[Resolvido] Xenon é Permitido SIM!

Discussões sobre personalização e tuning do seu Fiat Punto. Marcas, procedimentos e conceitos.

Re: Xenon Proibido ou Não?

por sherere » Qui Jan 15, 2009 7:48 am

Galera tb notei uma redução grande aqui em Brasília e como o fredbh falou, os importados continuam...

o pior q eu acho q eles vao ser menos parado, pq a policia vai estar DESPREPARADA pra saber qual dos importados tem XENON de fábrica ou nao.... já com nacional eles TEM CERTEZA que nao vem de fabrica.....

Qto ao meu, já me decidi, entrando de ferias vou correr atras de regularizar o neblica com xenon (nao tirei heheh) e o farol baixo-alto acho q vou d cristal vision ou algo desse tipo, e ai como já vou regularizar o neblina jah regularizo os outros tb.....

o meu problema vai ser arrumar nota pro xenon kkkkkkkkkkkkkkkkk

abraços!
Punto Sporting - Cinza Cromo
Opicionais: 023, 140, 195, 210, 47Y e 4J3
[ok] Xenons Boxster: H1 & H4-Bi (H4 retirado, culpa da lei!)
[ok] Película: G20
[ok] Som: Bravox CS60D (F) / Seleinum Triaxial 50w (T) / Bravox PXW 10D2 / Hurricane 4.120
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por rafa_lanna » Qui Jan 15, 2009 8:57 am

O Diamond Vision também tá errado? Ta fora da lei?
PUNTO - HLX 1.8 Prata Bari
** Teto Skydome + Ar Digital
** Blue & Me + MP3 C/ Controle no Volante + Encosto para braço direto
** Sensor de Chuva + Sensor Crepuscular + Vidros Eletricos Traseiros + Sensor de distância traseiro
** ABS + Air Bag + Roda liga leve (Original Fiat)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por socket » Dom Jan 18, 2009 12:51 am

VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: [Resolvido] Xenon é Permitido SIM!

por Jaspion » Dom Jan 18, 2009 12:19 pm

Na Folha de São Paulo, 18/01/09:

Lei confusa limita uso do xenônio

Para Contran, limpador de farol é obrigatório, mas Detran de SC libera carro sem o acessório

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) deveria, desde 1º de janeiro, regulamentar a utilização das lâmpadas de xenônio não-originais. Mas a falta de entendimento entre o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), os Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e os centros de inspeção atrapalha a regularização da lei.
Na sexta-feira, o Denatran emitiu um comunicado deixando claro que todos os veículos originais ou modificados para usar lâmpadas de xenônio deveriam ter esguicho para limpeza do farol e sistema de regulagem de altura do facho. E a luz deve ser branca, e não azul.
O Detran-SP, porém, argumenta que ainda não permitiu a modificação nos carros porque aguardava um comunicado oficial do Denatran e do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), qualquer alteração nas características do veículo deve ser autorizada pelo Detran, que, após receber o CSV (Certificado de Segurança Veicular) do Inmetro, emite um novo documento do carro atestando para a modificação.
Em comunicado à Folha, o Detran-SP disse que vai começar a regularizar a alteração do sistema de iluminação conforme determinação do Denatran.
O Detran-SC, entretanto, regulamentou as lâmpadas de xenônio do Honda Civic 2007 do empresário Paulo Franzoni, 27, no dia 9 de janeiro.
"Foram R$ 209,50 e dois dias percorrendo órgãos públicos e centros de inspeção veicular. Mas não precisei instalar nenhum dispositivo de limpeza ou regulador automático de farol para passar na inspeção em Santa Catarina", diz Franzoni.
O engenheiro Álvaro Beiro, responsável pelo laudo, entendeu que as obrigatoriedades eram apenas para modelos produzidos neste ano.

Blitz
Para evitar isso, "os centros de inspeção precisam se credenciar no Inmetro para realizar este tipo de vistoria", afirma Aldoney Freire Costa, coordenador-geral do Inmetro.
Sem o CSV, mesmo atendendo às exigências técnicas, o automóvel pode ser apreendido e multado em R$ 127,69.
Isso quase aconteceu com o instalador Júnior Lima, 23, que não havia regulamentado as lâmpadas de xenônio do seu Fiat Palio. Foi obrigado a retirá-las numa blitz policial, logo na primeira semana do ano.
"Sorte que eu carregava no porta-luvas um par de lâmpadas originais", conta Lima.
Já os veículos com faróis de xenônio de fábrica não precisam passar pela inspeção, mas devem ter o limpador de farol, como no novo Toyota Corolla.
As lâmpadas de xenônio sempre causaram polêmica na hora da instalação, principalmente porque são até três vezes mais potentes que as lâmpadas halógenas comuns.
Ao mesmo tempo que ampliam o campo de visão noturna do motorista e a sua segurança, podem, se tiverem fora dos padrões técnicos e de regulagem, ofuscar a vista de outros condutores e provocar acidentes. (FELIPE NÓBREGA)

SAIBA COMO REGULARIZAR O XENÔNIO (Cidade de São Paulo)

1- Peça uma autorização para alterar as características de iluminação veicular no Detran, que fica na av. Pedro Álvares Cabral, 1.301 (Ibirapuera, zona sul) e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h

2- Com a permissão, instale o kit de xenônio numa loja especializada, sem esquecer do sistema de limpeza dos faróis e de regulagem de altura do facho

3- Leve o automóvel para inspeção em uma ITL (Instituição Técnica Licenciada) credenciada pelo Inmetro; veja lista no www.inmetro.gov.br/organismos/consulta.asp

4- Se o carro for aprovado na inspeção, o ITL emitirá o CSV (Certificado de Segurança Veicular), que custa R$ 100

5- Entregue o CSV com a nota fiscal do kit de xenônio ao Detran, que fará a vistoria (R$ 31). Se aprovado, um novo documento do carro será emitido com a modificação após pagar R$ 78,50
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por cebasp » Dom Jan 18, 2009 10:31 pm

Ishi, bagunça a vista...
Espero que com esta indecisão, liberem desde que esteja plenamente regulado!

Abraço.

Carlos da Mata.
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por socket » Seg Jan 19, 2009 12:44 am

Fiquei sabendo de uma coisa hoje que me deixou encucado com a legalização...

Qualquer alteração que você faça no carro e legalize, seja ela colocar gás, xenon ou molas esportivas, a alteração de caracteristica constará no documento de forma igual! Ou seja, não há distinção.

Na hora de revender, permanecerá no documento que há algo modificado, mas não diz o quê! Então vão desvalorizar o carro alegando que já teve gás, sem propriamente o ter! E pelo que soube, não há como desfazer a situação (tirar do documento)...

(X()

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por nels0n » Seg Jan 19, 2009 7:08 am

socket escreveu:Fiquei sabendo de uma coisa hoje que me deixou encucado com a legalização...

Qualquer alteração que você faça no carro e legalize, seja ela colocar gás, xenon ou molas esportivas, a alteração de caracteristica constará no documento de forma igual! Ou seja, não há distinção.

Na hora de revender, permanecerá no documento que há algo modificado, mas não diz o quê! Então vão desvalorizar o carro alegando que já teve gás, sem propriamente o ter! E pelo que soube, não há como desfazer a situação (tirar do documento)...

(X()

No caso de regularização para xenon, vem escrito no documento que a alteração é no sitema de iluminação. Veja o documento de quem já conseguiu regularizar:

Imagem

Retirado de: http://xenonlegal.wordpress.com/2009/01 ... 07jan2009/
Imagem
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por nels0n » Seg Jan 19, 2009 7:09 am

E até onde sei você pode tirar do documento SIM, mas se você puxar o histórico do carro consta a alteração...

Abraços!
Imagem
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Thiago » Seg Jan 19, 2009 9:41 am

no caso de molas esportivas tambem consta nova altura do veiculo, medida a partir do farol
Punto Sporting Vermelho Modena
V.E.T. / P. Anti-Furto / Blue&Me
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por socket » Seg Jan 19, 2009 7:35 pm

Então me deram a informação errada...

(Som, rodas, etc...)

Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo