Avanço de ignição errado nos E-torq??
Avanço de ignição errado nos E-torq??
Desde que peguei meu Punto 1.6 E-torq, meu primeiro carro Flex, notei que na gasolina ele dava griladas em retomadas, principalmente com pé fundo, entre 2500 e 3000 e poucos giros e depois de uns 3500 os grilinhos paravam. Postei em muitos locais sobre isso, que é um mal de carro flex mesmo, procurei a usar 20% de Etanol pro problema parar, procurei aditivos aumentadores de octanagem, mas nenhum funcionava... Eu achava estranho pq o 1.6 Etorq não tem uma taxa de compressão tão elevada assim, 10,5:1 e deveria se dar bem com gasolina com 27% de Alcool, mas era só colocar gasolina, independente do posto, o motor grilava e em saídas se eu não pisasse o suficiente, também dava grilada rapida em subidas então... Passei então a adotar sempre 15-20% de Etanol e por um bom tempo o problema sumiu, mas depois de uns tempos comecei a notar a griladinha voltando em arrancadas em subidas e saídas e comecei a estranhar... poxa, com 20% de Etanol a mais e ainda grilava!! Esqueci disso, ate pq outros carros eu vejo fazendo isso na rua e continuei acrescentando os 20%. Num belo dia resolvi testar a bomba da partida a frio, pra ver se tava funcionando, porque li que nos Etorq a gasolina é consumida aos poucos, pra não envelhecer, mas notava que a minha demorava muito pra ser consumida, na verdade nao vejo baixando nada... aí fiz a besteira de dar partida no carro com o chicote da bomba desligado e a injeção deve ter dectectado uma falha e adotou a estratégia A/F pro Alcool, sendo que eu tinha mais gasolina no tanque e o carro não deu mais partida, por sorte eu tenho um leitor OBD2 Bluetooh e dois softwares, um de Android e o MultiECU Scan pra PC, mas diga-se de passagem, paguei a licença do AlfaOBD pra Android e não consegui resetar parametros nem mudar A/F nele, e foi o primeiro que tentei... fiquei "preocupado" em ter danificado alguma coisa no carro porque o carro continuava sem conseguir dar partida, mesmo dando reset e reajustando pra gasolina pelo alfaobd. Daí peguei o MultiECU e consegui fazer tudo, reset dos parametros adaptativos e A/F, beleza, o carro deu partida de boa! Daí saí com o carro e notei que parecia mais suave o funcionamento, não grilava nadinha! Nem nas arrancadas, nem em retomadas com pé embaixo! Então pensei, a Central do meu Etorq e talvez de muitos outros, não tá corrigindo o avanço de ignição corretamente, especialmente se adotadas misturas de alcool e gasolina fora do padrão, adulterações nos postos e outras razões,,, talvez era isso...
Meu Etorq não tem problema nenhum nos sensores e atuadores da IE. e ficou um bom tempo sem grilar depois dos resets, mas de uns dias pra cá tá começando a dar griladinhas denovo!
e só tava usando gasolina, aditivada ou comum com aditivo a parte. Daí comecei a imaginar que a central desse carro não tá ajustando o avanço corretamente, talvez depois de pegar algum posto com gasolina com mais alcool e depois voltar pra gasolina normal ou em alguma condição qualquer eu tá fazendo a central ficar confusa.
Lembro de ter lido que os 1.8 teve um problema sério de quebra por conta de ajuste errado da ECU para um avanço errado da ignição e a FIAT soltou um update da ECU, mas não divulgou na mídia, fazia o update ao levarem o carro na autorizada pra revisoes... Meu carro, um Punto, fabricado em 2010, modelo 2011 parece que já passou por um update, pq no scanner mostra que a central foi reprogramada em 04/04/2012 e ja q e um carro 2010.... Já levei em duas autorizadas e dizem que meu carro não possui mais nenhuma atualização a ser feita...
Eu vou fazer mais um reset pelo scanner e ver se volta a parar de grilar, se parar, alguma coisa tem na central q não ta ajustando os parametros corretamente... O que acham disso??
Meu Etorq não tem problema nenhum nos sensores e atuadores da IE. e ficou um bom tempo sem grilar depois dos resets, mas de uns dias pra cá tá começando a dar griladinhas denovo!

Lembro de ter lido que os 1.8 teve um problema sério de quebra por conta de ajuste errado da ECU para um avanço errado da ignição e a FIAT soltou um update da ECU, mas não divulgou na mídia, fazia o update ao levarem o carro na autorizada pra revisoes... Meu carro, um Punto, fabricado em 2010, modelo 2011 parece que já passou por um update, pq no scanner mostra que a central foi reprogramada em 04/04/2012 e ja q e um carro 2010.... Já levei em duas autorizadas e dizem que meu carro não possui mais nenhuma atualização a ser feita...
Eu vou fazer mais um reset pelo scanner e ver se volta a parar de grilar, se parar, alguma coisa tem na central q não ta ajustando os parametros corretamente... O que acham disso??
- Piloto de Autorama
Re: Avanço de ignição errado nos E-torq??
Tem mais um telecarregamento, aparece no scanner 10/08/2012.
https://puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=21969
Enquanto não consegue a atualização; com o Multiecuscan fixe o combustível em gasolina que é o que você usa ou seja não coloque na posição aprendizado.
Entretanto se colocar etanol o motor não vai dar a partida.
.
https://puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=21969
Enquanto não consegue a atualização; com o Multiecuscan fixe o combustível em gasolina que é o que você usa ou seja não coloque na posição aprendizado.
Entretanto se colocar etanol o motor não vai dar a partida.
.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Mas é reversível? Meu medo é pegar adulterações e o carro ficar ruim...
Mas esse telecarregamento aí de agosto/2012 quer dizer a versão ou a data que foi telecarregado? Pq pode ser a mesma versão do meu, mas atualizado somente em agosto, não?
Mas esse telecarregamento aí de agosto/2012 quer dizer a versão ou a data que foi telecarregado? Pq pode ser a mesma versão do meu, mas atualizado somente em agosto, não?
- Piloto de Autorama
Não, a data mostrada é a data do lançamento da versão, não da execução do telecarregamento.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Last Programing Date 04/04/2012 - "Data da ultima programação", é isso que aparece no MultiECU. Então fica ainda a dúvida... eu cansei de ir em autorizada e eles não darem toda atençao, só pq o carro é "velho". Se fosse um zero eles davam atenção. Esses fabricantes deveriam liberar essas atualizações num site especial, pra mecânicos independentes, fazer recalls de atualização, mesmo que pra coisas simples!
- Piloto de Autorama
Faz o que eu comentei acima (fixe em gasolina) e abra uma reclamação na Fiat informando que existe sim uma atualização e a CC diz que não existe.
Outra coisa, pelo numero do chassi não funciona, tem que conectar o scannner (da cc) e atualizar, se já estiver atualizado ele informa.
Boa sorte!
Outra coisa, pelo numero do chassi não funciona, tem que conectar o scannner (da cc) e atualizar, se já estiver atualizado ele informa.
Boa sorte!
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Blz, vou fazer isso, mas acabei de conferir a data da ultima revisão em concessionária, tem no manual, foi feita uma revisão de 30.000km dia 04/04/2012 na Tecar Fiat de Brasília. Então creio que é a data da programação mesmo. Eu sabia que ela tinha feito uma revisão em 2012, mas nunca tinha olhado a data!
- Piloto de Autorama
Rauser escreveu:Mas é reversível? Meu medo é pegar adulterações e o carro ficar ruim...
O TELECARREGAMENTO é irreversível.
O módulo de injeção do seu Punto é Bosch ou Magneti Marellii?
Vish, sério?? Eu mandei selecionar Petrol (gasolina) no MultiECU Scan e não mudou nada! O carro continua dando batidinhas, grilados, em retomadas e se eu não acelerar muito em saídas. No AlphaOBD descobri que tem um parametro q nao tem no MultiECU, que é o AF/R (Air Fuel Ratio) e no meu tá marcando 12,6, até onde sei pra gasolina com 20% de Alcool é 13,2... deve tá correto, pq a nossa gasolina tá com 27% de Alcool... Mas e agora?? Estraguei o módulo?? Agora só posso por Gasolina??? Meu módulo É Marelli, IAW7GF.
ATUALIZAÇÃO:
Rodei o Alpha OBD agorinha, e o AF/R caiu pra 12,5 e tem um parâmetro que é mais ou menos assim: Flex Fuel learning System ou sistema de aprendizado flex e ta lá: "Inicializado", pra mim o sistema de indentificação continua ativo...
ATUALIZAÇÃO:
Rodei o Alpha OBD agorinha, e o AF/R caiu pra 12,5 e tem um parâmetro que é mais ou menos assim: Flex Fuel learning System ou sistema de aprendizado flex e ta lá: "Inicializado", pra mim o sistema de indentificação continua ativo...
- Piloto de Autorama
Abaixo o ultimo telecarregamento disponibilizado pela Fiat para o etorq 1.6
Post os dados do seu Punto para verificação.
Com o AlfaOBD 1.9.1.0

Com o Multiecuscan 3.1

.
Post os dados do seu Punto para verificação.
Com o AlfaOBD 1.9.1.0

Com o Multiecuscan 3.1

.