Economia de Combustível

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Economia de Combustível

por SdBM » Sáb Mai 10, 2014 4:42 pm

Bom eu tenho um essence 1.6 2011 com 38 mil, e estou satisfeito com o consumo. Na estrada consigo 14,5 andando a 100/110km/hr fazendo as trocas de marchas sempre antes dos 3000 mil giros, mantendo uma aceleração constante sempre que possível, a/c desligado, aproveitando sempre as descidas pra tirar o pé do acelerador e sempre de olho no consumo instantâneo do CB (com ele vc acaba pegando o melhor momento pra fazer a troca de marchas e controla a relação acelerar/consumo). O consumo urbano varia muito entre 8,5 a 10,5 dependendo do trânsito, muitos semáforos. Eu abasteço sempre com gasolina comum da shell.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Marcelo Milhome » Seg Jun 09, 2014 12:41 pm

SdBM escreveu:Bom eu tenho um essence 1.6 2011 com 38 mil, e estou satisfeito com o consumo. Na estrada consigo 14,5 andando a 100/110km/hr fazendo as trocas de marchas sempre antes dos 3000 mil giros, mantendo uma aceleração constante sempre que possível, a/c desligado, aproveitando sempre as descidas pra tirar o pé do acelerador e sempre de olho no consumo instantâneo do CB (com ele vc acaba pegando o melhor momento pra fazer a troca de marchas e controla a relação acelerar/consumo). O consumo urbano varia muito entre 8,5 a 10,5 dependendo do trânsito, muitos semáforos. Eu abasteço sempre com gasolina comum da shell.

Amigo, existe um Canal no You tube Chamado High Torque, e lá o mecânico fez um teste com um carro em uma ladeira utilizando um aparelho pra observar se realmente ao deixar o carro na "banguela" era realmente eficaz no que se estuda sobre economia de combustível. Resultado? Mito derrubado, não economizou coisa nenhuma, e muito pelo contrário, com o carro desengatado em um decida o consumo foi maior do que ele em marcha! Pega o Bizu !!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por secojoner » Ter Jun 10, 2014 12:28 pm

eu pensei que desacelerar na descida não fosse a mesma coisa que deixar em ponto morto...dá pra confiar no CB pra fazer a média de gasto de combustível?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por bOiv8 » Ter Jun 10, 2014 2:58 pm

O computador de bordo tem um erro de cerca de 0.5-1.0 km/l pra mais ou pra menos (pelo menos é assim pra mim) do que o calculo na mao.

Com essa margem bem pequena acredito ser bem confiável.
Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por jpromero » Qua Jun 11, 2014 10:58 am

O CB do Siena era bem mais confiável que o do Linea. Neste as vezes o cálculo erra por quase 1 km/l para MAIS, ou seja, mostra o carro mais econômico que o real. No Siena marcava 0,5-0,7 km/l a MENOS, o que é melhor.

Estou analisando o CB do Fiesta para ver como se comporta.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Gustavo Valle » Qui Jun 19, 2014 12:57 pm

Uma vez que fiz manual e pelo CB a diferença foi mínima (0,2). Outra coisa, sempre abasteço no etanol pois a diferença para gasolina na autonomia do meu HLX 1.8 é mínima, e a diferença de mais de R$ 1,00 compensa ficar no etanol mesmo. Semana passada resolvi fazer um teste adicionando 10 litros de gasolina para ver se melhorava a autonomia. A autonomia praticamente não alterou e senti o carro estranho (com dificuldades para dar partida e querendo engasgar). Isto que a gasolina era Shell V-Power. Vai saber o motivo hein ... vou ficar só no etanol mesmo na dúvida.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por adeitos » Qui Jun 19, 2014 3:08 pm

Uma coisa que faz muita diferença no consumo é a temperatura que o motor trabalha. Se a termostática estiver ruim, ele trabalhando mais frio, vai consumir mais.

Na geladeira aqui do Sul, saio do trabalho e logo pego estrada. Mantenho velocidade constante de 100Km/h. Durante a fase de aquecimento do motor, o consumo fica na casa dos 8Km/l (etanol). Mantenho o mesmo ritmo e é bem notoria a diferença de consumo depois que o ponteiro da temperatura chega ao meio, o consumo pula para 10,5~11Km/l na mesma velocidade, mesma condição de pista.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por rodfox » Sáb Jun 21, 2014 9:24 am

Marcelo Milhome escreveu:
SdBM escreveu:Bom eu tenho um essence 1.6 2011 com 38 mil, e estou satisfeito com o consumo. Na estrada consigo 14,5 andando a 100/110km/hr fazendo as trocas de marchas sempre antes dos 3000 mil giros, mantendo uma aceleração constante sempre que possível, a/c desligado, aproveitando sempre as descidas pra tirar o pé do acelerador e sempre de olho no consumo instantâneo do CB (com ele vc acaba pegando o melhor momento pra fazer a troca de marchas e controla a relação acelerar/consumo). O consumo urbano varia muito entre 8,5 a 10,5 dependendo do trânsito, muitos semáforos. Eu abasteço sempre com gasolina comum da shell.

Amigo, existe um Canal no You tube Chamado High Torque, e lá o mecânico fez um teste com um carro em uma ladeira utilizando um aparelho pra observar se realmente ao deixar o carro na "banguela" era realmente eficaz no que se estuda sobre economia de combustível. Resultado? Mito derrubado, não economizou coisa nenhuma, e muito pelo contrário, com o carro desengatado em um decida o consumo foi maior do que ele em marcha! Pega o Bizu !!!

Amigo, "Tirar o pé do acelerador" do SdBM é diferente de "banguela"...
mas de qualquer forma, marcha engatada na descida = minha carteira mais feliz :-D
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Lucas Suassuna » Ter Jun 24, 2014 8:45 pm

Gostaria de tirar uma dúvida! Comprei um punto ELX 1.4 ano 2009 hà uns 2 meses e estou achando o consumo dele altíssimo! Na cidade ele está fazendo 6,5 e recentemente fiz uma viagem de 400 km de distância, e o consumo dele na estrada foi de 9,9. Basicamente não usei o ar condicionado, e a velocidade média foi de 77 km/h (maioria do tempo a 100km/h e as vezes a 120 km/h para ultrapassagem). Já troquei as velas e os cabos, limpei os bicos, troquei os filtros, e o consumo continua o mesmo! Gostaria de saber se existe alguma justificativa para esse consumo tão alto?!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por AntonioBastos93 » Qua Jun 25, 2014 2:52 am

Lucas Suassuna escreveu:Gostaria de tirar uma dúvida! Comprei um punto ELX 1.4 ano 2009 hà uns 2 meses e estou achando o consumo dele altíssimo! Na cidade ele está fazendo 6,5 e recentemente fiz uma viagem de 400 km de distância, e o consumo dele na estrada foi de 9,9. Basicamente não usei o ar condicionado, e a velocidade média foi de 77 km/h (maioria do tempo a 100km/h e as vezes a 120 km/h para ultrapassagem). Já troquei as velas e os cabos, limpei os bicos, troquei os filtros, e o consumo continua o mesmo! Gostaria de saber se existe alguma justificativa para esse consumo tão alto?!

Estranho isso hein? O meu ta fazendo +/- 10 com gasolina aki na cidade. Seu carro ta alinhado, balanceado, e com a calibragem dos pneus correta? Isso tbm influencia no consumo. E vc anda de boa? Tenta zerar os dados do computador de bordo e observa o consumo novamente.

Abs
Punto ELX 1.4/xenon 8000k/rodas 17" linea absolute/suspensão preparada #FIXA! / 2 oversound 18" st800 + 2 d250x + Stetsom 3k3 + Stetsom 400.4
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo