Como dirigir fora do Brasil

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

Como dirigir fora do Brasil

por mkk » Qui Jun 12, 2008 11:17 am

Vai fazer uma viagem a trabalho ou tirar férias no exterior e quer dirigir? Saiba que é recomendado ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

O documento possui as informações do motorista em vários idiomas num formato de livreto, facilitando a comunicação com autoridades estrangeiras e sendo aceito em cerca de 130 países membros da Convenção de Viena ou que seguem o Princípio da Reciprocidade.

Principais vantagens
1 - Facilidade na burocracia com autoridades estrangeiras, evitando constrangimentos e até mesmo retenção até que se traduza as informações do condutor;
2 - Rapidez na hora de alugar um carro;
3 - Rapidez no atendimento em caso de acidentes e para receber o seguro.

Antes de tirar a PID
Para obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID), o motorista deve estar com a CNH dentro do prazo de validade. Quem tiver com o documento vencido precisa renová-lo antes de solicitar a licença internacional, válida pelo mesmo período da carteira de motorista brasileira: a CNH e a PID vencem, portanto, na mesma data.

Como tirar a PID?
1 - Procure no Detran de seu estado o setor de habilitação internacional;
2 - Esteja com o requerimento do Denatran. Pode ser obtido no site www.denatran.gov.br;
3 - Leve uma cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
4 - Pague uma taxa de cerca de R$ 85,00. O valor varia em cada estado.
5 - Em cerca de 3 a 5 dias o documento estará pronto.

Segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o motorista brasileiro é proibido de dirigir em qualquer outro país que não faça parte da Convenção de Viena.

Lista de países da Convenção de Viena:
África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro - Africana, República Democrática do Congo, República Checa, República Dominicana, Romênia, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.

Países que seguem o Princípio de Reciprocidade:
Angola, Argélia, Austrália, Canadá, Cabo Verde, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Gabão, Gana, Guatemala, Guiné-bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Indonésia, Líbia, México, Namíbia, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Dominicana, São Tomé e Príncipe e Venezuela.
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por GustavoBH » Qui Jun 12, 2008 11:19 am

Cara... eu viajo pro exterior todo ano, e alugo carro lá!

Nunca precisei disso não...
Imagem

Gustavo - Belo Horizonte MG

Punto Sporting

Cinza Cromo
Blue&Me
G20

=)
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Kareka ABC » Sex Jun 13, 2008 12:37 am

Qdo viajei a trabalho eu precisei disso sim...
Só que dirigia caminhões e ônibus...
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por AndreBsB » Sex Jun 13, 2008 1:56 am

Kareka ABC escreveu:Qdo viajei a trabalho eu precisei disso sim...
Só que dirigia caminhões e ônibus...

To imaginando você desse tamanho dirigindo uma Scania! :lol: :lol:
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por Kareka ABC » Sex Jun 13, 2008 2:07 am

Scania é zuado! Lá era só Freightliner! :twisted:
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Mauro » Sex Jun 13, 2008 4:00 pm

Eu tenho carteira internacional pq é muito recomendado pra europa.
Não se pode brincar com o azar. :wink:
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Ricardofar2008 » Qua Jul 23, 2008 9:31 pm

Estou esperando o Detran daqui de Alagoas sair da greve prá requerer a minha, parece que toda repartição publica tá em greve hoje no Brazil..vixe.
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por socket » Qui Jul 24, 2008 6:42 am

Ricardofar2008 escreveu:Estou esperando o Detran daqui de Alagoas sair da greve prá requerer a minha, parece que toda repartição publica tá em greve hoje no Brazil..vixe.

Até onde sei essa licença só é válida por 1 ano...
Só pegue a sua se realmente for viajar!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricardofar2008 » Qui Jul 24, 2008 8:34 pm

socket escreveu:
Ricardofar2008 escreveu:Estou esperando o Detran daqui de Alagoas sair da greve prá requerer a minha, parece que toda repartição publica tá em greve hoje no Brazil..vixe.

Até onde sei essa licença só é válida por 1 ano...
Só pegue a sua se realmente for viajar!

Realmente eu não sabia desse detalhe o problema é que quando saio do pais a trabalho no maximo sou avisado com 10 dias de antecedencia o que é insuficiente para tirar a PID, tô num mato sem cachorro...rsrsrrsr
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Luiz Fernando de Faria Al » Sex Jul 25, 2008 7:15 am

A questão está relacionada com o tipo de visto. Se for visto ordinário (turista) você pode utilizar a carteira do Brasil enquanto o visto for válido. No meu caso, que moro e trabalho em Angola, tenho visto de trabalho e, aí sim, sou obrigado a ter ou a carteira internacional ou a carteira angolana.
Fiat Punto Sporting - Prata Bari.
Airbag duplo, ABS, Blue&Me, sensor de estacionamento.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Próximo