[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por overspeed » Sex Nov 07, 2014 1:07 pm

na reprogramação eu altero os mapas com os novos valores que desejo para cada situação, o unichip é uma central eletrônica que irá alterar o sinal dos sensores para que a central tenha um outro comportamento... por exemplo:

temperatura do ar esta em 60°C => o unichip intercepta o sinal e informa a ECU do carro que esta mais frio => a ECU injeta mais combustivel e da mais avanço

Ou seja ele mascara a realidade para que a ECU fique confortável mesmo que na realidade a pressão, misturam, ponto, etc não sejam os esperados pelos mapas que são considerados seguros dentro da ECU
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por ututy » Sex Nov 07, 2014 8:32 pm

alguem ja teve um caso de instalar o unichip e ficar acendendo a luz de injeçao ? ta bizarro...acusa erro p0016 que no geral e em relaçao ao crankshaft/camshaft mas a FIAT usa com outra relaçao. Ao passar no scan da FIAT deu um erro intermitente relacionado ao sistema CAN o0. O que me tranquiliza em relaçao a ser algum erro no alinhamento da correia dentada é o carro nao apresentar nenhum sinal. Nao perdeu potencia, a lenta ta lisa e ta normal pra ligar, fora que rodei mais de 200 km desde que apareceu pela primeira vez o erro e nao aconteceu nada, agora botei o mapa original do carro e rodei 78 km e nao apareceu mais a luz. alguem tem alguma ideia ?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Sex Nov 07, 2014 8:52 pm

Esse erro ocorre porque o unichip esta mudando o valor do sensor angular para provavelmente mudar o ponto no motor... como o sensor de rotação não esta batendo com o PMS via sensor de fase do comando a central ve como defeito...vc não vai sentir nada, exceto que trabalhará provavelmente em bancada em vez de sequencial (maior consumo e emissões, mas nada gritante)

o erro é relacionado ao CAMSHAFT (nada a ver com rede CAN pode ser traduç]ão errada pois tem que seguir o padrão EOBD e OBD-BR onde o erro é padrão a partir de 2011 no Brasil)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por ututy » Sex Nov 07, 2014 9:31 pm

entao over, o SCAN da FIAT que acusou como sendo algum erro relacionado a rede CAN e ta sendo algo intermitente, no meu OBD xing-ling aparece como p0016 mesmo, eu apago e demora pra voltar. nao se fazendo presente no mapa original. mas de qualquer forma, existe algum risco de quebra caso seja isso mesmo que voce citou ?

p.s : MUITO mas MUITO obrigado MESMO por responder. uma pena voce nao ser do RJ faria meu remap de olhos fechados contigo
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Dom Nov 09, 2014 6:22 pm

Cara, estranho porque o punto obrigatoriamente é OBD-BR ou seja tem que seguir a padronização dos erros PXXXX... o que pode ter ocorrido é que o scanner da FIAT ao contrário do ELM que vc deve estar usando acessa todos os modulos do carro, inclusive o CAN-Gateway (aonde provelvemente esta marcado o erro de comunicação via CAN)

Ou alguem traduziu erradocomando (CAMSHAFT) com algo ao CAN (rede CAN) KKKKKK

Se for mesmo erro no sensor de posição (fase do motor) a mistura vai empobrecer ligeiramente sim pois muda de sequencial pra bancada (mas é pouca coisa) e tbm a central para de fazer atraso de ponto em caso de detonação de cilindro a cilindro e passa a ser em todos o mesmo valor de atraso.

Puxa, estive em Niterói e Petropolis a uns 2 fds atrás fazendo chipday...inclusive fiz 3 puntos nestes dias
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por ututy » Dom Nov 09, 2014 6:36 pm

acho que e por isso mesmo de acessar todos os modulos, vou conversar com quem fez o acerto sobre isso.

a mistura empobrecendo bem pouco tem o risco de estourar o motor ? sei que mistura pobre em carro turbo e #@%&! mas se for tao pouquinho assim sera que da @#%$^&! ? e voce sabe de alguma maneira de consertar isso ?

po deveria ter avisado aqui...iria felizao no chipday :(

novamente obrigado pela atençao
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por ututy » Dom Nov 09, 2014 8:36 pm

ah over esqueci de perguntar (desculpa pela encheçao de saco hahahah) mas atrasando o ponto em todos os cilindros com valores iguais , ainda assim protege o motor contra detonaçao ? e esse erro mexe com algo em relaçao ao avanço de ponto resultando em perda de potencia, considerando que nao tenha passado do LDI ? tenho muitas duvidas...de novo, me perdoe por perturbar tanto
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Seg Nov 10, 2014 11:13 am

Cara, sinceramente não sei lhe responder porque envolve muitas variáveis...teria que acompanhar com uma Wideband pra saber se num empobrece demais...e com o scanner pra ver qto atrasa de ponto (se tiver atraso obvio)...

O que posso te falar é que não é bom deixar assim... vai lá aonde calibraram o unichip e conversa que eles tem que resolver isso...

Afinal com 10:1 e tipo 1,2bar de pressão num da pra ficar confiando na sorte de mistura ficar pobre e ponto num atrasar suficiente se tiver detonação...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por ututy » Seg Nov 10, 2014 11:41 am

eu liguei pro cara que fez o acerto, o erro e um tal de VDS rede can nao plausivel , passado no scan da FIAT, e comentei com ele sobre isso ter relaçao com o sensor angular e ele falou que nao acreditava ser isso pq caso fosse o carro desligaria na hora e nao seria intermitente como vem sendo, coisa de andar mais de 50 km pra aparecer o erro. Ele falou que o meu TJET e diferente, as luzes acendem no painel sem ter que ligar lanterna, que tem um sensor no capo que no dele mesmo nao tem o0 , ja viu algo parecido com isso ?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Seg Nov 10, 2014 7:13 pm

rede CAN não plausível é erro no CANGateway como havia falado, significa que algum dos integrantes da rede CAN não esta sincronizado ou esta desligado ou com interferencia (algum fio com mau contato na rede CAN)

Vc tem que ver se o erro é da rede CAN ou do sensor de fase... carro 4 cilindros funciona sem sensor de fase, só que vira por bancada ou até fullgroup dependendo do caso...qto a ser diferente que eu saiba tm 2 modelos sem e com DNA (mas velhos e mais novos) e só... mas o basico é o mesmo, mesma injeção e sensores que me lembre
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo