Economia de Combustível

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Economia de Combustível

por karlmax » Ter Abr 29, 2014 6:34 pm

Tenho um Punto Essence 1.6 2011 flex , sinto que ele bebe muito combustível, gostaria de saber se existe uma combinação entre álcool e gasolina que posso fazer ou rodar só no álcool ou só na gasolina. Gostaria de saber também o tempo das trocas de marchas nas acelerações e reduzidas para se ter uma direção mais econômica e que não desgaste o motor do carro.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Economia de Combustível

por Germano Albuquerque » Qua Abr 30, 2014 6:25 pm

Pode misturar qualquer proporção, mas o melhor é você tirar a média de consumo só com álcool e só com gasolina, fazer os cálculos e ver qual é mais vantajoso. Já ouvi dizer que é sempre bom que você ande por pelo menos por 5 km após reabastecer com um combustível diferente do que estava no tanque, para dar tempo do módulo de injeção reconhecer a nova mistura. Troca por volta de 2500/3000 giros e usa o freio a motor em descidas.

Vlw!
Punto T-Jet
Administrador do Instagram @PuntoClube
Moderador
Moderador

por Rafael.B » Qua Abr 30, 2014 10:02 pm

Existe alguma indicação para qual combustível deve ser dada prioridade nas primeiras abastecidas?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por bOiv8 » Qui Mai 01, 2014 12:32 am

Abasteça com qualquer combustível...qualquer proporção....não tem segredo.

Uso álcool desde o primeiro tanque, só coloco 1/2 tanque de gasolina a cada 6 meses pra dar uma "lubrificada" na linha, que não é obrigatório nem unanimidade, mas eu faço :P
Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por karlmax » Qui Mai 01, 2014 9:37 am

Germano Albuquerque escreveu:Pode misturar qualquer proporção, mas o melhor é você tirar a média de consumo só com álcool e só com gasolina, fazer os cálculos e ver qual é mais vantajoso. Já ouvi dizer que é sempre bom que você ande por pelo menos por 5 km após reabastecer com um combustível diferente do que estava no tanque, para dar tempo do módulo de injeção reconhecer a nova mistura. Troca por volta de 2500/3000 giros e usa o freio a motor em descidas.

Vlw!

Obrigado amigo me ajudou bastante1
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Sex Mai 02, 2014 4:56 pm

Rafael.B escreveu:Existe alguma indicação para qual combustível deve ser dada prioridade nas primeiras abastecidas?

Use o de sua preferência, não importa.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Germano Albuquerque » Sex Mai 02, 2014 6:32 pm

Rafael.B escreveu:Existe alguma indicação para qual combustível deve ser dada prioridade nas primeiras abastecidas?

Não, pode usar o combustível de sua preferência.
Punto T-Jet
Administrador do Instagram @PuntoClube
Moderador
Moderador

por batatajazz » Sáb Mai 03, 2014 2:22 pm

Olá Amigos, boa tarde,
O punto é meu primeiro carro, comprei em Fevereiro deste ano, ano/modelo 2011/12, motor Attractive 1.4 (Série Itália), com 27 mil KMs rodados e estou sentindo que o consumo de combustível está muito alto (acima do esperado), na minha região só compensa abastecer com gasolina (as médias sempre fiz com gasolina) dentro da cidade ele consome 6,5 km/l e na estrada 11,5 km/l.
Tem um amigo que tem o mesmo carro, modelo, cor e etc, a diferença é que o dele está uns 5 mil KMs mais rodados que o meu. Fizemos uma viagem recentemente juntos (em comboio), tentei manter a mesma aceleração para fazer a média, meu carro fez 11,5 e o dele 14 km/l, moramos na mesma cidade e o carro dele faz 8,5 a 9 km/l dentro da cidade.
O consumo na pista não me incomoda tanto quando o consumo na cidade, confesso a vcs que esperava algo em torno de 8 a 9 km/l!!!
Alguns me dizem que pode ser o motor que ainda não está amaciado (já que o ex dono era um senhor e pode ser que ele colocou pouca pressão no carro e deixou ele frouxo), outros já me dizem que isto é mito, que não tem essa de amaciar motor mais.
Gostaria da sugestão de vcs do que pode estar acontecendo e se isso é normal e o carro do meu amigo que é muito econômico e o dele que é o anormal...rs!
Desde já obrigado!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Junior Luchi » Sáb Mai 03, 2014 3:09 pm

Faz o básico,troca filtros e velas e ja vai melhorar muito seu 1.4! Ja o etorq, tem um topico falando sobre isso, o tal rabo de galo, nao me lembro agora, mas ele roda muito bem com 1/4 de alcool e 3/4 de gasolina. No momento so abasteço com alcool puro, ultimo tanque foi 8,9 km/l sem uso de ar e sem transito pesado,isso na cidade,andando sem esticar muito, até 3mil rpm,ja na estrada cravou 10km/l com ar ligado 90% do tempo(100~110km/h)4 adultos a bordo.Abraços.

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por jpromero » Seg Mai 05, 2014 2:12 pm

batatajazz escreveu:Olá Amigos, boa tarde,
O punto é meu primeiro carro, comprei em Fevereiro deste ano, ano/modelo 2011/12, motor Attractive 1.4 (Série Itália), com 27 mil KMs rodados e estou sentindo que o consumo de combustível está muito alto (acima do esperado), na minha região só compensa abastecer com gasolina (as médias sempre fiz com gasolina) dentro da cidade ele consome 6,5 km/l e na estrada 11,5 km/l.
Tem um amigo que tem o mesmo carro, modelo, cor e etc, a diferença é que o dele está uns 5 mil KMs mais rodados que o meu. Fizemos uma viagem recentemente juntos (em comboio), tentei manter a mesma aceleração para fazer a média, meu carro fez 11,5 e o dele 14 km/l, moramos na mesma cidade e o carro dele faz 8,5 a 9 km/l dentro da cidade.
O consumo na pista não me incomoda tanto quando o consumo na cidade, confesso a vcs que esperava algo em torno de 8 a 9 km/l!!!
Alguns me dizem que pode ser o motor que ainda não está amaciado (já que o ex dono era um senhor e pode ser que ele colocou pouca pressão no carro e deixou ele frouxo), outros já me dizem que isto é mito, que não tem essa de amaciar motor mais.
Gostaria da sugestão de vcs do que pode estar acontecendo e se isso é normal e o carro do meu amigo que é muito econômico e o dele que é o anormal...rs!
Desde já obrigado!

O consumo do carro do seu amigo está dentro da normalidade para este motor, os 14 km/l na estrada são excelentes, só consegui isso no Siena 1.4 com o mesmo motor andando a 80-90 km/h. Mas na cidade o Siena consegue 10 km/l usando pouco o AC, se não usar passa dos 11 km/l, coisa que raramente consigo pois uso o AC sempre que necessário.

Tente abastecer no mesmo posto que seu amigo abastece, faça a revisão de 30 mil km, mesmo que antecipada, o carro do seu amigo já deve ter essa revisão feita, então está com velas e filtros novos.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Próximo