Duvida na compra attracktive 1.4 ou essence 1.6
Duvida na compra attracktive 1.4 ou essence 1.6
Bom pessoal estou com duvidas em qual desses dois comprar:
punto attracktive 1.4 2010/2011 - preto, 30 mil km, sem som, rodas de ferro com pneus ruins. Valor R$ 26,500
punto essence 1.6 2010/2011 - prata bari, 19 mil km, som de fábrica, rodas de ferro com pneus bons. Valor R$ 30,000
Estou muito balançado pelo essence, mas tenho dúvidas quanto ao motor 1.6, dizem que é ruim e bebe muito, mas também há quem diga que é economico.
Já o 1.4 é mais economico, mas como está com pneus ruins e sem som, ai eu gasto mais uns 1500 com pneu e som.
punto attracktive 1.4 2010/2011 - preto, 30 mil km, sem som, rodas de ferro com pneus ruins. Valor R$ 26,500
punto essence 1.6 2010/2011 - prata bari, 19 mil km, som de fábrica, rodas de ferro com pneus bons. Valor R$ 30,000
Estou muito balançado pelo essence, mas tenho dúvidas quanto ao motor 1.6, dizem que é ruim e bebe muito, mas também há quem diga que é economico.
Já o 1.4 é mais economico, mas como está com pneus ruins e sem som, ai eu gasto mais uns 1500 com pneu e som.
- Piloto de Atari
Re: Duvida na compra attracktive 1.4 ou essence 1.6
eduardonunes escreveu:Bom pessoal estou com duvidas em qual desses dois comprar:
Claro que eu sou suspeito pois tenho um, mas já trabalhei na fábrica dos motores etorq e posso lhe garantir que são ótimos motores!
Quem fala que não anda é por causa da diferença que se sente em relação as 16V, mas passe de 3500RPM e você esquecerá disso com certeza!
Eu iria de Essence 1.6.
- Piloto de Autorama
1.4 mais econômico, só se for no anda-e-para de grandes cidades, que quase fica a maior parte do tempo parado. o 1.8 16 v é mais economico do que o 1.4 e meu primeiro punto foi um elx que eu soltava rojoesqdo ele fazia 8,0 km/l no sapatinho, usando etanol e tanto o primeiro 1.8 16v qto o atual, faço 8,5 km/l no etanol pisando.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
eduardonunes escreveu:Estou muito balançado pelo essence, mas tenho dúvidas quanto ao motor 1.6, dizem que é ruim e bebe muito, mas também há quem diga que é economico.
nossa, quem te disse isso viajou geral na maionese

o motor etorq tem 117 cv e 16.8 kgfm contra 85 cv e 12,5 kgfm e consegue NO MINIMO o mesmo consumo do motor menor (veja os topicos sobre consumo aqui no forum).... isso pq o punto é um carro "gordo" (1170kg) e o motor 1.4 precisa de mais esforço pra andar igual ao 1.6.
fora isso o 1.6 tem menos manutenção por não usar correia dentada e sim corrente sem manutenção.
vá de essence sem pensar 2x.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
bom pessoal, me apareceu outro punto 1.4 2011 completo com pneus novos, som, trava, alarme, vidros, ar e por 26 mil, gostei do carro e fechei negócio nele, semana que vem eu o pego, espero que não me arrependa, pois 4 mil de diferença pesou na minha escolha.
- Piloto de Atari
1.4 anda muito bem. Esse final de semana fiz uma viagem de aproximadamente 750 Km com o meu e o conforto do carro é excelente, nem parecia que eu havia dirigido portanto tempo além de ter feito 10,6 Km/L no álcool com ar ligado em 80% do tempo.
- Piloto de Atari
Olá Eduardo.
Acho que posso te ajudar nisso, tenho em casa os 2 motores, um 1.4 e um 1.6 16v etorq.
Realmente o 1.4 é econômico, atualmente está com 197 mil km rodados e depois dos 150 mil km ficou super econômico.
Tenho o pé muito, mas muito, mas muito pesado. Rodo mais de 150 km por dia... a média geral do motor fire é 12,5km/l (cidade/estrada).
Se for rodar bastante, como de Guarulhos pra Praia Grande, a noite (sem trânsito), com ar ligado... faço na ida 19km/l e na volta o computador de bordo marca 16km/l.
Se for sentido Minas pela Fernão Dias que tem muitos morros... a média fica em 13,5km/l.
Isso sempre pisando sem dó..... ou seja, muito econômico.
Já com o etorq 1.6 faço a média (cidade/estrada) em 9,9km/l. Não costuma passar de 10km/l.... se for só na cidade, bebe mais ainda...
Amanhã completa 1 mês que estou com o 1.6 - já rodei pouco mais de 2.500km.
Basicamente só fui pra Francisco Morato/Franco da Rocha/Caieiras pela Fernão Dias, não diz outras viagens... mas acho que o motor é beberrão.
Duvido que faça 12km/l na Fernão Dias por exemplo...
A diferença de potência não é tão grande assim, embora os números estejam longes... esperava mais do etorq. Comprei no ano passado um Fiesta Rocam 1.6 2013 c/ 106cv. E sem sombra de dúvida anda muito mais que os 117cv do etorq.
Por ser 16v o torque é muito fraco em baixas rotações, considero inferior ao 1.4 sem sombra de dúvidas. Aqui perto de casa tem uma ladeira que passo várias vezes por dia. Com o 1.6 tenho que subir em 1a marcha, pois na 2a ele fica muito xoxo.. já com o fire 1.4 ele sobre em 2a sem nenhum dificuldade... só quando a rotação passa de 3500rpm daí a coisa muda, o etorq anda muito!!!
Resumindo:
Se você for rodar pouco com o carro, compensa o etorq pela potência e lembre-se que a versão Attractive e Essence não muda apenas o motor, muitos itens (bobeirinhas) tem na versão mais cara.
Se você roda bastante, vai de Fire 1.4 que não faz feio....
OBS.: Meus 2 carros são um Siena 2009 e um Grand Siena 2013 - não são puntos. E antes alguém diga que o Grand Siena é mais pesado, já adianto que o Punto 1.6 16v tem 1.210kg e o Grand Siena 1.148kg (dualogic).
Acho que posso te ajudar nisso, tenho em casa os 2 motores, um 1.4 e um 1.6 16v etorq.
Realmente o 1.4 é econômico, atualmente está com 197 mil km rodados e depois dos 150 mil km ficou super econômico.
Tenho o pé muito, mas muito, mas muito pesado. Rodo mais de 150 km por dia... a média geral do motor fire é 12,5km/l (cidade/estrada).
Se for rodar bastante, como de Guarulhos pra Praia Grande, a noite (sem trânsito), com ar ligado... faço na ida 19km/l e na volta o computador de bordo marca 16km/l.
Se for sentido Minas pela Fernão Dias que tem muitos morros... a média fica em 13,5km/l.
Isso sempre pisando sem dó..... ou seja, muito econômico.
Já com o etorq 1.6 faço a média (cidade/estrada) em 9,9km/l. Não costuma passar de 10km/l.... se for só na cidade, bebe mais ainda...
Amanhã completa 1 mês que estou com o 1.6 - já rodei pouco mais de 2.500km.
Basicamente só fui pra Francisco Morato/Franco da Rocha/Caieiras pela Fernão Dias, não diz outras viagens... mas acho que o motor é beberrão.
Duvido que faça 12km/l na Fernão Dias por exemplo...
A diferença de potência não é tão grande assim, embora os números estejam longes... esperava mais do etorq. Comprei no ano passado um Fiesta Rocam 1.6 2013 c/ 106cv. E sem sombra de dúvida anda muito mais que os 117cv do etorq.
Por ser 16v o torque é muito fraco em baixas rotações, considero inferior ao 1.4 sem sombra de dúvidas. Aqui perto de casa tem uma ladeira que passo várias vezes por dia. Com o 1.6 tenho que subir em 1a marcha, pois na 2a ele fica muito xoxo.. já com o fire 1.4 ele sobre em 2a sem nenhum dificuldade... só quando a rotação passa de 3500rpm daí a coisa muda, o etorq anda muito!!!
Resumindo:
Se você for rodar pouco com o carro, compensa o etorq pela potência e lembre-se que a versão Attractive e Essence não muda apenas o motor, muitos itens (bobeirinhas) tem na versão mais cara.
Se você roda bastante, vai de Fire 1.4 que não faz feio....
OBS.: Meus 2 carros são um Siena 2009 e um Grand Siena 2013 - não são puntos. E antes alguém diga que o Grand Siena é mais pesado, já adianto que o Punto 1.6 16v tem 1.210kg e o Grand Siena 1.148kg (dualogic).
- Piloto de Atari
Não tinha lido que você já pegou o carro, mas fez uma boa escolha!
parabéns!
parabéns!
- Piloto de Atari
parabéns, ótima aquisição !!

Attractive 2013-Branco-Insulfilm Metal -Sony+SUB 12"+Bravox
Frigobar ELX 1.0 1995 - Fiasa - 1 bico injetor
Fotos: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=22130
PauloHenriqueW escreveu:eduardonunes escreveu:Bom pessoal estou com duvidas em qual desses dois comprar:
Claro que eu sou suspeito pois tenho um, mas já trabalhei na fábrica dos motores etorq e posso lhe garantir que são ótimos motores!
Quem fala que não anda é por causa da diferença que se sente em relação as 16V, mas passe de 3500RPM e você esquecerá disso com certeza!
Eu iria de Essence 1.6.
Hum... Que interessante q vc trabalhou na fábrica dos etorq, vc poderia me responder?:
É mito que o 1.8 tem consumo aproximado do 1.6?
Pq geralmente não é priorizado o torque abaixo de 3500? Tem a ver com consumo de combustivel?
Qual tem maior custo beneficio? 1.6 ou 1.8?
Pq são cara de pau de dizer que chamar um 1.75 de 1.8?
Obrigado!
- Piloto de Autorama