Cristalização ou Espelhamento?

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Cristalização ou Espelhamento?

por baronesp » Qua Dez 17, 2008 1:44 pm

Pessoal,

Estou com meu carro para completar 3 semanas em casa. Quando fui buscar o carro, o pessoal da concessionária recomendou fazer uma cristalização da pintura para uma melhor proteção da mesma. Minhas dúvidas são a seguintes:

1 - Carro novo deve ser feita a cristalização ?

2 - Qual a diferença entre cristalização e espelhamento e qual prejudica menos o verniz original da pintura ?

Abs,

Fernando
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Cristalização ou Espelhamento

por RABD » Qua Dez 17, 2008 3:18 pm

Cristalização é um polimento com massa de polir mais abrasiva que a massa de polir normal (de polimento).
Espelhamento é a aplicação de um produto (geralmente 3M) que dá mais brilho pra pintura.
Isso é o que eu sei, porém agora saí do RS e vim pra SP, e aqui em São José dos Campos NINGUÉM sabe o que é espelhamento... acho que chamam de cristalização aqui... tentei várias lavagens e locais assim e ninguem sabe o que é espelhamento.
Cristalização (como escrevi acima) é para carros com a pintura muito feia, cheia de pontos brancos de pedras que batem e tal... retira uma camada violenta do verniz...
Pra carro novo, somente espelhamento... nem polimento, só espelhamento.
Valeu!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por felipe.mm » Qui Dez 18, 2008 1:56 am

existe msm essa diferença q o Ricardo falou, mas estranho ngm conhecer por ai.. acho q alem do brilho q o espelhamento da ele tbm reforça o verniz da pintura.. ja a cristalizaçao tira uma camada do verniz pelo q sei.. tenho um amigo q tem uma loja de lavagem e serviços como este e foi assim q ele me explicou, q a cristalizaçao uma vez feita.. tera sempre q ser feita por tirar essa camada de verniz, deixando a pintura totalmente nova mas vulneravel ://

sei la..

abss
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por baronesp » Qui Dez 18, 2008 11:43 am

Putz, agora realmente fiquei confuso.

Tem uma funilaria em frente a minha casa que é de um amigo de infancia do meu pai. Nós sempre fizemos serviços com ele em nossos carros. Conversando com ele, o processo de cristalização consiste em lavar o carro e dar uma polimento simples na mão mesmo, sem politriz. Depois passa um produto para realçar o brilho e finaliza com a cera cristalizadora.

Agora o espelhamento envolve aplicação de polimentos com politriz, papel de polimento e vários tipos de produtos da 3M. Até por isso, acho que o espelhamento é que gastaria o verniz do carro.

Realmente já não sei mais qual lado da histório é verdadeiro.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por RABD » Qui Dez 18, 2008 12:28 pm

Tentando clarear um pouco as coisas (segundo o que eu conheço):
- Enceramento: Passar cera de polimento (Gran Prix, p. ex., comprada em mercados);
- Polimento: Passar massa de polir, geralmente com politriz, que retira uma camada fina do verniz da pintura e renova a aparência do carro. Não deve ser feita constantemente, por retirar uma parte do verniz. Após um polimento, é bom dar uma renovada na aparência com um enceramento a cada 2 ou 3 meses;
- Cristalização: Passar massa de polir mais abrasiva do que a massa de polir do polimento (possui pequenos cristais abrasivos na massa). Retira uma camada grossa do verniz. Não se aconselha fazer no carro todo, mas somente em partes muito machucadas da pintura, como o para-choques da frente ou o capô. Também deve ser mantido com cera depois de feito. É coisa que só se faz uma ou duas vezes na vida de um carro.
- Espelhamento: é feito depois de ser feito um polimento ou cristalização, para dar mais brilho e mais proteção à pintura do carro. Em carros novos deve ser feita sem ter sido feito um polimento ou cristalização antes. É um produto geralmente da 3M (Perfect it) que vem em um tubo e parece uma pasta líquida, que se espalha no carro e depois é só passar uma flanela que já tá acabado o serviço.
Em casos de riscos profundos, usa-se lixa com granulometria 1000 ou 1200 pra retirar a camada de verniz mais próxima ao risco e "emparelhar" a pintura. Depois da lixa, vem a massa de polir pra deixar o acabamento bem feito e retirar os "riscos" da lixa.
Tomara que tenha ajudado...
Vlw!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por cgw » Sex Dez 19, 2008 6:35 pm

Que aula hein RABD, tirou uma dúvida que eu tinha a séculos.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por baronesp » Seg Dez 22, 2008 7:40 pm

Entao pessoal,

Acabei fazendo a cristalização com meu funileiro. Como a pintira estava 100% sem problemas, ele somente lavou bem o carro e fez um acabamento de lavagem, passou um produto realçador de brilho e depois finalizou com a cera cristalizadora. Tudo isso sem polimento abrasivo, evitando desgatar o verniz. Posso dizer que o resultado ficou show de bola.

Como o meu é vermelho modena, a cristalização deu uma "luz" para a pintura do carro - fiquei realmente satisfeito.

Agora quanto ao espelhamento, esse sim usa várias etapas de polimento e produtos com diferentes finalidades, sendo mais recomendado para carros com a pintura um pouco já sem vida.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por BART » Sáb Dez 27, 2008 10:53 am

Aqui em BH vários lugares tem um nome diferente (espelhamento, cristalização e revitalização) mas todos falam que são tudo a mesma coisa!

Vcs sabem me dizer se ha problemas de fazer algum deles em dias chuvosos? Pq é fazer de dia e pagar chuva à noite!
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

Cristalização de Pintura

por Luciano Sollis » Sex Abr 17, 2009 3:30 pm

Que produto usar para cristalizar a pintura do Punto...

Vale a pena cristalizar?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Cristalização de Pintura

por elton » Sex Abr 17, 2009 4:11 pm

cara... eu vi um tópico sobre isso nessa semana ainda... muita gente é contra...
Mas faça uma busca no fórum que vc vai encontrar esse tópico ok?

Abraços
Punto ELX 1.4 Vermelho Alpine
Tópico do meu carro
Administrador
Administrador

Próximo