Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v

por VLA » Ter Jan 25, 2011 3:36 pm

Só na sua cabeça que o Etorq precisa de 3ª pra fazer o que o gm faz em 5ª. Se eu não tivesse testado o Punto 1.8 GM antes de escolher qual versão comprar eu até poderia acreditar.

E só na sua cabeça que não se usa a 5ª marcha no Etorq :roll:
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por LucasMoura » Ter Jan 25, 2011 3:38 pm

deixando claro, mais uma vez vcs estao encrencando comigo.

é só deixar minha opiniao la quieta... deem as suas na sequencia e pronto.

Ou entao caimos pra briga aqui! vem um de cada vez que eu guento! rssss

tudo na boa, mas com uma pitada de stress
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por LucasMoura » Ter Jan 25, 2011 3:42 pm

VLA escreveu:Só na sua cabeça que o Etorq precisa de 3ª pra fazer o que o gm faz em 5ª. Se eu não tivesse testado o Punto 1.8 GM antes de escolher qual versão comprar eu até poderia acreditar.

E só na sua cabeça que não se usa a 5ª marcha no Etorq :roll:

na minha cabeça nao, na estrada mesmo.... vcs tambem querem dar força que o etorq nao tem se nao aumentar o giro. assim nao pode assim nao dá.

Cara, eu tenho um trajeto que faço todo dia ha 3 anos. Eu sei dizer exatamente o que eu precisava fazer com o Gm e o que to precisando fazer com o etorq atualmente pra dar o mesmo resultado do GM. Pego 6 km de subida no anel rodoviario todo dia, se nao meter 3 ou 4 o etorq nao aguenta...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por VLA » Ter Jan 25, 2011 3:43 pm

tenho também os dados de aceleração e retomada do 1.8 gm e do 1.8 etorq em 2 revistas lá em casa... quer que eu poste também ou posso abrir mão desse tempo pra fazer outra coisa? nas revistas os testes de retomada sao feitos na mesma marcha, nao tem essa do etorq usar 4ª onde o gm usa 5ª... o gm ganha na retomada, mas nada tao significante que justifique essa sua dramaticidade.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Frmg » Ter Jan 25, 2011 3:58 pm

Antes de começar o pau :twisted:
Recomendo que o Fábio leia esse tópico aqui no link abaixo que tem todas as dúvidas dele esclarecidas:
viewtopic.php?f=10&t=14234&start=0&st=0&sk=t&sd=a

LucasMoura escreveu:Sobre o Palio, vc nao terá o mesmo desempenho nem com o Punto 8v nem com o punto 16v.

Fato !!!

LucasMoura escreveu:O Palio 1.8 é o capeta enfurecido, o carro é muito mais leve e por isso é capaz de até subir morros em 90° de 5 marcha a 30 km/h (exagero para o tanto que o bicho é nervoso). O carro é o Demo encarnado!

Caramba o Palio é um trator hein :shock: :twisted:
Esses seus exageros as vezes são engraçados :twisted:

LucasMoura escreveu:Sobre o punto, como vc mesmo percebeu o NIVEL é outro, acabamento, barulho interno, design e principalmente estabilidade. Nas curvas o punto é muito melhor que o palio, muito mesmo..... O conforto na direçao (bancos) é uma coisa inexplicavel tambem!

Fato também... de Palio o Punto não tem nada.

LucasMoura escreveu:Falando especificamente sobre o motor antigo e o etorq ==>minha opiniao pessoal é que o motor antigo é muito melhor que o novo, pois tem muito mais torque em baixas rotações, o que evita voce ficar esgoelando o carro o tempo todo, coisa que se faz necessária com o Etorq (vc sempre estará dirigindo com giro alto (consumo maior e mais barulho) para conseguir desempenho igual ou superior ao 1.8 antigo). Se compararmos os dois motores na mesma faixa de giro, o 1.8 antigo é muito mais barulhento e consome mais. No entanto, na pratica, vc sempre estará acelerando demais o Etorq, que consequentemente faz consumir mais e fazer mais barulho. Sem contar que o tempo todo voce vai ter que ficar trocando marcha no Etorq (muitos trancos). Nao por nao gostar de trocar marcha, mas pelos motivos que eu coloquei (barulho, consumoe trancos). Se voce dirige muito em transito de cidade, pior ainda, pois o Etorq é muito lerdo para reagir em situaçoes que voce precisa de agilidade´

É LucasMoura, você realmente não desiste... Rsrsrs
Ainda bem que reforcei bastante destacando a parte onde você enfatiza que se trata da sua opinião pessoal, a qual respeitamos, mas já conhecendo seus exageros é nosso dever explicar de uma forma mais realista os fatos como eles são para tirar uma possível má impressão que o nosso amigo Fábio tenha com esse seu relato, portanto vale a pena novamente esclarecer alguns pontos...

1º O motor E-TorQ 1.8 16V especificamente não precisa ser esgoelado, apesar de entregar menos torque em baixo giro que o antigo 1.8 GM, ele entrega em baixo giro um valor de torque muito próximo do que o antigo motor entregava. Como motores 16V apresentam muita força em alto giro é normal que em baixo giro fique a sensação que o motor enfraqueceu, mas na verdade não é que o torque em baixo giro é pouco e sim que o torque em giro elevado te acostuma com muita força naquela situação e quando a rotação cai fica aquela sensação que o motor deu uma apagada. Mas na prática o torque esta lá e será suficiente para a grande maioria das situações.

2º O motor 1.8 16V E-TorQ já provou ser mais econômico que o antigo motor 1.8 GM. Inclusive os proprietários aqui na comunidade e os testes comprovam.
Na grande maioria das situações onde o antigo lhe atendia em baixo giro o novo motor também lhe atenderá, portanto você não precisará ficar o tempo todo elevando rotação para extrair boa performance do motor e não terá consumo elevado devido a isso.

3º O motor E-TorQ 1.8 16V não é lerdo para reagir em retomadas em relação ao motor 1.8 GM!!!
Quem é bem mais lento em retomadas é o motor 1.6 16V E-TorQ, (que não é o motor que esta em discussão nesse tópico). Leia reportagens e verá que todos os testes que criticaram perda de torque e retomadas compararam o motor 1.8 GM com o motor 1.6 16V E-TorQ e não com o motor 1.8 16V E-TorQ que não possui deficiência notável na pratica nesses itens. Perda de agilidade é relativo, pois é só subir um pouco o giro que até mesmo o simples 1.6 16V já é suficiente para deixar o antigo 1.8 GM para trás. Se você não se importar em reduzir marchas, souber reduzir corretamente para evitar trancos, em todas as situações os E-Torqs terão melhor performance que o antigo GM.
Agora se for preguiçoso e quiser manter a mesma marcha tanto faz porque o motor que você pretende é o 1.8 16V e não o 1.6 16V então você não vai sentir muita diferença não.

LucasMoura escreveu:Ou seja, para sair do 8v e partir para o 16v voce vai precisar saber conduzir o carro para extrair dele os 132cv, ele exige mais atençao sua para um bom desempenho.

Nisso o Lucas esta certíssimo, no começo estranha um pouco. O carro precisa amaciar e só depois dos 3000kms que você começa a sentir o carro mais solto.

LucasMoura escreveu:No entanto, conforme eu disse, vc nao vai conseguir desempenho igual em baixas rotaçoes (necessario em engarrafamentos e transito em ruas de bairrro) e vai pagar um preço pela conduçao diferente (barulho (giro alto tempo todo), consumo (giro alto tempo todo) e desconforto (trocaçao de marchas, trancos).

Desempenho igual em baixo giro não vai ter, mas a diferença é desprezível porque estamos falando do 1.8 antigo contra o 1.8 novo. Você não precisará rodar em giro alto o tempo todo, não terá consumo alto devido a giro alto e não terá desconforto com trancos.

LucasMoura escreveu:Enfim, nao cometa o mesmo ERRO que eu cometi, mesmo eu falando esse monte mal do Etorq faça um TEST DRIVE no Etorq. Quem sabe voce nao gosta dele como muitos estao gostando?

Fato, aqui o LucasMoura esta coberto de razão Fábio. Faça um testdrive e não crie falsas expectativas. Vá ciente que o motor tem características diferentes e que você precisará de um certo tempo para se acostumar a extrair o melhor dele. Depois que acostuma o pessoal na grande maioria é só elogios. :wink:
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por LucasMoura » Ter Jan 25, 2011 4:50 pm

VLA escreveu:tenho também os dados de aceleração e retomada do 1.8 gm e do 1.8 etorq em 2 revistas lá em casa... quer que eu poste também ou posso abrir mão desse tempo pra fazer outra coisa? nas revistas os testes de retomada sao feitos na mesma marcha, nao tem essa do etorq usar 4ª onde o gm usa 5ª... o gm ganha na retomada, mas nada tao significante que justifique essa sua dramaticidade.

ta provado, o GM ganha nessa situaçao especifica... e na minha opiniao é uma diferença enorme sim. Diferença que impacta nas outras questoes que eu ja coloquei.

Se nao acham tanta diferença, OK é só continuar reduzindo marchas enquanto quem dirige um GM nao precisa. Mas nao precisa boicotar minha opiniao por conta disso.

Lucas
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por LucasMoura » Ter Jan 25, 2011 5:01 pm

Frmg

Uma coisa que me incomoda é quando voce me retruca dizendo que a diferença em baixo giro nao é tao grande... fica parecendo que voce é o certo e eu o errado, sendo que talvez seja uma percepçao individual.

Como voce acha que podemos melhorar isso?

Porque, me corrija se eu estiver errado, se trata mais de uma percepçao e opiniao individual (sendo redundante, eu sei) do que a diferença ser grande de fato ou desprezivel de fato como voce afirma.

De duas uma, ou voce tem algo que comprove veementemente ou simplesmente temos que parar de retrucar quando dizemos da diferença que há de FATO no torque em baixa dos dois modelos.

Lucas
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por LucianoBH » Ter Jan 25, 2011 5:27 pm

Lucas, essa percepção é altamente subjetiva. Porém, ao trabalhar com números, percebe-se que o e-torQ 1.8 em nada deixa a desejar em baixas rotações frente ao 1.8 GM. A diferença é que o pico de torque do e-torQ é mais tardia, o que evidencia essa sua percepção de que o carro seja mais lento em baixa, porém traduzindo em números, o e-torQ continua sendo superior( mesmo em baixas rotações) acredito que seja isto que o Frmg esteja tentando lhe dizer
Bravo Essence Brancho Banchisa 1.8 16v Mecânico com bancos de Couro Marrom, Kit Esportivo I e Xenon 4300k
Ex-Punto: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=11966
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Ziguratt » Ter Jan 25, 2011 5:51 pm

O seguinte tópico poderia ser aberto: 1.8 gm X e-torq

Tipo, só pra facilitar e concentrar tudo num só lugar :)
Imagem
Meus Fiat´s:
(2005-2007) Siena HLX 1.8, Vermelho Alpine [05/05] ///// (2007-2010) Punto HLX 1.8, Prata Bari [07/08] ///// (2010 - ) Punto Essence 1.6, Cinza Cromo, Creative II [10/11]
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por shadowcps » Ter Jan 25, 2011 6:31 pm

(=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>)

MORRRRRRRRRRRRRRRRRAPOIO !
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

AnteriorPróximo