[Dica] Parafusos Anti-furto p/ Rodas

Discussões sobre personalização e tuning do seu Fiat Punto. Marcas, procedimentos e conceitos.

[Dica] Parafusos Anti-furto p/ Rodas

por socket » Sex Nov 21, 2008 10:46 pm

Opa galera,
Venho aqui deixar a dica pro pessoal que pensa em adquirir parafusos anti-furto.
Comprei um jogo de 4 parafusos da marca McGard. Estes parafusos são fabricados na Alemanha e importados pela Burg do Brasil.
Comprei na Autoz (http://www.autoz.com.br). São caros, mas valem a pena. Porém tenho alguns comentários a fazer a respeito.
Antes disso lhes apresento o produto...

Caixa dos parafusos:
Imagem

Comparação dos parafusos, da esquerda pra direita: antifurto McGard, deslizante e original da fiat.
Imagem

Foto dos parafusos nas rodas.
Imagem
Imagem

Eu aprovei e recomendo. Porém faço-lhes uma grande ressalva (é grande, mas quem se interessar, leia pois é muito útil). Existem 2 tamanhos de parafuso pra ser usado no Punto, de acordo com a loja. Um tem 37mm e outro 24,1mm de comprimento. Mas o maior é pra chave de roda 19mm (padrão do Punto) e o menor é pra chave de roda 17mm. Fiquei na dúvida na hora da compra mas entrei em contato com o SAC da Autoz e obtive a seguinte resposta:

Prezado Carlos, bom dia!

Agradecemos por contatar o Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Em resposta a sua mensagem informamos que para efetuar a escolha correta é necessário que consulte junto ao seu modelo o tamanho da chave de roda que utiliza. Junto aos modelos apresentados em site, a rosca 37,00 mm é para a Chave de 19mm e a rosca 24,1 mm é para a chave de 17mm. Qualquer dúvida nosso Televendas fica à disposição através do 19-37728740.

Atenciosamente,
Serviço de Atendimento ao Cliente
[email protected]
http://www.autoz.com.br
Fone: (19) 3772 8740
Fax: (19) 3772 8738
AutoZ by DPaschoal

Perante essa resposta, como a chave do carro é 19mm, comprei o maior, de 37mm e tive problemas sérios. Simplesmente esses parafusos são muito compridos pro Punto. Quando instalei na traseira eles até que ficaram bons. Mas quando instalei na frente, deu @#%$^&! e das grandes. O parafuso quando apertado até o final "tocou" no fim do cubo da roda e travou o rolamento, fazendo com que a roda não girasse. Se o problema fosse só isso, bastava tirar o parafuso e pronto. Mas quando comecei a tirar o parafuso, ele "vinha vindo"... na boa... e chegou na metade, parou! Aí já bateu aquele pensamento "ih, deu @#%$^&!". Ou eu deixava ele ali daquele jeito ou fazia o que tinha que ser feito, tirar à força. Pois bem, optei pela segunda opção! Fui tirando a muito custo e sentindo a #@%&! do parafuso moer toda a rosca do cubo... e assim foi. Sorte que ele não quebrou lá dentro da rosca, pois estava muito #@%&! mesmo. Mas quando o saquei... tava ele bem moído na ponta (1 dedo +-, justamente a parte que "tocou" no fim). Aí fui otimista e pensei que a rosca do cubo estava boa e enfiei meu antigo parafuso lá... e assim perdi o parafuso tb. Ou seja, o cubo já tava sem rosca e moeu a ponta toda do parafuso. Aí sim bateu o desespero. Já estava imaginando o prejuízo de um cubo novo. Diante disso, arranquei os parafusos antifurto das outras rodas, que por sorte as de trás não deram zica. Só as da frente, e por mais sorte ainda, só em uma das rodas. Aí fiquei estressado... e fiquei esperando o dia seguinte pra resolver (já era noite). Nem dormi direito preocupado e logo de manhã cedo tive que rodar com uma roda apertada apenas com 3 parafusos (e com o medo de empenar a roda me acompanhando). Não passei de 40km/h até chegar na concessionária. Quando cheguei lá, falei com o mecânico e ele me disse que tinha que trocar cubo e rolamento (na minha cabeça veio logo um "#@%&! que pariu"). Cotei as peças e mão de obra, e deu a bagatela de R$417. :shock: Como, POR SORTE, o rolamento não tinha a pronta entrega, fui me arrastando a 40km/h por uns 15km até a outra concessionária pra ver se tinha o rolamento. Mas quando cheguei lá um mecânico disse que dava pra dar um jeito. Ele pegou um torno próprio com a rosca fiat (muito fina por sinal) e comecou a reabrir a rosca do cubo. Deu um trabalhinho, mas por sorte ele conseguiu, pois se não conseguisse reabrir eu teria que arcar com esse prejuízo e claro que eu ia cair em cima da empresa que me vendeu os parafusos, pois fui enganado. Dei R$20 pro mecânico (por baixo dos panos) e saí de lá direto pra uma retifica pra cortarem meus parafusos antifurto pra que eu pudesse usar. Aproveitei tb e mandei reabrir todas as outras roscas pra garantir que estavam todas ok e não ter stress... (ainda bem que estavam). Após cortados os parafusos, o cara instalou lá e ficou show de bola! Gastei mais R$20 e pronto! Salvei minha cabeça do stress de ter que reclamar com a empresa e possivelmente processar e blabla...
Hoje fiz aqui uns ensaios de tirar e pôr os parafusos antifurto novamente (já que eles não são deslizantes, como os que uso) e correu tudo bem. Eles estão na medida certa e não espanaram ou moeram nada!

Aqui está o resultado do parafuso anterior que enfiei e moeu (vejam como não tem mais rosca na ponta):
Imagem

Então pra evitar dor de cabeça, comprem o parafuso menor, de 24,1mm que dará 100% certo! Mas pra isso vocês tem que comprar um soquete que adapte de 17mm pra 19mm. Ou então comprem uma chave de roda em CRUZ que já tem todas as medidas.

Link para compra do de 24,1mm (recomendado, mas lembrem-se que é chave 17mm):
http://www.autoz.com.br/Shopping/Loja/D ... 5&ItemID=1

Link para compra do de 37mm (se optar por este, leve em uma retifica antes de instalar e peça pra cortar um pouco o parafuso):
http://www.autoz.com.br/Shopping/Loja/D ... 4&ItemID=1

Bom... depois do stress todo posso dizer que estou satisfeito com o produto. Ele cumpre com o que promete.
Quem quiser tb ler um teste da quatro rodas... que testou os mesmos parafusos, tá aqui o link:
http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 3662.shtml

Eles aprovaram!

E confesso que vale muito mais a pena esses parafusos do que os antifurto que se vendem por aí. O segredo desses parafusos de R$40 são todos iguais. Se eu comprar e vc também, eu consigo tirar sua roda. Já no caso dos parafusos McGard, o segredo é único e seu anti-furto tem até número de série! E caso você perca o segredo, você pode solicitar um novo à empresa de acordo com o seu número de série!
É melhor gastar R$180 do que perder R$3 ou R$4mil em rodas por ter usado um parafuso antifurto de R$40!
Aquela velha história do barato sai caro!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: [Dica] Parafusos Anti-furto p/ Rodas

por Thales » Sáb Nov 22, 2008 9:38 am

Legal, mas q trabalheira q vc teve heim, ainda bem q vc é uma boa pessoa e nos deu essa dica, por isso q vc é moderador.

Abraço.
Punto ELX – Preto Vulcano

Imagem
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por Rush » Sáb Nov 22, 2008 10:53 am

Dica numero dois!

esses parafusos estão disponíveis na Summit... Se alguem tiver algum chegado indo/vindo, pode comprar sussegado!
http://www.summitracing.com

EDIT:
http://store.summitracing.com/partdetai ... toview=sku

EDIT 2: $24 de handling fee pros shippings "over seas"... sem chance... $9 de h.fee pros pedidos domésticos nos US... ou seja, só vale a pena pra pedir pros US mesmo!!
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por BART » Sáb Nov 22, 2008 2:13 pm

Carai socket fiquei atras desses pernos muito tempo...nao conseguia falar nessa burg de jeito nenhum!!
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por gmorais » Sáb Nov 22, 2008 5:07 pm

eu tenho uns desses mais comuns e um jogo da fiat... vou bater uma foto. ficou legal, esse da fiat o segredo é bem cabuloso
Punto HLX - HSD, VET, Couro, Xenon 8k H1, Rodas Sporting 16
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por socket » Sáb Nov 22, 2008 5:19 pm

Rush escreveu:Dica numero dois!

esses parafusos estão disponíveis na Summit... Se alguem tiver algum chegado indo/vindo, pode comprar sussegado!
http://www.summitracing.com

EDIT:
http://store.summitracing.com/partdetai ... toview=sku

EDIT 2: $24 de handling fee pros shippings "over seas"... sem chance... $9 de h.fee pros pedidos domésticos nos US... ou seja, só vale a pena pra pedir pros US mesmo!!

Eu sinceramente acho que não compensa comprar de fora. Uma vez que se vc perder o segredo, vai ter que ligar pra outro país solicitando o segredo novo e vai pagar em dolar ou euro...

Comprando no Brasil, eh ligar pra SP e pedir o segredo novo e pronto!

BART escreveu:Carai socket fiquei atras desses pernos muito tempo...nao conseguia falar nessa burg de jeito nenhum!!

Compre na Autoz... que eles vendem pela burg. A nota fiscal vem da burg pra vc ter idéia...
Aqui no Brasil somente a Autoz firmou acordo com a burg pra revender esses parafusos!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por Pedro Josino » Sáb Nov 22, 2008 7:30 pm

Uso um jogo daqueles anti-furtos tradicionais baratos.. Vou comprar um desses e usar os dois.. kkkk
CD: Alpine 9887
Amp: Alpine PDX 4.100 / Alpine PDX 1.600
Kit: Focal K2 Power 165KR (porta) / Fosgate Audiophile RFA-64 (pezinho)
Sub: JL Audio 10w6v2
Cabos: Knukonceptz 0AWG e 4AWG (Força) / Audison Sonus (Speaker) / Audison Best (RCA)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por socket » Dom Nov 23, 2008 12:07 am

Pedro Josino escreveu:Uso um jogo daqueles anti-furtos tradicionais baratos.. Vou comprar um desses e usar os dois.. kkkk

Vale a pena viu Pedro...

(Som, rodas, etc...)

Velha Guarda
Velha Guarda

por AndreBsB » Dom Nov 23, 2008 8:19 pm

Parecem ser muito bons. Eu estou usando um que é igual ao do BART. Uma loja aqui de Brasília faz os parafusos "especiais", diferentes daqueles padronizados. É pouco divulgado também.

Pra R17 tá tranquilo. Mais na frente quando eu trocar por R18, vou usar 2 tipos de segredo pra ficar mais seguro ainda.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por danielb » Dom Nov 23, 2008 8:37 pm

valmir escreveu:carai socket, ainda bem q tudo se resolveu!
masss uma pergunta: ao colocar a roda, coloca-se antes o parafuso de segurança, e depois os outros deslizantes?
pq os 4 deslizantes se compensam entre si, mas 1 parafuso 'normal' e 3 deslizantes ficam de boa no cubo?

Teoricamente fica fora de centro, pq um parafuso está fixo! Nas fotos parece fora de centro o cubo em relação a roda, mas pode ser só impressão pelo ângulo da foto...
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Próximo