Novo Focus - O que voces acham?

Assuntos não relacionados às demais seções do fórum... Piadas, Videos, Fotos, etc...

Re: Novo Focus - O que voces acham?

por mdk » Qua Nov 05, 2008 1:43 pm

Pode cre

O focus desvaloriza mt mesmo
Punto hlx 1.8 Prata bari
g20
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por cpilo » Qua Nov 05, 2008 7:13 pm

Cara, aqui em casa tem um Focus sedan 2.0 Guia, 2002 e com uns 150.000 km rodados... Nunca deu nenhum tipo de problema, exelente carro... Depois de termos olhado outras opçoes de compra ( Civic, Corolla, Linea e C4 Pallas), decidimos que o New Focus será o melhor substituto neste segmento, mesmo tendo dado muito trabalho para decidir no final entre ele e o Civic, que era a nossa melhor opçao antes de ver de perto o New Focus (que é lindo e discreto na medida certa)... Mas devemos esperar pelo Flex, que desvalorizará menos que a versao a gasolina, já fadada a desaparecer muito em breve (no máximo uns 6 meses de vida)... :mrgreen:
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por mdk » Qua Nov 05, 2008 8:34 pm

Pode cre to pensando em q eu faço.

Pq tipo eu tenhu 21 anos, achu q 1 carro igual o new focus ia cai mt bem. Gosto de carro esportivo, achu q o c4 pallas nao cairia bem pra mim nao.
Punto hlx 1.8 Prata bari
g20
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por socket » Sáb Nov 08, 2008 2:39 pm

Hoje fui ver um Focus e claro, fiz o test-drive.
Primeiro eu vou ser bem sincero com vocês. O focus antigo dá de 10x0 em acabamento.
O acabamento do novo está muito aquém do que o carro vale.
As portas achei mais mal acabados que as do Punto... sem brincadeira!
O acabamento em geral achei fraco, embora bonito.
Vi muitas falhas...
Embora tb eu tenha visto e analisado o Linea, este ainda é superior ao Focus em acabamento...
Mesmo o Linea tendo os problemas crônicos do Punto...

Mas o Focus tem pontos muito positivos...
O principal deles é o silêncio do motor. Mesmo em rotação alta você mal ouve o ronco do motor...
A suspensão é muito boa, dirigibilidade aceitável...
Mas não me dei bem com aquele câmbio automático...
Meio lento pra responder e de repente o giro dava um pulo de 3mil pra 6mil giros... dando uns solavancos malucos no carro... e demorando pra trocar a marcha...
Ou seja... até 3mil ele subia linearmente... e de repente dava logo o "TEC" pra 6mil...
Muito estranho...
Mas no geral o carro é bom de dirigir...
Mesmo no modo sequencial... foi agradável...
Mas o computador de bordo marcava 5,2km/l! (segura essa)...

Apesar de tudo... eu não compraria um Focus desse jeito! :(
Estou ficando muito exigente no acabamento dos carros...
Tá dificil achar um que me agrade nesse faixa abaixo de R$60-70mil...

Como do lado da Ford tinha um Chevrolet, fui ver o Captiva (queria o test-drive, mas disseram pra marcar pra fazer durante a semana. Aí não fiz...)
Mas o acabamento do carro é um espetáculo... e tem um monte de recursos interessantes... mas não cabe falar aqui...

Depois de ver o Captiva, resolvi fazer o test-drive do Linea só pra comparar com o Focus... e achei o cambio dualogic superior ao do Focus...
Mesmo o Linea tendo aquele "solavanco" da troca de marchas... achei muito mais esperto...
Os 2 carros sao mto confortáveis... mas o Linea tem uma estabilidade fenomenal...
Fizemos curvas ligeiramente fechadas a 150km/h e sentiamos a traseira do carro "agarrando" à estrada...
Sem contar que o motor 1.9 me pareceu mais esperto que o 2.0 do focus (mas meio dificil comparar assim, foi so impressao... talvez pelo fato dos 2 serem automáticos)...
Embora mais esperto... mais "gritador"... em giro alto o motor berrava bastante... mas pelo menos ANDAVA bem!
Mesmo assim o Linea me surpreendeu... não esperava tanto!
A direção hidráulica é mais leve que a do Punto... muito boa... (a do Focus tb é... e ainda tinha 3 tipos de opções pra escolher, esportiva, conforto e normal)
Sem contar na ótima dirigibilidade herdada do Punto...
Ele tinha B&Me NAV que funcionou muito bem...
Mas nem tudo são só flores... ouvi um pequeno grilo no cinto de segurança do motorista...
E olhe que o carro de test drive não tinha nem 700km... :(

Eu fiz os tests drives com Winner... e ele pode vir aqui depois dar a opinião dele...
Mas eu não compraria um Focus não! Não gostei do que vi por dentro...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por mdk » Sáb Nov 08, 2008 8:46 pm

Pode cre socket
eu adorei o focus, ainda n tive a oportunidade de dirigi o linea, mais vo ve se faço test drive.

Cara descordo com vc em alguns pontos
Nao achei o acabamento tao ruim e nao vi tantas falhas assim.

Mais tb n gostei do cambio automatico, isso concordo plenamente pra mim para um carro excelente merecia 1 cambio bem melhor.
Punto hlx 1.8 Prata bari
g20
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por viniat » Sáb Nov 08, 2008 9:27 pm

socket,

O Focus era o GLX ou o GHIA??
o GHIA tem acabamento digno de Focus, bem mais emborrachado, só passar a unha no miolo do volante...
no GLX é aquele arranhado seco de plástico a estilo Fiesta-anabolisado (Ecosport)...
mas no GHIA é bem diferente, até macio ao toque, bem diferente mais "a prova de ruídos"!

o que eu não to engolindo é esse sistema de partida no botão sem as chaves (ela tem que estar no bolso do motorista), me parece sutil a variosss problemas...
para abrir o capô precisa por uma chavezinha, haja técnica em canivetes Suiços para conseguir tirar essa chavezinha da chave normal ahjuihaiuhaiuhuiahiuhahi

e NÃO faça essa curva a 150km/h na Captiva... ela parece segura bem na mão, digamos assim, mas esto sabendo que na versão FWD a traseira é bem traiçoeira.

abs.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por mdk » Sáb Nov 08, 2008 10:35 pm

Pow essa de abri o capo o meu focus e assim achu q e padrao da ford, nao sei se e isso q vc ta falando, se eu tiver errado me explique :D (>:D<)
Punto hlx 1.8 Prata bari
g20
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por socket » Dom Nov 09, 2008 12:59 am

mdk escreveu:Pode cre socket
eu adorei o focus, ainda n tive a oportunidade de dirigi o linea, mais vo ve se faço test drive.

Cara descordo com vc em alguns pontos
Nao achei o acabamento tao ruim e nao vi tantas falhas assim.

Mais tb n gostei do cambio automatico, isso concordo plenamente pra mim para um carro excelente merecia 1 cambio bem melhor.

Pode discordar de mim, claro. Mas eu tenho um nível crítico muito alto nesse quesito de acabamento. Há coisas que pessoas normalmente não olham nos carros. Posso estar enganado, mas acho que você não olhou as falhas entre o painel e a porta (com ela aberta)... existe um buraco parecido com o que existe no Punto/Linea.
Você olhou a porta ao pormenor? Pois eu olhei e vi falhas de encaixe. Achei os plásticos bem duros e feios. Lembra realmente o do Fiesta e Ecosport.
Sinceramente... aqueles plásticos são de qualidade inferior ao do Linea... e tem cara de que em pouco tempo vai bater tudo...

viniat escreveu:socket,

O Focus era o GLX ou o GHIA??
o GHIA tem acabamento digno de Focus, bem mais emborrachado, só passar a unha no miolo do volante...
no GLX é aquele arranhado seco de plástico a estilo Fiesta-anabolisado (Ecosport)...
mas no GHIA é bem diferente, até macio ao toque, bem diferente mais "a prova de ruídos"!

o que eu não to engolindo é esse sistema de partida no botão sem as chaves (ela tem que estar no bolso do motorista), me parece sutil a variosss problemas...
para abrir o capô precisa por uma chavezinha, haja técnica em canivetes Suiços para conseguir tirar essa chavezinha da chave normal ahjuihaiuhaiuhuiahiuhahi

e NÃO faça essa curva a 150km/h na Captiva... ela parece segura bem na mão, digamos assim, mas esto sabendo que na versão FWD a traseira é bem traiçoeira.

abs.

Analisei um hatch e um sedan, ambos GLX. Nível de acabamento baixo.
Não posso falar do GHIA, pois não vi.
Mas o antigo Focus (tinha vários no showroom) estava mais bem acabado (olhei rapidamente).

E a curva com o Linea só foi feita pois o próprio "instrutor" da concessionária sugeriu que testássemos a estabilidade do carro...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por viniat » Dom Nov 09, 2008 9:47 am

mdk escreveu:Pow essa de abri o capo o meu focus e assim achu q e padrao da ford, nao sei se e isso q vc ta falando, se eu tiver errado me explique :D (>:D<)

Então, para abrir o capô de todo Focus, tem que girar o emblema FORD da grade do radiador, e inserir a chave para destravar o capô.

O caso é que no novo Focus, na versão GHIA, o carro não tem chave para dar a partida. É um sistema parecido com o Renault Mégane, tem um botão no console central que você aperta para dar partida/desligar o carro e uma cartão/chave com os botões de travas das portas e da mala.
Mas ao contrario do carro francês, no Focus você não precisa por essa chave/cartão em algum plug/miolo/compartimento especifico no painel, basta você estar com a chave/cartão dentro do carro em qualquer lugar, na mão, no bolso, na mochila, jogada no banco, apertar o botão no console que o carro dará a partida. Ao estilo de carros grandes, Mercedes e BM's. (=D>)

E nessa chave que é um cartão quadradinho de plástico, está contida uma chavezinha metálica que serve para abrir o capô e para eventualmente dar a partida no carro se acabar a bateria da chave/cartão.
Para tirar essa chavezinha é uma mer**, tem que puxar com a unha, ela é ruim de sair e bem frágil. :x

É mais ou menos isso que quis dizer antes :P

abs.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por Winner » Dom Nov 09, 2008 9:51 am

Faço minhas as palavras do Carlos.

Inicialmente, fomos ver o Focus (carro que eu mais queria ver). Ao ver o carro por fora me espantei. O carro é lindo. Tem linhas harmoniosas, arrojadas e tudo nele combina, seja o hatch ou o sedan. Ao entrar no carro, veio a decepção. Apesar do painel ter um visual maneiro, bancos, etc, o desapontamento veio quando vi os materiais empregados. Pra quem diz que o Punto tem muito plástico, CARAMBA, o Focus chega a lembrar o Celta (claro que estou exagerando, mas que é estranho é). É plástico duro pra tudo que é lado. Ao ver um Focus antigo do lado dele, era só entrar, passar a mão no painel e nas portas que você via a diferença absurda que era. Eu fiquei impressionado com a queda na qualidade interna do carro. De que adianta um painel lindo, tudo até bem acabado, mas com materiais de qualidade inferior à geração anterior? PONTO NEGATIVO pra Ford.

No test-drive, o carro se mostrou muito confortavel e silencioso. Impressionante que você simplesmente não escuta o motor. Estava a 120 km/h e nem nem do barulho do motor entrar no habitáculo. O câmbio automático é bom, mas me pareceu lerdo ao responder, e instável também. Tipo, estava a 80km/h a 3000 rpm, por exemplo, e se eu precisasse apertar o pé pra uma ultrapassagem ele pulava de 3 pra 6 mil rpm em 1 ou 2 segundos, dando um susto a quem dirige. O carro fica muito estranho. Não gostei mesmo desse tipo de resposta.

Vamos agora ao Captiva. Carro MUITOOOOOOOO #@%&! !!!! Acabamento impecável, detalhes para agradar até os mais exigentes. E na boa, pelo preço que se cobra por um (R$ 108.000,00), achei mais que justo. QUE CARRO !!!! Aquele "MOTORZINHO", meu Deus, deve causar um estrago ABSURDO. 261cv. Infelizmente, não pudemos fazer o test-drive, pois como o Carlos disse, o vendedor disse que o carro teria que ser preparado para tanto. Uma pena.

Por fim, vimos o Linea. Quando chegamos na concessionária, o carro tinha saído pra test e esperamos de 15 a 20 minutos para ele voltar. Nesse meio-tempo, eu já estava desistindo e o Carlos que pediu para que esperássemos mais uns minutos. Pois bem, o carro chegou e fomos pra rua. Primeiras impressões: Carro muito gostoso de andar (banco de couro de fábrica SHOW DE BOLA, direção hidráulica bem mais leve que a do Punto), seja no banco da frente ou no banco de trás. Nem de longe é apertado como o Punto atrás, até por que tem um entreeixos maior. Comecei indo atrás e o Socket tava no banco do passageiro da frente com o instrutor da concessionária dirigindo. O cara nos levou a uma avenida mais afastada da área central de Natal, onde pôde mostrar bem do que o carro é capaz. E galera, digo a vocês que o Linea é capaz de muito. MEU DEUS !!!! Pegamos uma reta livre e após uma subida pegamos uma curva acentuada à direita, feita a uns 140km/h. O carro simplesmente grudava no chão, quando você tinha a impressão de que ele ia sair de traseira, a suspensão corrigia a saída e botava o carro no lugar. Eu sentia isso. Nunca tinha sentido um carro tão grudado ao chão como ele. Logo após a curva ele "sentou" o pé no freio, ABS, e o carro parou irrepreensivelmente. Daí, o socket assumiu o volante. Demorou um pouco pra ele se acostumar com o câmbio dualogic (hehehehe, não foi?) mas depois disso foi só alegria. Ele fez a mesma curva a 150, 160km/h e o carro, da mesma forma, respondeu super bem, sempre sob controle. PARABÉNS À FIAT !!!! Nem preciso dizer que na minha vez fiz igualzinho, MUITOOOOOOOOOOOOO BOMMMMMMM !!!!!!

Ahhhh, falei da estabilidade do carro, do conforto, mas não falei ainda sobre o câmbio Dualogic. Isso merece um capítulo à parte. Pra quem pode criticar esse câmbio robotizado (até eu achava estranho isso de não ser realmente um câmbio automático) eu digo: VÃO LÁ, FAÇAM UM TEST-DRIVE e tirem suas conclusões. Minha gente, QUE CÂMBIO GOSTOSO de usar. O carro fica na tua mão o tempo todo. As trocas são feitas sempre no ponto que você quer, pois o carro identifica seu modo de direção, fazendo a troca somente na melhor faixa de rotação pra seu estilo de direção. Se vc pisa, a troca só vem em altas ou altíssimas rotações, entre 5 e 6 mil rpm. Se vc pisa mais leve, entre 3 e 3,5 rpm ele já passa para a marcha seguinte. E no modo automático o carro tb pode ter trocas seqüenciais, gostei muito disso.

Todavia, nem tudo no carro são elogios. Problemas de acabamento são visíveis e AUDÍVEIS. As rebarbas e encaixes imprecisos em alguns pontos, principalmente no painel, são visíveis. Tinha um barulho no cinto do motorista que irritava. No banco de trás, tinha um barulhinho também chato. Agora é o seguinte, são coisas que podem ser consertadas na concessionária sem maiores problemas. O motor é barulhento SIM, sem comparação com o do Focus, super silencioso.

Bem, acho que é isso, galera. Entre o Focus e o Linea, a briga é muito boa. Depois do que vi, ficaria com o Linea. MUITO BOM MESMO !!!!! O Captiva é de outra categoria e de outro patamar de preço, mas é um CARRÃO com todas as letras. Tirem suas conclusões e quem estiver pensando nesses carros, BOA COMPRA !!!!
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo