Problema de injeção? (ajudem um amador)
Problema de injeção? (ajudem um amador)
Pessoal, comprei meu Punto 1.4 0km em dezembro de 2011, e ele tem pouco menos de 11500km rodados. Nesta semana, estava andando com ele quando percebi que ele parou de responder, como se o motor tivesse apagado. Parei o carro e tentei ligá-lo novamente, mas o carro não pegava e uma luz amarela (indicando problema no motor/injeção) acendeu no painel, ao lado dos ícones de bateria.
Não tive o que fazer, liguei para o seguro e o carro foi guinchado. Em uma rápida inspecionada, o mecânico do seguro acha que o problema pode ser na injeção, pois a bateria e as correias estavam normais. Agora o carro está na oficina e ainda não foi inspecionado, mas todo mundo anda me assustando dizendo que problemas na injeção costumam ser muito caros pra consertar. Depois que descobri que meu seguro não cobre panes elétricas ou mecânicas, fiquei mais desesperado.
Alguém tem alguma ideia do que pode ser este problema? Entendo muito pouco de mecânica e estou com medo que o orçamento desse conserto seja extremamente caro, já que o seguro não cobre.
Obrigado!
Espero que possam me ajudar.
Não tive o que fazer, liguei para o seguro e o carro foi guinchado. Em uma rápida inspecionada, o mecânico do seguro acha que o problema pode ser na injeção, pois a bateria e as correias estavam normais. Agora o carro está na oficina e ainda não foi inspecionado, mas todo mundo anda me assustando dizendo que problemas na injeção costumam ser muito caros pra consertar. Depois que descobri que meu seguro não cobre panes elétricas ou mecânicas, fiquei mais desesperado.
Alguém tem alguma ideia do que pode ser este problema? Entendo muito pouco de mecânica e estou com medo que o orçamento desse conserto seja extremamente caro, já que o seguro não cobre.
Obrigado!

- Piloto de Atari
Re: Problema de injeção? (ajudem um amador)
Titons, antes de mais nada bem vindo. Não sei qual é a sua seguradora mas o mecânico dela "achar" que seja a injeção é meio chutado, haja vista que pode ser uma série de fatores, dentre os quais a sonda lambda. Essa mecânica foi indicada pela Seguradora ou pelo mecânico / motorista que lhe atendeu ? Cuidado com o diagnóstico e em todo o caso, existe um tópico com um Manual mecânico do motor 1.4 que poderá lhe ser útil : viewtopic.php?f=2&t=18374

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
shadowcps escreveu:Titons, antes de mais nada bem vindo. Não sei qual é a sua seguradora mas o mecânico dela "achar" que seja a injeção é meio chutado, haja vista que pode ser uma série de fatores, dentre os quais a sonda lambda. Essa mecânica foi indicada pela Seguradora ou pelo mecânico / motorista que lhe atendeu ? Cuidado com o diagnóstico e em todo o caso, existe um tópico com um Manual mecânico do motor 1.4 que poderá lhe ser útil : viewtopic.php?f=2&t=18374
Obrigado!
Pois é, o mecânico deu uma inspecionada muito rápida, e o operador do guincho apenas me disse que o som da ignição estava muito estranho e que eu não deveria ter tentado ligar o carro várias vezes, pois isso acabaria prejudicando mais ainda o carro (mas como eu ia saber?).
A assistência técnica onde levei o carro é a própria concessionária da Fiat onde comprei o carro, em Porto Alegre. Porém só vou ter uma avaliação deles na semana que vem, pois tenho que passar no local para autorizar o serviço.
- Piloto de Atari
Menos mal se levou para uma CC e como esse motor usa correia dentada pode ser ainda que ela tenha pulado um dente ou mais, tirando o motor do ponto, mas o mais estranho foi ele ter ouvido som estranho da ignição, só que a ignição (central e sensores) em si é eletrônica e não faz barulhos e pode ser que esse barulho estranho possa ter origem mecânica, motor fora de ponto e se for isso, é meio comum em caso de correia pular dente, um ou mais pistões terem o curso alterado e baterem em cima, nas válvulas e aí é preciso retificar o cabeçote e trocar todas as válvulas, que empenam. Torça para que seja defeito de sonda ou algum sensor mesmo.

- Moderador
Concordo com tudo que o shadowcps falou, porém, sonda lambda não faz isso. Afinal, SENSORES não fazem isso e sim interruptores e atuadores. Como o shadowcps falou, pode ter pulado algum dente na correia dentada (sicronizadora) mais acho bem provável que ela partiu. Normalmente quando ela parte, o solo do motor fica bem leve, mais rápido do que ele é, que seria a falta de compressão resultante do empeno de válvulas. Mais enfim, não querendo te desanimar, concessionária bota valendo nos clientes num caso desse. Na empresa da minha familia, agente repara um motor fire 1.4 trocando as válvulas, planiando (faciando) o cabeçote, trocando a correia com tensor, por mais ou menos uns 800. Acho que CC vai cobrar mais que isso. Porém, se já tá ai e você não tem um mecânico de confiança, melhor deixar lá mesmo. Os principais sintomas da sonda lambda são: Marcha lenta irregular, alto consumo de combustível, cheiro forte de combustível pelo escapamento, desempenho, dentre outros. Nunca um carro deixa de pegar por conta de uma sonda lambda. Eu não sei no caso dos novos, mais o fire, não fica não e acredito que os outros tb n. Espero ter ajudado meu amigo! Abraço!

- Piloto de Autorama
Pois é, já estava ciente de que o serviço na concessionária seria mais caro que qualquer outra oficina, mas só descobri que o seguro não cobre esse tipo de problema depois que o carro já estava lá. De qualquer forma, vou solicitar um orçamento para eles, e em último caso, posso mandar para outra oficina caso o valor seja muito absurdo.
Amanhã vou até lá autorizar o serviço e assim que tiver alguma notícia publico aqui.
Amanhã vou até lá autorizar o serviço e assim que tiver alguma notícia publico aqui.
- Piloto de Atari
Vida util da correia dentada não é 3 anos ou 50mil km ?? Uma pena ter esse prejuízo com o carro pouco rodado, no meu ex hlx motor gm tive um problema parecido, porem foi a engrenagem do corpo de borboletas que tinham quebrado, e ao tentar dar a partida, essas engrenagens faziam um barulho terrível e o carro não pegava.
Boa sorte.
Boa sorte.
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
junior, aí, depende. se a correia dentada por exemplo, for exposta a água de enchente, óleo ou graxa ou se por algum motivo for retirada e colocada, mesmo estando em boas condições aparentes, poderá sim sofrer danos afinal, a base dela é um tipo de borracha, que se deteriora então, essa durabilidade é relativa.

- Moderador
Vamos as apostas:
Bomba de combustíivel . (1)
Correia dentada / pular dente (1)
Pau no alarme / corte ignição (0)
Problema na sonda lambda (0)
Sensor de roda fonica (0)
Pane seca ? (0)
"malcon" em algum chicote (0)
Se alguém quiser apostar em algo diferente, só incluir na lista e votar.

Bomba de combustíivel . (1)
Correia dentada / pular dente (1)
Pau no alarme / corte ignição (0)
Problema na sonda lambda (0)
Sensor de roda fonica (0)
Pane seca ? (0)
"malcon" em algum chicote (0)
Se alguém quiser apostar em algo diferente, só incluir na lista e votar.

- Velha Guarda
bolão da desgraça alheia ?

- Moderador