Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v

por LucasMoura » Ter Jan 25, 2011 11:08 pm

Paulo Tadeu Poli escreveu:Caro Lucas.
Resumo da ópera: nessa história de giro pra lá, giro pra cá, esqueceram-se - os debatedores - de discutirem o fundamental. Considerando que ambos os modelos dos Punto, GM e E-Torq, têm o mesmo peso e Cx - coeficiente aerodinâmico - parece-me básico que o modelo equipado com o motor que desenvolve 15 cavalos a mais, terá fatalmente melhor desempenho.

meu nobre, queira notar que em situacoes especificas o Gm tem melhor desempenho. Sobre essas situacoes especificas e sobre outras questoes eu estou discorrendo por aqui. Pode dar um bizu mais detalhado ai que vc vai perceber que eu nao estou tentando dizer que o GM vai de 0-100 mais rapido que o etorq.
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por bjmoretti » Ter Jan 25, 2011 11:32 pm

Aqui em casa tivemos 4 carros com o antigo motor GM 1.8 8v, sendo um deles um Palio 1.8R, que é um ótimo carro e pode ser relativamente econômico se bem conduzido. Hoje tenho uma Strada Adventure com esse motor.
Tenho uma opinião um tanto diferente quanto a esse assunto. Na Strada Adventure eu prefiro o motor GM que tem uma resposta mais instantanea a baixíssimas rotações (1000 RPM), que é ótimo para quem leva um pouco de carga e anda em estradas não pavimentadas como eu.
Agora no meu Punto o e-torq se mostra muito mais confortável, silencioso e potente, principalmente em rodovias. No começo apanhei um pouco, por ser um motor 16v, mas depois que acostumei adorei o motor, ele tem uma pegada mais esportiva que o GM e depois dos 4000 RPM faz o GM comer poeira. Esse carro uso só de finais de semana.
É importante frisar que o modo de condução do dois motores é totalmente diferente. Ao sair em subidas com o 16 v, é necessário dar uma leve acelerada antes, diferentemente do que acontece no 8v. E também não adianta querer fazer o carro 16 v andar a 10km/h em segunda marcha.
Esse dias atrás, um cara com uma Strada Treking 1.8 8v ficou invocado porque eu passei ele na alça de acesso da D. Pedro, aqui em Campinas (trevo da Triunfo). Ele começou a ir atras de mim, mas numa esticada do Punto, deixei o camarada bem para trás.
Em comparação ao 1.8 R, na aceleração é provável que perca, mas na final o Punto passa.
O Punto é muito superior ao Palio em conforto, acabamento, itens e etc. Eu estou gostando muito do carro.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Ziguratt » Qua Jan 26, 2011 12:33 am

Hehe

A galera se puxa nas discussões. Não posso dizer que acompanhei a metade. É muita informação!

Lucas, só por curiosidade: o DL tem a opção de troca manual né? Mesmo na troca manual vc fica decepcionado com o motor?

Abraços aos foristas!
Imagem
Meus Fiat´s:
(2005-2007) Siena HLX 1.8, Vermelho Alpine [05/05] ///// (2007-2010) Punto HLX 1.8, Prata Bari [07/08] ///// (2010 - ) Punto Essence 1.6, Cinza Cromo, Creative II [10/11]
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por LucasMoura » Qua Jan 26, 2011 10:04 am

Ziguratt escreveu:Hehe

A galera se puxa nas discussões. Não posso dizer que acompanhei a metade. É muita informação!

Lucas, só por curiosidade: o DL tem a opção de troca manual né? Mesmo na troca manual vc fica decepcionado com o motor?

Abraços aos foristas!

O meu é manual, eu nao vou me alongar nisto mas a questao de DL ou manual nao interfere aqui ou nas minhas colocaçoes OK? O fato de trocas de marchas nao me incomodam, me incomodam as consequencias dessas trocas que se fazem mais necessarias em relaçao ao antigo motor. (resumidamente falando)

flw
Lucas
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ziguratt » Qua Jan 26, 2011 4:09 pm

Ah, claro. Sem problema Lucas. Eu achava que o teu era DL. Me enganei.

Abraço
Imagem
Meus Fiat´s:
(2005-2007) Siena HLX 1.8, Vermelho Alpine [05/05] ///// (2007-2010) Punto HLX 1.8, Prata Bari [07/08] ///// (2010 - ) Punto Essence 1.6, Cinza Cromo, Creative II [10/11]
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por fabioR » Qua Jan 26, 2011 4:55 pm

Agradeço a todos pelos esclarecimentos! E vou comentar alguns trechos do tópico.

LucasMoura escreveu:
Sobre o Palio, vc nao terá o mesmo desempenho nem com o Punto 8v nem com o punto 16v. O Palio 1.8 é o capeta enfurecido, o carro é muito mais leve e por isso é capaz de até subir morros em 90° de 5 marcha a 30 km/h (exagero para o tanto que o bicho é nervoso). O carro é o Demo encarnado!

Sobre o punto, como vc mesmo percebeu o NIVEL é outro, acabamento, barulho interno, design e principalmente estabilidade. Nas curvas o punto é muito melhor que o palio, muito mesmo..... O conforto na direçao (bancos) é uma coisa inexplicavel tambem!

De fato, quem tem ou já dirigiu o Palio 1.8 sabe que o bicho é nervoso mesmo. A partir dos 2 mil rpm o bicho já esbanja força, é tanto que os pneus originais Pirelli P6 186/60 R14 eram bem insuficientes para tracionar o carro, em uma arrancada mais forte, desgarravam até trocando de 3ª pra 4ª marcha. Melhorou quando adotei pneus Michelin.

Eu acho engraçado carros maiores, mais potentes, e de categorias superiores subestimarem o Palio e ficarem pra trás depois, principalmente em arrancadas, onde a "estilingada" do 1.8R surpreende. Nas estradas ultrapassar com ele é ótimo. Já ví que vai ser difícil eu pegar algum carro que acelere e retome melhor que meu Palio.

Quanto GM 1.8 é meio aspero e barulhento em rotações superiores a 3500 rpm. Sua mecânica GM 1.8 é confiável e barata de se manter, a única decepção que tive foi com o infernal problema do potênciometro do corpo de borboleta, por 2 vezes.. Espero não ter a terceira. No mais só o um radiador furado e um vazamento no sistema de arrefecimento e só, o motor está em estado de zero aos 95 mil rodados.

Realmente o Punto possui um padrão de conforto, direção e estabilidade bem superior ao Palio, já fiz várias viagens com o Punto da minha namorada e percebo que ele trata muito melhor seu motorista e passageiros.

nilton cartaxo escreveu:tb vim de palio 1.8R pro punto só q Tjet mas antes fiz test drive no 1.8 etorq e gostei mt do motor do carro, principalmente pq eu pego mt mais estrada do q ando na cidade, só nao comprei um 1.8 Etorq pq nao tinha em estoque o carro q eu queria e o Tjet tinha...

Esse sim deixa o 1.8R no chinelo em desempenho? Dirigi um Linea T-Jet, não sei se o Punto é muito diferente, achei que o Linea anda bem, mas eu esperava mais. Talvez o Punto tenha um tempero mais esportivo e seu peso menor ajude. Creio que alguns Fiats antigos nos deixem saudades no que se diz desempenho, tais como: Uno Turbo, Tempra Turbo, Marea 2.4 e Marea Turbo (os 3 primeiros eu já dirigi, e fico imaginando como anda um MT).

bjmoretti escreveu:Aqui em casa tivemos 4 carros com o antigo motor GM 1.8 8v, sendo um deles um Palio 1.8R, que é um ótimo carro e pode ser relativamente econômico se bem conduzido.

Fato! Já consegui médias urbanas superiores a 13 km/l em Brasília, atualmente tenho conseguido entre 11,5 e 12, com ar ligado praticamente o tempo inteiro. Em uma viagem de Brasília pra Goiânia, consegui 13,8 km/l de gasolina andando entre 110 e 130 km/h constantes, carregado e ar ligado..

Mas enfim, gosto do Punto, pois dirijo sempre o da namorada há mais de 3 ano, inclusive já fiz várias viagens nele, o que estraga o dela é o motor 1.4. Continuo considerando o Punto Sporting como possível próximo carro, acho muito bonito, bem equipado, só não gosto muito do tecido dos bancos, que ao meu ver é inferior ao utilizado no Palio 1.8R e no Stilo Sporting, mas isso dá pra resolver optando pelo couro.

Bem, é isso aí.

Abraço!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por LucasMoura » Qua Jan 26, 2011 5:48 pm

O mais legal é que o meu palio 1.8 nao era o "R" e....

Quando eu parava nos sinais ou em outras situaçoes em rodovias, os motoristas achavam que meu palio era 1.0 ou 1.4 (ja que nao tinha aqueles adesivos de 1.8R). E quando dava verde ou em momentos de ultrapassagem nos arrancavamos forte e eles ficavam pra tras com aquela cara de - ô louco :shock: - será que levei pau de um paliozim?????? hahahahahaha

Lembro de duas situaçoes: uma no sinal ao lado de um golf (esse modelo novo, mas nao sei se era 2.0 ou 1.6). Na arrancada quando passei 2 marcha e dei um salto na frente dele, deu pra ver ele olhando de lado na janela assustado ahahahahahahahah foi legal demais.

A outra foi na rodovia voltando de Brasilia, eu colei num Corolla (me desculpem mais uma vez, nao sei se era 1.8 ou o que era), nas ultrapassagens eu estava atras dele e quando ele cortava pra ultrapassar eu ia logo atras. Ele estava dando tudo que o carro dele oferecia e eu meio que cortando um pouco mais pro lado pra ele ver que o meu palio acelerava mais que o corolla... Lembro diretinho da cara dele no retrovisor olhando de lado toda hora, quase com a mesma cara do motorista do golf :shock:

ê palio que deixou saudade.... hehehehe

Lucas
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por VLA » Qua Jan 26, 2011 7:18 pm

fabioR escreveu:Esse sim deixa o 1.8R no chinelo em desempenho? Dirigi um Linea T-Jet, não sei se o Punto é muito diferente, achei que o Linea anda bem, mas eu esperava mais.

o palio 1.8 é um carro de 0-100 na casa dos 10s (mais de 10 e menos de 11), leve e com muito torque... poucos carros nacionais repetem isso, entao digamos que voce ficou mau acostumado.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por AndreBsB » Qua Jan 26, 2011 9:47 pm

Meu irmão já teve um Siena HLX e andava muito. Batia 220 rápido no painel. De final, talvez era até melhor que o Palio por ser sedan. Eu já consegui andar bem parelho com um Siena HLX, mas tinha uma pessoa a mais no carro do cara. Talvez seria o mesmo de um Palio com duas pessoas a mais.

Já consegui média de 12,8km/l aqui em Brasília e atualmente está na casa dos 11,5-12km/l, sem ar-condicionado e dando umas esgoeladas nervosas de vez em quando.

É um motor honesto e confiável, de manuntenção barata e não faz passar vergonha com ele não. Nunca dirigi o ETORQ, mas sei tocar carros 8V e 16V. Cada um tem suas virtudes. Pra quem não gosta de "esgoelar", pode esquecer 16V. Eu piso sem dó.

A diferença de torque é perceptível em motores de mesma cilindrada com 8V e 16V. Já tivemos um Palio Fire 8V e um Siena 16V, ambos G2 1.0. Em baixa, parecia que o 16V estava estragado, comparando com o 8V. Porém, pra esgoelar, na 3ª marcha ele já tava tranquilo na frente.

O torque em baixa do 8V é realmente incomparável e as vezes a teoria deixa muito a desejar em relação a prática. ACHO que o 1.8 da FIAT deveria ser duplo comando de válvulas. Modernidade é isso, mas com certeza deve ser um bom motor.

Não existe motor melhor e pior. O 1.0 é melhor que ambos no quesito economia. O GM é melhor no quesito torque em baixa e o ETORQ melhor na questão de potência em giro alto. Se colocar um GM e um ETORQ na mão da minha namorada, por exemplo, ela vai achar que o GM é muito mais esperto.

Pelo 1.8 16V eu trocaria sorrindo, mas o 1.6 16V, apesar de não ter dirigido, não trocaria. Troco o torque em baixa por mais potência. Perder o toque em baixa pra ter praticamente a mesma potência seria burrice, na minha opinião.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por bjmoretti » Qua Jan 26, 2011 11:31 pm

Concordo com vc AndreBsB.

Eu curto os dois aqui em casa. Na Strada Adventure o 8v (trabalho), e no Punto o 16v (passeio). Não tenho o que reclamar dos dois, pois cada um tem suas virtudes. Mas com certeza as mulheres vão achar o 8v melhor, experiência própria. Hahahahaha
Só por curiosidade: O meu Punto 16v está fazendo 10,5 km/l na estrada, andando no ritmo das estradas (110 a 120 km/h), que parece pouquíssimo para ele. Hehehehe. A Strada faz uns 10 km/L. Isso no álcool.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo