[Resolvido] Xenon é Permitido SIM!
Re: XENON E PROIBIDO OU NÃO????
Nu..Domingão, após fds quebradeira e às 22 horas ler esse post será tenso...não sei se ja postei aqui e falo q qdo fui tranferir o carro para o meu nome, eles encrencaram com o filme, que não é ocaso discutido, e o xenon e os pingos reclamaram q me deram bomba...daí voltei no dia seguinte com outro vistoriador e ele nem pediu para eu abrir o capô...
Nas ruas ainda não tive problemas!!!
Nas ruas ainda não tive problemas!!!

- Velha Guarda
hahaha...#@%&! mesmo ler tudo isso. Sobre película na rua....se não tiver o opacímetro pra medir a transparência não rola...se for multado assim mesmo entra com recurso que ganha na boa. Pede, se for o caso, pra colocar que a verificação foi APENAS visual
- Piloto de Atari
li esse texto todo ai, e ainda não sei se é permitido ou não....
- Piloto de Autorama
Só são permitidos os que vem de fábrica nos veículos.
Hoje confirmei esta informação com um policial rodoviário. Só não perguntei se eles tem a relação dos veículos que vem com xenon de fábrica...hehehe.
Hoje confirmei esta informação com um policial rodoviário. Só não perguntei se eles tem a relação dos veículos que vem com xenon de fábrica...hehehe.
PUNTO HLX 1.8 2008/2009 - Preto Vesúvio
Alarme|Rodas Sporting 15'|Ar-condicionado automático digital|Vidros elétricos traseiros|Rádio CD Player com MP3 e RDS integrado ao painel|Volante em couro com comandos do rádio|Engate|Bancos em couro
Alarme|Rodas Sporting 15'|Ar-condicionado automático digital|Vidros elétricos traseiros|Rádio CD Player com MP3 e RDS integrado ao painel|Volante em couro com comandos do rádio|Engate|Bancos em couro
Tá no jornal O Globo de hoje na capa do caderno CARROetc, sobre a proibição do Xenon. Só pode ter os carros com sistema de lavagem dos faróis e ajuste automático do facho luminoso ligado à suspensão. Vale a partir de 1 de janeiro. Tava pensando em colocar no meu mas acho que vou desistir.
Punto ELX 1.4 prata bari
LL 15 original
banco de couro
filmado full
MP3 Pionner c/USB
LL 15 original
banco de couro
filmado full
MP3 Pionner c/USB
esse negócio de lavagem de faróis é a maior prosopopéia de todas... não precisava...
na verdade um xenon bem regulado em qualquer carro nao atrapalha. o problema são os "estaladores" que fazem de qualquer jeito e não instruem os fregueses a fazerem o ajuste com urgência... por isso tanta gente odeia xenon... farol desregulado atrapalha mesmo no trânsito
na verdade um xenon bem regulado em qualquer carro nao atrapalha. o problema são os "estaladores" que fazem de qualquer jeito e não instruem os fregueses a fazerem o ajuste com urgência... por isso tanta gente odeia xenon... farol desregulado atrapalha mesmo no trânsito
Punto HLX - HSD, VET, Couro, Xenon 8k H1, Rodas Sporting 16
- Motorista de Auto Escola
não sei qual tipo..
Bem pessoal,não quero entrar no mérito da legalidade da Xenon,sem criticar quem goste e respeito o gosto de cada um,mas é muito ruim quando a noite cruzamos com um carro com uma dessas lâmpadas,não sei qual tipo,ofusca nossos olhos que não se vê quase nada.Acredito que muitos acidentes devam acontecer devido a ofuscamentos(principalmente atropelamentos).Fica massa pra quem ta no carro com a lâmpada,mas para condutores de outros veículos é péssimo.Bem,os acessórios tb devem ser regulamentados,afinal,se um engenheiro da Fiat projetou um carro apenas com conjuntos aerodinâmicos básicos,pôr um "sofá" encima do carro pode trazer algum prejuízo a estabilidade e segurança do carro e de outros usuários da via.Apesar do código de trânsito ser muito ruim,existem as câmaras temáticas que discutem assuntos desse tipo(e vão ver estatísticas de acidentes que envolvam carros com essas lâmpadas,ou que nada tem a ver) para que mude injustiças ou que regulamente algo mais específico.Lembrando que tudo no Brasil é muito lento e que parece que as leis são feitas pra um cala boca pra mídia e população,que os caras estão trabalhando.."Agora devemos esperar cairem as estatísticas"."Eles vão temperando o caldo conforme a turma vai reclamando".Valeu,pessoal!!Excelente fórum,parabéns!!!
- Piloto de Atari
- Motorista de Auto Escola
Estava discutindo com um amigo agora à pouco no MSN sobre isso...
E o xenon não está proibido não!
A resolução 294, que modifica a 227, entre em vigor em 01/01/2009.
Ambas dizem que pode ter xenon entre 4300k e 6000k...
Os faróis podem SIM ter regulagem manual (continua ou gradual), desde que atinjam um certo ângulo na medição deles lá (não dei muita atenção pq isso só é medido com aparelhos)...
E caso o carro não atinja esse ângulo, aí sim se faz necessário o uso de regulagem automática nos faróis...
Quanto ao sistema de limpeza é obritagório sim!
Mas garanto que tem carros que possuem xenon de fábrica que não tem como adaptar um sistema de limpeza de faróis... aí quero ver qq vai dar...
Pra quem quiser saber do sistema de limpeza, apenas um esguicho direcionado pro farol já resolve... (vide farol do marea)
Há algumas carros (volvo e mercedes) que possuem além do esguicho de água... uma palheta que limpa a lente do farol... (igual ao limpa parabrisa)...
Mas o xenon não está proibido não! Só acima de 6000k que a coisa vai pegar!
E o xenon não está proibido não!
A resolução 294, que modifica a 227, entre em vigor em 01/01/2009.
Ambas dizem que pode ter xenon entre 4300k e 6000k...
Os faróis podem SIM ter regulagem manual (continua ou gradual), desde que atinjam um certo ângulo na medição deles lá (não dei muita atenção pq isso só é medido com aparelhos)...
E caso o carro não atinja esse ângulo, aí sim se faz necessário o uso de regulagem automática nos faróis...
Quanto ao sistema de limpeza é obritagório sim!
Mas garanto que tem carros que possuem xenon de fábrica que não tem como adaptar um sistema de limpeza de faróis... aí quero ver qq vai dar...
Pra quem quiser saber do sistema de limpeza, apenas um esguicho direcionado pro farol já resolve... (vide farol do marea)
Há algumas carros (volvo e mercedes) que possuem além do esguicho de água... uma palheta que limpa a lente do farol... (igual ao limpa parabrisa)...
Mas o xenon não está proibido não! Só acima de 6000k que a coisa vai pegar!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
Só pra mostrar o que diz a 294:
Quem quiser consultar:
http://www.denatran.gov.br/download/Res ... AN_227.pdf
http://www.denatran.gov.br/download/Res ... AN_294.pdf
Anexo I, item 4.3.6.2.1: No caso em que um dispositivo de regulagem de farol for
aplicado, este deve ser automático e deve satisfazer os requisitos dos parágrafos 4.3.6.1.1 e
4.3.6.1.2
Anexo I, item 4.3.6.2.2: Os dispositivos de regulagem manual do tipo contínuo ou
gradual, podem ser permitidos desde que tenham uma posição de repouso que permita que os
faróis possam retornar à inclinação vertical inicial indicada no parágrafo 4.3.6.1.1, através dos
parafusos de regulagem ou outros meios similares.
Faróis baixos com uma fonte luminosa tendo um fluxo luminoso objetivo que
exceda a 2.000 lúmens devem ser instalados somente conjuntamente com a instalação do(s)
dispositivo(s) da limpeza do farol(4). Adicionalmente, quanto à inclinação vertical, se aplicam
as prescrições dos parágrafos 4.3.6.2.1 e 4.3.6.2.2.
Quem quiser consultar:
http://www.denatran.gov.br/download/Res ... AN_227.pdf
http://www.denatran.gov.br/download/Res ... AN_294.pdf
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
(Som, rodas, etc...)
- Velha Guarda