Motor falhando após ligar

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Motor falhando após ligar

por flempz » Qua Set 23, 2020 9:40 am

Bom dia pessoal,

Tenho um Punto ELX 1.4 2009 que recentemente tem apresentado um problema muito chato, quando o carro está frio (independente da temperatura ambiente).

Acontece mais ou menos assim:

- de manhã, na primeira partida o carro liga normalmente mas faz um barulho estranho, não sei nem descrever o que seria, mas parece ser uma peça se movimentando. Lembra o barulho que um colchão de mola faz kkkkk

- assim que liga, o motor começa a dar umas falhadas, parece que vai morrer a qualquer momento. As vezes da a impressão de que ele tá acelerando sozinho, mas muito de leve. O giro do motor fica oscilando mesmo sem estar com o pé no acelerador. Engato a primeira e saio com o carro dando uns trancos, ele vai indo sem desligar enquanto acelero, mas na primeira curva ou primeiro sinal que tenho que tirar o pé do acelerador, o carro morre.

- essa segunda partida é mais difícil, só bater a chave não adianta, é preciso pisar fundo no acelerador para o carro ligar

- Os trancos e a sensação de que o carro vai morrer continuam até mais umas 3 ou 4 quadras, depois disso tudo normaliza. Se eu paro, desligo o carro e ligo novamente, nada acontece, nem mesmo aquele barulho que fez na primeira partida. O problema volta a acontecer quando o carro fica mais tempo parado, no final do expediente, por exemplo.

Levei num mecânico que detectou um problema na sonda lambda no scanner. Ele trocou, trocou também as velas, fez limpeza de bico, mas o carro continua exatamente com o mesmo problema.

Alguém tem alguma ideia do que pode tar acontecendo?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Motor falhando após ligar

por Scorpio » Qui Set 24, 2020 10:35 am

flempz escreveu:- de manhã, na primeira partida o carro liga normalmente mas faz um barulho estranho, não sei nem descrever o que seria, mas parece ser uma peça se movimentando. Lembra o barulho que um colchão de mola faz kkkkk

Isso que você relata é típico de correia do alternador (correia de acessórios).
Para confirmar basta jogar agua na correia quando estiver fazendo o barulho, se o ruído desaparecer é correia de acessórios.
Jogue agua na correia com uma mangueira ou balde, mas como o motor estará em movimento faça isso com atenção e cuidado;
Se não estiver seguro para fazer o procedimento peça ao seu mecânico que o faça.

.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador