Motor batido

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Motor batido

por Ferranda » Qui Dez 02, 2010 10:23 pm

Rush escreveu:
Ferranda escreveu:Fruter.

Passar dos 6500rpms (rotação de corte) não significa falha do sensor.
Poderia ter ocorrido um erro numa reduzida que fizesse o motor ultrapassar essa rpm.
Porem o excesso de 1000rpms da rotação maxima, no mais poderia causar empenamento de valvula (valvulas flutuando e choque com o pistão).
Nunca o bloco quebrar e carter furar.

Isso de furar o bloco, só aconteceu uma vez comigo, em um monza 1.8 com 350.000kms que o motor batia mais que motor a ar. Rsrsrsrsrs :)

Abçs

Ferranda, dá sim... Como o pistào não é plano (tem um leve rebaixo), quando a "tulipa" da valvula bate nele ela geralmente é forçada não só por compressão, mas a suprficie irregular do pistão tenta "entortar" a valvula e geralmente quebra na junção com a haste, porque as duas são unidas ali por um processo parecido com soldagem (via atrito). Ai com uma tulipa inteira de valvula batendo no cilindro, é possivel sim quebrar por completo o pistão, a ponto de não sobrar quase nada.
Ja vi uma pericia técnica num motor GM da Blazer da Policia Militar de MG que não sobrou nenhum pedaço de pistão maior q 5cm... hehehhe E foi causado por um atropelamento de valvula (so que nesse motor a trava da valvula falhou e ela ficou boba... ai o pistão foi dar um beijinho nela e deu no que deu).

Rush.
Nesse caso da GM, chegou a arrebentar bloco e furar carter?
Todos sabemos que essas viaturas da PM são castigadas ao maximo. Os caras estão pouco se fu....endo com o equipamento. :wink: :ninja1: :ninja1:
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por GangstarrapeR » Qui Dez 02, 2010 11:42 pm

Putz... como o pessoal comentou, pra que existe sendor de corte? Na hora que o motor travou vc tava com o pé no assoalho?
Imagem
Punto Attractive 10/11 - Kit Comfort 2 + Evolution 1
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por bauken » Sex Dez 03, 2010 8:29 am

Putz! O cara tem muito sangue frio! Se é comigo, colocava o carro numa cegonha e levava pra Betim! Largava no portão da fábrica e exigiria uma solução! Só sairia de lá com o problema resolvido! Levava um advogado junto! Ahh e ainda comunicava a imprensa toda!! hehehe Faria o maior estardalhaço!!! Eu nunca aceitaria um laudo furado de CC desses! Motor zero não quebra assim tão fácil sem ter um defeito de montagem ou fabricação de peças!

E tem mais, numa reduzida errada, tipo de 5ª pra 2ª, se a marcha entrar(e é bem possível que arranhe horrores e não entre, pois os anéis sincronizadores não conseguirão fazer as duas engrenagens rodarem na mesma velocidade), o que deve acontecer é travar as rodas e a chance do câmbio quebrar é muito maior que o motor!!! Quantas vezes vcs ouviram falar que alguém explodiu o motor porque reduziu errado? E quantas vezes ouviram falar que o câmbio quebrou na mesma situação? O câmbio é mais frágil que o motor, então a tendência é que ele abra o bico primeiro!

Mande fazer um laudo no câmbio também, pois se o motor quebrou por excesso de giro em reduzida, com certeza o câmbio estará com as "marcas" disso!!!

A minha opinião é a mesma do pessoal: Papagaiada na linha de montagem ou na CC!!
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Rush » Sex Dez 03, 2010 2:12 pm

Ferranda escreveu:
Rush escreveu:
Ferranda escreveu:Fruter.

Passar dos 6500rpms (rotação de corte) não significa falha do sensor.
Poderia ter ocorrido um erro numa reduzida que fizesse o motor ultrapassar essa rpm.
Porem o excesso de 1000rpms da rotação maxima, no mais poderia causar empenamento de valvula (valvulas flutuando e choque com o pistão).
Nunca o bloco quebrar e carter furar.

Isso de furar o bloco, só aconteceu uma vez comigo, em um monza 1.8 com 350.000kms que o motor batia mais que motor a ar. Rsrsrsrsrs :)

Abçs

Ferranda, dá sim... Como o pistào não é plano (tem um leve rebaixo), quando a "tulipa" da valvula bate nele ela geralmente é forçada não só por compressão, mas a suprficie irregular do pistão tenta "entortar" a valvula e geralmente quebra na junção com a haste, porque as duas são unidas ali por um processo parecido com soldagem (via atrito). Ai com uma tulipa inteira de valvula batendo no cilindro, é possivel sim quebrar por completo o pistão, a ponto de não sobrar quase nada.
Ja vi uma pericia técnica num motor GM da Blazer da Policia Militar de MG que não sobrou nenhum pedaço de pistão maior q 5cm... hehehhe E foi causado por um atropelamento de valvula (so que nesse motor a trava da valvula falhou e ela ficou boba... ai o pistão foi dar um beijinho nela e deu no que deu).

Rush.
Nesse caso da GM, chegou a arrebentar bloco e furar carter?
Todos sabemos que essas viaturas da PM são castigadas ao maximo. Os caras estão pouco se fu....endo com o equipamento. :wink: :ninja1: :ninja1:

Não... bloco intacto... A alegação da CC foi exametamente essa... Judiação dos PM's... Mas não tinha registro de sobre-giro e os outros 3 conjuntos (cilindro, pistões, aneis, etc) tavam zerados... E ganharam outro motor da GM com o laudo tecnico... hehehe
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Ferranda » Sex Dez 03, 2010 2:15 pm

Galera...
Uma coisa eu aprendi...
Essas coisas são que nem briga de casal, nunca só um lado tem 100% da razão....
Muitas vezes é normal numa situação dessas, só colocar 1/2's verdades sobre o ocorrido.
Como é um fato muito estranho, deve ter angu nessa historia. :roll: :roll:

Falhas no sensor são comuns, porem o modulo rapidamente entra em modo emergencia (caso o sensor não seja critico)
Porem sensor da roda fonica é critico! o motor apaga. Não existe a menor chance de ter dado excesso de rpm, em uma situação normal. (pé fincado)

Abçs
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por fruter » Sex Dez 03, 2010 3:33 pm

Salvo excepções seja qual for o caso é um carro novo e nem deviam questionar muita coisa
Punto JTD 198cv 415 nm's
Imagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por VLA » Sex Dez 03, 2010 5:20 pm

Onde se poderia conseguir um laudo técnico independente sobre o motor?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Ferranda » Qua Dez 08, 2010 8:58 pm

E aí??? Qual foi o final da historia????
Ou não tem fim ? :roll: :roll:
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Vinicius.CE » Seg Dez 13, 2010 1:34 pm

Ferranda escreveu:E aí??? Qual foi o final da historia????
Ou não tem fim ? :roll: :roll:

Não teve fim ainda, mandei para um concessionária grande de Fortaleza, vou ter uma resposta nessa semana agora...
Uma dica, para quem tiver algum problema sério em qualquer veículo, leve para uma concessionária grande, pq cc pequena, caga pau para a fabricante! Me arrependi amargamente de ter deixado o carro num cc pequena, numa cidade pertinho da minha...poderia já ter resolvido meu problema.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por brunocmoraes » Seg Dez 13, 2010 2:33 pm

caraca mano... tenso esse seu problema... mas já vou lhe dizendo o seguinte... vc tem razão sobre as cc pequenas... mas eles cagam mais pau ainda do procom e dos outros orgaos responsáveis... era so chegar lá com um engenheiro, um advogado e um jornalista de uma revista especializada.... garanto que eles te davam outro carro...
Se a minha cc da uma dessa comigo eles taum lascados... eu infernizei a vida deles pq o carro saiu da revisao dos 15mil com um consumo relativamente excessivo... imagina se trava o motor... e outra coisa... essa historia ta msm me cheirando a cagada... eu so ando no talo qto to na pista... se tem uma coisa q me dá raiva é perder velocidade na subida com o froxo do meu 1.4... eu reduzo marcha... subo o giro do motor e soco o pé... e até agora com 20mil km nunca nem baixou o nível do oleo...
Mas boa sorte ai...
EX - PUNTO 1.4 VERMELHO MAGMA - ALARME ORIGINAL - G5
Tópico do carro: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=17570
[VENDO] AMPLIFICADOR HERTZ EP1D - 1000W RMS
INTERESSADOS MANDAR MP
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

AnteriorPróximo