Faça um bom test-drive antes de comprar punto 1.6 e torq
Re: Faça um bom test-drive antes de comprar punto 1.6 e torq
agnaldo123 escreveu:Scorpio escreveu:O site da FTP diz: “A nova família E.torQ, da FPT, é o resultado de mais de 500 mil horas de desenvolvimento, englobando 20 mil horas de testes de confiabilidade em dinamômetro, 9 mil horas de cálculos e 5 milhões de quilômetros rodados em provas de durabilidade, confiabilidade e aplicação. Cerca de 1.200 protótipos foram fabricados antes do início da produção.”
Por todo esse esforço aplicado na construção do motor e-torq eu esperava um motor mais fun-to-drive.
Exatamente o que eu acho !
Concordo, mas acredito que eles vão melhorar este motor ainda. Farão upgrades para aumentar o torq em baixas rotações acredito eu.
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Re: Faça um bom test-drive antes de comprar punto 1.6 e torq
A previsão é de que os novos motores E-TorQ evoluídos tragam a tecnologia multi-air, muito em breve.







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Re: Faça um bom test-drive antes de comprar punto 1.6 e torq
Vou repetir a mesma resposta padrão que dou toda vez que alguém recém registrado no fórum, mesmo que de forma educada, aparece apenas para criticar o Torque nos novos motores.
Também sou mais um que acha que a moderação deveria ficar atenta, afinal de contas o tópico tem mais de 7 páginas até aqui e se olharmos com cautela são apenas 4 ou 5 ditos proprietários de motores E-TorQ que reclamam dentro uma infinidade de proprietários satisfeitos. O meu bom senso me diz que uma pessoa com problemas de performance no motor não chegaria em um forum como este já com conhecimento de causa sobre o assunto realizando tais criticas sem antes ter procurado solucionar o problema para só então realizar um julgamento sobre Torque.
Identificar o que é torque e como funciona na prática não é para leigos e principalmente quando existe a suspeita de problemas na ECU do veiculo.
Amigos sinceramente,
Eu andei nos 3 modelos de Punto mais questionados ELX 1.4, Sporting 1.8 GM e agora o Essence 1.6 16V.
Inclusive já postei meu relato em outro tópico que pelo visto passou batido.
Que me perdoe o autor do tópico, mas sinceramente não fiquei surpreso com um comentário de decepção vindo de um proprietário acostumado com motores de maior litragem.
Que eu não seja interpretado mal, mas trabalho com sistemas de telemetria automotiva prestando serviços terceirizados inclusive para testes na imprensa e estou acostumado a testar carros de diferentes tipos e modelos (É meu ofício) e me perdoe a aparente arrogância, garanto que é só aparente, mas nos seus comentários que alegam decepção ficou uma nítida sensação de desprezo ao novo motor sem considerar que muitas vezes o problema esta na nossa própria percepção, afinal de contas realizar uma auto critica é sempre mais dificil do que colocar a culpa em algo.
Com conhecimento de causa posso afirmar que a realidade é completamente diferente da sua percepção.
Creio que após as analises divergentes concordamos apenas que o torque de um motor 1600cc contra o torque de um motor 1800cc jamais será o mesmo. E quando temos em questão um motor 1600cc com 16 válvulas e o motor 1800cc com 8 válvulas ou 16 válvulas com comando variável o torque em baixo giro fica totalmente favorável ao motor de maior cilindrada.
E então entra a questão que todos querem a resposta...
O torque do E-torq 1.6 16V é decepcionante? Falta força em baixo giro?
E a resposta só poderia ser uma... NÂO!!!
E explico...
O novo E-Torq 1.6 16V tem torque máximo de 16,8 kgmf a 4500 rpm, porém entrega 80% desse torque máximo a apenas 1.500 rpm e entrega 93% desse torque a 2.500 rpm.
Então fazendo as contas temos os seguintes valores de torque para o 1.6 16V:
A 1500 rpm = 13,44 mkgf de torque
A 2500 rpm = 15,62 mkgf de torque
A 4500 rpm = 16,80 mkgf de torque
Ou seja, analisando a tabela se alguém tiver a coragem de afirmar que falta força em baixo giro para esse novo motor, essa pessoa que me desculpe, mas na minha humilde opinião precisa ser internada.
Só para efeito de comparação o motor 1600cc EA-111 VHT da Volkswagen com 8 válvulas possui torque MÁXIMO de 15,6 mkgf aos mesmos 2500 rpm.
Curiosamente este motor 1.6 8v da volkswagen é tido por muitos como referência de bom desempenho no Polo, sendo considerado um motor que oferece respostas rápidas e agilidade em uso urbano.
Então eu pergunto...
Se o E-Torq 1.6 16V a 2500 rpm entrega praticamente o mesmo torque do motor 1.6 8V VHT como um motor pode ser considerado fraco em baixa para o caso da Fiat e como o outro pode ser considerado bom para o caso da Volks se o desempenho em baixo giro é praticamente o mesmo?
A resposta é simples...
As pessoas que estão testando a performance do E-Torq 1.6 16V até agora são em sua maioria proprietários do antigo motor 1.8 de origem GM que estão analisando a viabilidade para uma possível troca ou jornalistas que tinham como referência o Punto equipado com motor 1.8.
É natural porque a semelhança de performance entre ambos torna inevitável outra comparação deixando completamente de lado o motor Fire 1.4
O Fire 1.4 é esquecido porque a diferença do E-Torq 1.6 16V para o Fire 1.4 é tão grande que a apenas 1500 rpm o novo E-Torq já é superior ao valor máximo de torque do Fire 1.4 (12.5 mkgf a 3500 rpm) ou seja, é gritante a diferença de força e desempenho nos números e até mesmo para o menos sensível dos motoristas.
O motor 1800cc 8 válvulas FPT de origem GM entrega extraordinários 18.5 mkgf de torque a 2800 rpm e em rotações inferiores entrega valores muito próximos do torque máximo do E-Torq 1.6 16V, não tem como comparar porque todos estavam acostumados com um torque em abundância que agora com um motor de menor cilindrada passou a ser simplesmente adequado, por isso a aparente estranheza de regressão, mas se formos analisar com racionalidade as conquistas de torque em baixo giro para esse novo motor 1.6 16V são muito boas dada a cilindrada e o fato de ser um motor 16 válvulas sem comando variável.
Por outro lado a menor cilindrada do E-Torq quando utilizado em baixo giro entrega não apenas em números, mas também na prática um consumo evidentemente menor. Quando a necessidade é desempenho em alto giro o motor E-Torq mesmo com menor cilindrada dispõe de 16 válvulas o que o torna mais eficiente. Sendo assim fica comprovado que o 1.6 16V é melhor que o 1.8 GM tanto para uso urbano onde a prioridade é consumo, quanto para uso rodoviário onde boa performance em alta rotação é desejável.
A única desvantagem do E-Torq 1.6 16V é o torque menor em baixo giro, o resto é só vantagem frente ao 1.8GM e afirmar que o motor 1.6 16V é sonolento em baixo giro é no mínimo estar faltando com o bom senso, pois o que ele entrega é exatamente o mesmo que outros carros elogiados entregam.
Mais uma vez que o autor me perdoe, mas ainda bem que o tópico reflete sua opinião pessoal baseada na sua percepção de motorista comum que não deve ser tomada por todos como a verdade absoluta.
Recomendo aos demais realizarem seus próprios testes, garanto que aqueles com sensibilidade mais apurada não vão se queixar nem um pouco de ter que mudar um pouco a forma de acelerar o carro para usufruir dos benefícios dos novos motores.
Abraços e me desculpem se fui duro demais, mas não deu para deixar passar em branco.
Também sou mais um que acha que a moderação deveria ficar atenta, afinal de contas o tópico tem mais de 7 páginas até aqui e se olharmos com cautela são apenas 4 ou 5 ditos proprietários de motores E-TorQ que reclamam dentro uma infinidade de proprietários satisfeitos. O meu bom senso me diz que uma pessoa com problemas de performance no motor não chegaria em um forum como este já com conhecimento de causa sobre o assunto realizando tais criticas sem antes ter procurado solucionar o problema para só então realizar um julgamento sobre Torque.
Identificar o que é torque e como funciona na prática não é para leigos e principalmente quando existe a suspeita de problemas na ECU do veiculo.
Amigos sinceramente,
Eu andei nos 3 modelos de Punto mais questionados ELX 1.4, Sporting 1.8 GM e agora o Essence 1.6 16V.
Inclusive já postei meu relato em outro tópico que pelo visto passou batido.
Que me perdoe o autor do tópico, mas sinceramente não fiquei surpreso com um comentário de decepção vindo de um proprietário acostumado com motores de maior litragem.
Que eu não seja interpretado mal, mas trabalho com sistemas de telemetria automotiva prestando serviços terceirizados inclusive para testes na imprensa e estou acostumado a testar carros de diferentes tipos e modelos (É meu ofício) e me perdoe a aparente arrogância, garanto que é só aparente, mas nos seus comentários que alegam decepção ficou uma nítida sensação de desprezo ao novo motor sem considerar que muitas vezes o problema esta na nossa própria percepção, afinal de contas realizar uma auto critica é sempre mais dificil do que colocar a culpa em algo.
Com conhecimento de causa posso afirmar que a realidade é completamente diferente da sua percepção.
Creio que após as analises divergentes concordamos apenas que o torque de um motor 1600cc contra o torque de um motor 1800cc jamais será o mesmo. E quando temos em questão um motor 1600cc com 16 válvulas e o motor 1800cc com 8 válvulas ou 16 válvulas com comando variável o torque em baixo giro fica totalmente favorável ao motor de maior cilindrada.
E então entra a questão que todos querem a resposta...
O torque do E-torq 1.6 16V é decepcionante? Falta força em baixo giro?
E a resposta só poderia ser uma... NÂO!!!
E explico...
O novo E-Torq 1.6 16V tem torque máximo de 16,8 kgmf a 4500 rpm, porém entrega 80% desse torque máximo a apenas 1.500 rpm e entrega 93% desse torque a 2.500 rpm.
Então fazendo as contas temos os seguintes valores de torque para o 1.6 16V:
A 1500 rpm = 13,44 mkgf de torque
A 2500 rpm = 15,62 mkgf de torque
A 4500 rpm = 16,80 mkgf de torque
Ou seja, analisando a tabela se alguém tiver a coragem de afirmar que falta força em baixo giro para esse novo motor, essa pessoa que me desculpe, mas na minha humilde opinião precisa ser internada.
Só para efeito de comparação o motor 1600cc EA-111 VHT da Volkswagen com 8 válvulas possui torque MÁXIMO de 15,6 mkgf aos mesmos 2500 rpm.
Curiosamente este motor 1.6 8v da volkswagen é tido por muitos como referência de bom desempenho no Polo, sendo considerado um motor que oferece respostas rápidas e agilidade em uso urbano.
Então eu pergunto...
Se o E-Torq 1.6 16V a 2500 rpm entrega praticamente o mesmo torque do motor 1.6 8V VHT como um motor pode ser considerado fraco em baixa para o caso da Fiat e como o outro pode ser considerado bom para o caso da Volks se o desempenho em baixo giro é praticamente o mesmo?
A resposta é simples...
As pessoas que estão testando a performance do E-Torq 1.6 16V até agora são em sua maioria proprietários do antigo motor 1.8 de origem GM que estão analisando a viabilidade para uma possível troca ou jornalistas que tinham como referência o Punto equipado com motor 1.8.
É natural porque a semelhança de performance entre ambos torna inevitável outra comparação deixando completamente de lado o motor Fire 1.4
O Fire 1.4 é esquecido porque a diferença do E-Torq 1.6 16V para o Fire 1.4 é tão grande que a apenas 1500 rpm o novo E-Torq já é superior ao valor máximo de torque do Fire 1.4 (12.5 mkgf a 3500 rpm) ou seja, é gritante a diferença de força e desempenho nos números e até mesmo para o menos sensível dos motoristas.
