Dualogic Plus - creeping dando tranco na partida
Re: Dualogic Plus - creeping dando tranco na partida
Oi Vagner,
Acho que não vale a pena e o risco de você fazer a troca deste óleo em casa.
Mesmo tendo conhecimento em mecânica você acha que compensa o investimento em um scanner?
Meu mecânico trocou o óleo no mesmo dia em poucas horas.
Então a despressurização ocorreu bem mais rápido.
Alem da troca do óleo, após a pressurização do sistema, será necessário fazer a aprendizagem do cambio novamente.
E acho bom você correr com a troca, pois óleo baixo é sinal de problema futuro.
Acho que não vale a pena e o risco de você fazer a troca deste óleo em casa.
Mesmo tendo conhecimento em mecânica você acha que compensa o investimento em um scanner?
Meu mecânico trocou o óleo no mesmo dia em poucas horas.
Então a despressurização ocorreu bem mais rápido.
Alem da troca do óleo, após a pressurização do sistema, será necessário fazer a aprendizagem do cambio novamente.
E acho bom você correr com a troca, pois óleo baixo é sinal de problema futuro.
- Piloto de Atari
Olá Rafael,
obrigado pelo retorno.
Então, estou pesquisando qual scanner comprar, estava pensando naquele mais baratinho, o ELM 327 mas não consigo informações de que o mesmo possa conectar na central do Dualogic, você saberia.
Tendo o scaner posso verificar outros parametros da central.
Pra você quanto saiu esta manutenção?
obrigado pelo retorno.
Então, estou pesquisando qual scanner comprar, estava pensando naquele mais baratinho, o ELM 327 mas não consigo informações de que o mesmo possa conectar na central do Dualogic, você saberia.
Tendo o scaner posso verificar outros parametros da central.
Pra você quanto saiu esta manutenção?
- Piloto de Autorama
Vagne, veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=h_4Td9OhkPE
Eu tomei esse vídeo como base para verificar o nível do fluido Dualogic. Sem despressurizar com o scanner não dá para ter certeza do nível. Meu scanner é o ELM327 Bluetooth comprado no Mercado Livre e o software MultiEcuScan versão 2.2, conecta na central de injeção e na central Dualogic.
Meu carro também tinha umas trepidações e trancos ao arrancar devagar, em subidas e em 1ª marcha, especialmente com o carro frio com gasolina ou com álcool. Fiz a reprogramação do ponto da embreagem e o aprendizado das marchas e não tive mais problema.
Eu tomei esse vídeo como base para verificar o nível do fluido Dualogic. Sem despressurizar com o scanner não dá para ter certeza do nível. Meu scanner é o ELM327 Bluetooth comprado no Mercado Livre e o software MultiEcuScan versão 2.2, conecta na central de injeção e na central Dualogic.
Meu carro também tinha umas trepidações e trancos ao arrancar devagar, em subidas e em 1ª marcha, especialmente com o carro frio com gasolina ou com álcool. Fiz a reprogramação do ponto da embreagem e o aprendizado das marchas e não tive mais problema.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
João Paulo,
a verificação do nível do dualogic eu fiz com o uso de espelho e a luz de uma lanterna, e realmente está muito baixo, tenho que trocá-lo, estou analizando a possibilidade de fazer em casa, meu primeiro passo foi encomendar o ELM 327 USB (meu note não tem bluetooth), já andei pesquisando sobre a o Multiecuscan, a versão mais velha que eu utilizava na minha Marea, não tem suporte para a central do câmbio, mas versão mais novas como a que você faz uso, já tem.
Realmente tem horas que o câmbio fica meio perdido na hora da troca, principalmente quando ando muito devagar, próximos dos 1000 ~ 1200 rpm, acontece também com carro quente, mas também não sempre.
O nível do oleo com o sistema pressurizado, fica muito abaixo do mínimo, então julgo sem muito pouco. Acredito que por isso as vezes ele sofre em alguma rampa, a impressão que dá é que a embreagem estaria patinando, mas li algo que isso se refere ao fato de ter pouco óleo para a pressão adequada do sistema.
Você fez os passos citados acima, com seu multiecuscan mesmo?
Agradeço o retorno.
Abcs.
a verificação do nível do dualogic eu fiz com o uso de espelho e a luz de uma lanterna, e realmente está muito baixo, tenho que trocá-lo, estou analizando a possibilidade de fazer em casa, meu primeiro passo foi encomendar o ELM 327 USB (meu note não tem bluetooth), já andei pesquisando sobre a o Multiecuscan, a versão mais velha que eu utilizava na minha Marea, não tem suporte para a central do câmbio, mas versão mais novas como a que você faz uso, já tem.
Realmente tem horas que o câmbio fica meio perdido na hora da troca, principalmente quando ando muito devagar, próximos dos 1000 ~ 1200 rpm, acontece também com carro quente, mas também não sempre.
O nível do oleo com o sistema pressurizado, fica muito abaixo do mínimo, então julgo sem muito pouco. Acredito que por isso as vezes ele sofre em alguma rampa, a impressão que dá é que a embreagem estaria patinando, mas li algo que isso se refere ao fato de ter pouco óleo para a pressão adequada do sistema.
Você fez os passos citados acima, com seu multiecuscan mesmo?
Agradeço o retorno.
Abcs.
- Piloto de Autorama
Fiz sim, com o MultiEcuScan mesmo. O nível do fluido do meu carro também estava baixo, mas foi completado na CCS em uma revisão que fiz lá.
João Paulo
jpromero escreveu:Fiz sim, com o MultiEcuScan mesmo. O nível do fluido do meu carro também estava baixo, mas foi completado na CCS em uma revisão que fiz lá.
o meu está muito baixo, eu quero trocar mesmo, mas tentar fazer em casa. Será que rola?
Abcs.
- Piloto de Autorama
Vagne escreveu:jpromero escreveu:Fiz sim, com o MultiEcuScan mesmo. O nível do fluido do meu carro também estava baixo, mas foi completado na CCS em uma revisão que fiz lá.
o meu está muito baixo, eu quero trocar mesmo, mas tentar fazer em casa. Será que rola?
Abcs.
Rola sim, despressurize o sistema com o scanner e recolha o fluido velho com uma bomba de vácuo, abasteça até o nível máximo, feche o reservatório e ligue a chave de ignição, irá pressurizar o sistema. Despressurize novamente, verifique se está abaixo do mínimo. Se necessário complete novamente até a marca máximo, feche o reservatório e ligue a ignição. Despressurize novamente e verifique o nível. Se nessa verificação o nível estiver ainda abaixo do mínimo pode ter algum vazamento do fluido ou o acumulador de pressão está danificado.
João Paulo
João Paulo,
ontem chegou meu scaner ELM 327 v1.5a USB, já fui testar com o Multiecuscan 2.2, só reconheceu os módulos do Motor e câmbio, os demais módulos não foram acessados via scaner, dava um erro na porta ELM 327, não entendi, tem alguma restrição?
O nível conferi da seguinte maneira, deixei o carro de um dia para outro com o capo aberto, no outro dia abri o capo e fui conferi o nível, ele está mais baixo que o MIN do reservatório, mais ou menos 1 dedo e meio, acho muito pouco.
Hoje via scaner, verifiquei e está da mesma forma. Mas precisei da execução de 3 vezes a despressurização do sistema para chegar a 0bar, na 1º vez ficou em 20bar, depois em 16bar e por último em 0bar, é assim mesmo?
O nível de desgaste da embreagem está em 8646mm isso é bom ou ruim, quais são as margens de segurança?
A pressão do sistema ficava dem 42bar e diminuia devagar até 35bar onde a bomba aciona e vai denovo até os 42bar.
Já a KM do carro estava assim, no scaner estava 72.236km, e dizia nas observações que poderia haver uma diferença maior de 3% em relação ao painel que estava 74.538km, fiz as contas e ficou aproximadamente os 3%, é isso mesmo? o painel mostra para mais?
Na opção de reescrita da KM, estava em 0, quer dizer que nunca foi alterada? posso dizer que minha KM é original?
Sobre a troca de óleo, depois da troca não é necessário fazer o reconhecimento do ponto da embreagem? e depois o auto-aprendizado das marchas?
Agradeço as ajudas.
Abcs.
ontem chegou meu scaner ELM 327 v1.5a USB, já fui testar com o Multiecuscan 2.2, só reconheceu os módulos do Motor e câmbio, os demais módulos não foram acessados via scaner, dava um erro na porta ELM 327, não entendi, tem alguma restrição?
O nível conferi da seguinte maneira, deixei o carro de um dia para outro com o capo aberto, no outro dia abri o capo e fui conferi o nível, ele está mais baixo que o MIN do reservatório, mais ou menos 1 dedo e meio, acho muito pouco.
Hoje via scaner, verifiquei e está da mesma forma. Mas precisei da execução de 3 vezes a despressurização do sistema para chegar a 0bar, na 1º vez ficou em 20bar, depois em 16bar e por último em 0bar, é assim mesmo?
O nível de desgaste da embreagem está em 8646mm isso é bom ou ruim, quais são as margens de segurança?
A pressão do sistema ficava dem 42bar e diminuia devagar até 35bar onde a bomba aciona e vai denovo até os 42bar.
Já a KM do carro estava assim, no scaner estava 72.236km, e dizia nas observações que poderia haver uma diferença maior de 3% em relação ao painel que estava 74.538km, fiz as contas e ficou aproximadamente os 3%, é isso mesmo? o painel mostra para mais?
Na opção de reescrita da KM, estava em 0, quer dizer que nunca foi alterada? posso dizer que minha KM é original?
Sobre a troca de óleo, depois da troca não é necessário fazer o reconhecimento do ponto da embreagem? e depois o auto-aprendizado das marchas?
Agradeço as ajudas.
Abcs.
- Piloto de Autorama
É a mesma restrição que tem o meu ELM bluetooth. Para resolver isso tem que remover um resistor conforme descrito em um tópico do reset de revisão e troca de óleoVagne escreveu:João Paulo,
É assim mesmo, repetir a operação até 0 bar.O nível conferi da seguinte maneira, deixei o carro de um dia para outro com o capo aberto, no outro dia abri o capo e fui conferi o nível, ele está mais baixo que o MIN do reservatório, mais ou menos 1 dedo e meio, acho muito pouco.
O meu carro estava em 7593 mas já passou vários meses depois dessa medição. O mecânico da CCS diz que o limite máximo é 8000 mas já tem carros com mais que isso e funcionando normalmente. Meu carro trepidava ao arrancar em 1a marcha em subida com 4 pessoas a bordo, principalmente frio, depois que fiz o aprendizado das marchas e do ponto da embreagem nunca mais trepidou. E a CCS já havia condenado minha embreagem por estar muito próxima dos 8000.O nível de desgaste da embreagem está em 8646mm isso é bom ou ruim, quais são as margens de segurança?
Exatamente, o meu carro tem a mesma margem de erro. Concluo que a KM é original sim.A pressão do sistema ficava dem 42bar e diminuia devagar até 35bar onde a bomba aciona e vai denovo até os 42bar.
Sim, é necessário fazer esses procedimentos.Sobre a troca de óleo, depois da troca não é necessário fazer o reconhecimento do ponto da embreagem? e depois o auto-aprendizado das marchas?
João Paulo
Nossa JP, muito obrigado pelas informações.
Um questionamento, consigo fazer as operações auto-aprendizado das marchas e o ajuste do ponto Kiss(embreagem) pelo MES? pelo que andei lendo e fuçando (MES - modo simulação), parece que sim, só queria ter certeza.
Os nomes que aparecem no MES no módulo do câmbio para ajustes seriam:
- Evacuação do ar na embreagem (sangria da embreagem) ?
- Habilitação autoajuste da embreagem (Ponto kiss) ?
- Autoajuste fim de linha/service (auto-aprendizado das marchas) ?
os nomes parece um pouco difirentes por exemplo, o que aparece no NAPRO, mas as funções presumo serem as mesmas. confere?
Caso eu faça a troca de óleo, o que quase 99% que farei, os ajustes seriam os que mencionei acima?
Pergunto? depois que você foi na CCS, que eles falaram naquele indice de desgaste da embreagem, e passou-se alguns meses, você chegou a verificar novamente, ou fez a troca da mesma? A minha está muito além dos 8000mm, será que está boa ainda? a princípio o carro anda normal, só noto pouco força ao arrancar em uma rampa ou dar ré em um local que ofereça resistência.
Não tenho aquela bomba à vacuo para retirar o óleo do reservatório, qual seria outra forma de retirar, pois dúvido que tenha mais que 500ml de óelo.
Sobre o resistor, você removeu e resolveu?
Abcs.
Um questionamento, consigo fazer as operações auto-aprendizado das marchas e o ajuste do ponto Kiss(embreagem) pelo MES? pelo que andei lendo e fuçando (MES - modo simulação), parece que sim, só queria ter certeza.
Os nomes que aparecem no MES no módulo do câmbio para ajustes seriam:
- Evacuação do ar na embreagem (sangria da embreagem) ?
- Habilitação autoajuste da embreagem (Ponto kiss) ?
- Autoajuste fim de linha/service (auto-aprendizado das marchas) ?
os nomes parece um pouco difirentes por exemplo, o que aparece no NAPRO, mas as funções presumo serem as mesmas. confere?
Caso eu faça a troca de óleo, o que quase 99% que farei, os ajustes seriam os que mencionei acima?
Pergunto? depois que você foi na CCS, que eles falaram naquele indice de desgaste da embreagem, e passou-se alguns meses, você chegou a verificar novamente, ou fez a troca da mesma? A minha está muito além dos 8000mm, será que está boa ainda? a princípio o carro anda normal, só noto pouco força ao arrancar em uma rampa ou dar ré em um local que ofereça resistência.
Não tenho aquela bomba à vacuo para retirar o óleo do reservatório, qual seria outra forma de retirar, pois dúvido que tenha mais que 500ml de óelo.
Sobre o resistor, você removeu e resolveu?
Abcs.
- Piloto de Autorama