Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq (vibração & ruído)
Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq.
No Punto 1.6 Etorq que eu tinha, fazia essa vibração e esses ruídos também. Era horrível aquele troço vibrando no seu pé. hahahaha
E a mangueira do A/C também rasgou e fique sem A/C um tempo.
Tinha também um barulho chato quando ficava a ventilação no 1. Tipo um grilo...
Abraços
E a mangueira do A/C também rasgou e fique sem A/C um tempo.
Tinha também um barulho chato quando ficava a ventilação no 1. Tipo um grilo...
Abraços
- Velha Guarda
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Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq.
VLA escreveu:Scorpio, para confirmar o que eu imaginava, fiz 2x o teste (em dias diferentes) seguindo os 9 passos e não percebi nada de diferente mesmo.
Nos cerca de 12 Fiats com motores e-torq que testei já tinha percebido que a vibração (ruído) vai de muito fraca a bem forte chegando a vibrar a direção, pedais, piso do carro e painel. Era de se esperar que alguns poucos não tivessem vibração, o que torna o problema mais difícil de ser detectado.
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Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq.
sauloaguiar escreveu:Fiz o teste hoje e tô ligado do barulho. O meu faz desde o dia que eu comprei. Nunca tive carro com ar antes do Punto, então achei que era normal. Desliga some na hora. Liga volta.
thiago_vasselo escreveu:Tenho uma Strada E.torq, acontece a mesma coisa.
Barulhinho chato mesmo! É caracteristico , isso que é pior!
Na semana passada conversei na CC com um técnico da Fiat especialista em motores e-torq e ele admitiu que o ruído é excessivo e esta estudando o problema junto a engenharia da Fiat, para que a Fiat se mexa mais rapidamente é preciso que todos que tem problema de vibração no carro reclamem do problema e não aceitem se as CCs começarem com conversa mole que é característica do carro. Essa vibração (ruído) é característica de um projeto de engenharia mal feito e tem que ser reparado pela Fiat. Abram um chamado no 0800 da Fiat relatem o problema e peçam uma solução marcando na CC um vistoria técnica.
Façam os 9 passos (começo do tópico) na frente do mecânico / técnico da CC para evidenciar o problema.
Se vocês mostrarem o problema de forma precisa vai facilitar a aceitação pelo mecânico que a vibração não é normal.
Importante: Na vistoria técnica na CC informem que já foram tentados os seguintes procedimentos:
1- Retirado todo o gás e recolocado (não resolveu)
2- Alinhamento do compressor de ar condicionado- há um procedimento técnico Fiat para esse alinhamento (não resolveu)
3- Troca do compressor de ar condicionado (não resolveu)
4- Troca da bomba d'água (não resolveu)
5- Mostre a vibração na mangueira (ver tópico a seguir com foto)
Peçam para o gerente de pós venda da CC informar a Fiat do problema e cobrem uma solução.
Quando o pessoal do 0800 ligar para saber como foi o atendimento, tente dar nota alta se o gerente de pós venda informou que vai encaminhar o problema para a Fiat pois o gerente vai saber a nota que você deu, mas informe no 0800 que não houve solução.
Cobrem periodicamente do gerente de pós venda e no 0800 uma solução.
Não é possível pagar cerca de 50 K em um carro e ter essa vibração absurda.!
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Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq.
Pessoal!
Façam os 9 passos e com alguém mantendo o giro na zona de máximo ruído (vibração) mostrem ao mecânico da CC como é forte a vibração na mangueira da foto.
1- Vibração sem o ar ligado com o giro na zona de máxima vibração. (vibração fraca)
2- Vibração com o ar ligado com o giro na zona de máxima vibração. (vibração muito forte)
Notem que outras mangueiras do radiador não vibram. Esse procedimento envolve colocar as mãos em tubulação quente e em dispositivos que podem causar sérios ferimentos, portanto deixe que o mecânico da CC faça essa verificação.
Foto da mangueira (seta) que apresenta forte vibração.
para ampliar click na foto

Façam os 9 passos e com alguém mantendo o giro na zona de máximo ruído (vibração) mostrem ao mecânico da CC como é forte a vibração na mangueira da foto.
1- Vibração sem o ar ligado com o giro na zona de máxima vibração. (vibração fraca)
2- Vibração com o ar ligado com o giro na zona de máxima vibração. (vibração muito forte)
Notem que outras mangueiras do radiador não vibram. Esse procedimento envolve colocar as mãos em tubulação quente e em dispositivos que podem causar sérios ferimentos, portanto deixe que o mecânico da CC faça essa verificação.
Foto da mangueira (seta) que apresenta forte vibração.
para ampliar click na foto

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Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq (vibração & ruído)
então... a vibração no volante e no piso eu sinto na marcha lenta como falei... mas o ruído não consegui reproduzir mesmo.
seria interessante se alguém que tem esse ruído conseguisse gravar um video e postar no youtube.
seria interessante se alguém que tem esse ruído conseguisse gravar um video e postar no youtube.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq (vibração & ruído)
VLA escreveu:então... a vibração no volante e no piso eu sinto na marcha lenta como falei... mas o ruído não consegui reproduzir mesmo.
seria interessante se alguém que tem esse ruído conseguisse gravar um video e postar no youtube.
Fiz o teste de novo... meu 1.6 nao tem essa vibração... queria mesmo ver um video reproduzindo o defeito...
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Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq (vibração & ruído)
VLA; quando a vibração fica mais evidente, em torno de 1000 rpm, o ruído também é evidenciado.
O meu não é tão barulhento, vou pegar um Punto bem barulhento e gravar um vídeo mostrando o conta-giros e o ruído.
O meu não é tão barulhento, vou pegar um Punto bem barulhento e gravar um vídeo mostrando o conta-giros e o ruído.
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Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq (vibração & ruído)
Isso parece falta de óleo no compressor do AR Condicionado. Pede pra CCS verificar pra você.
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Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq (vibração & ruído)
FelipeA escreveu:Isso parece falta de óleo no compressor do AR Condicionado. Pede pra CCS verificar pra você.
Infelizmente não é algo assim tão simples.
De uma lida no post (todo) que você vai ver que o problema é muito mais complexo que a simples falta de óleo no compressor.
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Re: Para quem tem Punto 1.6 e 1.8 e-torq (vibração & ruído)
Scorpio escreveu:VLA; quando a vibração fica mais evidente, em torno de 1000 rpm, o ruído também é evidenciado.
O meu não é tão barulhento, vou pegar um Punto bem barulhento e gravar um vídeo mostrando o conta-giros e o ruído.
o meu só vibra na marcha lenta mesmo (que snme fica em torno de 750-850rpm no punto?)
a 1000rpm a vibração já desaparece.
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