A engasopada do Punto...

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

A engasopada do Punto...

por RaSiCo » Dom Mar 01, 2009 8:43 am

Galera, não sei se esse assunto está relacionado com o Cut-Off do Punto mas não achei nada relacionado no tópico então vamos lá...

As vezes estou esticando a segunda marcha a ... sei lá... 4.000 RPM. Quando mudo para terceira, ocorre uma queda repentina de rotação e ao soltar a embreagem novamente o carro meio que da uma engasopada, uma pequena reduzida e continua normalmente. Mas por causa dessa reduzida, ele perde parte do embalo deixando o carro mais preso, mais pesado...

Pode ser apenas uma questão de regulagem da injeção, mas em alguns carros antigos da Volks, eu lembro que quando você pisava e depois soltava o acelerador a rotação reduzia mais lenta e gradualmente tornando o carro mais fluente nas mudanças de marcha.

Não é nada que se perceba na primeira "dirigida" mas é algo que incomoda pois o carro não desenvolve legal quando você quer dirigir um pouco mais rápido.

Alguém percebeu isso alguma vez? Tem como reduzir a velocidade de queda da rotação sem alterar (evidentemente) a marcha lenta?

Valeu!!!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: A engasopada do Punto...

por viniat » Dom Mar 01, 2009 9:37 am

Sim.... eu percebi isso, acho bem chato também, porque não da para empolgar indo da 2 para 3 marcha.
Eu meio que estou contornando isso, acelerando frações de segundos antes de soltar a embreagem quando entra a 3 marcha...
Ou as vezes nem tiro todo o pé do acelerador, para dar uma enganada na central que é meio lerda quando você pisa forte no acelerador.
O que ajudou foi o filtro de ar esportivo... ele deixou o acelerador muito mais esperto, qualquer encostadinha o giro sobe imediatamente.

abs.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por DanielTrombetta » Dom Mar 01, 2009 12:25 pm

A 3a marcha tira o tesão de uma arrancada mesmo, não sei se isso é comum nos carros com esse motor, se eh esse cambio ou ambos...mas se tiver como melhorar isso ae, alguém pode dar uma idéia...De 2a canta pneu bonito, mas de 3a ele parece que entrou numa marcha pesada, sei lá...
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Frmg » Seg Mar 02, 2009 2:58 pm

O que ocorre é que a segunda é muito curta e a terceira é muito longa para Punto com motor Fire 1.4

Ai fica esse buraco na passagem de marchas e o giro cai demais. Também tem o fato do acelerador eletrônico não ser dos mais espertos com respostas instântaneas.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por RaSiCo » Seg Mar 02, 2009 8:13 pm

Frmg escreveu:O que ocorre é que a segunda é muito curta e a terceira é muito longa para Punto com motor Fire 1.4

Ai fica esse buraco na passagem de marchas e o giro cai demais. Também tem o fato do acelerador eletrônico não ser dos mais espertos com respostas instântaneas.

Não acho que seja isso...É uma engasgada tipica de reduzida, só que ocorre apenas no começo da terceira e depois começa a desenvolver normal...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por lex.bh » Seg Mar 02, 2009 8:43 pm

nunca reparei no meu carro ...
Cruisin with Corolla 2.0 XEi
Pelo prazer de dirigir...
Imagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Frmg » Ter Mar 03, 2009 3:53 am

Em que rotação a engasgada ocorre ???
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por viniat » Ter Mar 03, 2009 2:05 pm

Cara isso ocorre só no 1.4... é a lerdeza do acelerador eletrônico mesmo, ocorre em qualquer rotação (mais perceptível em altos giros)
Coloquei o Filtro esportivo e deu uma melhorada de uns 50% nessa engasgada da 3...
Tambem dar uma "queimada de embreagem" no engate da 3 ajuda a "acordar" o acelerador hehehe

Sabe o que ocorre, da 1 para 2 é só puxar para baixo o cambio, da 2 para a 3 tem que empurrar para cima e para o lado e esse cambio não é um primor de precisão, então demora um pouco mais do que a troca de 1>2 e 3>4, e de 4>5 também da essa engasgadinha, mas devido a velocidade maior não se percebe.

abs.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por Willy » Ter Mar 03, 2009 2:42 pm

Isso é devido à demora na troca de marcha. A rotação cai e quando a marcha entra da essa segurada pra puxar o giro pra cima...

2 soluções:
Acelere durante a troca ou
Consiga realizar a troca mais rápido
:wink:
Imagem
->Punto Elx Cinza Scandiun<-
Clarion DXZ775usb : Diamond D3500.4 : Alpine MRP-M500 : Kit 2 vias Diamond D161 : Coaxial Cerwin Vega VEGA5
2 Subs Lightning Audio Strike s4.10.4 : Bluetooth Original : Xenon 6000k : TSW Pace 17" : GT Radial 215/45
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por RaSiCo » Qui Mar 12, 2009 7:48 pm

Frmg escreveu:Em que rotação a engasgada ocorre ???

Em qualquer uma, mas dá pra perceber bem quando muda a marcha para a 3ª entre 3.500 e 4.500 giros.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Próximo