[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Ferranda » Sex Fev 07, 2014 5:14 pm

Over...
Uma duvida..
Deixar mais gordo não aumenta em demasia carbonização na camara e valvulas?

(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por overspeed » Sex Fev 07, 2014 6:45 pm

Ferranda escreveu:Over...
Uma duvida..
Deixar mais gordo não aumenta em demasia carbonização na camara e valvulas?

(>:D<)

Deixar MUITO gordo até carboniza sim... é o problema de alguns "fazedores de chip" por ai... nego aumenta um valor indiscriminado la a curva de combustivel sem se preocupar se é enriquecimento por temperatura, ou qualquer outra curva que tbm aumenta o tempo de injeção...

no caso o aumento é pouco (carro aspirado) original vem 0,90 na Wideband...eu enriqueço para 0,86 que é o valor teórico de maior potência, por outro lado ao aumentar tbm o ponto vc aumenta o rendimento térmico do motor o que acaba diminuindo a chance de carbonizar já que aproveita melhor o combustivel.

Um outro exemplo, golf Gti 180 vem com 0,75 na Wideband, neste caso eu empobreço a mistura de pé no fundo (mesmo caso do Punto T-Jet) pois a fabrica vai no mais seguro (refrigerar a câmara e evitar ao máximo detonação)... como pode ser visto nem com 0,75 de Wideband acontece carbonização excessiva.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Zanatta » Sex Fev 07, 2014 11:32 pm

Galera: esse foi meu relato no CDB (Clube do Bravo):

"Boa noite moçada.

Sou novo aqui no CDB, mas vivo em função de preparação desde 1996... Comecei transformando um Gol Bola 1.0 CHT em 1.3 CHT (troca as camisas e pisões pelos de 1.6).

Já fiz muita preparação em carro, então tenho bastante experiência e vou dar o meu relato aqui.

No carros NA (naturalmente aspirados), o investimento é muito alto pelo resultado. No caso dos motores 1.8 16V vai ganhar de 10 a 15cv, na melhor das hipóteses, fazendo chip, cano e filtro (desde que seja cônico e com CAI).

Agora nos TJet fica muito bom.

Tenho um Linea TJet 2012 e fiz o kit "padaria"da Nascar. Sou de Porto Alegre/RS e comprei em abril de 2013 o carro em BH. Ele tinha 19mil km e cerca de 16 meses de uso. Sai de BH e fui direto para a Nascar. Reprogramação, downpipe, filtro K&N in box e intercooler.

Tenho um bom padrão de referência para dar para vcs. Quando sai de BH, via Fernão Dias, era por volta de 17hs. Cheguei em SBC tipo 2h da manhã. Como a temperatura não era quente, com o carro original consegui chegar a uns 230km/h e achei bem bom. No Linea, tem um gráfico que indica a pressão da turbina. Antes de reprogramar, mal e mal ela lotava todas as barras e logo em seguida ela já perdia uma e aos poucos ia perdendo.

Depois de reprogramado, downpipe, intercooler e K&N o carro ficou outro.

Vindo para o RS via BR101, por volta das 3h da manhã, com a temperatura um pouco mais fria do que o trecho BH/SBC o carro era outro e dava 250km/h, animal. Impressionante a diferença entre o original e com o kit padaria. Depois da Nascar, aquelas barrinhas ficam sempre cheias até uns 5500mil rpm. Além disso, o carro ficou mais esperto na fase aspirada, que dura muito pouco, pois em 1400 rpm a turbina já começa a empurrar.

Para completar o serviço da Nascar, desenvolvi um CAI Tabajara. No Linea, pelo menos, o duto de ar que leva o ar da rua para a caixa do filtro de ar é colocada abaixo do farol direito do carro. Comprei esse duto num ferro velho para não estragar meu original, fiz um corte nele e adaptei uma mangueira de aspirador de pó industrial com a boca virada para a grade, donde, presumo, consiga captar ar mais frio.

Acabei de vender o Linea para um cara que tem um Sportback - que usa muito pouco - e comprou meu ex-carro para o dia a dia. Ele ficou impressionado com o rendimento do Linea TJet, sobretudo comparado com o Audi dele de 200cv.

Passei no dinamômetro meu carro depois dos UP's e o carro deu 165cv na roda. Sempre usei Pódium e depois do CAI acelerei na BR448 com um Fusca 2.0TSi 100% OEM e passei o salame nele.

Se me perguntarem sobre a Nascar, entregam o que prometem. Disseram que meu carro ganharia cerca de 33cv. De fato, considerando que veio 165cv na roda no dino, estimo que com o CAI ele deve chegar a uns 200cv.

O único senão em relação ao serviço deles é a falta de cuidado com o acabamento. O esquema é produção e a "firma" não tem muito tempo para detalhes... O custo, na época, foi de R$ 2800,00 e o serviço foi feito em um dia. O custo do CAI não chegou a R$ 200,00.

Fiz todas as trocas de óleo e revisões do carro na Fiat, que ainda está na garantia, e ninguém lá percebeu nada. O carro foi vendido com 41mil km e jamais apresentou qualquer defeito.

Para ser 100% fiel, às vezes a luz da injeção acende com a informação Mandar Controlar Motor, pois com a retirada do catalisador a segunda sonda identifica parâmetros equivocados (pela passagem mais rápida do ar em razão da subtração da resistência=catalisador). Isso ocorre com maior frequencia depois que pego estrada (mais de 50km). Comprei um scanner OBDII via bluetooth e instalei o app Torque Free. Cada vez que acende, com o adaptador permanentemente conectado no carro, faço a conexão e apago o erro. Há na internet pessoas que vendem um prolongador para a sonda e, a partir de relatos do http://www.puntoclube.com.br/forum, observei que isso resolve o problema em definitivo.

Minha pretensão de compra agora é o Bravo TJet, sobretudo porque tem 6 marchas e eu continuo com as minhas cachaças preferidas: Fiat e Turbo.

Conclusão: caso eu compre o meu TJet - e possivelmente vou comprar, certo que farei os UP's. O que me falta saber é como ficará a função OVB (ativa ou não).

Já nos Bravos aspirados, não faria os UP's.

Edit.: essa questão de elevar a pressão da turbina (um dos trunfos do remap) prejudica sim, mas só para quem quiser rodar 100milkm+ com o carro em condições normais ou para quem quiser rodar 50milkm+ sempre com o pé embaixo. Ela vai abrir o bico mais cedo sim.

Em relação ao consumo, não notei diferença. Entre 9 e 10km/l na cidade (dependendo do trânsito) e entre 12km/l (média de 130km/h) e 14km/l (média de 110km/h) na estrada, sempre de Pódium".
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Zanatta » Seg Fev 10, 2014 10:52 am

Aí pessoal, não sei se tinha UPado o gráfico do meu ex-Linea, mas está aí: melhor puxada veio 164cv na roda a 5200rpm e 27,9kg de torque a 3500rpm com uso de Pódium. Pico de 1,5bar estabilizando em 1,0bar

Imagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Rosco » Ter Fev 18, 2014 2:03 am

Boa noite senhores!!!
Tive um T-JET 2010 e fiz cano de 2'5" direto do coletor sem catalisador, troquei as mangueiras originais por por mangueiras de alta pressão( azuis costuradas ), K&N de duplo fluxo e remapeei. Não passei em Dino mas acredito que batia na casa de 180, 190 cv. Nuuuuuunca tive problemas com nada. Participava de arrancadas aqui no nosso finado autódromo do RJ e andava muito bem. De primeira, segunda e terceira eu andava na frente de Eclipse. Um foguete. Bom, me desfiz do carro e a comprei outro T-JET em maio de 2013. Comecei com o básico de filtro mas já tirei. Semana passada coloquei Unichip na Multiturbo (Porsche) e pro meu espanto o carro bateu 175 cv originais no Dino!!! Resultado final de 210 cv. Estou contente com o resultado. O carro está muito esperto, ágil e econômico (qd ando no salto). Não dá pra A3, Focus novo, Fusca etc... Bem que tentaram mas não deu nem pro começo. Confesso que meu câmbio está querendo fazer graça mas começou de palhaçada beeeem antes de instalar o Unichip. Vou parar na CC depois do carnaval para verificarem o que pode estar ocorrendo. De qq forma tentarei postar os resultados aqui.
Forte abraço a todos!!!!!
Ex T-JET Branco
Ex Cerato Branco Top
Atual T-JET Vermelho 13/13. Ñ aguentei e voltei!!!!
Unichip - 210cv
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Rosco » Ter Fev 18, 2014 2:08 am

Esqueci de dizer que o carro está com 15.000 km e fiz revisão sexta passada. Troquei o de sempre mas coloquei óleo Motul 8100 ao invéz dessa *&%$# de óleo original da FIAT.

Abçs
Ex T-JET Branco
Ex Cerato Branco Top
Unichip - 210cv
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Fernando Gasparetto » Qua Fev 19, 2014 5:45 pm

Rosco escreveu:Esqueci de dizer que o carro está com 15.000 km e fiz revisão sexta passada. Troquei o de sempre mas coloquei óleo Motul 8100 ao invéz dessa *&%$# de óleo original da FIAT.

Abçs

Rosco....

Motul 8100 tem varios tipos (x-cess..x-lite...x-max )
Qual vc usou ? É 5w 40 ?

Abç
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Zanatta » Qua Fev 19, 2014 5:56 pm

Eu usava o x-cess 5W40, 100% sintético. Excelente oleo
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Rosco » Qua Fev 19, 2014 9:43 pm

5w 40 sim mas o restante eu não sei. Sobrou um pouco. Vejo amanhã no carro e falo com vcs.
Ex T-JET Branco
Ex Cerato Branco Top
Unichip - 210cv
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Febezza » Qui Fev 20, 2014 12:15 am

Essa especificação serve pro T-jet?? o 15w40 acho que só tem mineral.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

AnteriorPróximo