[DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

por Maudecapo » Qui Mar 15, 2012 6:32 pm

brunoursine escreveu:
Maudecapo escreveu:Esqueci de te perguntar.

Sua Strada é a adventure né!

Porque a sporting não tem câmbio dualogic.

abraço

Pois é, fiquei numa dúvida se vc tinha um Punto Sporting ou uma Strada Sporting, pq no perfil tá Punto e na assinatura tá Strada... mas só esclarecendo que o meu é Punto Sporting Dual 2011.

Esse lance da embreagem vou ter que conversar com o Marcelo direito então, pq é uma coisa q me incomoda MUITO no Punto esse lag de mudança do robo do dualogic (mesmo usando no modo manual).

O seu projeto é muito pra mim. O projeto do Linea já era muito. Eu quero algo na faixa de 0.5 bar pra gerar uns 200 cv. O meu objetivo é o q se pode resumir em: originalmente nervoso (o mais nervoso possível sem alterar muito a originalidade).

Ah, lembrei duma coisa... conheço uma pessoa q trabalhou na FPT no acerto dos Etorq, se precisar de alguma informação técnica, me fala que pergunto.

Abraços,

Conversei hoje com o Marcelo sobre o dualogic, e ele disse que este câmbio é igual ao mecânico, o que diferencia são uns tuchos Hidráulicos, (acho que é isso, rsrs), que não tem problema instalar uma embreagem Displatec, e se você quer só 0,5 Bar, é bem tranquilo.

Veja com ele pra mandar o carro.

Boa sorte
Mauricio Esposito

Strada Sporting 1.8 16V 2012 / ex-Strada Trekking 2007 / ex - Palio EX 2002 / ex - Fiorino 1.5 1992
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Maudecapo » Sex Mar 16, 2012 6:49 pm

Hoje fui buscar o pistão do nosso motor na cc, depois posto uma foto...
Mauricio Esposito

Strada Sporting 1.8 16V 2012 / ex-Strada Trekking 2007 / ex - Palio EX 2002 / ex - Fiorino 1.5 1992
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por brunoursine » Sex Mar 16, 2012 8:34 pm

Maudecapo escreveu:
Conversei hoje com o Marcelo sobre o dualogic, e ele disse que este câmbio é igual ao mecânico, o que diferencia são uns tuchos Hidráulicos, (acho que é isso, rsrs), que não tem problema instalar uma embreagem Displatec, e se você quer só 0,5 Bar, é bem tranquilo.

Veja com ele pra mandar o carro.

Boa sorte

Cara, show de bola, obrigado pela ajuda aê! Assim a gente sobrecarrega menos o Marcelo e aproveita pra compartilhar experiência com a galera aki!

Pra mandar o carro ainda vai demorar um pouco, como ainda não tenho grana pra um segundo carro, e estou um tanto quanto longe de SP, preciso tirar todas as dúvidas até tomar a decisão final. Mas vontade é o que não falta.

Um abraço e bom final de semana!
Bruno Ursine :: [ BH / MG / BR ]
FIAT 8 anos: 2004-2005 Palio Fire / 2006-2007 Palio ELX 1.4 / 2007-2011 Idea HLX / 2012-... Punto Sporting 16v
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por brunoursine » Sex Mar 16, 2012 11:00 pm

Maudecapo escreveu:Bruno seria bacana você perguntar sobre a durabilidade do motor, todo motor tem uma margem grande para acréscimo de potência chegando a 80% a mais da potência original, seria interessante estas informações, tudo que for a mais de info sempre é bem vinda, né?

Abração

Cara, pelo pouco que eu entendi as notícias não são boas, apesar de q algumas eu acho que o Marcelo já sabe... segue abaixo a resposta do meu amigo na integra.

Qualquer outra dúvida, só mandar aí.

Fala brother !!! Seguinte, na verdade os 80% estão não na potência mas sim na pressão de combustão... Negócio é o seguinte... esse valor é válido para o e-torQ, mas advirto ficará uma pressão absurda de compressão e eu não recomendo que ele tnha isto utilizando gasolina pura jamais. O porquê eu vou te explicar. a Ta xa de compressão do e-torQ é de 11,75. No entanto, a gasolina brasileira tem uma octanagem tal que suporta em média 9,75 a 10,5 de taxa de compressão. Com essa pressão absurda de 180 bar de pressão de combustão, é provável que o aquecimento que vai ser proporcionado à gasolina no tempo de compressão irá fazê-la detonar.
E o seguinte, o motor 1.8 do e-torQ é uma falha grotesca de projeto por parte térmica. A Fiat no intuito de economizar, mantendo o mesmo bloco, retirou a camisa d´água que passava entre os cilindros. Logo, os cilindros ficam submetidos a uma maior temperatura. O Turbo aumenta a capacidade de injeção de massa de ar, que por sua vez pede mais massa de combustível, logo a potência térmica do motor é aumentada, porém gera-se mais calor como um todo. É bem provável que, se esse kra não exer no sistema de arrefecimento ele terá grandes problemas de destruição prematura da cabeça dos pistões. Olha, turbo, mexer na potência eu recomendo mexer no motor 1.6L, no 1.8L eu acho realmente ainda algo complicado, mesmo pq a própria FIAT apanha até hoje pra calibrar esse motor. Te falo que até hoje não é definido com cem por cento de certeza qual será o material das sedes de válvulas de descarga que não se desgaste quando submetido o motor ao teste de Duratta lá da FIAT...

Abraço,
FIAT 8 anos: 2004-2005 Palio Fire / 2006-2007 Palio ELX 1.4 / 2007-2011 Idea HLX / 2012-... Punto Sporting 16v
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Maudecapo » Sáb Mar 17, 2012 10:51 am

brunoursine escreveu:
Maudecapo escreveu:Bruno seria bacana você perguntar sobre a durabilidade do motor, todo motor tem uma margem grande para acréscimo de potência chegando a 80% a mais da potência original, seria interessante estas informações, tudo que for a mais de info sempre é bem vinda, né?

Abração

Cara, pelo pouco que eu entendi as notícias não são boas, apesar de q algumas eu acho que o Marcelo já sabe... segue abaixo a resposta do meu amigo na integra.

Qualquer outra dúvida, só mandar aí.

Fala brother !!! Seguinte, na verdade os 80% estão não na potência mas sim na pressão de combustão... Negócio é o seguinte... esse valor é válido para o e-torQ, mas advirto ficará uma pressão absurda de compressão e eu não recomendo que ele tnha isto utilizando gasolina pura jamais. O porquê eu vou te explicar. a Ta xa de compressão do e-torQ é de 11,75. No entanto, a gasolina brasileira tem uma octanagem tal que suporta em média 9,75 a 10,5 de taxa de compressão. Com essa pressão absurda de 180 bar de pressão de combustão, é provável que o aquecimento que vai ser proporcionado à gasolina no tempo de compressão irá fazê-la detonar.
E o seguinte, o motor 1.8 do e-torQ é uma falha grotesca de projeto por parte térmica. A Fiat no intuito de economizar, mantendo o mesmo bloco, retirou a camisa d´água que passava entre os cilindros. Logo, os cilindros ficam submetidos a uma maior temperatura. O Turbo aumenta a capacidade de injeção de massa de ar, que por sua vez pede mais massa de combustível, logo a potência térmica do motor é aumentada, porém gera-se mais calor como um todo. É bem provável que, se esse kra não exer no sistema de arrefecimento ele terá grandes problemas de destruição prematura da cabeça dos pistões. Olha, turbo, mexer na potência eu recomendo mexer no motor 1.6L, no 1.8L eu acho realmente ainda algo complicado, mesmo pq a própria FIAT apanha até hoje pra calibrar esse motor. Te falo que até hoje não é definido com cem por cento de certeza qual será o material das sedes de válvulas de descarga que não se desgaste quando submetido o motor ao teste de Duratta lá da FIAT...

Abraço,

Com certeza, se andar na gasolina, não rola.

A idéia é travar o motor no etanol, 98% de octanas, a idéia de forjar os pistões e bielas para que a taxa caia para 8.5, ficando mais confiável na combustão.

Meu projeto a principio é trabalhar com no máximo 0.8Bar, depois forjar pistão e biela, para então subir mais se for o caso.

Aquele meu projeto vai ficar para depois, pois é muita grana.

Só vou trocar a embreagem por uma displatec, que vale a pena.

No seu projeto, mesmo andando com menos pressão, o Marcelo irá travar o carro no etanol.

Nenhum carro de arrancada usa gasolina, a nossa é muito ruim.

Vamos nos falando

Abraço
Mauricio Esposito

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por brunoursine » Sáb Mar 17, 2012 12:38 pm

É, no álcool não vai dar não... o jeito vai ser comprar um carro turbo original e dar uma melhorada nele... mas depois da conversa que tive com esse meu amigo, o Punto é definitivamente meu último FIAT.

Abraço e sucesso aí no seu projeto!
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Maudecapo » Sáb Mar 17, 2012 6:21 pm

brunoursine escreveu:É, no álcool não vai dar não... o jeito vai ser comprar um carro turbo original e dar uma melhorada nele... mas depois da conversa que tive com esse meu amigo, o Punto é definitivamente meu último FIAT.

Abraço e sucesso aí no seu projeto!

Brunão, qualquer carro turbo original a gasolina que vc comprar, Jetta, Audi, Mini Couper, vc terá que abastecer de PODIUM, se não o carro não irá render a mesmo que um carro turbo no Estados Unidos ou Europa.

O problema não é a FIAT, é a nossa gasolina.

Abraço

Esposito

Veja no site do Herrera, um Punto T-jet no etanol ou um 500 Multiair no etanol tb, nossa gasolina é muito ruim mesmo.

O PUNTO é um grande carro, pq vc não coloca um CAI, escape 4x1 com catalisador esportivo e chip? Uns 10HP vc ganha.

Abraço
Mauricio Esposito

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

[DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

por Takinarios » Sáb Mar 17, 2012 7:06 pm

O tjet do herreta a alcool ja quebro varias vezes, ate o piggy back ja tiraram, estorou pistao e biela.....
Nao é porque a gasolina que é ruim que o pessoal passa pra alcool mas porque p combustivel fica mais barato e como a octanagem é maior vem mais potência, porem ja me falaram que abaixa o torque, e se o carro era só a gasolina vai set muito mais dificil acertar.

Taxa 8,5 é muito pequena pra alcool.....

Gente, vcs tem q entender que em qualquer carro preparado pode dar problema, um simples remap pode explodir tudo, dobrar a potencia entao .....
Fazendo direito miniminiza isso, mas ainda tem uma chance, pequena, mas tem.
Velha Guarda
Velha Guarda

por brunoursine » Dom Mar 18, 2012 3:32 pm

Caros companheiros de PuntoClube,

Entendo muito pouco de engenharia mecânica e essa meleca toda, mas estou começando a percerber o porque dos carros da FIAT serem tão mais baratos que os do concorrente... o Palio está dando mostras disso com o preço dele que no novo modelo foi reduzido drásticamente.

Enfim, estou chegando a conclusão que não tem porque uma fábrica manter seu produto mais caro q o do concorrente só porque quer ganhar mais... isso pra mim não faz mais sentido... o preço (não em todos os casos) é um sinal de qualidade sim. Antes de comprar o Punto conversei com preparadores e engenheiros da área pra saber o melhor motor pra preparar, me recomendaram VW ou Ford (Focus) e eu, por teimosia e/ou falta de grana fui insistir na FIAT novamente.

Não estou dizendo que a FIAT é a pior empresa do mundo, mas em termos de preparação PRA MIM, tô vendo que ela não serve. Sem render mais, vou publicar o resto da conversa que tive com meu amigo abaixo. Estou me retirando do tópico pelo fato que realmente estou desistindo da prepração desse carro. Ficará original até que eu tenha uma grana pra inteirar e me desfazer dele.

Bruno Ursine
Cara, valeu demais pelo retorno. Mandei pra galera lá... tô pensando agora em arrumar uma grana pra comprar um VW e deixar o Etorq pra colecionar! hehehe
#amigo FIAT#
hahahah é uma boa
#amigo FIAT#
o seu é 1.8L ?
Bruno Ursine
sim.. sporting
completão
#amigo FIAT#
fica de olho nos cilindros 3 e 4 smpre
Bruno Ursine
não tô querendo mexer nele não..
pq?
#amigo FIAT#
são os mais propensos à detonação pelo que te falei
nunca, mas nunca
saia do álcool puro
pra gasosa pura
Bruno Ursine
mesmo com motor original?
#amigo FIAT#
mesmo com motor original
pq o que q rola
quando tá em álcool puro
o motor trabalha com uma calibração
quando vc abastece e bota gasosa total
o motor leva um tempo pra se auto-ajustar ao novo combusti´vel
Bruno Ursine
saquei... já vi algumas pessoas falando q o motor tá grilando em baixa rpm... e geralmente todo mundo q fala isso é pq mudou de combustível recentemente
meu mecânico falou pra não fazer isso... seja o carro q for
a mudança tem q ser gradativa
e falou tb pra não usar mistura por muito tempo
#amigo FIAT#
sim
eu particularmente
Bruno Ursine
tipo 50% gasosa + 50% alcool
#amigo FIAT#
acho carro flex carnição
Bruno Ursine
pois é.. tb nunca gostei
modinha do caray
pra mim isso é remendo
#amigo FIAT#
kra...
isso é o seguinte... vc faz a gasolina
explodir antes
e tira a potência máxima do álcool
Bruno Ursine
fizeram um motor a alcool q tb usa gasosa... e com isso os carros agora bebem muito mais q antes... o povo acha uma maravilha, eu acho um lixo
#amigo FIAT#
ou seja, aumenta o consumo em todos aspectos
Bruno Ursine
osso... #@%&!... e o consumidor q toma na bunda
#amigo FIAT#
sempre né ?=/
Bruno Ursine
somos os ratinhos de laboratório das fábricas
#amigo FIAT#
exatamente
kra, eu fico putaço
se vc visse
o que a FIAT arruma
Bruno Ursine
ah, e eu não trabalhei no galpão embaixo da FPT? hehehe
definitivamente, tenho q sair fora dessa FIAT
vou comprar um golf pra mim
#amigo FIAT#
é uma mecânica violenta
Bruno Ursine
sério? na sua opinião, qual o melhor?
#amigo FIAT#
o I30
tem a mecânica mais top
desses
junto com o City
porém, manutenção muito kra
Bruno Ursine
sério mesmo? eu deixei de comprar o I30 pq achei q era um carro meio paia
e o design tb não gosto muito
#amigo FIAT#
kra, o motor dele é mercedes
Bruno Ursine
sério? sabia disso não... não mesmo...
vou na Hyundai ver quanto eles pagam no meu carro
bom, vou indo nessa, depois vc me ajuda nessa luta... hehehe, abraço!
#amigo FIAT#
abração meu brother
perdão pela demora
mas estou mexendo com minha pesquisa

Abraços,
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por LucianoBH » Dom Mar 18, 2012 5:54 pm

Comprar um GOLF? (~X()
Bravo Essence Brancho Banchisa 1.8 16v Mecânico com bancos de Couro Marrom, Kit Esportivo I e Xenon 4300k
Ex-Punto: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=11966
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

AnteriorPróximo