Passagem de Marcha Ruidosa

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Passagem de Marcha Ruidosa

por socket » Sex Fev 13, 2009 8:45 pm

Beto escreveu:
socket escreveu:Ê Fiat...
Movidos pela paixão mesmo... pq se fosse por outra coisa... a gente não aguentava a #@%&! dessas cagadas... sinceramente!

Quanto às suas dúvidas...
Eu acredito que os locais sejam esses mesmos...
Sobre a mistura, bom... eu acredito que não dê bronca (não tenho ctz)...


Não tinha engolido esse slogan da Fiat, depois dessa da esponja de banho... começa a fazer sentido.
...tem que rir...porque se levar a sério, não dá certo.

Procurei alguns artigos na Internet....poucos relacionam dados de mistura, apenas explicam que se for misturar...que seja de mesma base.
http://www.skf.com.br/manutencao_rolame ... _graxa.asp
http://www.ntn.com.br/pdfServicos/indic ... iceA11.pdf

Esse é o detalhe...será que essa graxa branca "movida pela emoção" também tem base de lítio?

[]´s


Eu acredito que esse "troço" branco seja vaselina...
Pq um belo dia pedi pra regularem minha tampa de combustivel... e nao deram vencimento...
Ai vi ela cheia de "graxa branca"... e dps soube que tinham usado vaselina...
Se for vaselina no "cambio"... tá de sacanagem... mas... sei lá...
O jeito é tentar limpar o máximo essa massa branca e depois usar a SKF...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)


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Re: Passagem de Marcha Ruidosa

por socket » Sex Fev 13, 2009 8:47 pm

Ah Beto,
Manda um email ou (se puder) liga pra SKF e tire essa dúvida com eles. Vai que eles saibam?
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

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Re: Passagem de Marcha Ruidosa

por Adailson » Sex Fev 13, 2009 8:57 pm

socket escreveu:
Beto escreveu:
socket escreveu:Ê Fiat...
Movidos pela paixão mesmo... pq se fosse por outra coisa... a gente não aguentava a #@%&! dessas cagadas... sinceramente!

Quanto às suas dúvidas...
Eu acredito que os locais sejam esses mesmos...
Sobre a mistura, bom... eu acredito que não dê bronca (não tenho ctz)...


Não tinha engolido esse slogan da Fiat, depois dessa da esponja de banho... começa a fazer sentido.
...tem que rir...porque se levar a sério, não dá certo.

Procurei alguns artigos na Internet....poucos relacionam dados de mistura, apenas explicam que se for misturar...que seja de mesma base.
http://www.skf.com.br/manutencao_rolame ... _graxa.asp
http://www.ntn.com.br/pdfServicos/indic ... iceA11.pdf

Esse é o detalhe...será que essa graxa branca "movida pela emoção" também tem base de lítio?

[]´s


Eu acredito que esse "troço" branco seja vaselina...
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Ai vi ela cheia de "graxa branca"... e dps soube que tinham usado vaselina...
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O jeito é tentar limpar o máximo essa massa branca e depois usar a SKF...



++++ ok...as duas graxas são de mesma base, portanto pode ser misturadas, pq o propósito ali seria o mesmo, promover uma pelicula de lubrificação e retirada de folgas pela graxa ali presente. As duas bases mais usadas são as de lítio e sódio. Diferenças entre elas: a de lítio não dissolve na agua enquanto a de sódio dissolve. As outras substâncias presentes variam de acordo com a aplicação da graxa.
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Re: Passagem de Marcha Ruidosa

por Beto » Sex Fev 13, 2009 9:03 pm

Adailson escreveu: ...
1) Não é preciso remover toda a graxa branca "made in Fiat" que está no conjunto? (que aliás chega a partir, de tão grossa)
não é preciso retirar a graxa branca, pode misturar

2) A possível mistura entre azul e branca ocasiona algum detalhe?
não!

3) Se por acaso a concessionária "achar" a graxa azul (não me pergunte como!), não vai invalidar a garantia?
não pq isso não altera em nada a consistência de nenhum material ali presente, pelo contrário, melhora a lubrificação das articulações mau engraxadas pela própria fiat, e não há razão para exclusão de garantia. no manual fala que a garantia é exclusa se houver falta de manutenção.

4) Fiquei um pouco inseguro sobre os locais adequados onde colocar a pasta, se você puder confirmar se a posição das setas é a correta, agradeceria muito.
(ou então..... pode adicionar mais setas se preferir, tanto melhor)

ok. são estas partes que vc indicou com as setas, se houvesse um jeito seria melhor tb passar pelo lado de baixo...só que é muito dificil e só por cima resolve. no meu melhorou sensivelmente.


Adailson escreveu: ++++ ok...as duas graxas são de mesma base, portanto pode ser misturadas...


Beleza então Adailson, vamos tentar .....
Postarei dando minhas impressões.

Grato pela atenção.

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Re: Passagem de Marcha Ruidosa

por Adailson » Sex Fev 13, 2009 9:05 pm

socket escreveu:
Beto escreveu:
socket escreveu:Ê Fiat...
Movidos pela paixão mesmo... pq se fosse por outra coisa... a gente não aguentava a #@%&! dessas cagadas... sinceramente!

Quanto às suas dúvidas...
Eu acredito que os locais sejam esses mesmos...
Sobre a mistura, bom... eu acredito que não dê bronca (não tenho ctz)...


Não tinha engolido esse slogan da Fiat, depois dessa da esponja de banho... começa a fazer sentido.
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e ai companheiros... não é vaselina é graxa tipo branca com base de lítio e tb tem larga aplicação na industria automotiva ...o problema é que ela é mais cara que a graxa azul. que tem tb exelente aplicação neste segmento.
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Re: Passagem de Marcha Ruidosa

por Beto » Sáb Fev 14, 2009 12:36 am

Adailson escreveu: e ai companheiros... não é vaselina é graxa tipo branca com base de lítio e tb tem larga aplicação na industria automotiva ...o problema é que ela é mais cara que a graxa azul. que tem tb exelente aplicação neste segmento.

Realmente, a graxa do câmbio é a base de lítio mesmo.

Pesquisando mais a respeito, decidi iniciar pelo Manual do Punto.
Segue página do Manual com as especificações da graxa.

Imagem

Segundo o Manual, o fornecedor de lubrificantes é a FL Brasil e a graxa utilizada pela Fiat é a Tutela MRM-2.

Imagem

Segue link: http://www.flbrasil.com.br/interna.php? ... uto=Tutela MRM-2

No mercado existe alternativas, a exemplo da bardahl

Imagem

Segue link: http://www.lojabardahl.com.br/produtos.php/21702

Ou mesmo a própria SKF GS-265 A, o único detalhe é que ela não tem bissulfeto de molibdênio conforme especificações.

Imagem

Pra que raios serve o bissulfeto de molibdênio?

De acordo com a Revista Química e Derivados;
"...A incorporação de bissulfeto de molibdênio é feita quando se deseja mais resistência à pressão. Uma boa graxa convencional pode levar de 7% a 8% de sabão de lítio com mais de 90% de óleo mineral."
Fonte: http://www.quimica.com.br/revista/qd462 ... ntes5.html

Se ajuda ou atrapalha é outra história....

[]´s
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Re: Passagem de Marcha Ruidosa

por Adailson » Sáb Fev 14, 2009 10:29 pm

É isso ai... O Bissulfeto de molibdênio é caracteristicamente usado em peças que exerce extrema pressão umas contra outras, como exemplo: aduchamento de cabo de aço sob pressão, juntas homocinéticas; carretilhas hidráulicas...etc. " MÁS PARA LUBRIFICAÇÃO DO SUPORTE DO CÂMBIO NÃO É NECESSÁRIO TANTOS HENG HENG OU HONG HONG... BASTA LUBRIFICAR AS ARTICULAÇÕES COM GRAXA À BASE DE LÍTIO, SÓ ISSO."


(>:D<) MÁS ISSO AI MOSTRA COMO O PESSOAL DESTE FÓRUM É INTERESSADO E INTELIGENTE. (=D>)

valeu mesmo, é isso ai amigão!
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Re: Passagem de Marcha Ruidosa

por BART » Dom Fev 15, 2009 12:30 am

Hj fui la no auto centro da FIAT(automax) e o cara estava sem graxa...será? Daí passou um desemgripante, acho q WD40 sei la...e disse q era melhor do que graxa, será?
hehehehehe
Mas que de fato melhorou um pouco mesmo!!!
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Re: Passagem de Marcha Ruidosa

por jaslee » Dom Fev 15, 2009 12:44 am

quando tinha um clio passaram esse desengripante tb, dos outros carros que tive nunca passei nada.
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Re: Passagem de Marcha Ruidosa

por socket » Dom Fev 15, 2009 1:03 am

Puts...
Beto foi atrás da coisa mesmo... :P

Então vc já se deu por convencido de que poderá usar essa SKF? :)
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