Dualogic Plus - creeping dando tranco na partida

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Dualogic Plus - creeping dando tranco na partida

por jpromero » Qui Jul 10, 2014 1:20 pm

dt_cb escreveu:Pessoal, boa tarde
fui na css, eles passaram o scanner e não encontraram nenhum problema, então deram um reset nela.
uns 4 dias não fez mais, mas foi só chegar a 14 graus a temperatura e voltou a apresentar o problema... será que isso é normal ou eles simplesmente não conseguiram encontrar o defeito?
Fiz um video, vejam (detalhe, somente tirei o pé do freio, sem acelerar)

https://www.dropbox.com/s/xy9p55e9zkoon9k/vshow_0709190942880.mp4

Obrigado!

Caramba, não é tranquinho, é um belo tranco. Meu carro em Ubatuba apresentou um comportamento muito parecido, abastecido com 100% gasolina V-Power de ótima qualidade, então descarto totalmente o problema de combustível no meu carro.

Só que o meu dualogic não é o plus, então tenho que acelerar para ele andar e acontecia exatamente isso, uns pulos ao acelerar levemente, exatamente manobrando na vaga da garagem do prédio, depois que aquecia não dava mais problema algum, até o outro dia, quando esfriava novamente, na primeira partida do dia fez essa bizarrice.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por rafael_h_p » Ter Jul 22, 2014 1:12 pm

É galera, lendo o Post deu para perceber que é um problema cronico de veículos com Dualogic.
Estou com esse problema e quando sento no banco do motorista pra sair com o carro meu humor muda totalmente, fico muito nervoso!

Pior de tudo é encostar o carro no mecânico e ninguém achar o que acontece.

Gostaria muito e ficaria imensamente agradecido se alguém me desse uma luz do que acontece.

Obrigado a todos pelas contribuições e experiencias trocadas.

Abraço!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Marcus Vilasboas » Ter Jul 22, 2014 2:40 pm

rafael_h_p escreveu:É galera, lendo o Post deu para perceber que é um problema cronico de veículos com Dualogic.
Estou com esse problema e quando sento no banco do motorista pra sair com o carro meu humor muda totalmente, fico muito nervoso!

Pior de tudo é encostar o carro no mecânico e ninguém achar o que acontece.

Gostaria muito e ficaria imensamente agradecido se alguém me desse uma luz do que acontece.

Obrigado a todos pelas contribuições e experiencias trocadas.

Abraço!

A e rafael_h_p, dê mais detalhes. Isso acontece sempre na primeira partida do dia? Motor frio? Explica melhor pra podermos entender.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por rafael_h_p » Ter Jul 22, 2014 3:38 pm

Olá Marcus,

Segue detalhamento dos problemas:

- O problema abaixo relatado não é sintoma de falha de combustão (eu acho). Pois se fosse ao exigir aceleração e desempenho do carro ele falharia em aceleração constante e isso não ocorre.

- Primeira partida do dia (tempo frio, carro gelado): Partida normal
A partida é dada normalmente, motor liga sem dificuldade. (no alcool percebe-se o barulho da gasolinha do sistema partida a frio sendo injetada, normal)
Se tento sair logo de imediato a partida, o carro simplesmente da tranco e não sai.
Piso muito de leve no acelerador para que ele saia bem devagarinho, mas mesmo assim se ele sai, vai soluçando. Isso quando sai...
Ultimamente tenho esquentado ele por 1 minuto aproximadamente, ai consigo sair sem os trancos violentos, porem ao parar e sair novamente de 1° marcha no transito, a trepidação e alguns trancos são inevitáveis.
Esse sintoma melhora quando o carro chega a temperatura normal de funcionamento, porem apenas melhora, ainda percebo de 1° marcha a trepidação ao arrancar.

- 2° Partida diária:
Saio do trabalho e pego o carro no fim da tarde, dou a partida e ele não dá trancos tão fortes, mas dá pequenos trancos e a bendita trepidação se sente até que ele estabeleça a temperatura normal.
Após atingir esta temperatura o sintoma melhora conforme mencionado anteriormente, porem ainda percebo de 1° marcha a trepidação ao arrancar.

- Pequenos trancos em tirar e pôr o pé do acelerador:
Fiz uma pequena viagem recentemente, e fiz alguns testes.
Em 4° e 5° marcha, em velocidades coerentes com cada uma, eu tirava o pé do acelerador em reduzidas por causa do transito e ao acelerar novamente o carro dava um pequeno soquinho.
Sinto esse soco também em fazer trocas de marcha em alta rotação (esticando a acelerada) sendo de 2° para 3°, de 3° para 4°.
A cada nova marcha engrenada ele da esse tranco, porem apenas na mudança entre marchas.

- Combustíveis já testados:
Alcool, Gasolina Aditivada e Comum (Considerando mais de 100% do tanque com cada combustível e de postos diferentes)
No Alcool percebi uma leve melhora.

- Mecânica:
- Levei a pouco tempo em uma oficina especializada em Câmbios Dual, ele trocou o sensor de pressão do cambio e melhorou nos primeiros dia um pouquinho, porem dias depois voltou a apresentar o problema.
- Foram revisados os itens de vela, injeção, coxins e nada de errado.

- Duvida:
Filtro do combustível;
Troquei o óleo um tempo atras e pedi para ser trocados os filtros, inclusive do combustível, porem o mecânico falou que o Linea tem um filtro dentro do tanque apenas, fiquei desconfiado porem não questionei.
Andei lendo e parece que tem um que fica próximo a roda traseira ao lado do tanque.
Alguém sabe se a informação procede?

Sobre os demais problemas:
Se alguém passa ou passou por isso e conseguiu solucionar agradecerei a ajuda.
Pois ninguém merece sentar para dirigir e passar raiva..rs

Abraço
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Marcus Vilasboas » Ter Jul 22, 2014 4:06 pm

Recomendo que troque o filtro de combustível (sim, ele existe e não fica dentro do tanque, mas proximo dele, tem que levantar o carro no elevador pra ter acesso). Troque tbm o filtro de ar (caso o seu mecânico não tenha encontrado esse tambem). Depois, faça um teste com o melhor dos combustíveis que vc experimentou até hoje, por pelo menos 2 tanques. Se o problema continuar, faça limpeza dos bicos de injeção e peça pra passar o scanner pra identificar possíveis defeitos. Se não acharem nada, peça que testem a bobina de ignição, que o scanner não consegue checar e costuma ser a causa dos cortes durante a aceleração do motor (sim, o creeping é um tipo de aceleração programada e executada pelo câmbio DuaLogic).
Recomendo que procure uma oficina especializada em injeção eletrônica, nada de mecânicos comuns.
Vc vai gastar uma graninha, nada assustador, mas eu acho que vai funcionar.
Será que alguém aí tem mais alguma sugestão pra resolver este caso?

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Ter Jul 22, 2014 4:09 pm

Vou escrever as respostas entre o texto para facilitar a leitura.

rafael_h_p escreveu:Olá Marcus,

Segue detalhamento dos problemas:

- O problema abaixo relatado não é sintoma de falha de combustão (eu acho). Pois se fosse ao exigir aceleração e desempenho do carro ele falharia em aceleração constante e isso não ocorre.

- Primeira partida do dia (tempo frio, carro gelado): Partida normal
A partida é dada normalmente, motor liga sem dificuldade. (no alcool percebe-se o barulho da gasolinha do sistema partida a frio sendo injetada, normal)
Se tento sair logo de imediato a partida, o carro simplesmente da tranco e não sai.
Piso muito de leve no acelerador para que ele saia bem devagarinho, mas mesmo assim se ele sai, vai soluçando. Isso quando sai...
Ultimamente tenho esquentado ele por 1 minuto aproximadamente, ai consigo sair sem os trancos violentos, porem ao parar e sair novamente de 1° marcha no transito, a trepidação e alguns trancos são inevitáveis.
Esse sintoma melhora quando o carro chega a temperatura normal de funcionamento, porem apenas melhora, ainda percebo de 1° marcha a trepidação ao arrancar.

O meu carro tem feito exatamente a mesma coisa neste inverno. Estou usando uma mistura com mais álcool que gasolina e talvez por isso os problemas que sinto são bem menores, meu carro não dá esse tranco forte e não sai, mas se dou partida e já saio com ele, de ré não ocorrem os trancos, mas em 1a marcha, andando devagar ele vai pulando, nota-se claramente que os pulos (trancos) ocorrem quando a embreagem acopla e desacopla para andar devagar. Se arrancar normal para sair ganhando velocidade não ocorrem trancos porque a embreagem acopla totalmente. No meu caso também depois de alguns quarteirões isso some, o carro fica "liso" novamente para arrancar, mesmo devagar.

- 2° Partida diária:
Saio do trabalho e pego o carro no fim da tarde, dou a partida e ele não dá trancos tão fortes, mas dá pequenos trancos e a bendita trepidação se sente até que ele estabeleça a temperatura normal.
Após atingir esta temperatura o sintoma melhora conforme mencionado anteriormente, porem ainda percebo de 1° marcha a trepidação ao arrancar.

A trepidação acontece porque a embreagem está desgastada. Quantos km tem seu carro?

- Pequenos trancos em tirar e pôr o pé do acelerador:
Fiz uma pequena viagem recentemente, e fiz alguns testes.
Em 4° e 5° marcha, em velocidades coerentes com cada uma, eu tirava o pé do acelerador em reduzidas por causa do transito e ao acelerar novamente o carro dava um pequeno soquinho.
Sinto esse soco também em fazer trocas de marcha em alta rotação (esticando a acelerada) sendo de 2° para 3°, de 3° para 4°.
A cada nova marcha engrenada ele da esse tranco, porem apenas na mudança entre marchas.

Perfeitamente igual ao meu. Porém com 100% de gasolina isso não acontece em 99% das vezes que troca de marcha. Resolvi esse problema fazendo limpeza de bicos injetores. O Siena com câmbio manual sofria do mesmo problema. Quando começava a dar essas "cabeçadas" ao trocar marchas já sabia que tinha que limpar os bicos.
- Combustíveis já testados:
Alcool, Gasolina Aditivada e Comum (Considerando mais de 100% do tanque com cada combustível e de postos diferentes)
No Alcool percebi uma leve melhora.

O meu é ao contrário, no álcool ele fica um pouco mais potente, o que potencializa o problema.
- Mecânica:
- Levei a pouco tempo em uma oficina especializada em Câmbios Dual, ele trocou o sensor de pressão do cambio e melhorou nos primeiros dia um pouquinho, porem dias depois voltou a apresentar o problema.
- Foram revisados os itens de vela, injeção, coxins e nada de errado.

Coxins: Tive que trocar, trepidava forte o motor nas arrancadas, partidas e fazia barulho feio de lata batendo, os mecânicos olhavam e diziam que estavam bons, troquei por conta, ficou zerado na questão trepidação e barulhos.

- Duvida:
Filtro do combustível;
Troquei o óleo um tempo atras e pedi para ser trocados os filtros, inclusive do combustível, porem o mecânico falou que o Linea tem um filtro dentro do tanque apenas, fiquei desconfiado porem não questionei.
Andei lendo e parece que tem um que fica próximo a roda traseira ao lado do tanque.
Alguém sabe se a informação procede?

Errado! Tem filtro próximo a roda esquerda traseira, próximo ao bocal do tanque, já troquei do meu.

Sobre os demais problemas:
Se alguém passa ou passou por isso e conseguiu solucionar agradecerei a ajuda.
Pois ninguém merece sentar para dirigir e passar raiva..rs

Abraço

Acontece o seguinte: Tem que trocar a embreagem. Ela está trepidando e causando todos os problemas. Sei que o meu está assim, já levei na CCS e também disseram isso, porém meu carro está muito bom para andar, só estou deixando ele esquentar um pouquinho de manhã, não chega a 30 segundos e dou umas aceleradas de leve até no máximo 2000 rpm e saio com ele, os soquinhos ao arrancar ficam muito mais discretos.

O desgaste da minha embreagem está em mais de 7100 em uma escala que vai até 8000, ou seja, está no bico do corvo. A embreagem custa R$ 550,00 e o atuador hidráulico R$ 1.200,00 tem que trocar os dois juntos infelizmente. Portanto estou postergando até ela pifar de vez, como uso meu carro só em trânsito livre ela ainda deve durar todo o período que vou ficar com o carro.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por jpromero » Ter Jul 22, 2014 4:19 pm

Marcus Vilasboas escreveu:Recomendo que troque o filtro de combustível (sim, ele existe e não fica dentro do tanque, mas proximo dele, tem que levantar o carro no elevador pra ter acesso). Troque tbm o filtro de ar (caso o seu mecânico não tenha encontrado esse tambem). Depois, faça um teste com o melhor dos combustíveis que vc experimentou até hoje, por pelo menos 2 tanques. Se o problema continuar, faça limpeza dos bicos de injeção e peça pra passar o scanner pra identificar possíveis defeitos. Se não acharem nada, peça que testem a bobina de ignição, que o scanner não consegue checar e costuma ser a causa dos cortes durante a aceleração do motor (sim, o creeping é um tipo de aceleração programada e executada pelo câmbio DuaLogic).
Recomendo que procure uma oficina especializada em injeção eletrônica, nada de mecânicos comuns.
Vc vai gastar uma graninha, nada assustador, mas eu acho que vai funcionar.
Será que alguém aí tem mais alguma sugestão pra resolver este caso?

Marcus, essa questão que você falou da bobina de ignição é muito importante mesmo, principalmente no motor 1.9 que é uma evolução do 1.6 do Brava, este sofria muito com falhas de ignição causada pelas bobinas "BERU", no Linea devem ter trocado a bobina, mas é um item que deve ser verificado e que sua falha não é reportada por scanner e muitas vezes ocorre de forma aleatória deixando o mecânico e o dono do carro perdidos no diagnóstico. Em meu carro tenho a certeza que ela está boa, pois o funcionamento do motor é liso, só ocorreram algumas falhas quando um bico perdeu um pouco de estanqueidade e acabava por jogar mais combustível que o necessário, a limpeza por ultra som resolveu isso.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por rafael_h_p » Ter Jul 22, 2014 5:04 pm

jpromero, como é identificado a questão do desgaste da embreagem?
Só tirando para observar a escala que você mencionou?
Ele esta com 65.000km, acho que realmente ta chegando a hora da embreagem!

Vou fazer as seguintes manutenções esta semana:
- Trocar o filtro de combustível; (Rodar por um dia e ver o que dá);
- Se não resolver, farei a limpeza dos bicos e testar a bobina;
- Se não resolver trocarei os coxins
- Ai por ultimo deixarei a embreagem, pois talvez faça igual você, se der para ficar com ele assim até eu troca-lo beleza.
A trepidação nem é o maior dos problemas e sim os trancos que ele da de manhã...rs

Fazendo os reparos acima volto a postar para alimentar o post...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por bOiv8 » Ter Jul 22, 2014 5:20 pm

Amigo, antes de gastar esse monte de dinheiro, experimente aquecer o carro antes de sair, coisa de 1-3 minutos.

Carros flex com tempo frio abastecido principalmente com alcool vai ratear pra sair, o meu é manual e quando saio sem aquecer direito ele quase morre quando tiro pé da embreagem.
Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Marcus Vilasboas » Ter Jul 22, 2014 5:32 pm

rafael_h_p escreveu:jpromero, como é identificado a questão do desgaste da embreagem?
Só tirando para observar a escala que você mencionou?
Ele esta com 65.000km, acho que realmente ta chegando a hora da embreagem!

Vou fazer as seguintes manutenções esta semana:
- Trocar o filtro de combustível; (Rodar por um dia e ver o que dá);
- Se não resolver, farei a limpeza dos bicos e testar a bobina;
- Se não resolver trocarei os coxins
- Ai por ultimo deixarei a embreagem, pois talvez faça igual você, se der para ficar com ele assim até eu troca-lo beleza.
A trepidação nem é o maior dos problemas e sim os trancos que ele da de manhã...rs

Fazendo os reparos acima volto a postar para alimentar o post...

O scanner lê a informação da embreagem diretamente do computador do carro. Se vc levar pra limpeza do bico e teste da bobina, vc pode pedir pra passar o scanner e pegar a informação.

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo