Pneus: Calibragem e Rodízio

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Pneus: Calibragem e Rodízio

por LeandroFaria » Sex Jul 16, 2010 3:54 pm

Pessoal,

Eu não sei o que acontece com os meus pneus, mas eles sempre tem a aparência de estarem vazios!
Eu sempre calibro em 30 (nem sei se é o correto), mas eles sempre tem esta aparência, veja a foto abaixo:

Imagem

O outro assunto é quanto ao rodízio dos pneus. O meu carro está com 25.000km rodados e eu nunca fiz rodízio. Agora percebi que os pneus da frente estão mais desgastados do que os de trás. Ainda dá tempo de fazer o rodízio? Se sim, eu mesmo consigo fazer?

Abraços e obrigado!
Leandro Faria
Punto 1.4 Cinza Cromo
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Pneus: Calibragem e Rodízio

por AraujoJr » Sex Jul 16, 2010 4:01 pm

A calibragem tem no manual, da uma olhada lá pra ver se ta certo.
Quanto ao rodizio, nao tem uma kilometragem certa pra fazer, depende de cada um toca e gasta o pneu...
Mas se a diferença entre traseiros e dianteiros ja esta muito grande...eu nao aconselho mais nao..., é perigoso colocar pneus muito gastos atras e os da frente novos...vc sai se traseira e nem vê...
Agora, se mesmo assim quiser fazer o rodizio...claro que vc pode fazer, o macaco e a chave de roda estão aí pra isso!!
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por andretissot » Sex Jul 16, 2010 4:03 pm

Pela foto parece estar normal, quanto a calibragem, eu utilizava 28 lbs quando tinha roda 15'', agora utilizo 32 para 17''. Quanto ao rodízio se vc está percebendo que os pneus da frente estão mais gastos pode fazer sim, só que o rodízio deve ser feito em X, isto é, o pneu dianteiro esquerdo vai para o traseiro direito e o traseiro direito para o dianteiro esquerdo, o dianteiro direito para o esquerdo traseiro e o traseiro esquerdo para o dianteiro direito. Mas o ideal é refaze a geometria e balanceamento.

TISSOT
Velha Guarda
Velha Guarda

por LeandroFaria » Sex Jul 16, 2010 4:10 pm

Galera,

Valeu pelas respostas.

Sobre o rodízio só tem uma coisa:

Para fazer o rodízio em "X", eu preciso demontar as rodas para virar os pneus?
Digo porque se eu tirar as rodas e colocá-las na posição inversa diagonal, elas vão ficar viradas, certo? Tem alguma diferença?

Não sei se eu consegui me fazer enteder nesta pergunta, é meio complicado de explicar.

Valeu, abraço!
Leandro Faria
Punto 1.4 Cinza Cromo
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por AraujoJr » Sex Jul 16, 2010 4:13 pm

se fo pneu com direção de rotação, sim! precisa virar o pneu tb, mas pra mim fazer o rodizio do mesmo lado nao faz diferença nenhuma do que fazer em X...como sempre usei pneu com direção de rotação, sempre fiz o rodizio do mesmo lado, e os 4 sempre gastaram certinho sem problema...
O mais importante mesmo, independente se fizer em X ou do mesmo lado, seria balancear de novo, e se precisar, alinhar tb
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por sabrinarj » Sex Jul 16, 2010 5:46 pm

1 - Pega os 2 pneus de tras q estão bons e coloca eles nao frente.
2- compre 1 pneu novo, pegue o seu step novo e coloque atras.
3- pegue o pneu menos gasto q estava na frente e o coloque como step.

* Depois faça o balanceamento e alinhamento, e cambagem caso seja necessario.

e lembre-se de toda semana calibrar os pneus p evitar desgastes prematuros !!!
PNEU É SUA SEGURANÇA!!!!!!!!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Takinarios » Sex Jul 16, 2010 6:29 pm

andretissot escreveu:Pela foto parece estar normal, quanto a calibragem, eu utilizava 28 lbs quando tinha roda 15'', agora utilizo 32 para 17''. Quanto ao rodízio se vc está percebendo que os pneus da frente estão mais gastos pode fazer sim, só que o rodízio deve ser feito em X, isto é, o pneu dianteiro esquerdo vai para o traseiro direito e o traseiro direito para o dianteiro esquerdo, o dianteiro direito para o esquerdo traseiro e o traseiro esquerdo para o dianteiro direito. Mas o ideal é refaze a geometria e balanceamento.

Eu uso 35 agora auhehuaeuhehue
Eu acho melhor sempre deixar os pneus mais novos atras, porque a frente sempre é mais dificil sair que a traseira, e arrumar a frente é mais facil por nao ser o eixo fixo.
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ferranda » Sex Jul 16, 2010 8:06 pm

AraujoJr escreveu:A calibragem tem no manual, da uma olhada lá pra ver se ta certo.
Quanto ao rodizio, nao tem uma kilometragem certa pra fazer, depende de cada um toca e gasta o pneu...
Mas se a diferença entre traseiros e dianteiros ja esta muito grande...eu nao aconselho mais nao..., é perigoso colocar pneus muito gastos atras e os da frente novos...vc sai se traseira e nem vê...
Agora, se mesmo assim quiser fazer o rodizio...claro que vc pode fazer, o macaco e a chave de roda estão aí pra isso!!

Concordo com o Araujo...
Pneus gastos atras é pedir pra rodar em dias de chuva....
melhor é sempre deixar os novos atras... Contrariando o que se pensava até pouco tempo.
Mais facil controlar saidas de frente (Tirar o pé do acelerador) que corrigir saida de traseira (contra esterço).
Quanto ao rodizio, passe sempre os da frente para tras, no mesmo lado... assim não se corre o risco de inverter o sentido de rotação.
Abçs (>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por sepacheco » Sex Jul 16, 2010 9:11 pm

Rodizio e balanceamento a cada troca de oleo (7500 Km), alinhamento uma troca de oleo sim outra não. Assim seus pneus duram BEM mais e o carro fica mais gostoso de dirigir, alem de não prejudicar o embuchamento da suspenção (Coisa que se nota depois dos 45.000 Km) CLaro que se pegar um buraco forte ou um meio fio os serviços devem ser feitos o mais breve possivel.
Eu faço rodizio e balanceamento a cada 5.000 e alinhamento a cada 10.000

No rodizio não se deve trocar o pneu de lado, ou seja basta trocar o traseiro direito pelo dianteiro direito e o traseiro esquerdo pelo dianteiro esquerdo.

Tem muita gente que nunca faz rodizio ai quando gasta os da frante compra 1 novo e pões pra rodar com o estepe na atras e passa os de tras para frente. Não recomendo... o ideal é ter os pneus sempre no mesmo nivel de desgaste para não desiquilibrar o carro. Se por algum motivo tiver que comprar 2 novos, o correto é utiliza-los no eixo traseiro.

A pressão pode ser a do manual acrescida até de 3 librar á mais, eu uso 30 nas 4.

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por sepacheco » Sex Jul 16, 2010 9:15 pm

andretissot escreveu:Pela foto parece estar normal, quanto a calibragem, eu utilizava 28 lbs quando tinha roda 15'', agora utilizo 32 para 17''. Quanto ao rodízio se vc está percebendo que os pneus da frente estão mais gastos pode fazer sim, só que o rodízio deve ser feito em X, isto é, o pneu dianteiro esquerdo vai para o traseiro direito e o traseiro direito para o dianteiro esquerdo, o dianteiro direito para o esquerdo traseiro e o traseiro esquerdo para o dianteiro direito. Mas o ideal é refaze a geometria e balanceamento.

Tissot

Rodizio em x para pneus radiais não é uma boa...

As camadas de lona e aço do talão e da banda de rodagem se acomodam conforme o sentido de rotação do pneu, trocando eles em x estará invertendo o sentido de rotação dos pneus, o que requer nova acomodação de camadas, o que pode trazer problemas de balanceamento e até mesmo, em casos mais raros, deformação da banda de rodagem

[]

Sandro
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Próximo