VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO
Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO
Consumo pós-atualização da injeção de um Punto 1.6.
Fiz uma medição de consumo pelo computador de bordo e o consumo se manteve praticamente o mesmo de antes da atualização para um percurso semelhante.
Computador de bordo - Ttrip B
Combustível = Gasolina
Ar condicionado = Desligado
Percurso - Cidade de São Paulo -> Vias expressas (70%) + Ruas secundárias (30%)
Distância percorrida = 103 Km
Velocidade Média = 43 Km/h
Consumo médio = 12,1 Km/litro
Passageiros no percurso: 50 % só motorista & 50% motorista + passageiro
NOTA: Durante o percurso um pequeno trecho de rodovia na velocidade de 130 Km/h e para testar algumas (3) arrancadas em semáforos elevando o giro do motor quase até o corte, o resto do percurso dentro do limite de velocidade com o uso normal (rpm) do motor.
Gostei do resultado!!!!!!
Fiz uma medição de consumo pelo computador de bordo e o consumo se manteve praticamente o mesmo de antes da atualização para um percurso semelhante.
Combustível = Gasolina
NOTA: Durante o percurso um pequeno trecho de rodovia na velocidade de 130 Km/h e para testar algumas (3) arrancadas em semáforos elevando o giro do motor quase até o corte, o resto do percurso dentro do limite de velocidade com o uso normal (rpm) do motor.
Gostei do resultado!!!!!!

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Scorpio escreveu:Compareci com o carro, hoje sexta feira, as 9:00 na Fiat Amazonas - Vila Guilherme - São Paulo agendado inicialmente pelo 0800 da Fiat que afirmou de pé junto que não havia atualização, quando cheguei a atendente perguntou qual era o problema eu disse queria fazer a atualização do software da injeção... pelo numero do chassi ela confirmou que havia uma atualização. Fizeram o procedimento, na minha presença, de cerca de 40 minutos e sai com o carro com o software da injeção atualizado.
Notei uma ligeira melhora em baixas rotações... Exatamente como o colega Jeferson disse.
Isso mesmo Scorpio... uma ligeira melhora nas saidas e nas retomadas um pouco tb.
Aproveitando... bom consumo vc ta pegando heim...
Aqui em BH como a geomorfologia é totalmente irregular (muito morro), dificil chegar nisso.. Ficaria contente com 9 ou 10 km/l.

Estou notando outra coisa agora... parece que esta acontecendo uma melhora progressiva a medida que o motor vai"soltando".
Quando fiz a atualização e estava totalmente insatisfeito esta com pouco mais de 1300 km, agora já to chegando perto de 1700 km.
Estou torcendo para o desempenho normalizar (ficar dentro do esperado) quando o motor tiver todo amaciado e "solto". O consumo tb deve melhorar...
Tomara que seja mesmo a questão de amaciamento.
Vou pegar uma viajem longa (1000 km ) no fim de setembro... ai vou explorar tudo!

- Piloto de Atari
jefersonpsa escreveu:Aproveitando... bom consumo vc ta pegando heim...
Também estou achando muito bom esse consumo de gasolina do meu 1.6...

jefersonpsa escreveu:Vou pegar uma viajem longa (1000 km ) no fim de setembro... ai vou explorar tudo!
Se fizer a medição do consumo não deixe de postar!
Novamente, obrigado por ter criado o tópico e nos alertado dessa atualização.

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Scorpio escreveu:jefersonpsa escreveu:Aproveitando... bom consumo vc ta pegando heim...
Também estou achando muito bom esse consumo de gasolina do meu 1.6...
jefersonpsa escreveu:Vou pegar uma viajem longa (1000 km ) no fim de setembro... ai vou explorar tudo!
Se fizer a medição do consumo não deixe de postar!
Novamente, obrigado por ter criado o tópico e nos alertado dessa atualização.
Pode deixar cara... vou monitorar e posto ai.
De nada!

- Piloto de Atari
Scorpio escreveu:Consumo pós-atualização da injeção de um Punto 1.6.
Combustível = Gasolina
Complementando. Tinha certa preocupação que o Punto pudesse não passar na inspeção veicular obrigatória de São Paulo depois dessa atualização.... Mas passou com muita folga!
Combustível: 100% Gasolina
COc (% Vol) Limite = 0,30 -> 790 RPM= 0.01 –> 2500 RPM= 0.02
HCc (ppm) Limite = 100 -> 790 RPM = 3 -> 2500 RPM= 3
Entao qual a vantagem do acelerador eletronico frente ao com cabo?
- Piloto de Atari
Boa tarde!
Comprei um punto 1.6 e-torq em meados de abril/11 e tive a mesma impressão, o carro tem uma baixa performance em baixa rotação, imaginei que quando completassem 10.000 km rodados o desempenho fosse melhorar, o que não aconteceu e o carro já está com 12.000 km rodados.
Registrarei esta situação junto a FIAT conforme sua orientação.
Quanto ao consumo do seu carro, ele mudou após o telecarregamento da central eletrônica?
Comprei um punto 1.6 e-torq em meados de abril/11 e tive a mesma impressão, o carro tem uma baixa performance em baixa rotação, imaginei que quando completassem 10.000 km rodados o desempenho fosse melhorar, o que não aconteceu e o carro já está com 12.000 km rodados.
Quanto ao consumo do seu carro, ele mudou após o telecarregamento da central eletrônica?
jefersonpsa escreveu:Olá pessoal!
Estou feliz mais um vez de poder compartilhar outra solução aqui no Clube. Dessa vez referente a performance.
Em outros tópicos já havia mencionado da baixa performance, do vazio de aceleração que os E-TORQ estão apresentando em baixo regime de RPM.
Muitos manifestaram a mesma observação e, agora um pouco mais animado, posso dizer que estou satisfeito com o desempenho do Punto.
A questão é que parecia que o carro estava sem aceleração ( um vazio ou um "delay") de 0 a 2500 RPM. Muito pelo acelerador eletrônico (Drive by Wire da FIAT) mas também, e agora confirmado, por um mapeamento ruim da CENTRAL DA INJEÇÃO ELETRÔNICA.
Como estava muito incomodado com isso, mandei um e-mail para FIAT através do FALE CONOSCO, contando a questão e prontamente eles marcaram pra mim um horário na concessionária em que comprei meu ESSENCE.
Hoje pela manhã, deixe ele lá (AUTOMAX DE BH) e no fim da tarde já o busquei e tive então a notícia:
" FOI FEITO O TELECARREGAMENTO DA CENTRAL DE INJEÇÃO ELETRÕNICA"
Isso mesmo!!! O MAPEAMENTO DA INJEÇÃO FOI ATUALIZADO!!
Bom... fiquei primeiro surpreso, pois em conversas anteriores com os mecânicos da AUTOMAX que sempre me atendem muito bem, parecia que a questão era o atuador do DRIVE BY WIRE que tinha um "atraso", por isso do "vazio" na aceleração... mas no fim das contas a FIAT remapeou a injeção.
IMPRESSÕES:
O problema foi muito bem minimizado, com um tom muito otimista posso dizer que melhorou 65% em vista da ridícula performance que tinha ao arrancar e em retomadas.
Mas continuo a afirmar que existe um atraso muito grande na atuação do DRIVE BY WIRE, aliás é algo que está ocorrendo muito em todos os sistemas de acelerador eletrônico (FORD, PORSCHE, BMW, etc... tenho estudado o caso a fundo pela rede) E isso compromete muito ainda a performance.
Estranho que a primeira geração de DRIVE BY WIRE da FIAT não apresentava aparentemente esse problema. Tive um Palio ELX 1.3 16v que tinha o sistema e era uma flexinha.
De qualquer forma, acho ainda que a questão do Delay do DRIVE BY WIRE incomoda sim... Já vi no mercado um sistema de tira esse delay, chama-se SPRINT BOOSTER. É bem simples a instalação (plug and play), mas pena que ainda tá meio caro.. quem sabe daqui a um ano quando passar a ganrantia e ele tiver barateado....
Fica ai a dica pra vocês:
http://www.fwperformance.com.br/sprintb ... 2godcXM4BQ
Bom.. no fim das contas posso dizer que agora meu ESSENCE está um "foguetinho", como se esperava para um carro que tem um relação peso/potencia de 10 kg/cv. E como ainda não "soltei" ele todo pois ainda não cheguei nem em 2000 km rodados, acho que agora o bicho vai ficar ENDIABRADO.
Pra fechar... aproveitem esse meu relato e corram atrás dessa atualização. Acredito até que possam ter outras futuramente pois realmente ainda não esta 100%.
Procurem O FALE COM A FIAT pelo site, e busquem também as concessionarias. AGORA É PÚBLICO QUE A CENTRAL DE INJEÇÃO FOI REMAPEADA.
Abraço a todos!
Jeferson Pontes
- Piloto de Atari
patrick sathlerr escreveu:Boa tarde!
Quanto ao consumo do seu carro, ele mudou após o telecarregamento da central eletrônica?jefersonpsa escreveu:Olá pessoal!
Estou feliz mais um vez de poder compartilhar outra solução aqui no Clube. Dessa vez referente a performance.
Em outros tópicos já havia mencionado da baixa performance, do vazio de aceleração que os E-TORQ estão apresentando em baixo regime de RPM.
Muitos manifestaram a mesma observação e, agora um pouco mais animado, posso dizer que estou satisfeito com o desempenho do Punto.
A questão é que parecia que o carro estava sem aceleração ( um vazio ou um "delay") de 0 a 2500 RPM. Muito pelo acelerador eletrônico (Drive by Wire da FIAT) mas também, e agora confirmado, por um mapeamento ruim da CENTRAL DA INJEÇÃO ELETRÔNICA.
Como estava muito incomodado com isso, mandei um e-mail para FIAT através do FALE CONOSCO, contando a questão e prontamente eles marcaram pra mim um horário na concessionária em que comprei meu ESSENCE.
Hoje pela manhã, deixe ele lá (AUTOMAX DE BH) e no fim da tarde já o busquei e tive então a notícia:
" FOI FEITO O TELECARREGAMENTO DA CENTRAL DE INJEÇÃO ELETRÕNICA"
Isso mesmo!!! O MAPEAMENTO DA INJEÇÃO FOI ATUALIZADO!!
Bom... fiquei primeiro surpreso, pois em conversas anteriores com os mecânicos da AUTOMAX que sempre me atendem muito bem, parecia que a questão era o atuador do DRIVE BY WIRE que tinha um "atraso", por isso do "vazio" na aceleração... mas no fim das contas a FIAT remapeou a injeção.
IMPRESSÕES:
O problema foi muito bem minimizado, com um tom muito otimista posso dizer que melhorou 65% em vista da ridícula performance que tinha ao arrancar e em retomadas.
Mas continuo a afirmar que existe um atraso muito grande na atuação do DRIVE BY WIRE, aliás é algo que está ocorrendo muito em todos os sistemas de acelerador eletrônico (FORD, PORSCHE, BMW, etc... tenho estudado o caso a fundo pela rede) E isso compromete muito ainda a performance.
Estranho que a primeira geração de DRIVE BY WIRE da FIAT não apresentava aparentemente esse problema. Tive um Palio ELX 1.3 16v que tinha o sistema e era uma flexinha.
De qualquer forma, acho ainda que a questão do Delay do DRIVE BY WIRE incomoda sim... Já vi no mercado um sistema de tira esse delay, chama-se SPRINT BOOSTER. É bem simples a instalação (plug and play), mas pena que ainda tá meio caro.. quem sabe daqui a um ano quando passar a ganrantia e ele tiver barateado....
Fica ai a dica pra vocês:
http://www.fwperformance.com.br/sprintb ... 2godcXM4BQ
Bom.. no fim das contas posso dizer que agora meu ESSENCE está um "foguetinho", como se esperava para um carro que tem um relação peso/potencia de 10 kg/cv. E como ainda não "soltei" ele todo pois ainda não cheguei nem em 2000 km rodados, acho que agora o bicho vai ficar ENDIABRADO.
Pra fechar... aproveitem esse meu relato e corram atrás dessa atualização. Acredito até que possam ter outras futuramente pois realmente ainda não esta 100%.
Procurem O FALE COM A FIAT pelo site, e busquem também as concessionarias. AGORA É PÚBLICO QUE A CENTRAL DE INJEÇÃO FOI REMAPEADA.
Abraço a todos!
Jeferson Pontes
Não notei diferença nenhuma no consumo.
Na cidade ta dando entre 8 e 9 km/l , e na estrada (Fiz um viagem recente) andando bem forte peguei 12 km/l. (só gasolina)
Mas com relação ao desempenho, conforme já disse, achei que foi muito pequeno.
Estive depois do telecarregamento por mais 02 vezes na concessionária, mas disseram que não há nada de novo por parte da FIAT.
To ficando com saudade da minha Marea week 2.4 que fazia isso e andava pra #@%&!, sem problema nas baixas...
Não sei não, mas to começando a achar que esse motor e-torq vai mixar... Os dualogic são piores ainda, pois esses problemas de baixa se manifestam bem mais...
Tomara que esteja engando e me surpreenda daqui a um tempo..
Abraço a todos!
- Piloto de Atari
Eu acho que o meu anda até bem, aos poucos vou pegando o jeito do 1.8 16v...
Sera que eu devo procurar uma CC pra fazer atualização tbm?
abcs
Sera que eu devo procurar uma CC pra fazer atualização tbm?
abcs
- Piloto de Autorama
os amigos do forum sabem informar se esta atualização e somente para motores e-torq 1.6 ou existe atualização para o 1.4 tambem ? pergunto isso pq desde q comprei meu atrative 1.4 a 3 meses sinto ele dar uma engasgada na saida entre a 1 e 2 marchas, se algum dos amigos souberem se isso tem algo a ver tbm me ajudaria bastante, agradeço de antemao.
- Piloto de Atari