Ajuda. Barulho insuportavel no painel
Re: Ajuda. Barulho insuportavel no painel
Vou verificar em relação a essa mangueira do ar.
Hoje levantei o carro e olhei tudo com meu mecânico, não conseguimos identificar a causa mas parece que nessa rotação (Entre 1000 e 1300 RPM) o motor está passando vibração de mais para o interior do carro, o que provavelmente esta causando barulho no painel, inclusive o volante chega a vibrar bastante nessa faixa de rotação. A conclusão mais provável que chegamos é possa ser o coxim superior direito do motor, peça que já possuí um histórico de fragilidade, troquei ele com 26.000kms estourado (cerca de 10.000kms atrás) por um paralelo. A parte do painel de onde vem o barulho é exatamente na parte onde fica localizado o bendito coxim, a parte do porta luvas etc. Como o tempo hoje está corrido não foi possível tirar o coxim pra confirmar, vou ver se fim de semana faço isso.
Hoje levantei o carro e olhei tudo com meu mecânico, não conseguimos identificar a causa mas parece que nessa rotação (Entre 1000 e 1300 RPM) o motor está passando vibração de mais para o interior do carro, o que provavelmente esta causando barulho no painel, inclusive o volante chega a vibrar bastante nessa faixa de rotação. A conclusão mais provável que chegamos é possa ser o coxim superior direito do motor, peça que já possuí um histórico de fragilidade, troquei ele com 26.000kms estourado (cerca de 10.000kms atrás) por um paralelo. A parte do painel de onde vem o barulho é exatamente na parte onde fica localizado o bendito coxim, a parte do porta luvas etc. Como o tempo hoje está corrido não foi possível tirar o coxim pra confirmar, vou ver se fim de semana faço isso.
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Re: Ajuda. Barulho insuportavel no painel
Thiagow_RJ escreveu:Vou verificar em relação a essa mangueira do ar.
Hoje levantei o carro e olhei tudo com meu mecânico, não conseguimos identificar a causa mas parece que nessa rotação (Entre 1000 e 1300 RPM) o motor está passando vibração de mais para o interior do carro, o que provavelmente esta causando barulho no painel, inclusive o volante chega a vibrar bastante nessa faixa de rotação. A conclusão mais provável que chegamos é possa ser o coxim superior direito do motor, peça que já possuí um histórico de fragilidade, troquei ele com 26.000kms estourado (cerca de 10.000kms atrás) por um paralelo. A parte do painel de onde vem o barulho é exatamente na parte onde fica localizado o bendito coxim, a parte do porta luvas etc. Como o tempo hoje está corrido não foi possível tirar o coxim pra confirmar, vou ver se fim de semana faço isso.
Se vibra até o volante, com certeza NÃO é mangueira do ar condicionado. No meu caso não tinha vibração, era só o barulho mesmo. É possível que no teu caso seja o coxim. Certa vez li sobre estes coxins dos Puntos mais básicos não absorverem muito a vibração. Se o coxim bom não absorve muito a vibração, imagina um com defeito.
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Re: Ajuda. Barulho insuportavel no painel
BillieBorba escreveu:Thiagow_RJ escreveu:Vou verificar em relação a essa mangueira do ar.
Hoje levantei o carro e olhei tudo com meu mecânico, não conseguimos identificar a causa mas parece que nessa rotação (Entre 1000 e 1300 RPM) o motor está passando vibração de mais para o interior do carro, o que provavelmente esta causando barulho no painel, inclusive o volante chega a vibrar bastante nessa faixa de rotação. A conclusão mais provável que chegamos é possa ser o coxim superior direito do motor, peça que já possuí um histórico de fragilidade, troquei ele com 26.000kms estourado (cerca de 10.000kms atrás) por um paralelo. A parte do painel de onde vem o barulho é exatamente na parte onde fica localizado o bendito coxim, a parte do porta luvas etc. Como o tempo hoje está corrido não foi possível tirar o coxim pra confirmar, vou ver se fim de semana faço isso.
Se vibra até o volante, com certeza NÃO é mangueira do ar condicionado. No meu caso não tinha vibração, era só o barulho mesmo. É possível que no teu caso seja o coxim. Certa vez li sobre estes coxins dos Puntos mais básicos não absorverem muito a vibração. Se o coxim bom não absorve muito a vibração, imagina um com defeito.
Pois é.. o chato é que já tive que trocar esse coxim. Reparei que ele está com uma folga grande na parte superior entre a borracha e o ferro. Ele novo não há espaço algum nesse local, o meu já chega a entrar um dedo nesse espaço. Acredito que talvez nem esteja estourado ainda mas com certeza não está cumprindo a função 100%.
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Re: Ajuda. Barulho insuportavel no painel
ppace73 escreveu:Meu Deus... Estou saindo do Gol GV, um dos motivos: Não aguento mais barulho dentro do carro![]()
Será que o Punto vai ser pior?????????
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Eu tinha um G5 nas antiga e fazia um barulho do baralho, hoje comprei um tjet e estou esperando ele chegar e já estou comedo do que to lendo aqui dos barulhos.
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Re: Ajuda. Barulho insuportavel no painel
O único barulho que fui premiado em meu t-jet foi o do banco traseiro, onde é necessário passar uma fita dupla-face no pino da trava do banco para sanar
Re: Ajuda. Barulho insuportavel no painel
Olá pessoal,
Logo de início quero me desculpar por não ter postado as prometidas fotos da presilha barulhenta a que me referi anteriormente. Se eu contar tudo o que me aconteceu desde o final de 2014 até meados desse ano acho que ninguém acredita. Bom, acreditem, não foi por má vontade que não postei.
Mas como diz o ditado, antes tarde do que nunca:

Eis a maldita presilha responsável por TLOC e TLEC toda vez que arrancava com o carro (lembrando que sou o dono de um Punto Sedan... ooops, quer dizer, um Linea). Conforme o motor oscila (movimentação grande, porém normal) o cano do ar condicionado era empurrado e puxado e junto com ele a presilha que, por sua vez, tinha uma pequena folga: o suficiente para atormentar um cidadão de bem como eu.
Agora, ainda falando de BARULHO, não pensem que me livrei os meus. Aliás, de lá pra cá outros muitos surgiram. Primeiro foi na coluna B do lado do passageiro. Um nhec nhec metálico que era impossível de saber de onde vinha. Ora parecia ser do banco, ora do rolo do cinto. Tive vontade de tocar fogo no carro!!! Q ódio! Mas não era nada disso. Era alguma solda mal feita no verdadeiro "sanduíche" de chapas que fica por ali. Solução: desmontar todos os revestimentos da coluna B, afastar o rolo do cinto e LAVAR toda a coluna com WD-40. Resolveu por quase 6 meses, aí o barulho começou a voltar. Cheio de ódio, refiz todo o serviço, mas dessa vez barbarizei usando graxa branca líquida. Uma lambança que, se bem feita, ficará completamente escondida pelo revestimento plástico da coluna e NÃO sujará o seu cinto de segurança. O resultado a longo prazo ainda não sei. Sei apenas que o barulho não voltou (ainda).
Não acabou. Acompanhem comigo (olha o textão):
Depois apareceu um maldito rangido metálico na coluna A do lado do motorista. Esse só acontecia entrando e saindo de uma garagem com desnível (p. ex.), realizando um movimento que torce a carroceria. Era um rangido mesmo, de dobradiça de porta velha de fazenda mal assombrada. Parecia que o problema estava dentro do painel ou do revestimento interno da coluna. O problema: a dobradiça pantográfica do capo. A solução: LAVAR com WD-40. EU DISSE LAVAAAAAR!!! Esse nunca mais voltou mesmo (ALELUIA)!
E quando achei que podia voltar a sorrir, comecei a sofrer de um novo barulho recentemente.
E esse está tirando meu tesão no carro!
O barulho aparece com o motor em desaceleração (sem carga do acelerador), geralmente quando passa pela faixa de rotação entre 2.000 e 1.900 rpm. Na maioria das vezes é ouvido (e as vezes até sentido levemente nos pedais) quando o carro está em movimento, entre 40 e 60 por hora. Mas já me ocorreu do carro estar em ponto morto, parado, e ao colocar a rotação em questão ouvir o barulho. Ou mesmo ainda (o que é mais comum) quando saindo de ré dando aquela carga rápida no acelerador (para uma manobra). Em suma: o carro passa pela rotação do diabo e o som estrepitoso invade a cabine, tira meu amor pela vida, e rouba minha felicidade!
Não acho o ruído em lugar nenhum. Obviamente, parece que vem do painel, mas já o desmentei por inteiro e... nada. Está descartado. Aliás, palmas pra FIAT, que poderia passar a fabricar concha acústica pra eventos sinfônicos, afinal, esse painel do punto/linea consegue atrair todos os ruídos pra si!
Para que tenham uma ideia, o barulho se assemelha a uma vibração de plástico com metal, ou metal com metal (o volume varia). Quando fica mais alto, parece que jogaram bilhas dentro do motor - o que assusta um bocado. Quando fica mais baixo, parece só um plástico batendo. Mutcho loco!
Quem tiver uma pista, por favor, deixe a dica.
Abraços para todos
Logo de início quero me desculpar por não ter postado as prometidas fotos da presilha barulhenta a que me referi anteriormente. Se eu contar tudo o que me aconteceu desde o final de 2014 até meados desse ano acho que ninguém acredita. Bom, acreditem, não foi por má vontade que não postei.
Mas como diz o ditado, antes tarde do que nunca:

Eis a maldita presilha responsável por TLOC e TLEC toda vez que arrancava com o carro (lembrando que sou o dono de um Punto Sedan... ooops, quer dizer, um Linea). Conforme o motor oscila (movimentação grande, porém normal) o cano do ar condicionado era empurrado e puxado e junto com ele a presilha que, por sua vez, tinha uma pequena folga: o suficiente para atormentar um cidadão de bem como eu.
Agora, ainda falando de BARULHO, não pensem que me livrei os meus. Aliás, de lá pra cá outros muitos surgiram. Primeiro foi na coluna B do lado do passageiro. Um nhec nhec metálico que era impossível de saber de onde vinha. Ora parecia ser do banco, ora do rolo do cinto. Tive vontade de tocar fogo no carro!!! Q ódio! Mas não era nada disso. Era alguma solda mal feita no verdadeiro "sanduíche" de chapas que fica por ali. Solução: desmontar todos os revestimentos da coluna B, afastar o rolo do cinto e LAVAR toda a coluna com WD-40. Resolveu por quase 6 meses, aí o barulho começou a voltar. Cheio de ódio, refiz todo o serviço, mas dessa vez barbarizei usando graxa branca líquida. Uma lambança que, se bem feita, ficará completamente escondida pelo revestimento plástico da coluna e NÃO sujará o seu cinto de segurança. O resultado a longo prazo ainda não sei. Sei apenas que o barulho não voltou (ainda).
Não acabou. Acompanhem comigo (olha o textão):
Depois apareceu um maldito rangido metálico na coluna A do lado do motorista. Esse só acontecia entrando e saindo de uma garagem com desnível (p. ex.), realizando um movimento que torce a carroceria. Era um rangido mesmo, de dobradiça de porta velha de fazenda mal assombrada. Parecia que o problema estava dentro do painel ou do revestimento interno da coluna. O problema: a dobradiça pantográfica do capo. A solução: LAVAR com WD-40. EU DISSE LAVAAAAAR!!! Esse nunca mais voltou mesmo (ALELUIA)!
E quando achei que podia voltar a sorrir, comecei a sofrer de um novo barulho recentemente.
E esse está tirando meu tesão no carro!
O barulho aparece com o motor em desaceleração (sem carga do acelerador), geralmente quando passa pela faixa de rotação entre 2.000 e 1.900 rpm. Na maioria das vezes é ouvido (e as vezes até sentido levemente nos pedais) quando o carro está em movimento, entre 40 e 60 por hora. Mas já me ocorreu do carro estar em ponto morto, parado, e ao colocar a rotação em questão ouvir o barulho. Ou mesmo ainda (o que é mais comum) quando saindo de ré dando aquela carga rápida no acelerador (para uma manobra). Em suma: o carro passa pela rotação do diabo e o som estrepitoso invade a cabine, tira meu amor pela vida, e rouba minha felicidade!
Não acho o ruído em lugar nenhum. Obviamente, parece que vem do painel, mas já o desmentei por inteiro e... nada. Está descartado. Aliás, palmas pra FIAT, que poderia passar a fabricar concha acústica pra eventos sinfônicos, afinal, esse painel do punto/linea consegue atrair todos os ruídos pra si!
Para que tenham uma ideia, o barulho se assemelha a uma vibração de plástico com metal, ou metal com metal (o volume varia). Quando fica mais alto, parece que jogaram bilhas dentro do motor - o que assusta um bocado. Quando fica mais baixo, parece só um plástico batendo. Mutcho loco!
Quem tiver uma pista, por favor, deixe a dica.
Abraços para todos
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Re: Ajuda. Barulho insuportavel no painel
Veja os coxins do motor e câmbio, devem ser eles. Tive um problema de trepidação e barulho de lata batendo ao arrancar com o meu Linea, era o coxim do câmbio estourado e os do motor já muito fracos, tive que trocar todos, nunca mais deu problema.
João Paulo
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Re: Ajuda. Barulho insuportavel no painel
Veja os coxins do motor e câmbio, devem ser eles. Tive um problema de trepidação e barulho de lata batendo ao arrancar com o meu Linea, era o coxim do câmbio estourado e os do motor já muito fracos, tive que trocar todos, nunca mais deu problema.
Eh brow... eu olhei o coxim inferior e o do lado direito do motor. Todos novos. Até pq meu carro tem todos esses barulhos mas só tem 23.000km... rsrsrsrs...
Bom, eu reli esse post todo. E verifiquei que tem outra presilha do cano do ar condicionado que, no meu caso, está com problema tb e é justamente aquela que passa embaixo da bateria (que outro colega já citou aqui antes). Aliás, além da presilha ter quebrado, um outro suporte que ficava no cano do ar condicionado e que ajudava a segurar um cabo negativo da bateria tbm se soltou. Apesar disso, a única coisa que notei foi o referido cabo roçando no cano o que fez ele ficar uma uma espécie de ruga. Em resumo: vou tentar resolver isso e ver se dá algum resultado. Do contrário, a busca continua...
Bom, diante desse quadro, pergunto a vocês: tem problema remover a bateria? Por caso ao tirar a bateria (desconectando o positivo e o negativo) o carro pode endoidar (tipo ABS, EDB, memória dos vidros e etc.)?
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Re: Ajuda. Barulho insuportavel no painel
Apenas a memória dos vidros, data e hora serão perdidos.
João Paulo
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Re: Ajuda. Barulho insuportavel no painel
Apenas a memória dos vidros, data e hora serão perdidos.
Blza. Já mexi e substituí a presilha. O cano do ar realmente estava solto. Mas o barulho não era dele...



Sei lá. Estou sem ideias agora. Começo a achar que pode ser alguma bucha do trambulador ou algo assim, porque realmente só acontece numa rotação específica e geralmente quando em uso do freio-motor - mas não é absolutamente SEMPRE que acontece dessa forma (e às vezes o barulho some).
Vou pensando e mexendo, quando descobrir posto aqui.
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