Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v
Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v
Tenho um Palio 1.8R adoro o carro, desempenho, consumo, o carro é ótimo, mas já vai fazer 5 anos e estou pensando em trocá-lo. Estou pensando no Punto Sporting 1.8 16v. Gosto do Punto, minha namorada tem um ELX 1.4, que acho o carro ótimo, conforto, estabilidade, enfim, é bem superior ao Palio, exceto o motor 1.4, que deixa o Punto com desempenho anêmico e beberrão. Já dirigi o Punto 1.8 8v antigo, sinceramente, não me decepcionei com o desempenho, mas também não me impressionei, o Palio 1.8R, com o mesmo motor, anda muito mais.
Aos proprietários de Punto eTorq 1.8 16v, o que vocês estão achando do carro? Alguém aí já dirigiu o Punto antigo Powetrain 1.8 8v (Chevrolet) ou o Palio 1.8R pra comparar o desempenho? E o consumo? A suspensão do Sporting é visivelmente mais firme melhor de curva que a dos outros Punto?
Abraços!
Aos proprietários de Punto eTorq 1.8 16v, o que vocês estão achando do carro? Alguém aí já dirigiu o Punto antigo Powetrain 1.8 8v (Chevrolet) ou o Palio 1.8R pra comparar o desempenho? E o consumo? A suspensão do Sporting é visivelmente mais firme melhor de curva que a dos outros Punto?
Abraços!
- Piloto de Atari
- Mensagens: 10
- Registrado em: Qui Dez 18, 2008 8:51 am
- Localização: Brasilia
Re: Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v
Fala ai Fabio!
Ja cai na msm situaçao que vc....meu cunhado tem um punto 1.4 elx qnd dirigi fiquei desapontado com o motor e eu estava pra pega um punto tbm...mas ai eu vi que teria que ser o 1.8 hlx ...ja que o sporting ia fica com o preço la em cima..mas nao compesaria pegar o hlx pelos acessorios que vem...enfim peguei o sporting e no meio da minha espera saiu o motor etorq..no qual o meu carro ja veio...
Creio que o meu foi uns dos primeiros a rodar na rua....o carro ja está com 9,900 km rodados e só tenho coisas boa a dizer.. ..para comparar com o motor 1.8 minha irma tem o stilo que é o msm motor tbm...Desempenho do etorq é mto melhor quanto a velocidade qnt a consumo ....estou rodando com gasolina na cidade...transito leve-médio e esta fazendo 9,9 km/l variando em a.c ligado e desligado ja que aki em sp ta chovendo mto e nao da pra anda de vidro aberto...quanto a suspensao nao tenho nda a reclamar o carro gruda nas curvas em comparaçao ao stilo que é mto alto e acho a suspensao mais mole ele balança mto, apesar das rodas 17 nao passa tanta confiança...
Ja cai na msm situaçao que vc....meu cunhado tem um punto 1.4 elx qnd dirigi fiquei desapontado com o motor e eu estava pra pega um punto tbm...mas ai eu vi que teria que ser o 1.8 hlx ...ja que o sporting ia fica com o preço la em cima..mas nao compesaria pegar o hlx pelos acessorios que vem...enfim peguei o sporting e no meio da minha espera saiu o motor etorq..no qual o meu carro ja veio...
Creio que o meu foi uns dos primeiros a rodar na rua....o carro ja está com 9,900 km rodados e só tenho coisas boa a dizer.. ..para comparar com o motor 1.8 minha irma tem o stilo que é o msm motor tbm...Desempenho do etorq é mto melhor quanto a velocidade qnt a consumo ....estou rodando com gasolina na cidade...transito leve-médio e esta fazendo 9,9 km/l variando em a.c ligado e desligado ja que aki em sp ta chovendo mto e nao da pra anda de vidro aberto...quanto a suspensao nao tenho nda a reclamar o carro gruda nas curvas em comparaçao ao stilo que é mto alto e acho a suspensao mais mole ele balança mto, apesar das rodas 17 nao passa tanta confiança...
- Velha Guarda
- Mensagens: 318
- Registrado em: Seg Out 18, 2010 11:46 pm
- Localização: Sao Paulo
Re: Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v
fabioR, faça um test-drive no carro. Pelo fato de ser motor 16v, alguns que nunca dirigiram estranham no inicio em giro baixo. Eu estranhei no meu 1.6 mas peguei o jeito rápido e to curtindo de mais o motor. Silencioso, suave, potentes... Tudo de bom.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v
Doutor Fabio,
Ja tive o punto 1.8 8v, o palio 1.8 (esse ultimo modelo 2010) e agora tenho o punto Sporting 16v.
Sobre o Palio, vc nao terá o mesmo desempenho nem com o Punto 8v nem com o punto 16v. O Palio 1.8 é o capeta enfurecido, o carro é muito mais leve e por isso é capaz de até subir morros em 90° de 5 marcha a 30 km/h (exagero para o tanto que o bicho é nervoso). O carro é o Demo encarnado!
Sobre o punto, como vc mesmo percebeu o NIVEL é outro, acabamento, barulho interno, design e principalmente estabilidade. Nas curvas o punto é muito melhor que o palio, muito mesmo..... O conforto na direçao (bancos) é uma coisa inexplicavel tambem!
Falando especificamente sobre o motor antigo e o etorq ==> minha opiniao pessoal é que o motor antigo é muito melhor que o novo, pois tem muito mais torque em baixas rotaçoes, o que evita voce ficar esguelando o carro o tempo todo, coisa que se faz necessaria com o Etorq (vc sempre estará dirigindo com giro alto (consumo maior e mais barulho) para conseguir desempenho igual ou superior ao 1.8 antigo). Se compararmos os dois motores na mesma faixa de giro, o 1.8 antigo é muito mais barulhento e consome mais. No entanto, na pratica, vc sempre estará acelerando demais o Etorq, que consequentemente faz consumir mais e fazer mais barulho. Sem contar que o tempo todo voce vai ter que ficar trocando marcha no Etorq (muitos trancos). Nao por nao gostar de trocar marcha, mas pelos motivos que eu coloquei (barulho, consumoe trancos). Se voce dirige muito em transito de cidade, pior ainda, pois o Etorq é muito lerdo para reagir em situaçoes que voce precisa de agilidade.
Ou seja, para sair do 8v e partir para o 16v voce vai precisar saber conduzir o carro para extrair dele os 132cv, ele exige mais atençao sua para um bom desempenho. No entanto, conforme eu disse, vc nao vai conseguir desempenho igual em baixas rotaçoes (necessario em engarrafamentos e transito em ruas de bairrro) e vai pagar um preço pela conduçao diferente (barulho (giro alto tempo todo), consumo (giro alto tempo todo) e desconforto (trocaçao de marchas, trancos).
Enfim, nao cometa o mesmo ERRO que eu cometi, mesmo eu falando esse monte mal do Etorq faça um TEST DRIVE no Etorq. Quem sabe voce nao gosta dele como muitos estao gostando?
A maioria está curtindo o Etorq, mas desse universo de maioria eu sou um dos poucos que já teve o 1.8 GM nas maos para comparar (por isso minha opiniao deve servir pra algo)
Opiniao PESSOAL, de um ex proprietario de Punto 1.8 HLX, Palio 1.8 2010 (nao era o "R") e atual dono de Punto não é-torq Sporting.
Quando fizer o test drive, me diz o que achou? valeu
Lucas
PS: para nao glorificar tanto o motor GM, ele tem aspectos negativos em relaçao ao etorq tipo: correia dentada contra corrente, chega num ponto que ele parece perder folego (lá pros 5 ou 6 mil giros) contra aceleraçao constante ate o final do Etorq, o GM é aspero contra a suavidade do etorq.
Ja tive o punto 1.8 8v, o palio 1.8 (esse ultimo modelo 2010) e agora tenho o punto Sporting 16v.
Sobre o Palio, vc nao terá o mesmo desempenho nem com o Punto 8v nem com o punto 16v. O Palio 1.8 é o capeta enfurecido, o carro é muito mais leve e por isso é capaz de até subir morros em 90° de 5 marcha a 30 km/h (exagero para o tanto que o bicho é nervoso). O carro é o Demo encarnado!
Sobre o punto, como vc mesmo percebeu o NIVEL é outro, acabamento, barulho interno, design e principalmente estabilidade. Nas curvas o punto é muito melhor que o palio, muito mesmo..... O conforto na direçao (bancos) é uma coisa inexplicavel tambem!
Falando especificamente sobre o motor antigo e o etorq ==> minha opiniao pessoal é que o motor antigo é muito melhor que o novo, pois tem muito mais torque em baixas rotaçoes, o que evita voce ficar esguelando o carro o tempo todo, coisa que se faz necessaria com o Etorq (vc sempre estará dirigindo com giro alto (consumo maior e mais barulho) para conseguir desempenho igual ou superior ao 1.8 antigo). Se compararmos os dois motores na mesma faixa de giro, o 1.8 antigo é muito mais barulhento e consome mais. No entanto, na pratica, vc sempre estará acelerando demais o Etorq, que consequentemente faz consumir mais e fazer mais barulho. Sem contar que o tempo todo voce vai ter que ficar trocando marcha no Etorq (muitos trancos). Nao por nao gostar de trocar marcha, mas pelos motivos que eu coloquei (barulho, consumoe trancos). Se voce dirige muito em transito de cidade, pior ainda, pois o Etorq é muito lerdo para reagir em situaçoes que voce precisa de agilidade.
Ou seja, para sair do 8v e partir para o 16v voce vai precisar saber conduzir o carro para extrair dele os 132cv, ele exige mais atençao sua para um bom desempenho. No entanto, conforme eu disse, vc nao vai conseguir desempenho igual em baixas rotaçoes (necessario em engarrafamentos e transito em ruas de bairrro) e vai pagar um preço pela conduçao diferente (barulho (giro alto tempo todo), consumo (giro alto tempo todo) e desconforto (trocaçao de marchas, trancos).
Enfim, nao cometa o mesmo ERRO que eu cometi, mesmo eu falando esse monte mal do Etorq faça um TEST DRIVE no Etorq. Quem sabe voce nao gosta dele como muitos estao gostando?
A maioria está curtindo o Etorq, mas desse universo de maioria eu sou um dos poucos que já teve o 1.8 GM nas maos para comparar (por isso minha opiniao deve servir pra algo)
Opiniao PESSOAL, de um ex proprietario de Punto 1.8 HLX, Palio 1.8 2010 (nao era o "R") e atual dono de Punto não é-torq Sporting.
Quando fizer o test drive, me diz o que achou? valeu
Lucas
PS: para nao glorificar tanto o motor GM, ele tem aspectos negativos em relaçao ao etorq tipo: correia dentada contra corrente, chega num ponto que ele parece perder folego (lá pros 5 ou 6 mil giros) contra aceleraçao constante ate o final do Etorq, o GM é aspero contra a suavidade do etorq.
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 245
- Registrado em: Qui Set 16, 2010 8:27 am
- Localização: Belo Horizonte
Re: Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v
Estou indo a Brasilia este final de semana, porem nao sei se vou de caminhonete ou no punto. Preciso levar uma mudança do meu irmao...
Qualquer coisa te falo.
Qualquer coisa te falo.
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 245
- Registrado em: Qui Set 16, 2010 8:27 am
- Localização: Belo Horizonte
Re: Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v
LucasMoura, nos testes de imprensa especializada o Etorq não bebeu mais que o GM 8v, e a 120 km/h a rpm em 5ª marcha é praticamente a mesma no Etorq ou no GM 8v (diferenca de 0,2 ou 0,3 rpmx1000). Se voce gosta de argumentos, poderia começar a arrumar argumentos para justificar os testes que provam o contrário do que você fala.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v
Cheguei.
Quero ver que vai perde o fight
Quero ver que vai perde o fight

O Congresso Nacional é um local que:
se gradear vira zoológico, se murar vira presídio, se colocar uma lona em cima vira circo, se colocar luz vermelha vira puteiro, e se der descarga não sobra ninguém.
- Piloto de Kart de feriado
- Mensagens: 1456
- Registrado em: Seg Nov 23, 2009 8:56 pm
- Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES
Re: Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v
Rotação do motor em quinta marcha a 120 km/h:
3650rpm no 1.8 8v HLX
3350rpm no 1.8 16v Etorq
Explica essa LucasMoura!!! Explica onde que o Etorq é mais barulhento e consome mais.
Fontes:
http://www2.uol.com.br/bestcars/testes3/punto-4.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/testes3 ... torq-2.htm
Obs: Fontes citadas pelo viniat num topico antigo, que me ajudaram a me decidir pelo Etorq.
3650rpm no 1.8 8v HLX
3350rpm no 1.8 16v Etorq
Explica essa LucasMoura!!! Explica onde que o Etorq é mais barulhento e consome mais.
Fontes:
http://www2.uol.com.br/bestcars/testes3/punto-4.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/testes3 ... torq-2.htm
Obs: Fontes citadas pelo viniat num topico antigo, que me ajudaram a me decidir pelo Etorq.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v
VLA escreveu:LucasMoura, nos testes de imprensa especializada o Etorq não bebeu mais que o GM 8v, e a 120 km/h a rpm em 5ª marcha é praticamente a mesma no Etorq ou no GM 8v (diferenca de 0,2 ou 0,3 rpmx1000). Se voce gosta de argumentos, poderia começar a arrumar argumentos para justificar os testes que provam o contrário do que você fala.
vamos la, o problema é que no não é-torq voce nao usa a 5 marcha. usa somente a primeira e a segunda.
Versao sem exagero:
O problema é que no e-torq voce costuma estar sempre trocando entre 3 e 4 marcha (em altos giros) pra conseguir o desempenho que o GM tem na 5.
Vai me dizer que o consumo do etorq na 4 marcha a 3 ou 4 mil rpm é o mesmo que o GM em 5 a uns 2.500 rpm???
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 245
- Registrado em: Qui Set 16, 2010 8:27 am
- Localização: Belo Horizonte
Re: Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v
VLA escreveu:Rotação do motor em quinta marcha a 120 km/h:
3650rpm no 1.8 8v HLX
3350rpm no 1.8 16v Etorq
Explica essa LucasMoura!!! Explica onde que o Etorq é mais barulhento e consome mais.
Fontes:
http://www2.uol.com.br/bestcars/testes3/punto-4.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/testes3 ... torq-2.htm
Obs: Fontes citadas pelo viniat num topico antigo, que me ajudaram a me decidir pelo Etorq.
explicando: o problema é que no e-torq nao se usa 5 marcha. usa-se 4 enquanto o Gm usa a 5. o que vc acha que consome mais?
ta expricado....
valeo!
Lucas
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 245
- Registrado em: Qui Set 16, 2010 8:27 am
- Localização: Belo Horizonte
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 10 visitantes