[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
Dannielmachado escreveu:Pessoal!!!
Vi alguns upgrade para o T-jet. Tenho um línea t-jet 09/09 ainda original. Qual o valor médio de investimento, potência?
Zanatta, com 170vc roda tem uma perspectiva do novo 0 a 100km dele? Qual o valor investido em referencia aos ups?
H.oliveira (Punto T-Jet Branco Branchisa (Downpipe, escape 2,5", filtro e em breve mais...!), tem idéia da nova potência, 0 a 100km ? qual o valor investido?
Agradeço pelo oportunidade e informações,
Danniel Machado.
Potencia so colocando no rolo antes e depois para comparação, mas com essa central do tjet para se observar o ganho é preciso fazer remap, caso contrario a central vai corta pelo torque.
T-jet (blackyellow) - viewtopic.php?f=57&t=22533
H.oliveira escreveu:Barrika13 escreveu:Senhores,
Após ler alguns comentários acima gostaria, por favor, de algumas impressões! Rs
Dizem que combo de filtro esportivo + downpipe gera na média uns 10 cv. Quem realizou, sente mesmo a diferença mesmo sem remapeamento?
Muito obrigado!
Abraços
Realmente dá uma diferença! O carro fica mais solto e esperto... No meu caso fiz somente o escape completo dimensionado (downpipe + 2,5") por enquanto e valeu cada centavo!
Até o meio da ano vou chipar mas somente esses dois ups já tornam o brinquedo mais divertido!
Valeu pelas informações maninho!
Serão minhas primeiras alterações. As básicas filtro+downpipe...com sua impressão me deixou mais tranquilo quanto aos resultados!
Obrigado! Abraços
- Piloto de Autorama
Dannielmachado escreveu:Pessoal!!!
Vi alguns upgrade para o T-jet. Tenho um línea t-jet 09/09 ainda original. Qual o valor médio de investimento, potência?
Zanatta, com 170vc roda tem uma perspectiva do novo 0 a 100km dele? Qual o valor investido em referencia aos ups?
H.oliveira (Punto T-Jet Branco Branchisa (Downpipe, escape 2,5", filtro e em breve mais...!), tem idéia da nova potência, 0 a 100km ? qual o valor investido?
Agradeço pelo oportunidade e informações,
Danniel Machado.
Opa Danniel, blz?
Cara, em abril do ano passado gastei R$ 2.800,00 na Nascar para fazer isso. Hoje não sei se é o mesmo valor, parece que subiu um pouco, tipo R$ 3.000.00 (reprogramação, filtro, downpipe e interccoler).
O CAI eu fiz assim: no Linea TJet, a tomada que leva o ar à caixa do filtro de ar está localizada abaixo do farol do lado direito, bem dentro do cofre do motor, donde vem ar quente. A par disso, eu comprei no ferro velho o mesmo pedaço de cano plástico (este que vai da caixa do filtro de ar até embaixo do farol) e fiz um corte. Com um pedaço de mangueira de aspirador de pó industrial, levei deste toco de cano plástico até a boca da grade, donde presumo vir um ar mais frio.
Logo, o ar que chega no meu filtro K&N eu acredito que seja mais frio daquele que é colhido em carros sem esse "CAI". Somo a esse fato o intercooler maior e o uso de gasolina Pódium. Para esse UP não gastei R$ 200,00. A peça foi R$ 80,00, snme...
Então, ao total, meu carro em 3k de investimento e, te digo, é muito mais bruto do que os originais...
- Piloto de Atari
Boa tarde amigos sou novo por aqui... mas seguem algumas considerações...
Vi artigos de Engenheiros falando que apenas "chipar" é mera ilusão...que além de ganhar pouquíssimos cavalos...quando se ganha perde em torque.
Quem quer mais cavalos de verdade no motor tem que investir numa nova turbina , que dê maior compressão, aliado a um intercooler, escapamento e um filtro de ar esportivo, pra daí ser feito um remapeamento da injeção adaptada à nova turbina, gerando assim aumento real de potência.
Procede essa argumentação???
Vi artigos de Engenheiros falando que apenas "chipar" é mera ilusão...que além de ganhar pouquíssimos cavalos...quando se ganha perde em torque.
Quem quer mais cavalos de verdade no motor tem que investir numa nova turbina , que dê maior compressão, aliado a um intercooler, escapamento e um filtro de ar esportivo, pra daí ser feito um remapeamento da injeção adaptada à nova turbina, gerando assim aumento real de potência.
- Piloto de Atari
Francisco Pedro escreveu:Boa tarde amigos sou novo por aqui... mas seguem algumas considerações...
curto e grosso... ganha cerca de 25% de torque e potência...se trocar turbina, bicos, intercooler, etc ai vai bem além disso....
Pode mostrar que artigos são estes ?
- Piloto de Autorama
Concordo com o Francisco quando se trata de carros aspirados.... Porem nos turbinados a info não procede!

- Velha Guarda
Isso ai...aspirados mais antigos até chega a ter um ganho apreciável...mas os mais modernos, aonde a ECU é
num tem jeito...vc ganha pouco
Exemplo Vectra 140cv + filtro + remap x Astra 140cv OEM
Não medi o vectra antes de fazer, mas pegamos um Astra 140cv do mesmo ano como comparação no mesmo dino, nenhum astra chegou a 140cv...a maioria ficou nos 135cv e um ou outro vinha 138cv qdo tinha filtro esportivo.

Não medi o vectra antes de fazer, mas pegamos um Astra 140cv do mesmo ano como comparação no mesmo dino, nenhum astra chegou a 140cv...a maioria ficou nos 135cv e um ou outro vinha 138cv qdo tinha filtro esportivo.

- Piloto de Autorama
overspeed escreveu:Isso ai...aspirados mais antigos até chega a ter um ganho apreciável...mas os mais modernos, aonde a ECU énum tem jeito...vc ganha pouco
Esse é um dos benefícios de chipar o carro. Você consegue dar mais uns HP e melhorar o torque.
Mas tem outro benefício que ninguém se lembra que é o consumo de combustível. O carro chipado quando o motorista dirige "virando roda" fica mais econômico que o original. E a explicação, ao meu ver, e se estiver errado me corrige Overspeed, é que quando o carro sai da fábrica ele sai com um acerto padrão e muito conservador. Quando o carro chega aos seus 40/50mil km, ele já possui desgaste, folga, enfim, uma série de situações que alteram o comportamento.
Nesse contexto (acerto padrão de fábrica conservador + desgaste natural do carro) é que o chip pode melhorar. Imagine a seguinte situação no gráfico acima: vc pode deixar o carro com a mistura bem seca para economizar combustível até uns 2500rpm (são dois carros com bom torque) e depois disso, quando o dono quiser acelerar, vc deixa a mistura de modo que venha o máximo de HP de forma confiável.
Logo, virando roda fica mais econômico e, claro e logicamente, pisando mais gastador.
E pode isso Arnaldo???
- Piloto de Atari
Cara , meu carro tem o mesmo consumo de antes
alias o DNA é uma auxiliador , só ajudar pés pesados a abrir menos borboleta
Haahhaha
alias o DNA é uma auxiliador , só ajudar pés pesados a abrir menos borboleta
Haahhaha
- Piloto de Autorama
Zanatta, esse exemplo acima do vectra, algumas particularidades que implementei:
relação a posição do PEDAL do acelerador x abertura da borboleta
- até cerca de 33% de pedal não alterei NADA (ou seja se medir emissões, consumo andando na estrada/avenidas, etc) continua exatamente igual
- de 33 a 70% de abertura do pedal eu aumentei a correção com a abertura do acelerador (ou seja igual o DNA no D ou um sprint booster)
- de 70% em diante eu aumentei bem deixando abrir bem mais cedo ( que gera resposta ao acelerador o que num da UM cavalo a mais, mas da mais desempenho pois vc demora menos tempo pro motor chegar a carga máxima).
Com mais de meia carga ai sim coloquei mais avanço e mais combustivel (no caso é um aspro, vem bem pobrinho tendendo a 0,90~0,88 de wide)...
relação a posição do PEDAL do acelerador x abertura da borboleta
- até cerca de 33% de pedal não alterei NADA (ou seja se medir emissões, consumo andando na estrada/avenidas, etc) continua exatamente igual
- de 33 a 70% de abertura do pedal eu aumentei a correção com a abertura do acelerador (ou seja igual o DNA no D ou um sprint booster)
- de 70% em diante eu aumentei bem deixando abrir bem mais cedo ( que gera resposta ao acelerador o que num da UM cavalo a mais, mas da mais desempenho pois vc demora menos tempo pro motor chegar a carga máxima).
Com mais de meia carga ai sim coloquei mais avanço e mais combustivel (no caso é um aspro, vem bem pobrinho tendendo a 0,90~0,88 de wide)...
- Piloto de Autorama