A engasopada do Punto...
A engasopada do Punto...
Galera, não sei se esse assunto está relacionado com o Cut-Off do Punto mas não achei nada relacionado no tópico então vamos lá...
As vezes estou esticando a segunda marcha a ... sei lá... 4.000 RPM. Quando mudo para terceira, ocorre uma queda repentina de rotação e ao soltar a embreagem novamente o carro meio que da uma engasopada, uma pequena reduzida e continua normalmente. Mas por causa dessa reduzida, ele perde parte do embalo deixando o carro mais preso, mais pesado...
Pode ser apenas uma questão de regulagem da injeção, mas em alguns carros antigos da Volks, eu lembro que quando você pisava e depois soltava o acelerador a rotação reduzia mais lenta e gradualmente tornando o carro mais fluente nas mudanças de marcha.
Não é nada que se perceba na primeira "dirigida" mas é algo que incomoda pois o carro não desenvolve legal quando você quer dirigir um pouco mais rápido.
Alguém percebeu isso alguma vez? Tem como reduzir a velocidade de queda da rotação sem alterar (evidentemente) a marcha lenta?
Valeu!!!
As vezes estou esticando a segunda marcha a ... sei lá... 4.000 RPM. Quando mudo para terceira, ocorre uma queda repentina de rotação e ao soltar a embreagem novamente o carro meio que da uma engasopada, uma pequena reduzida e continua normalmente. Mas por causa dessa reduzida, ele perde parte do embalo deixando o carro mais preso, mais pesado...
Pode ser apenas uma questão de regulagem da injeção, mas em alguns carros antigos da Volks, eu lembro que quando você pisava e depois soltava o acelerador a rotação reduzia mais lenta e gradualmente tornando o carro mais fluente nas mudanças de marcha.
Não é nada que se perceba na primeira "dirigida" mas é algo que incomoda pois o carro não desenvolve legal quando você quer dirigir um pouco mais rápido.
Alguém percebeu isso alguma vez? Tem como reduzir a velocidade de queda da rotação sem alterar (evidentemente) a marcha lenta?
Valeu!!!
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Re: A engasopada do Punto...
Sim.... eu percebi isso, acho bem chato também, porque não da para empolgar indo da 2 para 3 marcha.
Eu meio que estou contornando isso, acelerando frações de segundos antes de soltar a embreagem quando entra a 3 marcha...
Ou as vezes nem tiro todo o pé do acelerador, para dar uma enganada na central que é meio lerda quando você pisa forte no acelerador.
O que ajudou foi o filtro de ar esportivo... ele deixou o acelerador muito mais esperto, qualquer encostadinha o giro sobe imediatamente.
abs.
Eu meio que estou contornando isso, acelerando frações de segundos antes de soltar a embreagem quando entra a 3 marcha...
Ou as vezes nem tiro todo o pé do acelerador, para dar uma enganada na central que é meio lerda quando você pisa forte no acelerador.
O que ajudou foi o filtro de ar esportivo... ele deixou o acelerador muito mais esperto, qualquer encostadinha o giro sobe imediatamente.
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Re: A engasopada do Punto...
A 3a marcha tira o tesão de uma arrancada mesmo, não sei se isso é comum nos carros com esse motor, se eh esse cambio ou ambos...mas se tiver como melhorar isso ae, alguém pode dar uma idéia...De 2a canta pneu bonito, mas de 3a ele parece que entrou numa marcha pesada, sei lá...
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Re: A engasopada do Punto...
O que ocorre é que a segunda é muito curta e a terceira é muito longa para Punto com motor Fire 1.4
Ai fica esse buraco na passagem de marchas e o giro cai demais. Também tem o fato do acelerador eletrônico não ser dos mais espertos com respostas instântaneas.
Ai fica esse buraco na passagem de marchas e o giro cai demais. Também tem o fato do acelerador eletrônico não ser dos mais espertos com respostas instântaneas.
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Re: A engasopada do Punto...
Frmg escreveu:O que ocorre é que a segunda é muito curta e a terceira é muito longa para Punto com motor Fire 1.4
Ai fica esse buraco na passagem de marchas e o giro cai demais. Também tem o fato do acelerador eletrônico não ser dos mais espertos com respostas instântaneas.
Não acho que seja isso...É uma engasgada tipica de reduzida, só que ocorre apenas no começo da terceira e depois começa a desenvolver normal...
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Re: A engasopada do Punto...
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Re: A engasopada do Punto...
Em que rotação a engasgada ocorre ???
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Re: A engasopada do Punto...
Cara isso ocorre só no 1.4... é a lerdeza do acelerador eletrônico mesmo, ocorre em qualquer rotação (mais perceptível em altos giros)
Coloquei o Filtro esportivo e deu uma melhorada de uns 50% nessa engasgada da 3...
Tambem dar uma "queimada de embreagem" no engate da 3 ajuda a "acordar" o acelerador hehehe
Sabe o que ocorre, da 1 para 2 é só puxar para baixo o cambio, da 2 para a 3 tem que empurrar para cima e para o lado e esse cambio não é um primor de precisão, então demora um pouco mais do que a troca de 1>2 e 3>4, e de 4>5 também da essa engasgadinha, mas devido a velocidade maior não se percebe.
abs.
Coloquei o Filtro esportivo e deu uma melhorada de uns 50% nessa engasgada da 3...
Tambem dar uma "queimada de embreagem" no engate da 3 ajuda a "acordar" o acelerador hehehe
Sabe o que ocorre, da 1 para 2 é só puxar para baixo o cambio, da 2 para a 3 tem que empurrar para cima e para o lado e esse cambio não é um primor de precisão, então demora um pouco mais do que a troca de 1>2 e 3>4, e de 4>5 também da essa engasgadinha, mas devido a velocidade maior não se percebe.
abs.
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Re: A engasopada do Punto...
Isso é devido à demora na troca de marcha. A rotação cai e quando a marcha entra da essa segurada pra puxar o giro pra cima...
2 soluções:
Acelere durante a troca ou
Consiga realizar a troca mais rápido

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Re: A engasopada do Punto...
Frmg escreveu:Em que rotação a engasgada ocorre ???
Em qualquer uma, mas dá pra perceber bem quando muda a marcha para a 3ª entre 3.500 e 4.500 giros.
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