Mangueira cortada e Conector solto. AJUDA!

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Mangueira cortada e Conector solto. AJUDA!

por Juniior73 » Qui Out 02, 2014 6:35 pm

Olá Amigos!
Sou novo neste clube, mas velho de outro clube, pois comprei meu punto a pouco tempo. É um 1.4 fire 09/10.

Vamos lá!

O reservatório de gasolina(partida à frio) está esvaziando muito rápido(coisa de uma semana).. fui procurar um possível vazamento como me indicaram aqui no site e não encontrei... Porém me deparei com esta mangueira solta que aparentemente cortada e este conetor tbm solto. A mangueira me parece ser do coletor de admissão, pois ela suga o ar para dentro do motor. Já o conector não sei.
TIREI UMA FOTO PARA FACILITAR

Gostaria de saber oque são, para que serve e se é normal estar assim.

Gostaria de uma ajuda de vcs, para que se possível eu possa solucionar ou leva-lo a um mecânico antes que me de dor de cabeça futuramente.

Obs. O carro está funcionando perfeitamente, o único problema é que o nível da gasolina do reservatório baixa muito rápido.

Imagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Mangueira cortada e Conector solto. AJUDA!

por Heltontjet » Qui Out 02, 2014 8:33 pm

cara!!! Não sei bem mas esta parecendo a válvula de purga do canis!!??? O carro esta funcionando bem??? Esta Mangueira cortada ou desconectada ai é pra puxar os gases do reservatório para o motor!!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Juniior73 » Sex Out 03, 2014 12:22 am

Então mano, o carro está funcionando perfeitamente, não oscila, não morre e a aceleração está bem.. Oque me preocupa é que além de tudo isso está consumindo muito combustível tanto do reservatório quanto do tanque. (~X()
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por tiagocaria » Sex Out 03, 2014 12:21 pm

essa parece ser a mangueira de retorno de gases do carter...

retire a capa do motor e veja se ela se nchaixa em algum lugar.

o problema é a entrada falsa de ar no sistema alem da possibilidade de aspirar sujeira.

ja o conector acredito ser apenas uma entrada de diagnose.
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por jpromero » Sex Out 03, 2014 2:58 pm

O conector solto não é o de diagnose. Este fica na caixa de fusíveis interna.

Me parece ser a solenóide do reservatório de partida a frio. Precisa tirar a tampa para ver melhor. Tire uma foto com a tampa removida.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Heltontjet » Sex Out 03, 2014 7:36 pm

jpromero escreveu:O conector solto não é o de diagnose. Este fica na caixa de fusíveis interna.

Me parece ser a solenóide do reservatório de partida a frio. Precisa tirar a tampa para ver melhor. Tire uma foto com a tampa removida.

É o mais provável mesmo, tem até um filtro na linha da Mangueira!!!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Juniior73 » Sáb Out 04, 2014 3:37 pm

tiagocaria escreveu:essa parece ser a mangueira de retorno de gases do carter...

retire a capa do motor e veja se ela se nchaixa em algum lugar.

o problema é a entrada falsa de ar no sistema alem da possibilidade de aspirar sujeira.

ja o conector acredito ser apenas uma entrada de diagnose.

Hoje pela manhã fui ligar o carro tive uma surpresa, o bendito pegou depois de umas 5 ou 6 partidas e falhando...Acho que não usou gasolina do reservatório para ligar e como estou utilizando Etanol demorou assim.
Dei mais uma olhada na mangueira e no conector e pluguei-o "conector" (circulo amarelo maior no amarelo menor) e vi que na ponta da mangueira tem um restinho de uma peça de aço que é dessa peça (circulo vermelho menor). Não consegui tirar a capa do motor, pois tem dois parafusos presos em baixo onde impossibilita o acesso do braço para retira-lo.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Dom Out 05, 2014 8:36 am

Pelo que lembro do Siena é isso mesmo, essa válvula que tem o encaixe do conector elétrico é a solenóide que impede que o vácuo do motor aspire a gasolina do reservatório e a mangueira que vem do filtro é a que envia combustível a solenóide e dela para o motor.

O motor pegou com dificuldade porque não foi injetada a gasolina, portanto ele funcionou no etanol mesmo. Provavelmente terá que trocar essa solenóide, já que parece que ela está com o encaixe da mangueira quebrado.

Seu carro pode ter aspirado muita sujeira por essa mangueira desconectada, convém desmontar os tubos de admissão de ar e limpá-los, bem como a borboleta de aceleração.

E para remover a capa do motor, novamente, se for igual ao Siena e Linea, basta remover os parafusos, tem uma trava de borracha de pressão, basta puxar que sai depois de remover os parafusos.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Juniior73 » Dom Out 05, 2014 6:42 pm

jpromero escreveu:Pelo que lembro do Siena é isso mesmo, essa válvula que tem o encaixe do conector elétrico é a solenóide que impede que o vácuo do motor aspire a gasolina do reservatório e a mangueira que vem do filtro é a que envia combustível a solenóide e dela para o motor.

O motor pegou com dificuldade porque não foi injetada a gasolina, portanto ele funcionou no etanol mesmo. Provavelmente terá que trocar essa solenóide, já que parece que ela está com o encaixe da mangueira quebrado.

Seu carro pode ter aspirado muita sujeira por essa mangueira desconectada, convém desmontar os tubos de admissão de ar e limpá-los, bem como a borboleta de aceleração.

E para remover a capa do motor, novamente, se for igual ao Siena e Linea, basta remover os parafusos, tem uma trava de borracha de pressão, basta puxar que sai depois de remover os parafusos.

Obrigado Jpromero,

Primeiramente, irei comprar esta tal de Solenoide e depois vou procurar saber como faz essa limpeza. Caso não consiga, irei levar ao mecânico. Qualquer coisa, peço ajuda de vcs.
Ah.. e referente a retirada da capa do motor, não estou conseguindo de jeito nenhuma, eu puxei com muita força fiquei até com medo de quebrar, mas como te falei existe 2 parafusos em baixo e eu vejo nitidamente que esses malditos estão prendendo a capa (~X() . Caso alguém já tenha passado por isso e conseguiu resolver estou aberto a sugestões.. (:D)

Obrigado novamente
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Juniior73 » Ter Out 07, 2014 1:21 pm

jpromero escreveu:Pelo que lembro do Siena é isso mesmo, essa válvula que tem o encaixe do conector elétrico é a solenóide que impede que o vácuo do motor aspire a gasolina do reservatório e a mangueira que vem do filtro é a que envia combustível a solenóide e dela para o motor.

Amigos,

Comprei a " Válvula Solenoide" que estava quebrada e fiz a substituição... Com muita força e medo retirei a capa do motor, realmente é presa por pressão. (>:D<)
Obrigado a todos que me ajudaram a solucionar este problema. Não precisei levar no mecânico e economizei uns R$ 100,00. (=D>)

Agora o problema inicial de acabar muito rápido a GASOLINA do reservatório (ACHEI UM VAZAMENTO), porém ainda não identifiquei perfeitamente o local exato, pois não vaza muito e ao redor do vazamento está molhado de combustível.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo