Servicos desnecessarios

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Re: Servicos desnecessarios

por mkk » Ter Out 21, 2008 11:48 pm

sagatiba escreveu:Não entendo uma coisa, no manual do carro manda fazer lipeza dos bicos, no manualzinho ( um daqueles inumeros que te dão quando compra o carro) manda fazer a limpeza dos bicos tbm.... pq isso então?


Em q parte do Manual de Uso e Manutencao esta escrito sobre limpeza dos bicos? Nao consegui achar...
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Re: Servicos desnecessarios

por mkk » Ter Out 21, 2008 11:56 pm

Proprietário de automóvel é o próprio otário. Pelo menos é o que pensam as empresas que aproveitam seu desconhecimento técnico para enfiar a mão sem dó nem piedade em seu bolso. E a receita pouco ortodoxa de faturamento não se restringe a algumas poucas oficinas, pois quase todas - sejam ou não de concessionárias - aplicam a 'fórmula'. E insistem em cobrar por duas operações completamente desnecessárias, alegando até que a recomendação vem da própria montadora. O que é outra mentira. No caso das concessionárias, elas nem perguntam ao cliente se podem ou não realizar o serviço: já o incluem automaticamente na relação de itens da revisão, obrigando o dono do carro a pagar sem nem saber exatamente do que se trata. E, quando ele o questiona, o recepcionista da oficina está treinado para convencê-lo 'tecnicamente' da necessidade do serviço: o que pouca gente sabe é que ele está aumentando o seu próprio salário, pois é comissionado pelo faturamento dos serviços que consegue 'vender'.

Primeira mentira

É mais antiga, a limpeza de bicos (válvulas) injetores. Sob alegação de que o combustível não tem qualidade, que a gasolina é adulterada com solventes, as oficinas cobram cerca de R$ 100 pelo 'serviço' desnecessário e que não é recomendado por montadora alguma. Essas, aliás, jamais incluíram a limpeza de bicos na relação de itens das revisões e algumas até afirmam que eles são autolimpantes. Basta conferir no manual do proprietário.

A idéia desta operação vem dos antigos carburadores, que realmente entupiam e eram fonte de problemas, exigindo limpeza constante. Com a introdução da injeção eletrônica, o problema acabou, mas as oficinas inventaram uma boa desculpa para limpar o bolso do cliente.

O argumento mais utilizado pelos ‘consultores técnicos’ (denominação moderna dos antigos recepcionistas da oficina) é que a limpeza é preventiva. De que o motor não apresenta problema hoje, mas, com certeza, vai deixar o motorista e toda a família na beira da estrada com o ‘entupimento do bico’.

Só se justifica a limpeza do bico injetor quando o motor está engasgando, com marcha lenta irregular, consumo elevado, desempenho prejudicado, etc. Caso contrário, é conversa para boi dormir...

Segunda mentira

Não satisfeitos em enfiar a mão no bolso do cliente com a limpeza de bicos, a criatividade das oficinas descobriu um outro filão para faturar sem necessidade. E tome mais R$ 100 para a ‘descarbonização’ do motor. Sob a mesma alegação de combustível de má qualidade, os ‘consultores técnicos’ conseguem convencer quem leva o carro para a revisão de que se trata de outra operação importante para evitar problemas ‘no futuro’.

Assim como o problema dos bicos, a carbonização pode também ocorrer dentro do motor, mas jamais a cada 10, 15 ou 20 mil quilômetros. A menos que o carro tenha realmente sido abastecido com uma gasolina de péssima qualidade, o que vem ocorrendo recentemente só nos postos do eixo Rio-São Paulo.

Além do mais, nem a limpeza do bico nem a descarbonização do motor são feitas com um líquido ‘mágico’ injetado motor adentro, mas exigem uma cuidadosa operação que, feita de verdade, inclui a desmontagem de vários componentes mecânicos.

Fonte Vrum
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Re: Servicos desnecessarios

por Jaspion » Qua Out 22, 2008 12:12 am

Pois é... na hora de tirar o carro eles já querem agendar a limpeza dos bicos para a troca de óleo ou revisão...

Fora o preço dos filtros e líquidos... Uma vez queriam me cobrar R$ 10,00 pelo detergente para o prábrisa.
Na outra, fui trocar o filtro de combustível em uma concessionária que não conhecia perto do trabalho. Fui no autocentro e eles me disseram que eu tinha que comprar o filtro no setor de autopeças e trocar na oficina. Perguntei o preço na autopeças: R$ 12,00.
Desci na oficina para peguntar o preço da mão de obra... o "consultor" ligou para a autopeças e passou o preço: R$ 19,00 do filtro mais a mão de obra... eita inflação!
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Re: Servicos desnecessarios

por Frmg » Ter Nov 04, 2008 3:53 pm

Repetindo a mesma resposta dada no outro tópico...

Com a palavra o site Bestcars com explicação tecnica mais detalhada sobre o assunto alcool...
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/alcool.htm

De fato se o combustível fosse regularizado não entupiria bicos injetores e a limpeza não seria necessária principalmente com o alcool que possui ação detergente devido sua composição química, mas...

O alcool combustível original é hidratado em 4% com água livre de agentes químicos corrosivos como o cloro encontrado na água de torneira, claro que isso não anula as propriedades corrosivas da água neutra presente no alcool e devido a isso os motores flex ou preparados para alcool recebem um tratamento anticorrosão.
Porém quando um posto de combustível adultera o alcool ele não usa água destilada e sim água de torneira que possui agentes corrosivos muito mais fortes que simplesmente a água pura.
É importante lembrar que o tratamento anticorrosão dos motores não é suficientemente adequado quando sofre ação de outros agentes químicos como o cloro da água de torneira ocasionando o desprendimento de matéria da parede do sistema de injeção de combustível que tende a se acumular onde existe afunilamento que é justamente nos bicos injetores. Por mais que o alcool em si tenha características de limpeza aliada com a alta pressão dos bicos esses fatores não são suficiente quando o combustível esta muito adulterado. Mesmo nos casos onde não existe despredimento de matéria do próprio sistema a maioria desses agentes químicos acaba aderindo toda a parede da tubulação do sistema o que uma hora compromete o seu bom funcionamento.

Quanto mais água de torneira no alcool combustível mais chances de corrosão, resíduos e entupimento dos bicos.

Situação semelhante ocorre com a gasolina adulterada, porém neste caso os agentes corrosivos estão presentes nos solventes que são utilizados para diluir a proporção de gasolina por litro.

Com tudo isso podemos concluir que apesar de conceitualmente a limpeza não ser necessária a realidade dos combustíveis brasileiros adulterado nos obriga a realizar uma limpeza períodica no sistema de injeção de combustível sob o risco de termos problemas mecânicos como falhas, engasgadas e claro ... Alto consumo!

Espero ter esclarecido :wink:
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