Anfavea propõe IPVA mais alto para carros antigos
Anfavea propõe IPVA mais alto para carros antigos
Associação dos fabricantes propõe IPVA mais alto para carros antigos
Uma notícia preocupante para os donos de carros antigos e colecionadores. A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apresentou ao governo federal uma proposta para alterar o IPVA de forma que os veículos mais antigos paguem um valor maior do que os veículos novos.
Sabendo das intenções do governo federal em fazer alterações no cálculo do IPVA para 2017, quando começa a segunda etapa do programa Inovar-Auto, a entidade sugeriu a unificação do imposto para todo o país e a alteração do nome para Imposto Sobre Circulação de Veículos Automotores (ICVA). Será que a proposta pretende isentar os carros que não circulam ou circulam pouco?
Segundo a entrevista do presidente da Anfavea, Luiz Moan, ao jornal Folha de S. Paulo, o imposto estimularia a renovação da frota, pois ficaria mais caro manter um carro antigo. Mas não pense que a Anfavea está pensando apenas em estimular a venda de carros novos, a preocupação é também ambiental, pois os carros modernos emitem menos poluentes do que os antigos. Nada foi falado sobre o impacto ambiental decorrentes de um eventual aumento na produção.
Segundo a reportagem da Folha de S. Paulo, o modelo já é adotado na Inglaterra, porém o tributo imposto pela Coroa — chamado Vehicle Excise Duty — não é baseado na idade, e sim nos índices de emissões de poluentes e também já inclui a licença por circulação e estacionamento. Carros com maiores níveis de CO2 por quilômetro rodado pagam uma taxa mais alta, que pode chegar a £ 490 (R$ 1.800, na cotação de hoje).
No Brasil o licenciamento é pago separadamente e tem valor unificado para todos os carros — dos mais antigos aos mais novos, e dos populares aos supercarros, todos pagam R$ 68,48, além de R$ 105,65 de seguro obrigatório.
Embora seja lógico cobrar mais por carros mais poluentes, nos parece um tanto equivocado atribuir um valor de imposto mais alto aos antigos, uma vez que apenas 1,5 milhão dos 80 milhões de veículos brasileiros têm mais de 20 anos e a idade média da nossa frota é de oito anos. Além disso, o estímulo à compra de carros novos (e a baixa qualidade geral do transporte coletivo) fez a frota brasileira aumentar 123% nos últimos dez anos, o que mostra que talvez comprar mais carros não seja a solução para a questão ambiental.
http://www.flatout.com.br/associacao-dos-fabricantes-propoe-ipva-mais-alto-para-carros-mais-antigos/
Tá certinho isso. Aumentar a venda de carros sem segurança, custando caro e sem onde andar com as ruas entupidas. Além é claro de não saber onde o dinheiro do IPVA tem sido investido, já que nos últimos anos o asfalto de TODAS as cidades estão em condições de terreno lunar. O único lugar onde se pode transitar com asfalto bom é em rodovias PÚBLICAS com pedágios PRIVADOS.
Além é claro do Anfavea querer usar como parâmetro países europeus...claro, lá a realidade é igual a nossa!

Uma notícia preocupante para os donos de carros antigos e colecionadores. A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apresentou ao governo federal uma proposta para alterar o IPVA de forma que os veículos mais antigos paguem um valor maior do que os veículos novos.
Sabendo das intenções do governo federal em fazer alterações no cálculo do IPVA para 2017, quando começa a segunda etapa do programa Inovar-Auto, a entidade sugeriu a unificação do imposto para todo o país e a alteração do nome para Imposto Sobre Circulação de Veículos Automotores (ICVA). Será que a proposta pretende isentar os carros que não circulam ou circulam pouco?
Segundo a entrevista do presidente da Anfavea, Luiz Moan, ao jornal Folha de S. Paulo, o imposto estimularia a renovação da frota, pois ficaria mais caro manter um carro antigo. Mas não pense que a Anfavea está pensando apenas em estimular a venda de carros novos, a preocupação é também ambiental, pois os carros modernos emitem menos poluentes do que os antigos. Nada foi falado sobre o impacto ambiental decorrentes de um eventual aumento na produção.
Segundo a reportagem da Folha de S. Paulo, o modelo já é adotado na Inglaterra, porém o tributo imposto pela Coroa — chamado Vehicle Excise Duty — não é baseado na idade, e sim nos índices de emissões de poluentes e também já inclui a licença por circulação e estacionamento. Carros com maiores níveis de CO2 por quilômetro rodado pagam uma taxa mais alta, que pode chegar a £ 490 (R$ 1.800, na cotação de hoje).
No Brasil o licenciamento é pago separadamente e tem valor unificado para todos os carros — dos mais antigos aos mais novos, e dos populares aos supercarros, todos pagam R$ 68,48, além de R$ 105,65 de seguro obrigatório.
Embora seja lógico cobrar mais por carros mais poluentes, nos parece um tanto equivocado atribuir um valor de imposto mais alto aos antigos, uma vez que apenas 1,5 milhão dos 80 milhões de veículos brasileiros têm mais de 20 anos e a idade média da nossa frota é de oito anos. Além disso, o estímulo à compra de carros novos (e a baixa qualidade geral do transporte coletivo) fez a frota brasileira aumentar 123% nos últimos dez anos, o que mostra que talvez comprar mais carros não seja a solução para a questão ambiental.
http://www.flatout.com.br/associacao-dos-fabricantes-propoe-ipva-mais-alto-para-carros-mais-antigos/
Tá certinho isso. Aumentar a venda de carros sem segurança, custando caro e sem onde andar com as ruas entupidas. Além é claro de não saber onde o dinheiro do IPVA tem sido investido, já que nos últimos anos o asfalto de TODAS as cidades estão em condições de terreno lunar. O único lugar onde se pode transitar com asfalto bom é em rodovias PÚBLICAS com pedágios PRIVADOS.
Além é claro do Anfavea querer usar como parâmetro países europeus...claro, lá a realidade é igual a nossa!




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Re: Anfavea propõe IPVA mais alto para carros antigos
Algumas coisas até fazem sentido (renovação de frota, questão ambiental, etc).
Porém deveria haver incentivos à troca de um carro usado (de qualquer ano) por um zero km, assim como à utilização de transporte publico.
Simplesmente sobre-taxar quem já não tem um carro mais novo por falta de condições, de certa forma é uma exclusão.
Porém deveria haver incentivos à troca de um carro usado (de qualquer ano) por um zero km, assim como à utilização de transporte publico.
Simplesmente sobre-taxar quem já não tem um carro mais novo por falta de condições, de certa forma é uma exclusão.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Anfavea propõe IPVA mais alto para carros antigos
só que no nosso país, transporte público é associado à transporte de pobre e mesmo os que financiam em 60 vezes deixam de usar o transporte público, agravado à péssima qualidade e serviços oferecidos, com raras exceções.







YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
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Re: Anfavea propõe IPVA mais alto para carros antigos
Pra alguma coisa serviu aquela reunião sobre preços dos carros, subir os impostos.... 

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Re: Anfavea propõe IPVA mais alto para carros antigos
VLA escreveu:Algumas coisas até fazem sentido (renovação de frota, questão ambiental, etc).
Porém deveria haver incentivos à troca de um carro usado (de qualquer ano) por um zero km, assim como à utilização de transporte publico.
Simplesmente sobre-taxar quem já não tem um carro mais novo por falta de condições, de certa forma é uma exclusão.
Concordo plenamente com você, vla.
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Re: Anfavea propõe IPVA mais alto para carros antigos
Cada vez mais me parece que essa "questão ambiental" é um pretexto que inventaram para fazer o consumidor pagar mais e incentivar o consumismo. Questão ambiental seria não ter o carro a combustão e sim um elétrico, ou usar um transporte público não poluente e não um ainda mais poluente (diesel mal regulado e na maioria das vezes equipados com antiquados sistemas anti-poluição).
E porque pagar a merd de IPVA e ainda os impostos embutidos nos combustíveis? É muito imposto! Nós temos que pagar, mas eles não tem que investir, toda a estrutura pública sucateada em todos os níveis, nada é feito direito, dá raiva só de pensar. E é assim que o governo quer, que tenhamos nojo de política e nos afastemos, votando com cabresto e deixando sempre eles no poder, "cuidando" de nós.
Poxa, estou com IPVA do Linea aqui na mão: R$ 1.491,23! É um carro 2010 que paguei R$ 37.500,00. Do Siena são R$ 837,00. Só aqui de casa o governo faturou R$ 2.328,23 em IPVA, sem contar seguro obrigatório (outra piada, já que tenho seguro particular de ambos) e licenciamento. As ruas de minha cidade, que há 5 ou 6 anos atrás escrevia com orgulho nos fóruns automotivos que eram muito boas, acima da média, estão terríveis! Não houve investimento na conservação do asfalto e ainda a frota não para de aumentar! Onde estão enfiando esse dinheiro? Em CUba?
E porque pagar a merd de IPVA e ainda os impostos embutidos nos combustíveis? É muito imposto! Nós temos que pagar, mas eles não tem que investir, toda a estrutura pública sucateada em todos os níveis, nada é feito direito, dá raiva só de pensar. E é assim que o governo quer, que tenhamos nojo de política e nos afastemos, votando com cabresto e deixando sempre eles no poder, "cuidando" de nós.
Poxa, estou com IPVA do Linea aqui na mão: R$ 1.491,23! É um carro 2010 que paguei R$ 37.500,00. Do Siena são R$ 837,00. Só aqui de casa o governo faturou R$ 2.328,23 em IPVA, sem contar seguro obrigatório (outra piada, já que tenho seguro particular de ambos) e licenciamento. As ruas de minha cidade, que há 5 ou 6 anos atrás escrevia com orgulho nos fóruns automotivos que eram muito boas, acima da média, estão terríveis! Não houve investimento na conservação do asfalto e ainda a frota não para de aumentar! Onde estão enfiando esse dinheiro? Em CUba?
João Paulo
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Re: Anfavea propõe IPVA mais alto para carros antigos
Jpromero o seguro obrigatorio eh tipo "seguro de vida" para passageiros, motorista e terceiros, porem federal... nao tem nada a ver com seguro do veiculo...
Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
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Re: Anfavea propõe IPVA mais alto para carros antigos
bondstrike escreveu:Jpromero o seguro obrigatorio eh tipo "seguro de vida" para passageiros, motorista e terceiros, porem federal... nao tem nada a ver com seguro do veiculo...
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Não tem, porque a lei permite esta brecha. Meu seguro cobre danos pessoais, despesas médicas e hospitalares. Só que PRIMEIRO usa o seguro DPVAT, se já usasse direto o seguro particular não seria necessário pagar esse DPVAT que é uma enormidade de dinheiro que vai para a tal seguradora Líder, quem fiscaliza isso?
João Paulo
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Re: Anfavea propõe IPVA mais alto para carros antigos
jpromero escreveu:Cada vez mais me parece que essa "questão ambiental" é um pretexto ...
até tentei achar o link de uma matéria que li mas infelizmente não achei.
essa matéria comparava as emissões de um corcel II do inicio da década de 80 com um carro atual... a diferença de emissões de poluentes era absurda, coisa do tipo 10 ou 15x mais no corcel...
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
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