VELOCIDADE X ROTAÇÕES
VELOCIDADE X ROTAÇÕES
GALERA PEGUEI ESTRADA COM MEU HLX E NOTEI QUE O MOTOR ANDA SEMPRE "CHEIO" OU SEJA, A 100KM MEU CARRO ESTA A 3.000 GIROS...140KM FICOU COM 4.000 GIROS.
É NORMAL? É ASSIM MESMO?
EU TINHA UMA CLASSE A QUE FICAVA NOS 2.500 GIROS A 100KM.
AH, TAMBÉM ACHEI O MOTOR BARULHENTO OU A ISOLAÇÃO ACÚSTICA DO CARRO QUE NÃO É MUITO BOA. MESMO CHUVA CAINDO NO TETO FAZ UM BARULHO BEM MAIOR QUE NA CLASSE A.
É NORMAL? É ASSIM MESMO?
EU TINHA UMA CLASSE A QUE FICAVA NOS 2.500 GIROS A 100KM.
AH, TAMBÉM ACHEI O MOTOR BARULHENTO OU A ISOLAÇÃO ACÚSTICA DO CARRO QUE NÃO É MUITO BOA. MESMO CHUVA CAINDO NO TETO FAZ UM BARULHO BEM MAIOR QUE NA CLASSE A.
Alberto
HLX 1.8 08/08 - BARI
MP3 C/ VOLANTE
XENON 8.000K MILHA E FAROL
INSULFIME SEMI-REFLETIVO G20
HLX 1.8 08/08 - BARI
MP3 C/ VOLANTE
XENON 8.000K MILHA E FAROL
INSULFIME SEMI-REFLETIVO G20
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 63
- Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:52 am
- Localização: São Paulo/ZN
Tem um critério para saber se o escalonamento do câmbio é longo ou curto. A 100 Km/h e em 5ª marcha, se o motor está numa rotação de até 3.000 RPM o câmbio é longo. Com rotação acima dos 3 mil o câmbio é curto. Exatos 3.000 giros o câmbio não é curto nem longo.
Só para se ter uma idéia, todo carro 1.0 fica entre 3.800 e 4.200 giros a 100 Km/h. Eles tem que ter um câmbio bem curto para compensar a falta de potência.
O seu Classe A era 1999, não?
É que os primeiros vinham com um câmbio beeeem longo, privilegiando consumo e silêncio. A partir do ano modelo 2.000 a Mercedes mudou o escalonamento das marchas, encurtando-o. É que brasileiro gosta de carro esperto no trânsito, não liga tanto assim pra consumo e barulho. Europeus se orgulham de estar a 100 Km/h e o motor sussurando a + ou - 2.200 giros...
Só para se ter uma idéia, todo carro 1.0 fica entre 3.800 e 4.200 giros a 100 Km/h. Eles tem que ter um câmbio bem curto para compensar a falta de potência.
O seu Classe A era 1999, não?
É que os primeiros vinham com um câmbio beeeem longo, privilegiando consumo e silêncio. A partir do ano modelo 2.000 a Mercedes mudou o escalonamento das marchas, encurtando-o. É que brasileiro gosta de carro esperto no trânsito, não liga tanto assim pra consumo e barulho. Europeus se orgulham de estar a 100 Km/h e o motor sussurando a + ou - 2.200 giros...
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
O Punto 1.8 eu ACHO que a 100km/h fica em uns 2.800rpm, mas preciso confirmar.
Outro dia dirigi o Corsa VHC de um amigo e é difícil de acostumar com aquele carro manco e com câmbio curto. Eu tava cortando giro em quase todas as marchas.
O Palio era manco mas era bom esticar a 2a até uns 80km/h.
Outro dia dirigi o Corsa VHC de um amigo e é difícil de acostumar com aquele carro manco e com câmbio curto. Eu tava cortando giro em quase todas as marchas.
O Palio era manco mas era bom esticar a 2a até uns 80km/h.

- Piloto de Testes da FIAT
- Mensagens: 5417
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
- Localização: Brasília
AndreBsB escreveu:O Punto 1.8 eu ACHO que a 100km/h fica em uns 2.800rpm, mas preciso confirmar.
É mais ou menos isso mesmo, no HLX. No Sporting é um pouco mais pois seu câmbio é mais curto que o do HLX, para privilegiar a tocada esportiva.
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Eu queria ver a diferença real entre HLX e Sporting pelo câmbio mais curto e longo. Qualquer dia eu dou uma puxada com o Vinicius (Babacana). O Stilo Sporting com câmbio mais curto não deu conta. Apesar de não parecer, a diferença de peso é pouca.
- Piloto de Testes da FIAT
- Mensagens: 5417
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
- Localização: Brasília
eu li que o giro do Punto a 100km/h de quinta é de 2.800 mesmo... fiquei curioso quanto a isso.. tenho um Palio 1.3 16v Fire e ele fica exatamente a 2.500 rpm a 100km/h... as 16v tem influência nisso? 

- Piloto de Autorama
- Mensagens: 174
- Registrado em: Qua Abr 23, 2008 11:00 am
- Localização: Belo Horizonte
dioguito escreveu:eu li que o giro do Punto a 100km/h de quinta é de 2.800 mesmo... fiquei curioso quanto a isso.. tenho um Palio 1.3 16v Fire e ele fica exatamente a 2.500 rpm a 100km/h... as 16v tem influência nisso?
Um motor 1.3 ainda mais 16v girando a 2.500 a 100Km/h???????
Tem certeza????? Tô achando muito pouco...
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Chamber escreveu:dioguito escreveu:eu li que o giro do Punto a 100km/h de quinta é de 2.800 mesmo... fiquei curioso quanto a isso.. tenho um Palio 1.3 16v Fire e ele fica exatamente a 2.500 rpm a 100km/h... as 16v tem influência nisso?
Um motor 1.3 ainda mais 16v girando a 2.500 a 100Km/h???????
Tem certeza????? Tô achando muito pouco...
Chamber, reparei isso semana passada... nunca tinha reparado... vou conferir e te falo... mas acho que é isso mesmo...
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 174
- Registrado em: Qua Abr 23, 2008 11:00 am
- Localização: Belo Horizonte
dioguito escreveu:Chamber escreveu:dioguito escreveu:eu li que o giro do Punto a 100km/h de quinta é de 2.800 mesmo... fiquei curioso quanto a isso.. tenho um Palio 1.3 16v Fire e ele fica exatamente a 2.500 rpm a 100km/h... as 16v tem influência nisso?
Um motor 1.3 ainda mais 16v girando a 2.500 a 100Km/h???????
Tem certeza????? Tô achando muito pouco...
Chamber, reparei isso semana passada... nunca tinha reparado... vou conferir e te falo... mas acho que é isso mesmo...
Vê lá direitinho pois motores de baixa cilindrada tem câmbio mais curto, ainda mais quando tem 16V, para sair logo da zona de baixa rotação.
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes