Aditivos Flex - Bom ou ruim?
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Aditivos Flex - Bom ou ruim?
Boa noite rapaziada,
Em meu carro anterior, sempre colocava 1 aditivo flex (amarelo) da Bardhal intercalado a cada enchida de tanque ( oque ocorre a cada dois dias na media).
Ou seja sempre misturava o aditivo no alcool.
Perguntei no dia da entrega tecnica se era legal colocar o aditivo, para possiveis prevencoes de entupimento de bicos.
O cara me falou que nao era recomendado.
Meu carro tem 3 meses e ja esta com 9.000km e como estou em duvida apliquei apenas duas vezes.
Aos mais entendidos vale a pena gastar com o aditivo flex, ou nao vale nada, ou pior pode estragar alguma coisa?????????????????
grato
Em meu carro anterior, sempre colocava 1 aditivo flex (amarelo) da Bardhal intercalado a cada enchida de tanque ( oque ocorre a cada dois dias na media).
Ou seja sempre misturava o aditivo no alcool.
Perguntei no dia da entrega tecnica se era legal colocar o aditivo, para possiveis prevencoes de entupimento de bicos.
O cara me falou que nao era recomendado.
Meu carro tem 3 meses e ja esta com 9.000km e como estou em duvida apliquei apenas duas vezes.
Aos mais entendidos vale a pena gastar com o aditivo flex, ou nao vale nada, ou pior pode estragar alguma coisa?????????????????
grato
ELX 1.4 - prata - roda 15" elx "futuramente diamantadas" - blue&me comando volante - bancos e volantes em couro - air bags - freios abs - Isulfilm 20% - Chaves Canivete -
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Re: Aditivos Flex - Bom ou ruim?
Boa Noite!
Bom, nao eh muito comum de se usar aditivos no tanque...geralmente, quando eu quero dar uma lubrificada no motor, eu coloco gasolina (que contem agentes lubrificantes) ou gasolina aditivada (mais agentes lubrificantes ainda)...
Acredito que Carros com a tecnologia da atualidade nao precisam desses aditivos...
Agora, apenas abastecer com alcool, gera, sim, um ressecamento das valvulas do motor, pois o alcool eh muiito seco e nao contem lubrificantes...
Nao sou nenhum "expert", mas essa eh a minha opiniao!
Abracos...
Pergunte na FIAT sobre isso, mas nao sei se eles saberao te responder....o povo desse site/clube conhece muito mais de carro do que os funcionarios da fiat! duhasdhusaduhasdhuashua
Ahhh, e uma curiosidade... Voce abastece a cada DOIS (2) dias???? dasdasuhdsahudhusadhuasuh
Bom, nao eh muito comum de se usar aditivos no tanque...geralmente, quando eu quero dar uma lubrificada no motor, eu coloco gasolina (que contem agentes lubrificantes) ou gasolina aditivada (mais agentes lubrificantes ainda)...
Acredito que Carros com a tecnologia da atualidade nao precisam desses aditivos...
Agora, apenas abastecer com alcool, gera, sim, um ressecamento das valvulas do motor, pois o alcool eh muiito seco e nao contem lubrificantes...
Nao sou nenhum "expert", mas essa eh a minha opiniao!
Abracos...
Pergunte na FIAT sobre isso, mas nao sei se eles saberao te responder....o povo desse site/clube conhece muito mais de carro do que os funcionarios da fiat! duhasdhusaduhasdhuashua
Ahhh, e uma curiosidade... Voce abastece a cada DOIS (2) dias???? dasdasuhdsahudhusadhuasuh
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Re: Aditivos Flex - Bom ou ruim?
Pergunte na FIAT sobre isso, mas nao sei se eles saberao te responder....o povo desse site/clube conhece muito mais de carro do que os funcionarios da fiat! duhasdhusaduhasdhuashua
Ahhh, e uma curiosidade... Voce abastece a cada DOIS (2) dias???? dasdasuhdsahudhusadhuasuh
tenho absoluta certeza que a galera aqui sabe muito mais de carro que o pessoal da fiat.. ahaha isso é sem duvida...
ahaha abasteco a cada dois dias em media ... =/ em média... abasteci terca feira 45litros, e hoje ja foi mais 45 litros ahahaha fods ne... vou no alcool...
Entao o aditivo flex me parece que aumenta a octanagem, pois meu carro esta relativamente economico, qundo coloco o aditivo consigo fazer incriveis 9,5km/l com ar... "pe leve a 100 - 110 no maximo".
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Re: Aditivos Flex - Bom ou ruim?
Fonte: http://infoener.iee.usp.br/infoener/hem ... /78058.htm
Nº: 78058
Gazeta Mercantil
Data: 24/03/2004
Flex Fuel, dois combustíveis e um aditivo
São Paulo, 24 de Março de 2004 - Modelos a álcool e/ou gasolina requerem produtos específicos; uso indiscriminado pode causar danos ao motor. Com a chegada do veículos com tecnologia bicombustível -que hoje já representam 13% das vendas de carros zero-quilômetro-, mais conhecidos como Flex Fuel, duas empresas acabam de colocar no mercado aditivos específicos para esse nicho, que tem um grande diferencial, que é servir ao mesmo tempo para dois combustíveis: álcool e gasolina no mesmo tanque, misturados em qualquer proporção. Os produtos são o Flexpower, da ACDelco, e o Flex, da Bardahl.
Os problemas causados no motor são diferentes dependendo do combustível utilizado. Por exemplo: a gasolina, principalmente a de má qualidade, causa o acúmulo de uma borra -um tipo de goma- no coletor de admissão, contaminando o óleo lubrificante e sujando os bicos injetores. Já com o álcool, toda a problemática surge com o hidróxido de alumínio, proveniente não do combustível, mas da corrosão da bomba de combustível. Fato comum em postos de abastecimento que não têm grande rotatividade. O hidróxido de alumínio, na forma de gel, entope o pré-filtro de combustível, que pode até dar pane seca no veículo. Ou seja: o aditivo Flex tem dois trabalhos, dois inimigos a combater.
A fórmula, porém, é diferente dependendo do produto. Diferentemente do produto da ACDelco, o Flex, da Bardahl, não prevê a solvência do gel de alumínio, e promete a manutenção dos bicos injetores limpos e a prevenção dos depósitos nas válvulas de admissão, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Cuidados
Segundo dados da ACDelco, a colocação de aditivos direcionados apenas para o álcool ou para gasolina podem ser nocivos para o motor Flex Fuel. "O maior problema dos aditivos apenas para gasolina ou álcool, se utilizados nos veículos Flex Fuel, é que muitos produtos não são missíveis, ou seja, não se misturam a um dos combustíveis; essa química que não se misturou à gasolina ou ao álcool vai entupir o pré-filtro de combustível, que irá absorver todo o excedente. Aí é que está a diferença do aditivo Flexpower, a missividade nos dois combustíveis", afirma o coordenador do laboratório de combustível e lubrificantes de engenharia de materiais da GM -ACDelco é uma das empresas da General Motors-, Djalma de Mello.
A Bosch, por meio de seu gerente de desenvolvimento de produtos, Fábio Ferreira, reitera que a preocupação com a missividade dos aditivos de combustível é real e que pode sim causar danos e prejuízo financeiro aos consumidores desavisados.
Muitas montadoras e fornecedores, no entanto, são contrários à utilização de qualquer tipo de aditivo de combustível. "Problemas com sujeiras nos bicos injetores e borra são problemas para a assistência técnica, a Fiat não indica o uso de qualquer aditivo nos carros da marca, que são projetados para usar gasolina ou álcool comum sem problema algum", fala o assessor técnico da Fiat Automóveis, Carlos Henrique Ferreira. Segundo ele, a montadora não realizou testes com esse tipo de substância em seus motores. Da mesma forma, a Volkswagen, também, no manual do proprietário, não sugere a utilização de aditivo de combustível, independentemente do modelo.
Das montadoras que têm modelos bicombustíveis em sua linha, apenas a General Motors recomenda a utilização de aditivo específico para os Flex Fuel -nos modelos GM há uma etiqueta que alerta o consumidor sobre o aspecto nocivo dos aditivos não específicos para os bicombustíveis. Estranhamente, a Delphi, empresa que desenvolveu a tecnologia bicombustível para a maioria dos modelos da montadora -Novo Corsa, Meriva e Montana-, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que "não recomenda nenhum tipo de aditivo para melhorar a performance de motores bicombustível. Segundo a empresa, "até o momento nenhum teste foi feito para comprovar a eficácia, ou não, dos produtos em questão".
ACDelco
"O mercado de aditivos no Brasil é estimado em 1,2 milhão de litros por mês, desse total, queremos 18% com a nossa linha que engloba produtos para álcool, gasolina e Flex Fuel", conta o diretor de operações da ACDelco América do Sul, José Luiz Parisatto. A empresa de propriedade da General Motors faturou R$ 150 milhões no ano passado, 30% mais que em 2002. Distribuído nas concessionárias GM, como produto original, a ACDelco agora quer ampliar o seu leque de distribuição.
"Vamos ter como alvo agora o público que compra aditivos em supermercados e postos de gasolina, além, claro, das concessionárias GM", fala Parisatto.
Uma curiosidade da marca ACDelco é que apesar de participar nos segmentos de baterias, lubrificantes, sistemas de freio, a empresa não tem nenhuma fábrica. "Somos uma Nike do setor, administramos a qualidade dos nossos fornecedores que colocam a nossa grife em seus produtos, nós mesmos não produzimos nada", explica o diretor de operações da América do Sul.
(Caderno Carro8)(Renato Acciarto)
Nº: 78058
Gazeta Mercantil
Data: 24/03/2004
Flex Fuel, dois combustíveis e um aditivo
São Paulo, 24 de Março de 2004 - Modelos a álcool e/ou gasolina requerem produtos específicos; uso indiscriminado pode causar danos ao motor. Com a chegada do veículos com tecnologia bicombustível -que hoje já representam 13% das vendas de carros zero-quilômetro-, mais conhecidos como Flex Fuel, duas empresas acabam de colocar no mercado aditivos específicos para esse nicho, que tem um grande diferencial, que é servir ao mesmo tempo para dois combustíveis: álcool e gasolina no mesmo tanque, misturados em qualquer proporção. Os produtos são o Flexpower, da ACDelco, e o Flex, da Bardahl.
Os problemas causados no motor são diferentes dependendo do combustível utilizado. Por exemplo: a gasolina, principalmente a de má qualidade, causa o acúmulo de uma borra -um tipo de goma- no coletor de admissão, contaminando o óleo lubrificante e sujando os bicos injetores. Já com o álcool, toda a problemática surge com o hidróxido de alumínio, proveniente não do combustível, mas da corrosão da bomba de combustível. Fato comum em postos de abastecimento que não têm grande rotatividade. O hidróxido de alumínio, na forma de gel, entope o pré-filtro de combustível, que pode até dar pane seca no veículo. Ou seja: o aditivo Flex tem dois trabalhos, dois inimigos a combater.
A fórmula, porém, é diferente dependendo do produto. Diferentemente do produto da ACDelco, o Flex, da Bardahl, não prevê a solvência do gel de alumínio, e promete a manutenção dos bicos injetores limpos e a prevenção dos depósitos nas válvulas de admissão, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Cuidados
Segundo dados da ACDelco, a colocação de aditivos direcionados apenas para o álcool ou para gasolina podem ser nocivos para o motor Flex Fuel. "O maior problema dos aditivos apenas para gasolina ou álcool, se utilizados nos veículos Flex Fuel, é que muitos produtos não são missíveis, ou seja, não se misturam a um dos combustíveis; essa química que não se misturou à gasolina ou ao álcool vai entupir o pré-filtro de combustível, que irá absorver todo o excedente. Aí é que está a diferença do aditivo Flexpower, a missividade nos dois combustíveis", afirma o coordenador do laboratório de combustível e lubrificantes de engenharia de materiais da GM -ACDelco é uma das empresas da General Motors-, Djalma de Mello.
A Bosch, por meio de seu gerente de desenvolvimento de produtos, Fábio Ferreira, reitera que a preocupação com a missividade dos aditivos de combustível é real e que pode sim causar danos e prejuízo financeiro aos consumidores desavisados.
Muitas montadoras e fornecedores, no entanto, são contrários à utilização de qualquer tipo de aditivo de combustível. "Problemas com sujeiras nos bicos injetores e borra são problemas para a assistência técnica, a Fiat não indica o uso de qualquer aditivo nos carros da marca, que são projetados para usar gasolina ou álcool comum sem problema algum", fala o assessor técnico da Fiat Automóveis, Carlos Henrique Ferreira. Segundo ele, a montadora não realizou testes com esse tipo de substância em seus motores. Da mesma forma, a Volkswagen, também, no manual do proprietário, não sugere a utilização de aditivo de combustível, independentemente do modelo.
Das montadoras que têm modelos bicombustíveis em sua linha, apenas a General Motors recomenda a utilização de aditivo específico para os Flex Fuel -nos modelos GM há uma etiqueta que alerta o consumidor sobre o aspecto nocivo dos aditivos não específicos para os bicombustíveis. Estranhamente, a Delphi, empresa que desenvolveu a tecnologia bicombustível para a maioria dos modelos da montadora -Novo Corsa, Meriva e Montana-, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que "não recomenda nenhum tipo de aditivo para melhorar a performance de motores bicombustível. Segundo a empresa, "até o momento nenhum teste foi feito para comprovar a eficácia, ou não, dos produtos em questão".
ACDelco
"O mercado de aditivos no Brasil é estimado em 1,2 milhão de litros por mês, desse total, queremos 18% com a nossa linha que engloba produtos para álcool, gasolina e Flex Fuel", conta o diretor de operações da ACDelco América do Sul, José Luiz Parisatto. A empresa de propriedade da General Motors faturou R$ 150 milhões no ano passado, 30% mais que em 2002. Distribuído nas concessionárias GM, como produto original, a ACDelco agora quer ampliar o seu leque de distribuição.
"Vamos ter como alvo agora o público que compra aditivos em supermercados e postos de gasolina, além, claro, das concessionárias GM", fala Parisatto.
Uma curiosidade da marca ACDelco é que apesar de participar nos segmentos de baterias, lubrificantes, sistemas de freio, a empresa não tem nenhuma fábrica. "Somos uma Nike do setor, administramos a qualidade dos nossos fornecedores que colocam a nossa grife em seus produtos, nós mesmos não produzimos nada", explica o diretor de operações da América do Sul.
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Re: Aditivos Flex - Bom ou ruim?
resumindo.... vale ou nao a pena colocar o aditivo flex da bardhal em nossos puntos?
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Re: Aditivos Flex - Bom ou ruim?
Eu uso sempre o aditivo da STP FLEX, o carro mudou muito, inclusive em materia de economia que nao e o forte do HLX.
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Re: Aditivos Flex - Bom ou ruim?
montagnini escreveu:resumindo.... vale ou nao a pena colocar o aditivo flex da bardhal em nossos puntos?
Se vc sempre abasteceu em postos com combustível de qualidade vale a pena sim, mantém o sistema sempre como novo, agora se vc abastece em posto com qualidade um tanto quanto duvidosa eu não arriscaria, pode soltar sujeira e resíduos das paredes do tanque e mais atrapalhar do ajudar em algo...
PS: E o certo é um frasco a cada 4 tanques e não como vc disse fazer, um sim um não...o atidivo é forte pra caramba não é pra ser usado tão seguido não...
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Re: Aditivos Flex - Bom ou ruim?
Ainda fiquei na dúvida se uso ou não...
Realmente é melhor colocar ou não? Será que alguém aí tem conhecimento técnico sobre o assunto pra responder?
edit: sem querer dizer que quem respondeu n tem conhecimento
, mas como eu não sei se os postos onde eu abasteço são honestos ou não, o interessante é saber se pode colocar o produto independente do posto onde eu abasteça...
Realmente é melhor colocar ou não? Será que alguém aí tem conhecimento técnico sobre o assunto pra responder?
edit: sem querer dizer que quem respondeu n tem conhecimento

Netikar Silver= Punto 1.4 ELX Prata Bari - Roda 17" Momo Striker Silver - Mola Esportiva Eibach - G5 lateral - G35 Parabrisa - Ponteira de Escape Raceway RW 106X
Take a look at it: viewtopic.php?f=23&t=8643

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- Velha Guarda
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Re: Aditivos Flex - Bom ou ruim?
Tanto a gasolina quanto o etanol saem das refinarias (sim, elas têm tanques para recebimento, análise e distribuição do etanol produzido nas usinas) já possuem em sua composição a formulação apropriada incluindo detergentes e aditivos (o que remove as incrustrações são os detergentes). O que aocntece é que muitos olham primeiro o preço nas bombas de postos sem bandeira, de procedência duvidosa e certamente, vendendo combustível adulterado, mais solvente que outra coisa e isso é que leva ao 'entupimento". Nunca usei aditivo algum no combustível porém sempre abasteci em postos de marca tradicional e conhecida, geralmente BR e, mesmo nesses postos procuro abastecer nosque estão inscritos no Programa de Olho no Combustível, que garante ao consumidor final a qualidade. Nunca tive problema se bicos sujos ou quaisquer outros no sistema de injeção portanto, acho que é jogar $$$ fora, ainda mais que esses aditivos são caros.







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- Moderador
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Re: Aditivos Flex - Bom ou ruim?
Bem amigo.
Eu também rodo bastante. Em media 7000km mês.
Nunca me preocupei em colocar aditivos e nunca tive problemas.
E todos os meus carros foram vendidos com mais de 80-100.000 km rodados.
Porem sempre me preocupei com a idoneidade do posto. Prefiro pagar um pouco mais, porem não ter dores de cabeça.
Acredito que a melhora no consumo seja psicológica (estando o sistema em ordem).
O produto não altera a octanagem do combustível ou o poder calorífico. Só incrementa os detergentes.
Quanto aos frentistas, eles sempre defenderão os aditivos. Eles são comissionados pelos fabricantes (Bardahl, STP e outros).
Eu também rodo bastante. Em media 7000km mês.
Nunca me preocupei em colocar aditivos e nunca tive problemas.
E todos os meus carros foram vendidos com mais de 80-100.000 km rodados.
Porem sempre me preocupei com a idoneidade do posto. Prefiro pagar um pouco mais, porem não ter dores de cabeça.
Acredito que a melhora no consumo seja psicológica (estando o sistema em ordem).
O produto não altera a octanagem do combustível ou o poder calorífico. Só incrementa os detergentes.
Quanto aos frentistas, eles sempre defenderão os aditivos. Eles são comissionados pelos fabricantes (Bardahl, STP e outros).

- Velha Guarda
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