O motor 1800cc 8 válvulas FPT de origem GM entrega extraordinários 18.5 mkgf de torque a 2800 rpm e em rotações inferiores entrega valores muito próximos do torque máximo do E-Torq 1.6 16V, não tem como comparar porque todos estavam acostumados com um torque em abundância que agora com um motor de menor cilindrada passou a ser simplesmente adequado, por isso a aparente estranheza de regressão, mas se formos analisar com racionalidade as conquistas de torque em baixo giro para esse novo motor 1.6 16V são muito boas dada a cilindrada e o fato de ser um motor 16 válvulas sem comando variável.
Por outro lado a menor cilindrada do E-Torq quando utilizado em baixo giro entrega não apenas em números, mas também na prática um consumo evidentemente menor. Quando a necessidade é desempenho em alto giro o motor E-Torq mesmo com menor cilindrada dispõe de 16 válvulas o que o torna mais eficiente. Sendo assim fica comprovado que o 1.6 16V é melhor que o 1.8 GM tanto para uso urbano onde a prioridade é consumo, quanto para uso rodoviário onde boa performance em alta rotação é desejável.
A única desvantagem do E-Torq 1.6 16V é o torque menor em baixo giro, o resto é só vantagem frente ao 1.8GM e afirmar que o motor 1.6 16V é sonolento em baixo giro é no mínimo estar faltando com o bom senso, pois o que ele entrega é exatamente o mesmo que outros carros elogiados entregam.
Mais uma vez que o autor me perdoe, mas ainda bem que o tópico reflete sua opinião pessoal baseada na sua percepção de motorista comum que não deve ser tomada por todos como a verdade absoluta.
Recomendo aos demais realizarem seus próprios testes, garanto que aqueles com sensibilidade mais apurada não vão se queixar nem um pouco de ter que mudar um pouco a forma de acelerar o carro para usufruir dos benefícios dos novos motores.
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Re: Faça um bom test-drive antes de comprar punto 1.6 e torq
excelente post, repleto de explicações técnicas sobre a parte mecânica e, também, do ponto de vista da subjetividade ou seja, o "feeling" pessoal de cada motorista. FRMG, o etorq do meu é 1.8 e estou satisfeitíssimo com o desempenho do mesmo, mesmo nas saídas de semáforos, no tráfego e não senti nenhuma frouxidão ou falta de fôlego em trânsito urbano. Só gostaria se possível, que voce comentasse algo sobre o consumo desses motores, no tópico apropriado, principalmente com algumas dicas úteis de utilização otimizada dos motores 16 V, para ajudar que saiu de 8V a se habituar.







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Re: Faça um bom test-drive antes de comprar punto 1.6 e torq




Muito bom o post. Eu peguei a curva de potência e torque do e-torq e é realmente isso que acontece com ele. A curva de torque é bastante plana, com pequena inclinação até o máximo, o que quer dizer que o torque aumenta pouco, pois já começa a um nível bom.
Olhando ela até justifica porque a fiat não pos comando de válvula variável. O ganho que ela teria em torque em baixa não compensaria a complexidade do mecanismo de duplo comando, e o torque em baixa já é boa parte do torque do motor. Não valeria a pena.
Estou pra testar um Punto e-torq pra trocar o Red 5. Mas só vou fazer isso quando realmente puder trocar. Vai que é muito bom e eu meto a cara numa doideira...

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Re: Faça um bom test-drive antes de comprar punto 1.6 e torq
Fonte: Best Cars Web Site ( http://www2.uol.com.br/bestcars/testes3 ... torq-2.htm )
"Como andam. Não existe milagre em mecânica. Ao se aumentar a potência específica, ganha-se desempenho em alta rotação, mas ele piora em baixa - a não ser que se recorram a tecnologias de variação. A ideia da fiat era fazer motores com bom torque em menores rotações, mas na prática não foi bem assim. No autódromo de São José de Pinhais, na região de Curitiba, foi possível perceber no motor 1.6 que os prometidos 93% de torque a 2.500 rpm podem ser efetivos no dinamômetro, mas na prática não se manisfesta com clareza. Abaixo de 3000 rpm o motor ainda se mostra sonolento."
A Avaliação da BCWS não é a de um motorista comum e nem parece ser a de uma pessoa sem bom senso, já que é um profissional respeitado e que trabalha em um dos maiores portais da Internet brasileira.
O Polo tem 100 kg a menos que o Punto e a juda de um câmbio sensacional. O Novo Gol, que usa este motor, tem 200 kg a menos.
Deixa cada um ter sua opinião mesmo que seja a da minoria oras. É livre a liberdade de pensamento e de expressão(desde que não ofenda ninguém) dentro deste fórum. O que seria deste fórum se todos pensassem igual. Só porque o cidadão se cadastrou recentemente ele não pode falar o que pensa e a suas impressões sobre o carro que comprou?
Concordo Plenamente.
"Como andam. Não existe milagre em mecânica. Ao se aumentar a potência específica, ganha-se desempenho em alta rotação, mas ele piora em baixa - a não ser que se recorram a tecnologias de variação. A ideia da fiat era fazer motores com bom torque em menores rotações, mas na prática não foi bem assim. No autódromo de São José de Pinhais, na região de Curitiba, foi possível perceber no motor 1.6 que os prometidos 93% de torque a 2.500 rpm podem ser efetivos no dinamômetro, mas na prática não se manisfesta com clareza. Abaixo de 3000 rpm o motor ainda se mostra sonolento."
Frmg escreveu:... afirmar que o motor 1.6 16V é sonolento em baixo giro é no mínimo estar faltando com o bom senso.
Frmg escreveu:Mais uma vez que o autor me perdoe, mas ainda bem que o tópico reflete sua opinião pessoal baseada na sua percepção de motorista comum que não deve ser tomada por todos como a verdade absoluta.
A Avaliação da BCWS não é a de um motorista comum e nem parece ser a de uma pessoa sem bom senso, já que é um profissional respeitado e que trabalha em um dos maiores portais da Internet brasileira.
Frmg escreveu:Só para efeito de comparação o motor 1600cc EA-111 VHT da Volkswagen com 8 válvulas possui torque MÁXIMO de 15,6 mkgf aos mesmos 2500 rpm.
Curiosamente este motor 1.6 8v da volkswagen é tido por muitos como referência de bom desempenho no Polo, sendo considerado um motor que oferece respostas rápidas e agilidade em uso urbano."
O Polo tem 100 kg a menos que o Punto e a juda de um câmbio sensacional. O Novo Gol, que usa este motor, tem 200 kg a menos.
Frmg escreveu:Também sou mais um que acha que a moderação deveria ficar atenta, afinal de contas o tópico tem mais de 7 páginas até aqui e se olharmos com cautela são apenas 4 ou 5 ditos proprietários de motores E-TorQ que reclamam dentro uma infinidade de proprietários satisfeitos.
Deixa cada um ter sua opinião mesmo que seja a da minoria oras. É livre a liberdade de pensamento e de expressão(desde que não ofenda ninguém) dentro deste fórum. O que seria deste fórum se todos pensassem igual. Só porque o cidadão se cadastrou recentemente ele não pode falar o que pensa e a suas impressões sobre o carro que comprou?
Frmg escreveu:Recomendo aos demais realizarem seus próprios testes...
Concordo Plenamente.
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Re: Faça um bom test-drive antes de comprar punto 1.6 e torq
Como foi comentado anteriormente, o motor E-torQ ainda tem muito a evoluir, até por ser um projeto novo. Na minha opinião, é um motor bom que vai se tornar excelente com o passar dos anos, quando amadurecer, ganhar maior taxa de compressão e quem sabe, o Multiair. Em relação ao E-torQ no Punto, acho que outros fatores são mais decisivos para não ser "fun-to-drive" para alguns. Entre eles, aponto principalmente o peso do carro e o câmbio (longe de ser uma referência no segmento). Reafirmo, pra mim é um grande prazer dirigir o meu Punto Essence 1.6. E olha que durante dois anos (2008-2010) eu dirigi uma 328 mecânica ano 96, com seus 193cv e tração traseira (ô saudade!). Antes que alguém me indique o endereço do Hospício, não estou comparando os carros. É só pra falar que eu sei bem o que é um carro gostoso de dirigir. E não excluo o meu Punto como tal.
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Re: Faça um bom test-drive antes de comprar punto 1.6 e torq
Nossa...quanta bobagem do amigo que postou o tópico...eu estou mega satisfeito...

Não basta ser carro, tem que ser Punto!
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Re: Faça um bom test-drive antes de comprar punto 1.6 e torq
Olha...emoçoes de lado, tenho sim que concordar com a galera...
Ele é meio xoxim mesmo para quem quer AGILIDADE...
Eu ando pra *%$#! o dia inteiro, e até muito pouco tempo andava num celtinha....que andava muito bem, inclusive...
Mas o puntinho é muitíssimo superior em todos os aspectos, e o fato de ele ser meio xoxo na saída, até que não me alarma muito nao...
Até pq, se eu precisar, reduzo e piso....aí pronto....pode por 1.8 antigo, gol 1.6, qualquer 1.4...que até o momento, o puntinho representou bem a raça....
Mas eu respondo uma pergunta que quase todos fariam:
Se eu pudesse ter pego o 1.8 ao invés do 1.6 (e já soubesse dessa característica do 1.6), pegaria o 1.8 e ponto final.
Agnaldo, tenho uma sugestão para vc, meu amigo....com todo o respeito...hehehe
Vai botar mais quanto, para sentar o bóga (no bom sentido...hahah) no I 30? uns 10~15 contos a mais?
Larga 5 e bota uma caracoleta, pro bichão ficar chique!
Aí sim, pode vir quase tudo que é carroça, que não vai dar não!
Um abraço!
Ele é meio xoxim mesmo para quem quer AGILIDADE...
Eu ando pra *%$#! o dia inteiro, e até muito pouco tempo andava num celtinha....que andava muito bem, inclusive...
Mas o puntinho é muitíssimo superior em todos os aspectos, e o fato de ele ser meio xoxo na saída, até que não me alarma muito nao...
Até pq, se eu precisar, reduzo e piso....aí pronto....pode por 1.8 antigo, gol 1.6, qualquer 1.4...que até o momento, o puntinho representou bem a raça....

Mas eu respondo uma pergunta que quase todos fariam:
Se eu pudesse ter pego o 1.8 ao invés do 1.6 (e já soubesse dessa característica do 1.6), pegaria o 1.8 e ponto final.
Agnaldo, tenho uma sugestão para vc, meu amigo....com todo o respeito...hehehe
Vai botar mais quanto, para sentar o bóga (no bom sentido...hahah) no I 30? uns 10~15 contos a mais?
Larga 5 e bota uma caracoleta, pro bichão ficar chique!
Aí sim, pode vir quase tudo que é carroça, que não vai dar não!

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Re: Faça um bom test-drive antes de comprar punto 1.6 e torq
ADRIANOVG escreveu:Olha...emoçoes de lado, tenho sim que concordar com a galera...
Ele é meio xoxim mesmo para quem quer AGILIDADE...
Eu ando pra *%$#! o dia inteiro, e até muito pouco tempo andava num celtinha....que andava muito bem, inclusive...
Mas o puntinho é muitíssimo superior em todos os aspectos, e o fato de ele ser meio xoxo na saída, até que não me alarma muito nao...
Até pq, se eu precisar, reduzo e piso....aí pronto....pode por 1.8 antigo, gol 1.6, qualquer 1.4...que até o momento, o puntinho representou bem a raça....![]()
Mas eu respondo uma pergunta que quase todos fariam:
Se eu pudesse ter pego o 1.8 ao invés do 1.6 (e já soubesse dessa característica do 1.6), pegaria o 1.8 e ponto final.
Agnaldo, tenho uma sugestão para vc, meu amigo....com todo o respeito...hehehe
Vai botar mais quanto, para sentar o bóga (no bom sentido...hahah) no I 30? uns 10~15 contos a mais?
Larga 5 e bota uma caracoleta, pro bichão ficar chique!
Aí sim, pode vir quase tudo que é carroça, que não vai dar não!
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Amigo, desculpe minha ignorancia, mas o que é caracoleta? Seria um turbo?
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