Motor do Punto 1.4 é muito fraco???

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

por mkk » Qua Jul 23, 2008 8:11 pm

Se algumas pessoas reclamam do motor do Punto brasileiro, imagina o do Grande Punto europeu:

"Na pista de teste

Para o primeiro contato com o automóvel, a fábrica reservou uma manhã para um grupo de jornalistas brasileiros na pista de teste de Balloco, perto de Milão, construída pela Alfa Romeo antes de ser adquirida pela Fiat em 1986. O único Grande Punto disponível, entre outros modelos das duas marcas, tinha duas portas, versão que não será fabricada aqui. Logo ao entrar, é clara a familiaridade com alguns elementos do Palio — volante e botões do ar-condicionado. O quadro de instrumentos e as saídas de ar (sem direcionar o fluxo para as mãos como aqui, ainda bem) são diferentes. A posição de guiar é muito boa graças aos ajustes de altura do banco e do volante, em altura e distância. Os materiais de acabamento são superiores, mesmo nesta versão intermediária.

Algumas voltas, em um dos traçados do circuito, foram suficientes para ava- liar a dirigibilidade, um dos pontos altos do carro.
A suspensão é bem firme e o comporta- mento em curvas, exemplar. À parte da sensibilidade exagerada do pedal de freio, o Grande Punto transmite sensação de segurança. O motor da unidade testada — Fire de 1.400 cm³ - desenvolve 77 cv de potência (11,7 kgf.m de torque), menos do que os 80 cv do mesmo propulsor fabricado em Betim, apesar da taxa de compressão mais alta do modelo italiano. Isso se deve ao regulamento antipoluição vigente na Europa.
O desempenho nesta versão, de 1.025 kg, é inferior ao do Palio que, com quatro portas, pesa 50 kg menos. A fábrica indica aceleração 0 a 100 km/h em 13,2 s e consumo médio de 16,4 km/l no ciclo padrão. Para quem deseja mais desempenho, existe a versão de 16 válvulas do mesmo motor, com 95 cv e capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11,5 s."
trecho reportagem (2007) Fernando Calmon
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Ricardofar2008 » Qua Jul 23, 2008 9:21 pm

Apesar do meu carro anterior ser um Fiat Brava 1.6 16V eu hoje estou acostumado ao motor 1.4 do Punto, senti um pouco no inicio mas agora estou gostando e sinto que a cada dia ele está mais solto.
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Frmg » Qua Jul 23, 2008 9:29 pm

mkk escreveu:Se algumas pessoas reclamam do motor do Punto brasileiro, imagina o do Grande Punto europeu:

Fiz algumas correções e ressaltei o porque o Punto Europeu apesar de muito críticado lá fora ainda sim consegue ser melhor que o nosso...

O motor da unidade testada — Fire de 1.400 cm³ - desenvolve 77 cv de potência (11,7 kgf.m de torque),
O desempenho nesta versão, de 1.025 kg, é inferior ao do Palio que, com quatro portas, pesa 50 kg menos. A fábrica indica aceleração 0 a 100 km/h em 13,2 s e consumo médio de 16,4 km/l no ciclo padrão. Para quem deseja mais desempenho, existe a versão de 16 válvulas do mesmo motor, com 95 cv e capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11,5 s."

Ou seja, mesmo com um pouco menos de potência o Punto Europeu é mais leve, tem melhor aceleração, melhor retomada e menor consumo.

Se lá já é críticada a performance do Punto com esses motores de entrada imagine aqui no Brasil com uma performance ainda pior ... :roll:
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por mkk » Qui Jul 24, 2008 4:50 pm

Frmg escreveu:
mkk escreveu:Se algumas pessoas reclamam do motor do Punto brasileiro, imagina o do Grande Punto europeu:

Fiz algumas correções e ressaltei o porque o Punto Europeu apesar de muito críticado lá fora ainda sim consegue ser melhor que o nosso...

O motor da unidade testada — Fire de 1.400 cm³ - desenvolve 77 cv de potência (11,7 kgf.m de torque),

Ou seja, mesmo com um pouco menos de potência o Punto Europeu é mais leve, tem melhor aceleração, melhor retomada e menor consumo.

Se lá já é críticada a performance do Punto com esses motores de entrada imagine aqui no Brasil com uma performance ainda pior ... :roll:

Carro originalmente a gasolina e` mais economico por ter a taxa de compressao otimizada. Na Europa a gasolina e` "pura" e nao tem mistura c/ etanol como no Brasil. Um carro importado nao tera os mesmos resultados c/ a gasolina brasileira.
O Grande Punto (ou qqr carro) dificilmente sera criticado pela motorizacao na Europa. A mentalidade do europeu sobre carros e` "diferente" c/ a dos brasileiros. No Brasil, a escolha de um carro recai sobre a relacao preco/ potencia e na Europa seguranca/economia combustivel.
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Re: Motor do Punto 1.4 é muito fraco???

por PunTon » Seg Jul 28, 2008 11:53 am

marciohi escreveu:Galera,

Estou na dúvida se pego o Punto 1.4 ou se me aperto e pego 1.8 já.
Gostaria de saber da galera que tem o 1.4 se o motor realmente é mto fraco... vale a pena pegar o 1.8 mesmo???

Abraços!

Eu, particularmente, achei muito fraco... escolhi devido ao menor consumo de combustível.

O meu tah fazendo 10 - 10,3 km/l de álcool.
[x] LEDS de Iluminação Interna
[x] Bi-Xenon Boxster 6000k H4
[x] Xenon Boxster 6000k H3 (neblina)
[x] TSW X-Treme 17"
Não sinta inveja, batalhe!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por dioguito » Seg Jul 28, 2008 1:36 pm

Fui de 1.8 pelas questões ditas pelo Sandro... iria de 1.4 com alguns acessórios e a diferença era de 1.200 reais...

estou muito satisfeito com o desempenho e o consumo tbm não está ruim não.... meu percurso é mixto, a média do meu CB fica em torno de 35km/h, a média está se mantendo sempre em 8.6 km/l, somente álcool...
Punto HLX 1.8 Vermelho Alpine

[x] MP3 + Comando no volante
[x] Rodas 15" do Sporting
[x] G20
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

MOTOR FIRE!!!

por DiogoDZ » Ter Jul 29, 2008 10:18 am

Tchê! isso já virou conversa fiada.
Entre os motorer 1.0 ou 1 ponto nada, qual é o melhor desempenho em velocidade e economia??? FIRE!!!

Será que um Fire 1.4 vai ser ruim?

Cara, a gete mora no Brasil, corro com mais de 100 cavalos tu nunca vai conseguir usar toda potência do motor, só se tu te jogar peral abaixo, aí sim ele pega velocidade hehehe

O pessoal tem que parar de ficar desprestigiado o próprio carro.

O Punto é sonho de consumo pra muita gente, eu memso nem to acreditando que estou comprando um.

Dica: Vai fazer um teste drive num Gol (só não vai muito longe pra não dar cãinbra nos braços), depois faz num Fiesta e pisa sem dó no acelerador, quando ele estiver a 6mil giros e 100km, aí passa numa oficina de Peugeot e só olha os preços, depois tenta entrar num Prisma (cuida da coluna), se não entrar pega um Corsinha 1.4, enche o tanque e vê quantos metros ele consegue andar com aquele tanque de combustível, ou passa na frente de uma concecionária da Renaul e curto os lindíssimos Clio, Logan e Sandero, visuais lindíssimmos respectivamentes, uma tartaruga, um conteiner de detritos virado e um besourão!!! Se não chegar veja o Citroen C3 e se maravilhe com o verdadeiro New Beetle!
Faltou algum? A sim convida toda a galera pra andar contigo no seu super Kia Picanto! Depois só de saidera pega o Honda Fit, belíssimo, linha arrojadas, (cuida com as canela em baixo do porta luva q eu já aroxei a minha num) e ande naquele grande carro e vai pensando que ele custo o mesmo que um Stilo por exemplo e veja que bela troca vc fez...

Sem mais.
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Re: MOTOR FIRE!!!

por socket » Ter Jul 29, 2008 10:23 am

DiogoDZ escreveu:Tchê! isso já virou conversa fiada.
Entre os motorer 1.0 ou 1 ponto nada, qual é o melhor desempenho em velocidade e economia??? FIRE!!!

Cara, a gete mora no Brasil, corro com mais de 100 cavalos tu nunca vai conseguir usar toda potência do motor, só se tu te jogar peral abaixo, aí sim ele pega velocidade hehehe

O Punto é sonho de consumo pra muita gente, eu memso nem to acreditando que estou comprando um.

Dica: Vai fazer um teste drive num Gol (só não vai muito longe pra não dar cãinbra nos braços), depois faz num Fiesta e pisa sem dó no acelerador, quando ele estiver a 6mil giros e 100km, aí passa numa oficina de Peugeot e só olha os preços, depois tenta entrar num Prisma (cuida da coluna), se não entrar pega um Corsinha 1.4, enche o tanque e vê quantos metros ele consegue andar com aquele tanque de combustível, ou passa na frente de uma concecionária da Renaul e curto os lindíssimos Clio, Logan e Sandero, visuais lindíssimmos respectivamentes, uma tartaruga, um conteiner de detritos virado e um besourão!!! Se não chegar veja o Citroen C3 e se maravilhe com o verdadeiro New Beetle!
Faltou algum? A sim convida toda a galera pra andar contigo no seu super Kia Picanto! Depois só de saidera pega o Honda Fit, belíssimo, linha arrojadas, (cuida com as canela em baixo do porta luva q eu já aroxei a minha num) e ande naquele grande carro e vai pensando que ele custo o mesmo que um Stilo por exemplo e veja que bela troca vc fez...

Sem mais.

To rindo muito aqui com seu relato!
AUHAEHuhae
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por liborio.liborio » Ter Jul 29, 2008 6:11 pm

Sem mais.

tomara que com seus argumentos acima não apareça mais os urubulinos de plantão.

show de bola em argumentos....

liborio.
ANTES Punto ELX 1.4
ATUAL GM CRUZE LT com tudo que tenho direito e mais 144 pocotós hehehehe!!!
ATUAL: GM Onix LTZ 1.4 A despesa é minha, mas é a patroa que usa...
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por AndreBsB » Ter Jul 29, 2008 8:28 pm

liborio.liborio escreveu:

Sem mais.

tomara que com seus argumentos acima não apareça mais os urubulinos de plantão.

show de bola em argumentos....

liborio.

É vero. Só não concordei que não dá pra usar 100cv dentro de uma cidade. Pelo menos aqui em Brasília dá facilmente! Se EU tivesse 200cv, com certeza todos eles trabalhariam! Sem contar que o torque é importantíssimo, e isso você encontra em carros de cilindrada maior. :D

E EU prefiro até o Punto 1.4 mesmo do que vários outros com motor mais forte. O 1.8 fechou bonito comigo.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

AnteriorPróximo