[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por toledo9 » Ter Set 03, 2013 7:37 pm

rvalente escreveu:Bem, acredito que o teu preparador renomado, avançou o ponto tanto que te obriga a colocar alcool hidratado para dentro do carro... isso ajuda a evitar pré-detonação, mas cara, na boa, o carro é feito para Podium! Eu procuraria outro preparador, se vc fala isso para um Herrera ele esgana esse teu preparador...

Nunca confie numa opiniao somente... sempre busque outras... o que nao falta no mercado é "preparador" prezepeiro...

Abraços!

Assim é fácil preparar.
Manda socar octane boost álcool ou qualquer outra coisa que ajude a evitar pre detonação ,avança o ponto e soca pressão no turbo até onde der.

Não sei se alguém já postou isso nesse tópico mas : Alguém sabe qual é a dessa turbina "upgrade" no Mercado Livre ? Qual o benefício disso ? Que turbina é essa ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... pgrade-_JM
T-jet / skydome /Ar digital

Vendo UNICHIP Q , tratar por MP
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Botelho » Ter Set 03, 2013 8:24 pm

toledo9 escreveu:
rvalente escreveu:Bem, acredito que o teu preparador renomado, avançou o ponto tanto que te obriga a colocar alcool hidratado para dentro do carro... isso ajuda a evitar pré-detonação, mas cara, na boa, o carro é feito para Podium! Eu procuraria outro preparador, se vc fala isso para um Herrera ele esgana esse teu preparador...

Nunca confie numa opiniao somente... sempre busque outras... o que nao falta no mercado é "preparador" prezepeiro...

Abraços!

Assim é fácil preparar.
Manda socar octane boost álcool ou qualquer outra coisa que ajude a evitar pre detonação ,avança o ponto e soca pressão no turbo até onde der.

Não sei se alguém já postou isso nesse tópico mas : Alguém sabe qual é a dessa turbina "upgrade" no Mercado Livre ? Qual o benefício disso ? Que turbina é essa ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... pgrade-_JM

Nego troca o miolo.
Prefiro trocar logo poruma garret

Enviado de meu GT-N8000 usando o Tapatalk 2
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Ter Set 03, 2013 10:30 pm

Tenho uma duvida :roll:
Com esse lance de "socar" álcool não corre-se o risco da mistura ficar pobre e "kabum"! :twisted:
Motor turbo e mistura pobre = desastre!

(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por rvalente » Ter Set 03, 2013 10:34 pm

Ferranda escreveu:Tenho uma duvida :roll:
Com esse lance de "socar" álcool não corre-se o risco da mistura ficar pobre e "kabum"! :twisted:
Motor turbo e mistura pobre = desastre!

Yes! Os bicos nao sao projetados para Alcool e nao tem a vazão para tal, a nao ser que o "preparador" tenha arrombado para compensar...

Abraços!
rvalente

por Takinarios » Qua Set 04, 2013 12:03 am

Abraços!

O mapa dele foi feito pra isso, mas o Wanderlei faz o mapa também pra usar com Podium.
O Herrera é, como você disse, um "preparador" prezepeiro... antigamente ele fazia direito, hoje só quebra. O problema é que muita gente ainda acha que ele é referência em preparação....

Aproveitando, eu acho engraçado como cada um defende a sua preparação/preparador como se ela fosse o céu e o resto, o inferno. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, depende do que o dono quer. Por exemplo o ganho de pico do unichip geralmente é maior que o de um remap, mas eu não colocaria em um carro meu, da mesma forma que não misturaria álcool com gasolina, mas eu vi o carro dele no começo do ano e ficou bom. Um carro com unichip também pode ficar bom. O mesmo para um remap. Já vi gente com unchip encima de remap na central, e o cara ta feliz com o carro.....

Preparador é igual mulher, confia, fica, não confia, procura outro (a).

Sobre a discussão de ic e escape, na minha opinião você acha que não faz diferença ou deixa o carro manco até colocar.

Sobre a discussão de potência em dino, esse assunto da confusão em qualquer fórum, a solução menos pior é olhar somente a diferença do antes e depois (o gráfico, não valor de pico). Eu não acredito em carro stock dando 20~30% a mais que o divulgado em um dino, muito menos na fórmula mágica que usam pra chegar na potência de motor, com o tjet eu já testei com um que dizia ter 200cvs (medidos em um dino) e eu levei fácil, sendo que o meu não passava de 190, mas cada um, cada um....

Resumindo: a troca de informações e os avisos são válidos, é o objetivo de um fórum, mas sem julgar a preparação e/ou o preparador sem ao menos conhecer o carro/preparador.
Velha Guarda
Velha Guarda

por Febezza » Qua Set 04, 2013 12:35 am

Não queria essas reprogramações prontas, que aumenta x de cv's e y de torque, queria algo que aumentasse apenas os 20cv's, além do filtro(+1 ou 2cv's kkk)...Acho que não mexeria além disso.

Manter a "originalidade" sem prejudicar a vida útil dos componentes na medida do possível kkk
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por rvalente » Qua Set 04, 2013 7:53 am

Takinarios escreveu:

Abraços!

O mapa dele foi feito pra isso, mas o Wanderlei faz o mapa também pra usar com Podium.
O Herrera é, como você disse, um "preparador" prezepeiro... antigamente ele fazia direito, hoje só quebra. O problema é que muita gente ainda acha que ele é referência em preparação....

Aproveitando, eu acho engraçado como cada um defende a sua preparação/preparador como se ela fosse o céu e o resto, o inferno. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, depende do que o dono quer. Por exemplo o ganho de pico do unichip geralmente é maior que o de um remap, mas eu não colocaria em um carro meu, da mesma forma que não misturaria álcool com gasolina, mas eu vi o carro dele no começo do ano e ficou bom. Um carro com unichip também pode ficar bom. O mesmo para um remap. Já vi gente com unchip encima de remap na central, e o cara ta feliz com o carro.....

Sobre a discussão de ic e escape, na minha opinião você acha que não faz diferença ou deixa o carro manco até colocar.

Sobre a discussão de potência em dino, esse assunto da confusão em qualquer fórum, a solução menos pior é olhar somente a diferença do antes e depois (o gráfico, não valor de pico). Eu não acredito em carro stock dando 20~30% a mais que o divulgado em um dino, muito menos na fórmula mágica que usam pra chegar na potência de motor, com o tjet eu já testei com um que dizia ter 200cvs (medidos em um dino) e eu levei fácil, sendo que o meu não passava de 190, mas cada um, cada um....

Resumindo: a troca de informações e os avisos são válidos, é o objetivo de um fórum, mas sem julgar a preparação e/ou o preparador sem ao menos conhecer o carro/preparador.

Edson, beleza, é a sua opiniao e vou respeita-la e me abstenho a partir de agora contribuir neste tópico quanto as futuras ( se houver ) modificações no meu T-JET, tudo que for modificado ou troca de informacoes a respeito estará em nossa página no TJET CLUB no Facebook.

Desculpa, mas trabalho com engenharia mecanica em MOTORES a 18 anos, em empresas renomadas como Ford, Renault e Nissan... vir me falar que levou carro com potencia declarada acima da sua??? Só se o outro sujeito teve piedade de voce... mas se vc nao acredita nem em número, é melhor continuar a acreditar em Chips Papai Noel.

Grande abraço!
rvalente

por leandrorbsantos » Qua Set 04, 2013 10:39 am

[color=#FFFFBF]O mapa dele foi feito pra isso, mas o Wanderlei faz o mapa também pra usar com Podium.

[/color]

Estamos aqui para trocar informações de forma saudável, e não nos degladiar por mais ou menos potência.
Em primeiro lugar as esclarecimentos:
Alcool Anidro x Alcool Hidratado: Ambos não forma especificados no escopo de projeto dos motores mais modernos da linha Tjet os chamados EVO, nos mais antigos, apenas uma pequena porcentagem de alcool anidro foi considerada na escopo deste modelos mais antigos, de qualquer forma não só causam problemas de corrossão, elevação de coeficiente de atrito, retardo de detonação, vibração, etc...
Em suma usar Alcool não é Nitrometano ou Methanol, a utilização do alcool na gasolina brasileira além de atender a metas de emissão, é exclusivamente política.

Potência original declarada: Para quem interessar possa e aproveitando a presença do nobre amigo Rafael Valente da Nissan, o Skyline quando na sua versão R32 não tinha sua potência declarada, pois o motor vinha de fábrica com absurdos 400 cv acima das normas regulamentares japonesas.
No Brasil, a linha Tjet pertencente a Fiat pode apresentar diferenças gritantes nos valores de potência declarados e os medidos em dina, isto se dá em grande parte pela cadência de produção praticada no país, não estamos falando de uma Abarth em que o carro sai montado como Grand Punto e é enviado para Abarth para ser totalmente remanufaturado, o processo é muito rápido, não permitindo a verificação dos valores exatos.
No processo produtivo brasileiro, considerando de grande demanda e deficiente em diversos aspectos quanto a qualidade, no que diz respeito aos motores e justamente pela sazionalidade das porcentagens de alcool na gasolina, uma tolerância maior é deixada justamente para atender a estas questões.
Em suma, e empiricamente, o carro de Rafel sim foi medido com 182 cv em modo dinâmico, feature do Tjet evo, isto se deu basicamente pelo correto processo de amaciamento do motor e preparação adequada.

Intercooler Original x Ic OEM : Bem Os motores TJET são basicamente os antigos FIRE com dezenas de modificações para suportar a carga do "diminuto" porém eficiente Turbo IHI, e para tanto por mais que se colocasse um turbo gigante, o motor em si não gera tanto vácuo, e nem necessita, deixo claro que estou falando de medidas e padrões para consumidor final não para pista, onde devemos considerar fatores de longevidade, garantia, confiabilidade.
Em teoria o Ic maior "resfria" uma massa maior de ar, o qual o turbo original não necessita, desta forma gerando mais "ar resfriado" do que pode ser efetivamente utilizado, em outras palavras, o processo torna-se ineficiente.
O Ic alterado apresenta apenas uma única vantagem em relação ao original levando em consideração os fatores citados, sua fabricação em metal contribui contra o efeito de expansão o qual o Ic original de fato sofre por se tratar de "plastico de engenharia" em suas extremidades. Por outro lado o Ic OEM, por ser maior em dimensão eleva o peso do conjunto, além de ser totalmente feito em liga de alumínio, metal com excelente coeficiente de troca de calor, o que na colméia onde ocorre a troca térmica é excelente, mas ao chegar as extremidades este ganho é reduzido justamente por ser tratar do mesmo material e permitir ainda a troca.

Sobre levar ou não levar, é muito relativo pois não estamos em condições de pista onde é possível acelerar e retirar do conjunto todo o seu potencial, por definição muitos fatores podem ter contribuido para o seu "sucesso" ou digamos a benevolência do seu oponente.

Preparadores: De fato o Herrera alcançou status quo de celebridade, marca até, mas acredito que Rafael tentou colocar é necessidade de buscar sempre outras opiniões antes de seguir com uma preparação.

No mais aos proprietários de TJET interessados em discussões saudáveis pautadas em critérios técnios o Clube do TJET no Face está a disposição para complementar a experiência do fórum.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por toledo9 » Qua Set 04, 2013 10:54 am

Takinarios escreveu:

Existe um mar de confusão a respeito de escapes em carros turbo. Escape em carro turbo não funciona igual escape em carro aspro . Geralmente escape em carro turbo faz sim diferença pois o mecanismo e diferente.

Pra quem ainda não leu e consegue ler em inglês , vale ler o que escreve o próprio engenheiro da Garret .

http://www.tercelreference.com/tercel_info/turbo_exhaust_theory/turbo_exhaust_theory.html
T-jet / skydome /Ar digital

Vendo UNICHIP Q , tratar por MP
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Qua Set 04, 2013 11:45 am

Rafael.
Acho saudável a troca de informações.
Entendi o que o Takina falou a respeito do dinamômetro.
Se vce pegar o mesmo veiculo e no mesmo dia levar em 3 dinamômetros de rolo diferentes, você terá números de potencia e torque diferentes.
Nunca vi em nenhum dinamômetro de rolo um laudo de aferição do equipamento! :wink:
Mercadologicamente, é muito melhor pra fiat divulgar que o Tjet tem 180cv. (Sendo que cavalaria nunca me alegrou muito. Gosto é de motor "torcudo"). :lol:

Isso que ele quis dizer quando afirmou que no carro dele com 190 cv e andou mais forte que um outro com 200cv....
Pois os dois não foram medidos no mesmo dinamômetro, possivelmente se o carro dele fosse medido no mesmo dinamômetro dos 200cv, possivelmente viria 210 cv. :wink:

Por fim, pode ter certeza que a grande maioria das pessoas do forum são pessoas em busca de amizade e boas rizadas.
Conheço o Takina pessoalmente, (assim como teria prazer de te conhecer). E posso afirmar que a intenção dele é das melhores.
Esse deve ser o espirito saudável que deve imperar.
Muitas vezes podemos ler algo que pode soar "agressivo" , porem devemos nos desarmar. Algo escrito informalmente em um fórum pode muitas vezes ser interpretado de forma errônea.

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo