[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Ferranda » Ter Abr 08, 2014 10:49 pm

overspeed escreveu:
cassioferraz escreveu:O APR funciona como o UNICHIP, faz a central de escrava, não se altera a central, ai realmente não da problema, já no nosso caso a alteração e feita na central, o que gera vestígios de alteração.

Naum APR é uma reprogramação, num tem NADA a ver com Unichip...

E gera sim vestígios de programação...se for via OBD vai gerar aumento no numero de "flashing programs" se o numero for diferente do esperado pelo scanner da fabrica ela vai investigar o porque e descobrir que foi alterado.

Se for feito por boot (ou BDM nos MED9.1 mais antigos) ai não muda o numero de programações efetuadas e não desperta o interesse da fabrica, ainda mais se recolocar os rebites que prendem o modulo.

Over, a reprogramação do meu A3 foi feita via porta OBD, felizmente até hoje não despertou curiosidade da matriz :wink:
A instrução que deram, era levar o carro nas revisões com o programa 1 ativo.
Sendo que nos novos A3 e Golf GTI não está rolando esse tipo de reprogramação. Só piggyback.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Fernando Gasparetto » Ter Abr 08, 2014 10:49 pm

overspeed escreveu:Tanto a Fiat é capaz de saber que foi reprogramado que o carro de um user aqui do forum teve garantia negada quando quebrou pistão.

Toda vez que tem acionamento da garantia eles investigam e a programação é uma das coisas.

Qto ao arquivo original que te foi enviado, infelizmente não tem grande serventia se a loja fechar, como disse é encriptado e único para o SLAVE que o leu... de toda forma, de posse dos dados da central é possivel descobrir o arquivo original e reverter, só da um pouco mais de trabalho.

Boa noite Senhores. !!

Over, na realidade a Fiat não pegou a alteração do chip. Ocorreu que, na primeira vez que fiz a reprogramação no carro alteraram o corte de giro (subiu de 6250 rpm para 6880 rpm).
Toda vez que o motor passa do giro max programado pela fábrica (acho que é 6250 rpm) é gerado um cod....e que a CSS pega isso. Por isso não cobriram na garantia...
O relatório que foi para Fiat dizia isso " motor com excesso de revoluções (numero 7) durante 3s"

Abçs
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Fernando Gasparetto » Ter Abr 08, 2014 10:56 pm

Mudando de assunto...

Alguem sabe me dizer que compressão padrão é medido por cilindro no Tjet. ? Quantos psi por cilindro no manômetro
Nem na css sabiam me dizer isso hoje.....

Me ajudem..

Abraços..
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Qua Abr 09, 2014 12:40 am

De qualquer forma... nos VAG fica gravado numero de vezes que alterou a programaçao pelo OBD, se a concessionária quiser ela consegue ver, é que a gente saibe que concessionáia as vezes sabe menos do que a gente que é hobbysta hehehehe

no T-Jet eu num lembro, mas ACHO que tbm tem como ver o numero de flashs que a ECU levou... ai fica facil...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por cassioferraz » Qua Abr 09, 2014 1:47 am

overspeed escreveu:De qualquer forma... nos VAG fica gravado numero de vezes que alterou a programaçao pelo OBD, se a concessionária quiser ela consegue ver, é que a gente saibe que concessionáia as vezes sabe menos do que a gente que é hobbysta hehehehe

no T-Jet eu num lembro, mas ACHO que tbm tem como ver o numero de flashs que a ECU levou... ai fica facil...

Sendo uma memoria flash rom, é possível sim saber se ocorreu alteração, claro que em alguns casos de acordo com o método utilizado é mais fácil de ver e outros mais complicados, mas se pegarem para analisar com detalhes não tem como escapar, o mesmo é valido para smartphones, bios de placa mãe, e afins.
T-jet (blackyellow) - viewtopic.php?f=57&t=22533
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Ferranda » Qua Abr 09, 2014 12:20 pm

Gosto desse forum, justamente pela troca de informações.
Muito legal!
Sempre somando e compartilhando o conhecimento. (=D>)
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Fernando Gasparetto » Qua Abr 09, 2014 1:10 pm

Senhores.....Help.

Alguem sabe me dizer que compressão padrão é medido por cilindro no Tjet. ? Quantos psi por cilindro no manômetro
Nem na css sabiam me dizer isso hoje.....

Me ajudem..

Abraços..
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Qua Abr 09, 2014 2:11 pm

Fernando, a medição de compressão é algo "relativo".

Vc tira a vela e da a partida, ou seja dependendo do estado da bateria (se ela estiver velha ja com muito menos de 100% de capacidade a força pra girar vai ser menor) e do motor de arranque (se estiver sujo, engripado, mal contado nos cabos, etc) o resultado pode ser falsamente menor do que o esperado...nesse caso tem que ter certeza de que no momento da partida o motor vire "livre" e forte.

Tem gente que tira todas as velas dos outros cilindros pra que vire livre, tem que ache que o melhor é fazer o motor funcionar... ai vai de caso a caso e cada um acha um jeit mais correto

pra um motor de 10:1 o normal é algo na casa dos 150psi, mas o mais importante é que a diferença do maior pro menor não seja superior a 10%

Segue material de leitura:
http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2011/09/medindo-saude-do-seu-motor.html
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por ututy » Seg Abr 14, 2014 7:33 pm

Over, poderia me fazer a gentileza de me dizer qual a pressao maxima de trabalho da turbina, de modo a nao comprometer a vida util da mesma? Isso sem mexer na WG .

Agradeço desde ja
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Ter Abr 15, 2014 3:26 am

pergunta dificil... cerca de 1,2bar de pico
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo