5000~6000 rpm melhora muito, não parece mais aquele motor barulhento e vibrador que parecia
com o filtro original.
danielb escreveu: É como você disse, se pisar mais para ouvir o barulho ele vai consumir mais. Mas esse motor já bebe
bastante (5,5km/l no álcool, 100% cidade, sem ar cond.), então o consumo mudou pouco.
Sobre o desempenho, um bom exemplo é quando se dá aquela esticada de 2ª ou 3ª marcha,
tu sente que o motor ta bem solto, responde mais rápido. E o barulho do motor em alta, por volta
das 5000~6000 rpm melhora muito, não parece mais aquele motor barulhento e vibrador que parecia
com o filtro original.
Até que enfim alguém tem uma média igual a minha.
Depois dos que fazem "11km/l na cidade com álcool" ....eu fiquei estressado.
Não sei se entendi ao certo o que você quis dizer...
Com motor barulhento e vibrador você quer dizer que ele está menos áspero ou somente menos barulhento?
O aumento do desempenho é "bem" perceptível ?
[]´s
- Instrutor de Auto Escola