HOW-TO: Visualização de parâmetros da Injeção Eletrônica
Re: HOW-TO: Visualização de parâmetros da Injeção Eletrônica
Creio que o primeiro passo é atualizar o software da injeção (telecarregamento) depois fazer nova verificação dos parâmetros.
Se puder acompanhar a atualização no final peça para o técnico “resetar” e após verifique os parâmetros básicos da injeção, se possível fotografe a tela do computador da CC.
Não se esqueça de postar o resultado.
Se puder acompanhar a atualização no final peça para o técnico “resetar” e após verifique os parâmetros básicos da injeção, se possível fotografe a tela do computador da CC.
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"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: HOW-TO: Visualização de parâmetros da Injeção Eletrônica
Pessoal
Após ficar novamente 3 dias na concessionária, finalmente fizeram o upload.
Software number: 316AJD65
ECU programming date: 01/18/2013
Agora os parâmetros estão da seguinte forma:

Os parâmetros estão muito parecidos com os do Scorpio e, a princípio, o carro não está mais apresentando os falhamentos que tinha antes. Ainda tenho que continuar observando, pois mesmo com o software antigo de vez em quando ele funcionava bem, mas um parâmetro que parece ter mudado mesmo foi o consumo de combustível. Mesmo com um certo congestionamento e ar ligado 100% do tempo (Manaus não tem como ser diferente), fez uma média de 10km/l. Antes só fazia isso se eu resetasse o trip quando estava no retão perto de casa.. Mas no dia seguinte baixava rapidinho
Após ficar novamente 3 dias na concessionária, finalmente fizeram o upload.
Software number: 316AJD65
ECU programming date: 01/18/2013
Agora os parâmetros estão da seguinte forma:

Os parâmetros estão muito parecidos com os do Scorpio e, a princípio, o carro não está mais apresentando os falhamentos que tinha antes. Ainda tenho que continuar observando, pois mesmo com o software antigo de vez em quando ele funcionava bem, mas um parâmetro que parece ter mudado mesmo foi o consumo de combustível. Mesmo com um certo congestionamento e ar ligado 100% do tempo (Manaus não tem como ser diferente), fez uma média de 10km/l. Antes só fazia isso se eu resetasse o trip quando estava no retão perto de casa.. Mas no dia seguinte baixava rapidinho

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Re: HOW-TO: Visualização de parâmetros da Injeção Eletrônica
Apenas como curiosidade, reinstalei o filtro esportivo Inflow. Passei o scanner antes e depois e o parâmetro em que houve modificação de valor foi o de abertura da borboleta, que foi de 3,3 graus para 2,7 graus, indicando que houve fechamento da borboleta para compensar a menor resistencia ao fluxo de ar do filtro esportivo. O consumo na lenta se manteve praticamente o mesmo.
Segue o gráfico de abertura da borboleta e de consumo de combustíve na lenta:

Segue o gráfico de abertura da borboleta e de consumo de combustíve na lenta:

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Re: HOW-TO: Visualização de parâmetros da Injeção Eletrônica
mtbelao, como estão os parâmetros das sondas lambda do pré e pós catalisador do seu Punto 1.6? (ver figura abaixo)
Carro abastecido com gasolina em marcha lenta na temperatura normal de funcionamento.
(click na imagem para ampliar)

Carro abastecido com gasolina em marcha lenta na temperatura normal de funcionamento.
(click na imagem para ampliar)

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Re: HOW-TO: Visualização de parâmetros da Injeção Eletrônica
Scorpio escreveu:mtbelao, como estão os parâmetros das sondas lambda do pré e pós catalisador do seu Punto 1.6? (ver figura abaixo)
Carro abastecido com gasolina em marcha lenta na temperatura normal de funcionamento.
Scorpio
Então, a sonda lambda do pré catalisador fica variando entre 0,1V e 0,9V, controlando a proporção ar/combustível como deve ser.
A sonda do pós catalisador é que eu não entendi muito como ela funciona. Isto porque na primeiro gráfico ele ficou praticamente constante em 0,8, como você pode conferir no primeiro gráfico, caindo um pouco no final da captura.

Mas logo que eu parei a captura, por coincidencia ela sofreu um transiente, caiu para 0,1 e ficou lá, conforme o segundo gráfico. Ficou mais parecido com o seu gráfico.

Eu não encontrei nenhuma referencia na internet sobre como deveria ser o comportamento da sonda lambda pós catalisador.
Se alguém puder explicar eu agradeço.
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Re: HOW-TO: Visualização de parâmetros da Injeção Eletrônica
mtbelao escreveu:Então, a sonda lambda do pré catalisador fica variando entre 0,1V e 0,9V, controlando a proporção ar/combustível como deve ser.
A sonda do pós catalisador é que eu não entendi muito como ela funciona. Isto porque na primeiro gráfico ele ficou praticamente constante em 0,8, como você pode conferir no primeiro gráfico, caindo um pouco no final da captura.
Mas logo que eu parei a captura, por coincidencia ela sofreu um transiente, caiu para 0,1 e ficou lá, conforme o segundo gráfico. Ficou mais parecido com o seu gráfico.
O meu Punto, no teste, estava com 100% gasolina (claro com o 20% "padrão" de álcool)
O seu Punto durante o teste estava com qual combustível?
.
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Re: HOW-TO: Visualização de parâmetros da Injeção Eletrônica
Também 100% gasolina. Aqui em Manaus além do preço do Alcool ser um roubo, o rendimento do E.Torq com alcool em relação à gasolina não compensa.
Medida na lenta, temperatura de operação, A/C desligado.
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Re: HOW-TO: Visualização de parâmetros da Injeção Eletrônica
mtbelao escreveu:Também 100% gasolina. Aqui em Manaus além do preço do Alcool ser um roubo, o rendimento do E.Torq com alcool em relação à gasolina não compensa.
Medida na lenta, temperatura de operação, A/C desligado.
O meu fica com os parâmetros estáveis e variação mínima (ver figura abaixo); talvez gasolina adulterada ou mesmo o filtro esportivo tenham causado essas variações nos parâmetros do seu carro.

mtbelao escreveu:Eu não encontrei nenhuma referencia na internet sobre como deveria ser o comportamento da sonda lambda pós catalisador.
Se alguém puder explicar eu agradeço.
O comportamento não sei, mas provavelmente é para verificar a eficiência do catalisador.
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Re: HOW-TO: Visualização de parâmetros da Injeção Eletrônica
Scorpio
Encontrei duas referencias sobre como deveria funcionar o sonda lambda pós catalisador:
http://oficina-automotiva.forums-free.com/sonda-lambda-apos-o-catalisador-t1144.html
http://www.hmautotron.eng.br/artigos/EficienciaCatalitica.pdf
Pelo que eu entendi, existem dois fatores a serem avaliados. O primeiro é a estabilidade do sinal da sonda, que indica a eficiência do catalisador. Ele pode sofrer variações, mas lentas. Se ela variar bruscamente junto com a sonda pré-catalisador, significa que a atuação do catalisador está prejudicada.
Outro fator é o valor lido. Como o catalisador armazena oxigênio e vai o liberando aos poucos, o valor lido pode estar desde 0,1 a 0,9, mas em condições normais ele tem que ir variando para a média, tal como o meu primeiro gráfico no qual estava em 0,81 e foi baixando lentamente. O comportamento normal de um sinal como o seu em 0,1 era ir subindo lentamente para a média, pois a medida constante em 0,1 indica mistura pobre. Isto pode ocorrer após um cut off por exemplo, onde o catalisador armazena muito oxigênio devido ao fato de nenhuma combustão estar ocorrendo na camera, mas após um tempo ele deveria ir subindo progressivamente.
Aquele meu segundo sinal estava estranho também, mas pode ter sido uma alteração causada pelo fato da ventoinha ter ligado ou algo do genero. Vou tentar fazer mais medidas para verificar isso..
Encontrei duas referencias sobre como deveria funcionar o sonda lambda pós catalisador:
http://oficina-automotiva.forums-free.com/sonda-lambda-apos-o-catalisador-t1144.html
http://www.hmautotron.eng.br/artigos/EficienciaCatalitica.pdf
Pelo que eu entendi, existem dois fatores a serem avaliados. O primeiro é a estabilidade do sinal da sonda, que indica a eficiência do catalisador. Ele pode sofrer variações, mas lentas. Se ela variar bruscamente junto com a sonda pré-catalisador, significa que a atuação do catalisador está prejudicada.
Outro fator é o valor lido. Como o catalisador armazena oxigênio e vai o liberando aos poucos, o valor lido pode estar desde 0,1 a 0,9, mas em condições normais ele tem que ir variando para a média, tal como o meu primeiro gráfico no qual estava em 0,81 e foi baixando lentamente. O comportamento normal de um sinal como o seu em 0,1 era ir subindo lentamente para a média, pois a medida constante em 0,1 indica mistura pobre. Isto pode ocorrer após um cut off por exemplo, onde o catalisador armazena muito oxigênio devido ao fato de nenhuma combustão estar ocorrendo na camera, mas após um tempo ele deveria ir subindo progressivamente.
Aquele meu segundo sinal estava estranho também, mas pode ter sido uma alteração causada pelo fato da ventoinha ter ligado ou algo do genero. Vou tentar fazer mais medidas para verificar isso..
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Re: HOW-TO: Visualização de parâmetros da Injeção Eletrônica
Fiz o gráfico somente das sondas lambda (pre-cat e after-cat) para não ficar confuso com um monte de linhas.
Condições: Punto 1.6 abastecido com gasolina em marcha lenta na temperatura normal de funcionamento.
(click na imagem para ampliar)

Condições: Punto 1.6 abastecido com gasolina em marcha lenta na temperatura normal de funcionamento.
(click na imagem para ampliar)

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