Carro morrendo - bomba não é alimentada..

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Carro morrendo - bomba não é alimentada..

por rodney.oliveira » Ter Abr 14, 2015 8:07 pm

Pessoal.. Estou c/ um problema muito chato de resolver no meu Sporting 2008 e o scanner não acusa nada.
O carro morre sem motivo aparente.. Não engasga e depois de um tempo volta a funcionar...
Logo de cara desconfiei do potenciômetro do corpo de borboleta...
Antes mesmo de abrir comprei o kit de engrenagens novo. Pois eu havia trocado o potenciômetro a uns 20.000 km atrás...
Enfim.. Não resolveu.. ..
Trocamos o potenciômetro de novo.. Nada..
Comprei um sensor de rotação novo... Nada...
E o carro me deixando na mao...
Ateh q reparei q quando isso estava ocorrendo a bomba não estava fazendo akele barulho qnd eu virava a chave..
Como o carro vai pra 110 mil.. Troquei a bomba e verifiquei todos os conectores... Nada..
Fui pro alarme.. Tirei a função de corte de gasolina... Nada..
Quando o carro parou da ultima vez.. Mandei um positivo para alimentar a bomba e o carro pegou.. Voltando a Ligo gaçao original não ligava.. Foi ligar depois de um tempo...
Agora estou na duvida se eh o rele ou não.. Mas não sei qual eh o rele da bomba de combustível.. Alguem ai tem essa info? Procurei Aki no forum e não achei... Tive que deixar uma chave on/off para alimentar a bomba...
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Re: Carro morrendo - bomba não é alimentada..

por Scorpio » Ter Abr 14, 2015 10:19 pm

rodney.oliveira escreveu:Agora estou na duvida se eh o rele ou não.. Mas não sei qual eh o rele da bomba de combustível.. Alguem ai tem essa info? Procurei Aki no forum e não achei... Tive que deixar uma chave on/off para alimentar a bomba...

O rele e fusível da bomba de combustível ficam no compartimento do motor.

Nos Puntos mais recentes (com airbag e ABS) e na posição mostrada pelo retângulo amarelo da foto abaixo.

(click na imagem para ampliar)
Imagem

Nos Puntos antigos e na posição (pode variar) mostrada pelo retângulo amarelo da imagem abaixo.

(click na imagem para ampliar)
Imagem

Identificado o rele verifique se esta chegando 12 volts na bobina do rele. (os dois pinos mais finos são os polos da bobina do rele)
Verifique também o interruptor inercial (se o seu Punto tiver esse dispositivo)

Se for o caso, você pode utilizar outro rele preto da caixa para trocar e ver se o problema desaparece. (verifique um com a mesma numeração - nos Puntos mais novos os reles pretos são todos iguais).
Para o teste, procure utilizar um rele dos faróis, por exemplo, pois se você utilizar o rele do ventilador do arrefecimento e o rele (da bomba) estiver com problema pode causar super aquecimento do motor.

.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por rodney.oliveira » Qua Abr 15, 2015 4:41 pm

Grande Scorpio! Obrigado pela ajuda!!
farei o teste e posto aqui o resultado.
abraço
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Scorpio » Qua Abr 15, 2015 8:23 pm

Rodney, comece testando para ver se chega 12 volts (por cerca de 3 segundos) nos dois terminais da bobina do rele da bomba quando a ignição é ligada, pois se não chegar existe uma grande possibilidade do problema ser na ECU
Já que a ECU alimenta (comanda) o rele da bomba de combustível, se for na ECU vai ser bem $$$$$$ :|
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por rodney.oliveira » Qua Abr 15, 2015 8:41 pm

Então..
Pelo que o mecânico me passou, pode ser ela sim.. mas como é intermitente, ele meio que descartou, comentou que quando é a ecu normalmente para de uma vez.. e relê costuma dar esses problemas de armar vez ou não.. pra testar, eu vou ter que fazer de dia pra não ficar sem farol a noite.. vc sabe me apontar qual deles é o do farol?
ou se tem algum que controla algo menos vital.. tipo ac..
o meu é igual ao da primeira foto:
Imagem
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Scorpio » Qua Abr 15, 2015 8:53 pm

Para descobrir um rele do farol basta alguém ligar e desligar os faróis baixo e alto (são reles distintos) e observar com os dedos qual vibra ao ligar e desligar.

Infelizmente pode ser a ECU, o teste, também, pode ser feito com uma pequena lâmpada de (1 Watt x 12 volts) plugada nos dois terminais de alimentação do rele da bomba.
Ao ligar a ignição a lampada deve acender por uns 3 segundos, se acender a ECU esta OK.

Lembre-se a lampada deve ser de baixa potencia (1 Watt) ou pode danificar a ECU.
Moderador
Moderador

por rodney.oliveira » Qua Abr 15, 2015 9:04 pm

Então.. pelo problema ser intermitente.. a luz não vai acender se no momento estiver funcionando?
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Scorpio » Qua Abr 15, 2015 9:08 pm

rodney.oliveira escreveu:Então.. pelo problema ser intermitente.. a luz não vai acender se no momento estiver funcionando?

Não! Exatamente o contrario.
Faça um teste com uma pequena lampada para você entender melhor.

Se mesmo trocando o rele voltar a dar o problema; no momento que a bomba não fizer o ruido de pressurização
Você abre o capo retira o rele e coloca a pequena lâmpada (1W x 12v) se a lampada não acender ao ligar a ignição o problema esta possivelmente na ECU.
Se acender o problema esta no circuito de alimentação da bomba.
Moderador
Moderador

por rodney.oliveira » Qua Abr 15, 2015 9:26 pm

ah sim, agora entendi a lógica, o teste será no momento que o problema aparecer! vou deixar uma lampada a disposição então, mas como primeiro teste vou inverter o relê com o do farol e utilizar o farol durante o dia..
Obrigado!
só uma duvida.. vc sabe que rele é este que vendem no ML para bomba?
Imagem

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -punto-_JM
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Scorpio » Qua Abr 15, 2015 10:37 pm

Esse não é o rele da bomba de combustíveis da caixa de fusíveis do compartimento do motor.
É só você olhar na sua própria foto.

Faça os testes inclusive o da lampada até para diagnosticar...
Ficar só falando sem por a "mão na massa" não leva a lugar algum, tentando as dúvidas vão surgir e ai o pessoal do clube aponta as soluções.
Moderador
Moderador

Próximo