Reservatorio aditivo 1.6 (que barril!)

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Reservatorio aditivo 1.6 (que barril!)

por Ferranda » Dom Abr 22, 2012 7:15 pm

Já ví umas maquinas que tem uma bomba que força um liquido de limpesa no sistema de arrefecimento.
alguns centros de troca de oleo possuem essa maquina.
(>:D<)
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Re: Reservatorio aditivo 1.6 (que barril!)

por shadowcps » Seg Abr 23, 2012 9:39 am

será que a causa dessa lama precoce não seria o uso de água de torneira ? (:-?) Tente dar uma pesquisada de leve na CC e descobrir se usaram água comum nas revisões. O recomendado é usar água desmineralizada.
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Re: Reservatorio aditivo 1.6 (que barril!)

por Ferranda » Seg Abr 23, 2012 11:48 am

shadowcps escreveu:será que a causa dessa lama precoce não seria o uso de água de torneira ? (:-?) Tente dar uma pesquisada de leve na CC e descobrir se usaram água comum nas revisões. O recomendado é usar água desmineralizada.


Ou mistura de diferentes tipos de fluidos (marcas diferentes e composições).
Já ouvi falar de "misturas" que causaram borra.
Comentei que era estranho, pois tive carros que poucas vezes foi aberto o reservatório e o carro foi utilizado por muitos anos e KMetragem acima de 100.000kms, e nunca ficou assim ou perto disso!
Normalmente o vaso expansor fica esbranquiçado, porem não com essa "lama"
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Re: Reservatorio aditivo 1.6 (que barril!)

por AndreBsB » Seg Abr 23, 2012 10:18 pm

O meu está aparentemente normal, mas é recomendável fazer a limpeza a cada ano. Geralmente parece que está limpo mas a sujeira fica por baixo. A limpeza custa uns R$ 80,00 e vale a pena. Todo o sistema é limpo, inclusive o reservatório.
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Re: Reservatorio aditivo 1.6 (que barril!)

por Febezza » Seg Abr 23, 2012 11:55 pm

80 da limpeza + o valor do aditivo?
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Re: Reservatorio aditivo 1.6 (que barril!)

por shadowcps » Ter Abr 24, 2012 3:41 pm

AndreBsB escreveu:O meu está aparentemente normal, mas é recomendável fazer a limpeza a cada ano. Geralmente parece que está limpo mas a sujeira fica por baixo. A limpeza custa uns R$ 80,00 e vale a pena. Todo o sistema é limpo, inclusive o reservatório.


e essa limpeza remove a sujeira que fica, também, no circuito do ar quente mas é claro que considerando a "variável humana de se fazer nas coxas", depende do profissional da CC, uma vez que para o sistema ser todo limpo, é preciso abrir todos os drenos e retirar toda a água velha... :roll:
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Re: Reservatorio aditivo 1.6 (que barril!)

por AndreBsB » Ter Abr 24, 2012 9:25 pm

shadowcps escreveu:
AndreBsB escreveu:O meu está aparentemente normal, mas é recomendável fazer a limpeza a cada ano. Geralmente parece que está limpo mas a sujeira fica por baixo. A limpeza custa uns R$ 80,00 e vale a pena. Todo o sistema é limpo, inclusive o reservatório.


e essa limpeza remove a sujeira que fica, também, no circuito do ar quente mas é claro que considerando a "variável humana de se fazer nas coxas", depende do profissional da CC, uma vez que para o sistema ser todo limpo, é preciso abrir todos os drenos e retirar toda a água velha... :roll:


Esse tipo de serviço nem deixo a concessionária fazer, até porque é muito caro e não limpam o sistema. Apenas trocam. Na revisão dos 45.000km me cobraram R$ 158,00 :shock: apenas para colocar Paraflu. Muito melhor pagar de R$ 80,00 a R$100,00 já com o aditivo (mesmo que não seja o Paraflu, mas é possível comprar o Paraflu e pedir para colocar) em loja específica de radiadores e acompanhar todo o serviço sendo feito.

Tentaram me roubar em várias outras coisas na revisão, que colocam de praxe. Recusei limpeza do ar-condicionado, limpezas de bico e de corpo, além de um serviço caríssimo de martelinho de ouro/polimento. Autorizei a troca da correia dentada, de um tirante da caixa de direção e uma peça da porta do motorista que está fazendo barulho. Saiu meio caro mas agora o carro vai até 60.000km só com gasolina e mais uma troca de óleo e filtros.
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Re: Reservatorio aditivo 1.6 (que barril!)

por Febezza » Ter Abr 24, 2012 11:30 pm

Na CC eles apenas esgotam o fluido antigo e colocam o novo? Esperava mais, normalmente as oficinas de autorizadas são bem completas no ferramental.

Não é possível que não possuam as maquinas de limpeza/troca de fluido
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Re: Reservatorio aditivo 1.6 (que barril!)

por shadowcps » Qua Abr 25, 2012 8:33 am

máquina de limpeza de fluido de radiador ? teho quase certeza de que isso não existe. Se as de troca de óleo, que enfiam a sonda por cima do motor e teoricamente ela chega no cárter e suga a sujeira já deixam a desejar, imagina uma que percorra todo o sistema de arrefecimento: muitas curvas, canais de bloco de motor estreitos e de diâmetro pequeno que tornam isso inviável.
A limpeza do sistema exige paciencia e boa vontade, por exigir que se esgote toda a água usada, feche os drenos, encha com água limpa, funcione o motor para que a agua limpa circule e remova a sujeira dos canais do bloco, abra tudo e drene de novo, feche de novo e repita a operação pelo menos mais uma vez e aí, fecha tudo e coloca a aágua desmineralizada aditivada. Só que se o carinha esquecer (e geralmente, esquecem) de girar o controle do ar quente todo para a direita, abrindo o ciruito de ar quente, já compromete a troca, porque ali, naquele trechinho, ficará a água suja que contaminará a nova. Por isso disse antes que, apesar de ser um serviço simples, exige um profissional experiente e paciente, além de honesto. Geralmente eu sempre fiz esse tipo de manutenção em outros carros, mas no Punto ianda não fiz, por ficar com ele pouco mais de 1 ano, mas no 147 1 vez ao ano faço eu mesmo essa limpeza.
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Re: Reservatorio aditivo 1.6 (que barril!)

por Ferranda » Qua Abr 25, 2012 8:54 am

shadowcps escreveu:máquina de limpeza de fluido de radiador ? teho quase certeza de que isso não existe.


Shadowvisk...
Apesar de nunca ter usado o sistema, já jí uma maquina para essa finalidade.
São 2 mangueiras de grande diametro. 1 vai ligada na parte inferior do radiador e a outra na saida da bomba de agua.
Acho que a agua é bombeada no sentido inverso.
Deve ter algum produto desincrustante que justifique a recirculação e não o despejo do produto.
(>:D<)
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