Consumo dos novos E.torQ
Re: Consumo dos novos E.torQ
Otimas explicações VLA e Scrinz...
Realmente o que tenho feito até o momento é forçar rotações na cidade.... como é muito dificil eu viajar, com 1 mes rodei apenas 500km (completados ontem)....
Tenho abusado dos giros, apesar de axar que quem esta pro lado de fora, deve imaginar que não sei trocar marcha, rs!!!
Vamos forçando ,e o relato do mecanico foi ótimo - "Tem garantia pra que??"
Força, se fundir cedo, era pq era uma @#%$^&!....hahaha
Valeu pelos toques, vou manter o estilo barbeiro para desentendidos ON!!! hahahaha..... alias, estou apaixonado pelo barulho do motor em altas rotaçoes!!
Realmente o que tenho feito até o momento é forçar rotações na cidade.... como é muito dificil eu viajar, com 1 mes rodei apenas 500km (completados ontem)....
Tenho abusado dos giros, apesar de axar que quem esta pro lado de fora, deve imaginar que não sei trocar marcha, rs!!!
Vamos forçando ,e o relato do mecanico foi ótimo - "Tem garantia pra que??"
Força, se fundir cedo, era pq era uma @#%$^&!....hahaha
Valeu pelos toques, vou manter o estilo barbeiro para desentendidos ON!!! hahahaha..... alias, estou apaixonado pelo barulho do motor em altas rotaçoes!!
Isso Ae Scrinz!
Eu também tenho costume de vez em qdo fazer isso com meu carro, sempre gostei de andar com giros altos nos meus FIAT.
As marchas longas da FIAT faz os carros andarem mais gostoso em marchas baixas, mesmo meu Palio 1.4 8v era assim, no Punto por ser 16v é mais um motivo pra andar sempre com giros altos!
Sinto que o Punto anda muito bem, mas ainda to achando ele meio amarradão, antes dos 3mil giros da segunda marcha, só depois disso que eu sinto ele andar forte!
abçcs
Eu também tenho costume de vez em qdo fazer isso com meu carro, sempre gostei de andar com giros altos nos meus FIAT.
As marchas longas da FIAT faz os carros andarem mais gostoso em marchas baixas, mesmo meu Palio 1.4 8v era assim, no Punto por ser 16v é mais um motivo pra andar sempre com giros altos!
Sinto que o Punto anda muito bem, mas ainda to achando ele meio amarradão, antes dos 3mil giros da segunda marcha, só depois disso que eu sinto ele andar forte!
abçcs
- Piloto de Autorama
No inicio eu fiz oq o Scrinz relatou acima, mas não por conhecimento técnico e sim por mito popular, sempre fizemos isso na familia...
Essa semana eu esto fazendo o inverso, comecei um teste para diminuir gastos, andando em giros baixos. trocando de marcha antes dos 3000 giros. vamos lá:
Na ida para o trabalho eu pego transito como em toda capital, moro a uns 20 km do trabalho (esplanada dos ministérios), pego transito também no percurso trabalho/ faculdade entre 8 e 9 km de distancia, no percurso de volta é tranquilo (para quém conhece Brasília, minha facul fica na asa norte e moro no vicente pires), pego somente reta (frente ao autódromo, passando pelo setor militar, saindo na EPIA e entrando na Via Estrutural), sem transito devido a hora, sempre coloco o piloto automático para trabalhar por mim, percebi que o consumo abaixa bastante, chegando a registrar o consumo médio no CB a incríveis 14,6KM/l estou andando tranquilo a velocidade máxima de 100km/h nas restas , não uso ponto morto, pois não faz bem ao motor do carro, quando quero fazer isso deixo em marcha alta e tiro o pé do acelerador faz o mesmo trabalho e não gela e nem atrapalha o motor/óleo, então depois de tentar explicar com detalhes (tentar, pois me considero meio leigo no assunto ainda), posso confirmar que os resultados são satisfatórios para quem reclama do consumo do carro, lembro também que tenho um Sporting,
vamos lá ao resultados finais,
usei do tanque completo, 60l até a metade 30l
gasolina aditivada:30L
andei 386 km no CB(pouco + devido aos metros, mas arredondei para baixo)
No CB marca consumo médio: 12,6km/l
na minha matemática dá um pouco mais: 12,866...km/l (peguei 386km e dividi por 30l)
Obs:só tenho uma duvida/medo e por isso vou andar uma semana na manha e outro forçando um pouco mais.
Duvida/medo, pode ser mito, mas muitos dizem que não é bom andar muito em giros baixos, dizem que deixa o carro lerdo, andei entre 2300 e 3000 giros em média, meu carro tem 11mil/km rodado sendo uns 2mil em viagem para o interior da Bahia(descendo a lenha no motor entre 120 e 180km/h) quando ainda estava com 4mil rodados +ou-.
fica ai o relato, seria importante outras pessoas tentarem fazer o mesmo para ver se o resultado sai parecido...
confesso que é difícil, pois tenho o pé pesado, mas me segurei para tentar ajudar os amigos, espero que tenha conseguido...
abraço!
Essa semana eu esto fazendo o inverso, comecei um teste para diminuir gastos, andando em giros baixos. trocando de marcha antes dos 3000 giros. vamos lá:
Na ida para o trabalho eu pego transito como em toda capital, moro a uns 20 km do trabalho (esplanada dos ministérios), pego transito também no percurso trabalho/ faculdade entre 8 e 9 km de distancia, no percurso de volta é tranquilo (para quém conhece Brasília, minha facul fica na asa norte e moro no vicente pires), pego somente reta (frente ao autódromo, passando pelo setor militar, saindo na EPIA e entrando na Via Estrutural), sem transito devido a hora, sempre coloco o piloto automático para trabalhar por mim, percebi que o consumo abaixa bastante, chegando a registrar o consumo médio no CB a incríveis 14,6KM/l estou andando tranquilo a velocidade máxima de 100km/h nas restas , não uso ponto morto, pois não faz bem ao motor do carro, quando quero fazer isso deixo em marcha alta e tiro o pé do acelerador faz o mesmo trabalho e não gela e nem atrapalha o motor/óleo, então depois de tentar explicar com detalhes (tentar, pois me considero meio leigo no assunto ainda), posso confirmar que os resultados são satisfatórios para quem reclama do consumo do carro, lembro também que tenho um Sporting,
vamos lá ao resultados finais,
usei do tanque completo, 60l até a metade 30l
gasolina aditivada:30L
andei 386 km no CB(pouco + devido aos metros, mas arredondei para baixo)
No CB marca consumo médio: 12,6km/l
na minha matemática dá um pouco mais: 12,866...km/l (peguei 386km e dividi por 30l)
Obs:só tenho uma duvida/medo e por isso vou andar uma semana na manha e outro forçando um pouco mais.
Duvida/medo, pode ser mito, mas muitos dizem que não é bom andar muito em giros baixos, dizem que deixa o carro lerdo, andei entre 2300 e 3000 giros em média, meu carro tem 11mil/km rodado sendo uns 2mil em viagem para o interior da Bahia(descendo a lenha no motor entre 120 e 180km/h) quando ainda estava com 4mil rodados +ou-.
fica ai o relato, seria importante outras pessoas tentarem fazer o mesmo para ver se o resultado sai parecido...
confesso que é difícil, pois tenho o pé pesado, mas me segurei para tentar ajudar os amigos, espero que tenha conseguido...
abraço!
- Piloto de Autorama
ALEXECC escreveu:No inicio eu fiz oq o Scrinz relatou acima, mas não por conhecimento técnico e sim por mito popular, sempre fizemos isso na familia...
abraço!
Se o seu carro já tem 11 mil km rodados não há motivos para se preocupar em trafegar em rotações baixas. O carro fica lerdo pois o motor é 16v e seu torque surge mais tardiamente. Mas estando num declive por exemplo, não vejo problema em andar em baixas rotações. O que não é recomendado (há controvérsias) é andar em rotações muito baixas após 1000 km rodados, pois já deu tempo suficiente para as peças e componentes se acomodarem, momento favorável para começar a explorar rotações maiores.
Editado pela última vez por LucianoBH em Sex Ago 12, 2011 1:44 pm, em um total de 1 vez.
Bravo Essence Brancho Banchisa 1.8 16v Mecânico com bancos de Couro Marrom, Kit Esportivo I e Xenon 4300k
Ex-Punto: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=11966
Ex-Punto: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=11966
bslfernandes escreveu:Sinto que o Punto anda muito bem, mas ainda to achando ele meio amarradão, antes dos 3mil giros da segunda marcha, só depois disso que eu sinto ele andar forte!
o etorq corta giro em segunda marcha proximo de 90 km/h...
nao sou expert, mas acho que a segunda do etorq é muito longa, principalmente para um motor 1.6 16v que tem menos torque em giros baixos.
se o etorq tivesse uma segunda um pouco mais curta, daria impressao de mais agilidade em giro baixo.
podem ver que ninguem reclama de falta de torque em giro baixo nas outras marchas... sempre citam como exemplo a segunda, que é a que exigimos mais, em saidas de quebramolas, rampas de garagem, etc.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
desde o início eu dava umas "esticadinhas" nas marchas e até mesmo, vez ou outra, forçava um corte de giro

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
VLA escreveu:bslfernandes escreveu:Sinto que o Punto anda muito bem, mas ainda to achando ele meio amarradão, antes dos 3mil giros da segunda marcha, só depois disso que eu sinto ele andar forte!
o etorq corta giro em segunda marcha proximo de 90 km/h...
nao sou expert, mas acho que a segunda do etorq é muito longa, principalmente para um motor 1.6 16v que tem menos torque em giros baixos.
se o etorq tivesse uma segunda um pouco mais curta, daria impressao de mais agilidade em giro baixo.
podem ver que ninguem reclama de falta de torque em giro baixo nas outras marchas... sempre citam como exemplo a segunda, que é a que exigimos mais, em saidas de quebramolas, rampas de garagem, etc.
Justamente VLA, falou e disse, concordo com você!
O meu é 1.8 16v, acho que a segunda dele corta acima de 100km/h, vou testar pra ver depois eu conto... =)
Se o cambio fosse melhor dimensionado, talvez tivessemos um torque melhor em baixas rotações, sei lá, sempre pensei isso da FIAT.
Acho que de todos carros que já tive os FIAT são disparados o pior cambio...
Apesar de eu gostar carros com marchas mais longas dando um velocidade maior em rodovias, na cidade sofremos bastante e também acho as trocas de marchas do Punto meio ruins, duras!
Minha Mãe tem golzinho 97 velho de guerra que possui um cambio muito mais "prazeroso" que esse do Punto e do meu antigo Palio.
Abcs!
- Piloto de Autorama
shadowcps escreveu:desde o início eu dava umas "esticadinhas" nas marchas e até mesmo, vez ou outra, forçava um corte de giro![]()
![]()
Penso assim tbm..."amaciar" o bixo com o pé embaixo!!!
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Gostaria então de saber, dos que possuem o 1.8 E-torq Dualogic, qual é o consumo real de seus veículos.
Sei que parece meio absurdo, mas o consumo do meu (de acordo com o computador de bordo) está um pouco fora da realidade:
Álcool - 4,8 km/l - Gasolina - 5,6 km/l
Portanto, qual é o de vocês (principalmente daqueles que possuem motorização 1.8 E-torq e aqueles Dualogic)
Agradeço a atenção de todos!
Abraços
Sei que parece meio absurdo, mas o consumo do meu (de acordo com o computador de bordo) está um pouco fora da realidade:
Portanto, qual é o de vocês (principalmente daqueles que possuem motorização 1.8 E-torq e aqueles Dualogic)
Abraços
- Piloto de Atari
ricardovaz85 escreveu:Gostaria então de saber, dos que possuem o 1.8 E-torq Dualogic, qual é o consumo real de seus veículos.
Abraços
Ricardo, esse consumo, em cidade e vias congestionadas, pode acontecer, sim. O meu é 1.8 E-Torq Dualogic e já me ocorreu de coincidir esse consumo nas condições que citei, tanto no álcool, como na gasolina. Mas basta sair um pouco de vias travadas que esse consumo melhora sensivelmente. No geralzão, em 3.000 km que aferi no trip b na gasolina, deu 9,4 Km/l. No último final de semana, voltando de Monte Verde na maciota fiz 13,3 Km/l na gasolina sem A/C. No álcool, em viagens, faço 11km/l onde a velocidade permitida é 100/110 km/h ou 10,5 km/l a 120 km/h com facilidade. Mas em vias ultracongestionadas aqui em Sampa, no álcool e A/C, já vi o CB demorar para sair da média de 4 km/l após abastecer, melhorando um pouco com tráfego melhor. Com uso misto (pego bastante a Raposo até a Granja Viana, que até lá é como uma avenida urbana em condições variadas), média de 7,5 a 8 no álcool e 9 a 10 na gasolina.
Punto Essence 1.8 Dualogic 2010/2011 Preto Vulcano Kit HSD e bancos em couro
- Piloto de Autorama