[D.I.Y] - Punto Frenetico

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

[D.I.Y] - Punto Frenetico

por peacewarrior » Qua Out 15, 2008 10:13 pm

Fala pessoal,

Em outro fórum que participo estou postando o DIY do projeto de som do meu carro que eu mesmo estou executando ...

Para quem não sabe DIY (Do it yourself) é tipo um "diário" onde se vai postando o processo de desenvolvimento, ou seja, um super tutorial ... Iria postar aqui no final de tudo pronto, mas vai dar um trabalhão montar então resolvi ir postando aqui também ...

Espero que curtammm

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Ahhh ... nunca havia feito e também não manjo o suficiente para ligar o sistema, mas estou comprando tudo e levarei para alguém instalar para mim.

Primeiro Problema ... Moro em apartamento e não posso trabalhar na garagem (diga-se Resina, Madeira, serra e por ai vai) e na casa dos colegas também estava difícil então tive que me adaptar para não desistir do meu projeto...

DIA 20/09
Inicialmente fiz o molde do meu porta-malas utilizando uma técnica que vi na televisão, por sinal naqueles programas de artesanato auhuhahua ... estavam ensinando como fazer objetos utilizando papel, cola e água e tive a idéia de fazer meu molde assim ...

Como fiz ???

Misturei 50% água e 50% de cola branca ... dai fui aplicando sobre a lateral do porta-malas como se fosse resina ... misturei tudo .. papel higiênico, papel toalha, papelão ... fui colando tudo para ficar um molde bem resistente...

DICA: Quem quiser fazer isso favor escolher um dia de sol e um lugar que possa deixar o porta-malas do carro aberto pelo menos umas oito horas para circular bem o ar e ajudar a secar .... Quem estiver como utilizar um secador de cabelos irá ter uma secagem mais rápida ...

Forrando o porta-malas ...
Imagem

Depois de fazer várias camadas de cola + água e papéis
Imagem

Molde Já Pronto ..
Imagem

Ahh esqueci de falar ... depois de retirar fiz ainda alguns reforços com papelão bem grosso e adaptações para o molde ficar exatamente como queria ...

E vocês também podem ver que existem dois moldes triangulares ao lado do molde do porta-malas ...é o molde das colunas que irá acomodar os TW .. fiz da mesma forma, mas as fotos sumiram da câmera ... se eu achar coloco depois ...

Vai ficar assim os "peitnhos" ehhee (Acho que peguei essa imagem do felipe ehhe)
Imagem

Bom .. continuando ...

Hoje apliquei a primeira camada de resina e manta sobre o molde ... Como podem ver, fiz tudo na sacada do meu apartamento ... coisa de louco o mega, ultra, super espaço auhuhauhaa

Materiais
Imagem

Depois da Resina + Manta
Imagem
Imagem

Dica ..

DICA Para quem quiser limpar aquelas farpas da manta e não estiver afim de ligar o aspirador, basta usar uma escova daquelas de limpar carpete ... é ÓTIMO ... gruda tudo ali e sai com a maior facilidade da escova

Imagem

Imagem

DIA 27/09

Equipamentos que já chegaram ...

Sub NAR 10sw2 comprando na Alpharoll (atendimento nota 1000)

Imagem
Imagem

Cabo MonsterBass™ XLN® 100 Xtra Low Noise
Características: 12 ga (aprox. 3.5 mm) ligar o sub no amp
Imagem

Cabo Força - KnuKonceptz Metallic Blue 4 Gauge Power Wire 20 Feet (6m)
Imagem
Imagem
Imagem

Distribuidor - Stinger SDB1X2 TWO 4 Ga In 8 Ga Out Distribution Blocks
Imagem

12/10

Caixa já sem o molde
Imagem

Eu trampando (foto by Esposa uhauha)
Imagem

Já colocado o anel para o sub
Imagem
Imagem

15/10

A caixa ficou pequena segundo minhas últimas medições ... Então removi o anel do sub puxei ele mais para frente para dar mais volume ...

Acho que agora cheguei nos 30 Litros que imagino para a caixa ...

Hoje também já comecei a criar a "base" da frente da caixa para aplicar a resina nesse final de semana ...

Porém como sempre comecei a inventar moda e ao invés de fazer como todos (utilizar tecido) comprei 1 metro de tela de arame e moldei a frente da minha caixinha ....

Porque fiz isso ???

Acho que assim ficou bem mais fácil de moldar a caixa e deixar ela "redondinha" como queria e também assim penso em economizar mais com massa plástica que teria que utilizar para acertar imperfeições ... ahh também acho que assim deixarei a caixa mais resistente .... gostei muito mais de moldar a frente da caixa assim, agora vamos ver quando aplicar a manta, mas acho que será de boa ...

Segue fotos ...

Materiais (Esse grampeador agilizou muito meu processo ... grampeia tudo .. até o dedo senão tomar cuidado auhuhahua)
Imagem

Caixa ...
Imagem
Imagem

Bom por hoje é isso

Espero que tenham gostado ...

Vou atualizando conforme for andando o desenvolvimento, só posso trabalhar aos finais de semana, então deve demorar um pouco ....

Abração
Igor
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: [D.I.Y] - Punto Frenetico

por socket » Qua Out 15, 2008 10:31 pm

Só me lembro do meu projeto... que me custou hoooras de trabalho! hehe...

Boa sorte aí! :)
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por cebasp » Qui Out 16, 2008 9:02 am

Belo setup... E parabéns pela iniciativa.
Não tive paciência (tempo) para fazer a minha e pedi para um amigo fazer...
Vá postando mais fotos, é de grande utilidade para quem não sabe o processo de como se faz uma selada...

Abração e parabéns.

Carlos da Mata.
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por sema » Qui Out 16, 2008 9:13 am

É isso aí Igor!!!
Admiro seu empenho!!!
Quisera eu ter esse dom...hahaha!!!
Mas o meu forte é mesmo a parte do som onde não se precisa montar caixas do zero!!!rsrs

Abraaaço!!
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por peacewarrior » Qui Out 16, 2008 9:24 am

hehe vlw a todos pela força ... Dá um trabalhão mesmo fazer tudo, mas é recompensador ver o trampo todo pronto

Cebasp, a caixa não vai ser selada não ... vai ser dutada, só não decidi aonde por o duto ...

Olhando o desenho ridiculo que fiz abaixo estou pensando em colocar no lugar vermelho

Imagem

O que acham ??

Abração
Igor
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por peacewarrior » Dom Out 19, 2008 8:13 pm

Vlw pelos comentários pessoal !!!

Estava sem a câmera esse fds e só pude tirar a foto de como a caixa ficou após fechar a parte frontal ... Até que está ficando boa auhhuaa

Segue como a caixa ficou ...
Imagem

Agora só falta eu aplicar uma camada interna de resina + massa + areia

Abração
Igor
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por nels0n » Qua Out 22, 2008 8:04 am

Parabens pelo trabalho! A caixa está ficando de primeira!
Já deu algum upgrade nessa caixa ai? hehe

Aparece nos encontros de Santos cara! Abraço..
Imagem
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por nels0n » Qua Out 22, 2008 8:07 am

Ah, a única parte do meu sou DIY por enquanto é um cabo RCA que fiz com cabos coaxiais RGC59 e conectores Santo Angelo...ficou 10!
Estou com o molde pronto, preciso fazer alguns últimos ajustes em um compartimento lateral pros amplificadores. Mas agora todo final de semana chove...
Imagem
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por peacewarrior » Sex Out 24, 2008 2:28 pm

Fala Nelson ...

A caixa andou um pouquinho sim ... acertei a parte externa dela , ja começei a fazer a parte que vai tapar o fundo do porta malas ..

Esse final de semana tiro mais fotos ... estava sem a câmera e agora estou sem carro também auhuhauhuhauh

Abração
Igor
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por peacewarrior » Sáb Out 25, 2008 9:06 pm

Olha eu aee ...

Vamos que vamos ... devagar e sempre é o dilema !!!

Hoje finalizei a caixa ... só falta agora passar mais uma massa plástica por fora para acertar as imperfeições e lixar ....

Fotos de algumas peças que chegaram ...
Imagem

Imagem

Fotos da caixa ...

Imagem

Imagem

Imagem

A caixa finalizou assim

** Externamente **
- 4 camadas de manta + resina

** Internamente **
- 1 camada de manta com fibra + massa plástica (não achei que isso fosse dar muito certo, mas ficou muitooooooooo duro uahuha)
- 2 camadas de batida de pedra

Agora to esperando chegar o Amp e amanhã vou ver se finalizo a moldura do outro lado do porta malas ...

Vamos que vamos ... agora falta pouco ..

Abraços
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Próximo