Matéria do G1/Globo.com

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Matéria do G1/Globo.com

por Luiz Fernando de Faria Al » Qua Set 03, 2008 12:25 pm

Depois de 2 meses de espera (estava fora do País) pude andar, finalmente, com o carro. Fui do Rio até Parati com gasolina, muito engarrafamento, a estrada é cheia de subidas e descidas durante todo o percurso e, sempre que pude, acelerei forte (para experimentar). O consumo, via CB, foi de 11,6 km/l. Na volta usei alcool e o consumo ficou 8,4 km/l. Na minha opinião, não é um exemplo de carro econômico mas também está longe de ser beberrão como dizem. Ah! o carro é o Punto Sporting e, portanto, com motor 1.8.
Fiat Punto Sporting - Prata Bari.
Airbag duplo, ABS, Blue&Me, sensor de estacionamento.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por victornb » Qua Set 03, 2008 12:50 pm

Eu acho que o punto deveria ser 1.6 e 2.0 como era do Tipo. E ter uma versao turbo 1.4 como a europeia.
Rodas >> OK, Adesivos >> OK, personalização na pintura>> OK
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por Luiz Fernando de Faria Al » Qua Set 03, 2008 1:51 pm

valmir escreveu:
Luiz Fernando de Faria Al escreveu:Depois de 2 meses de espera (estava fora do País) pude andar, finalmente, com o carro. Fui do Rio até Parati com gasolina, muito engarrafamento, a estrada é cheia de subidas e descidas durante todo o percurso e, sempre que pude, acelerei forte (para experimentar). O consumo, via CB, foi de 11,6 km/l. Na volta usei alcool e o consumo ficou 8,4 km/l. Na minha opinião, não é um exemplo de carro econômico mas também está longe de ser beberrão como dizem. Ah! o carro é o Punto Sporting e, portanto, com motor 1.8.

he he, dirigir o carro após 2 meses com ele em casa, deve ser druris! :)
q bom q está aprovado!

Aprovadíssimo! O carro é um tesão de dirigir. Felizmente não fui contemplado com nenhum dos problemas que relatam por aí, pelo menos por enquanto - toc, toc,toc.
Fiat Punto Sporting - Prata Bari.
Airbag duplo, ABS, Blue&Me, sensor de estacionamento.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por sepacheco » Qua Set 03, 2008 4:46 pm

E o punto e EXCELENTE de dirigir, nao tem duvida nenhuma ! o acabamento e muito bom pra faixa de preço, mas realmente os motores e que matam o carro...
O 1.4 e moderno, o cambio bem escalonado de engates bons e razoavelmente silencioso. Mas e muito peso pra ele, o que torna o carro gastao e lento. a conta e simples carros com menos de 1 CV para cada 12 Kg... gastao e/ou nao andam...(so nao gasta se nao pisar)
o 1.8 e lixo tecnologico dos anos 70.... se fosse o motor do monza eu tava feliz (familia 2) as e baseado no motor do chevette, que como disseram deu origem ao do corsa 1.0... o Cambio tem engates ruins e e muito barulhento (tem um amigo qu tem um Sporting e sempre que anda comigo diz poxa como seu carro e silencioso...)
Lembre que tudo e questao de referencia... quem estava acostumado a andar de celta 1.0 vai achar que eu estou louco de falar isso do powertreco...

Que venha o 1.9 e o 1.4 Turbo ! nao sou muito fan de carro turbo porque tem algumas particularidades como pico de torque, embreagem (e desgaste da mesma) que complicam a convivencia como carro diario, emociona mais inflaciona manutençao... agora um punto 1.9 com uns 140 CV... vai ser o bixo !!

[]
Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por AndreBsB » Qua Set 03, 2008 4:56 pm

Nem deveriam lançar o Punto 1.4 Turbo... o 1.4 8V é o que há em termos de modernidade! Motor nota 1000, mas puxa uma bigorna de 1.115kg. Acho que a solução é fazer um carro de alumínio, retirar os demais bancos e manter o motor... só colocando o símbolo do abarth! :lol: :lol:

Mal lhe pergunte, seu carro tava abastecido com gasolina ou o Sporting tava estragado? Os 2 são meio ruidosos com álcool, mas com gasolina o comportamento é bem diferente, em ambos. E pelo menos o 1.8 grita mas sai do lugar hehehe.

O 1.8 pode ser de chevete, monza, fusca, o que quiser. O fato é que anda bem mais que o 1.4, bebe pouquíssima coisa a mais (muito menos proporcionalmente), é mais confiável (motor GM)... não é a toa que os donos de 1.8 estão satisfeitos. O Punto pode ser melhor? Deve!!!
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por GustavoBH » Qua Set 03, 2008 5:52 pm

Num acho o câmbio com engates imprecisos nao.. Muito pelo contrario, acho um tesão passar marcha nesse carro... Ainda mais pelo fato que eu só ando no punta-taco.. que é aquela acelerada na troca de marcha reduzindo, pra igualar a rotaçao do motor com a caixa de marcha e nao dar aquele tranco !

E o 1.8 anda muito bem.. a vantagem desse motor é o torque máximo em baixa rotação... a partir de 2500 (torque máximo a 2800) vc ja da uma grudadinha no banco hehehe
Imagem

Gustavo - Belo Horizonte MG

Punto Sporting

Cinza Cromo
Blue&Me
G20

=)
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por sepacheco » Qua Set 03, 2008 7:23 pm

AndreBsB escreveu:Nem deveriam lançar o Punto 1.4 Turbo... o 1.4 8V é o que há em termos de modernidade! Motor nota 1000, mas puxa uma bigorna de 1.115kg. Acho que a solução é fazer um carro de alumínio, retirar os demais bancos e manter o motor... só colocando o símbolo do abarth! :lol: :lol:

Mal lhe pergunte, seu carro tava abastecido com gasolina ou o Sporting tava estragado? Os 2 são meio ruidosos com álcool, mas com gasolina o comportamento é bem diferente, em ambos. E pelo menos o 1.8 grita mas sai do lugar hehehe.

O 1.8 pode ser de chevete, monza, fusca, o que quiser. O fato é que anda bem mais que o 1.4, bebe pouquíssima coisa a mais (muito menos proporcionalmente), é mais confiável (motor GM)... não é a toa que os donos de 1.8 estão satisfeitos. O Punto pode ser melhor? Deve!!!

E Pessoal Andre? Forum errado vai provocar teu time do setor O e de Santa Maria...
PQPVTNC.. cade a biela fraturada, o acelerador eletronico, o sistema de injeçao sequencial no 1.8 ? Sabe como funciona uma luva de acoplamento, ou o que e um garfo de seleçao ? Vai estudar #@%&!. o conjunto do Fire 1.4 esta a milenios na frente do powertreco ! E dizer que o Fire e menos confiavel que o Familia 1.. e mesma coisa que dizer que o Motor do opala e mais confiavel que um motor de formula 1 e e melhor por essa razao. Comparaçao ridicula, quanto menos otimizado um projeto, mais resistente e INEFICIENTE ele e ! ja viu o tamanho das bielas do powertreco ? o angulo de inclinaçao delas e critico, o motor so nao quebra porque depois de 4.000 RPM nao tem mais torque e o corte de giros e a RIDICULOS 5800 RPM. bota um trem desse para fazer AO MENOS os 6750 do fire e ve quanto tempo dura.

Ja andou de Palio 1.4 ? Ja andou de corsa Seda 1.4 ? vai entender quando andar qual e o problema do 1.4, alias voce devia ter comprado um Vectra comprou o carro errado, consumidor Fiat gosta de inovaçao e nao de antiguidade.

o 1.8 e mais ruidoso sim. menos o seu que faz de 0-100 em 3,2 segundos, 30 Km/l no alcool na cidade e tem 52 dB de ruido a 800 Km/h.
Ambos no alcool.
Nunca esqueça que a diferença de um 1.4 pra um 1.8 com a mesma configuraçao e 600 reais.. Ou seja optar por 1.4 exceto o Fire e isso opçao e nao necessidade. Voce nao tem o pinto maior do que os de proprietarios de 1.4 Alias se seu carro nao tem sky, Blu&M ABS e AIRBAG e capez de euter gasto mais dinheiro que voce.
Hoje eu nao compraria um 1.4, comprei enganado pela promessa de consumo, acho o HLX o Punto a ser comprado. O sporting nao vale o que custa pelos pinduricalhos 60.000 num punto ? Com motor de chevette, nem a ferro ! Tem muita coisa boa pra comprar com essa grana., Eu nao gosto dessa motorizaçao e nao compraria de jeito nenhum. Alias se nao tivesse comprado o carro nao compraria ate ter um motor adequado.
Todo dia eu olho pra *&%$# cinza e me pergunto... porque nao comprei um Focus... Se fosse 1.8 a crise seria EXATAMENTE a mesma o power train das duas versoes e inadequado, um por ter que carregar um peso que nao e pra ela e outra por ser extremamente ineficiente e poluidora, alias o Powetreco vai sai A FORÇA de linha em 2010 porque nao consegue cumprir o indice de emissoes estipulados.
Editado pela última vez por sepacheco em Qua Set 03, 2008 7:39 pm, em um total de 1 vez.
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por AndreBsB » Qua Set 03, 2008 7:38 pm

Sepcheco, você deveria ter comprado era um Marea "andador" por R$17.000. Você, um cara totalmente entendedor, comprou um carro 1.4 de 85cv e 1.115kg querendo economia? Até eu que sou leigo já sabia que um carro desses não vai ser econômico. Pode não ser o mais beberrão, mas econômico não é.

O motor é bom quando atende as necessidades PARTICULARES de cada um. Euestou satisfeito com o meu 1.8 de chevete. Você está satisfeito com seu Punto 1.4 de última geração? Gostou da compra? Então parabéns pra você também!!

Nunca falei que meu carro anda demais, porém anda bem na média pela sua motorização (igual até a alguns carros 2.0 8V) e o consumo está bom. Ia ser asneira se eu dissesse que anda na frente de um Palio 1.8R, assim como você já disse que o seu Punto anda na frente do Palio 1.4.... NEVER!

Eu não entendo nada de carro e acertei na compra do meu. Então você entende tudo e errou na compra do seu? Quero continuar não entendendo nada de carro e comprando certo.

Gosto é gosto meeesmo. Acho o Focus um baita carro sem sal! O novo vai melhorar demais, porém os preços...já compraria outro carro!

Só quem não tem o carro reclama do câmbio! Acho que o Sepacheco é o dono da verdade e sabe mais que os próprios donos dos carros. Tem o verdadeiro espírito de apzeiro.

Falow, tô indo estudar! :lol: Enquanto isso, fique editando o seu texto pra tentar esbanjar o seu conhecimento que não se aplica na prática!
Editado pela última vez por AndreBsB em Qua Set 03, 2008 7:48 pm, em um total de 3 vezes.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por elzner » Qua Set 03, 2008 7:43 pm

Eu também não tenho sobre o que reclamar do câmbio. Muito menos do motor, eu que venho de um Marea 2.0 (142 Cv) tinha em mente que ia passar nervoso com o 1.8. (~X()
Isso foi até eu dar as primeiras aceleradas no Punto!!! :lol:

Eu não ligo para velocidade final, gosto de arrancadas rápidas. E para mim o Punto não deve nada para o Marea.

[]'s
Punto HLX 1.8 - vermelho - 08/08
Opcionais: 023, 140, 195, 400, 431, 47Y, 508 e 5BI

Fui Iludido Agora é Tarde
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por sepacheco » Qua Set 03, 2008 7:50 pm

O Desempenho e exatamente o que imaginei dele, a suspensao freios e direçao funcionam MUITO bem, se esse carro fizesse 7,5 no alcool na cidade e nao tivesse enchido tanto o saco com defeitos de montagem de fabrica nao teria um A pra falar dele.
Agora eu nao podia imaginar que o cabeça de bagre do engenheiro de injeçao que cuidou do punto, pra ganhar 4 CV, ia fazer aumentar o tempo de injeçao ao invez de aumentar o numero de pulsos (conserva mais os bicos, afinal bico e garantia combustivel e por conta do otario do dono), mantendo a mistura extremamente rica apos os 3.000 RPM ou de alterar outras coisas. Fui uma soluçao porca de preparador de fundo de quintal que resultou nesse consumo absurdo. esse motor com uns 12:1 de taxa e outro acerto de injeçao seria OUTRA historia..mas ai ia gastar menos e andar a mesma coisa que o 1.8 e ai fazer o que com a Versao HighLuXury ?
Alias na verdade tem gente que gasta pouco com o 1.4 BEM menos que com o 1.8, so que o Fire funciona como deve entre 4000 e 4800 RPM, e a melhor faixa dele, mas nessa faixa a sonda fica travada em 1 v.. ou seja haja combustivel. quem nao explora o carro consegue medias bem melhores que as minhas.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

AnteriorPróximo