[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por AlessioTjet » Qua Out 08, 2014 11:10 am

overspeed escreveu:consumo fica o mesmo andando de boa... Potencia ganha uns 22 a 25 cv em toda a faixa, exceto em potencia máxima q ganha uns 18 a 20cv... Tem uns mapas meus ai pra umas paginas atras... se quiser me envia e eu faço na bancada.

Aconselho muito o uso de podium depois de remapeado e certificar q bomba esteja perfeita, filtro novos e bicos limpos.

Overspeed estava pensando na preparação, e queria o seguinte:

- Downpipe e escape completo sem o intermediário em tubos de 2.5pol.
- Filtro K&N inbox,
- Remapeamento para usar com gasolina aditivada de boa qualidade (aqui não temos PODIUM).

Meu carro tem 1 ano e meio ainda de garantia, e mais um ano para motor e caixa, e está com 11.000 km, então não queria fuçar demais. Minha prioridade é deixar o carro mais torcudo, não ligo tanto para a potência final, pois o carro tem a caixa muito curta, nem adianta, 220-225 no painel ele já está quase na faixa vermelha, fora o consumo..........

O que me recomenda?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Qua Out 08, 2014 11:17 am

cassioferraz escreveu:Henrique, e essa vale para todos o máximo que da para tirar desse motor com turbina original é algo de 183cv, esse teste foi realizado em dinamômetro de bancada dentro da fiat, engenheiro que trabalhava no projeto copa linea e mesmo assim segundo o mesmo com o motor e turbina com parâmetros no limite e com elevado risco de quebra, não me lembro o torque que chegaram.

Eu diria menos até (baseado em calculos teóricos, alguma variação acontece nos valores, mas da pra saber a ordem de grandeza):

Imagem

limite máximo de 6,3m³/min (ainda totalmente dentro do mapa)com at:pi = 2

pior condição (Brasilia com Patm = 0,89bar)
p2/p1 = 2 = (Pboost + Patm + Pcarga) / (Patm-Pfiltro)

2 = (Pboost + 0,89 + 0,07) / (0,89 -0,01) => Pboost = 0,8bar

(ou seja a 0,8Bar a vazão máxima é de 6,3m³/min)

a densidade do ar nesta condição (20°C e 760mmHg) fica em torno de 1,204Kg/m³

6,3 m³/min x 1,204kg/min = 7,585kg/min /60= 0,1264Kg/s = 126,4g/s

na gasolina temos entre 1,25 e 1,35cv/(g/s) dependendo do tipo de calibração (de "fabrica" mais conservadora x agressiva)

126,4 x 1,25 = 158cv (opa, bateu praticamente na pinta do que tem que ter original)

fazendo um acerto mais agressivo

126,4 x 1,35 = 170,6cv

sendo agressivo e puxando um pouco mais de pressão da pra chegar nos 6,5m³/s porque a barriga da curva vai um pouco mais além até p2/p1 = 2,4 o que nos permitiria ter uma pressão de até:

2,4 = (Pboost + 0,89 + 0,07) / (0,89-0,01)

Pboost = 1,15Bar ou seja mesmo nesta pressão não pode ultrapassar cerca de 6,5m³/min

6,5m³/min = 130,4g/s x 1,35 = 176cv

Por isso tirar mais do que uns 176cv de motor é praticamente impossivel pra essa turbina (vá lá se colocar 0,93 de fator lambda, mas ai não aguentará) mesmo com downpipe, filtro e escape...

É o que eu tenho tirado ai sem alterações mais severas de hardware... tem uns gregos ai que dizem que com uma Wastegate mais dura, escape, filtro, DP e intercooler chegam perto dos 195cv com gasolina de 104oct...mas sei lá acho meio irreal.

Só por curiosidade, no alcool costuma render uns 10% a mais (de 7 a 15% dependendo de carro pra carro e do setup)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por overspeed » Qua Out 08, 2014 11:21 am

AlessioTjet escreveu:
overspeed escreveu:consumo fica o mesmo andando de boa... Potencia ganha uns 22 a 25 cv em toda a faixa, exceto em potencia máxima q ganha uns 18 a 20cv... Tem uns mapas meus ai pra umas paginas atras... se quiser me envia e eu faço na bancada.

Aconselho muito o uso de podium depois de remapeado e certificar q bomba esteja perfeita, filtro novos e bicos limpos.

- Filtro K&N inbox,
- Remapeamento para usar com gasolina aditivada de boa qualidade (aqui não temos PODIUM).

Meu carro tem 1 ano e meio ainda de garantia, e mais um ano para motor e caixa, e está com 11.000 km, então não queria fuçar demais. Minha prioridade é deixar o carro mais torcudo, não ligo tanto para a potência final, pois o carro tem a caixa muito curta, nem adianta, 220-225 no painel ele já está quase na faixa vermelha, fora o consumo..........

O que me recomenda?

Cara, o motor tem 10:1 de taxa e já usa uma pressão relativamente alta... eu aconselho a usar podium até ele 100% OEM... de comum tentar limitar nuns 170cv (ganho de 15cv de pico e uns 20 a 22 na região inferior)

DP e escape estou quase me convencendo de que muda muito pouco no desempenho geral depois de mapeado...o filtro aconselho a ser um cônico, o que realmente prende é a caixa de ar e não o filtro...nesse aspecto um intercooler deve ajudar mais se for intuito de andar de final

Com esta taxa que tem o legal é alcool...mas ai cairá em troca de bicos, de bomba, instalar partida a frio..mas em compensação deve tirar bem mais cavalos.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por AlessioTjet » Qui Out 09, 2014 3:20 am

overspeed escreveu:
AlessioTjet escreveu:

- Filtro K&N inbox,

O que me recomenda?

Cara, o motor tem 10:1 de taxa e já usa uma pressão relativamente alta... eu aconselho a usar podium até ele 100% OEM... de comum tentar limitar nuns 170cv (ganho de 15cv de pico e uns 20 a 22 na região inferior)

DP e escape estou quase me convencendo de que muda muito pouco no desempenho geral depois de mapeado...o filtro aconselho a ser um cônico, o que realmente prende é a caixa de ar e não o filtro...nesse aspecto um intercooler deve ajudar mais se for intuito de andar de final

Com esta taxa que tem o legal é alcool...mas ai cairá em troca de bicos, de bomba, instalar partida a frio..mas em compensação deve tirar bem mais cavalos.

Então só o remapeamento fica bom, chega nos 170cv aproximadamente sem afetar consumo, e não prejudica a garantia do carro. O filtro eu já tenho o in-box, inclusive já está no carro. Vou só fazer o remapeamento.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por RaphaelCarneiro » Qui Out 09, 2014 9:55 am

Overspeed qual seu telefone de contato?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por angliru » Qui Out 09, 2014 4:16 pm

E sobre essa modificação na turbina original a venda no ME. Será que ganhará algo significativo sendo que o A/R não deve mudar?

IHI RHF3 ORIGINAL
eixo da turbina (29,27X32,46)mm
rotor da turbina ( 29,73X40)mm

IHI RHF3 UPGRADE
eixo da turbina (32,56X44)mm
rotor da turbina (34X49)mm
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Sex Out 10, 2014 9:40 pm

me manda mp q te respondo com meus contatos...

Olha, teria q ver o trim do eixo e rotor... Mas aparentemente esse upgrade ai deve empurra uns 25 a 30 cv a mais eu acho (não fiz nenhumm ainda)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Leo-sp » Sáb Out 11, 2014 5:53 pm

Over, ta dando pau na Mp... Manda seu tem por favor
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por RaphaelCarneiro » Seg Out 13, 2014 7:51 am

Overspeed nao estou conseguindo mandar MP, qual seu email entao?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Seg Out 13, 2014 11:27 pm

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo