Shell V-Power, gasolina ou etanol, vocês usam?
Re: Shell V-Power, gasolina ou etanol, vocês usam?
Acredito que a V-Power além de aditivos de melhor qualidade que outras aditivadas qualquer, têm um controle de qualidade maior que a gasolina comum, para evitar adulteração.
Eu acho, não tenho certeza. Agora é isso que o shadowcps falou, todas gasolinas aditivadas são iguais às comuns, ppm de enxofre, índice antidetonante...
Particularmente eu uso muito a Shell V-Power, é sempre a minha única alternativa quando não posso abastecer com a Pódium....não vejo tanta diferença assim da Pódium em consumo, e o motor não sente a diferença em termos de funcionamento; agora de desempenho sim.
Shadowcps, é verdade que toda gasolina comum à partir de Janeiro de 2014 terá que ser aditivada e o ppm de enxofre ser o mesmo da Pódium ??
Abçs!
Eu acho, não tenho certeza. Agora é isso que o shadowcps falou, todas gasolinas aditivadas são iguais às comuns, ppm de enxofre, índice antidetonante...
Particularmente eu uso muito a Shell V-Power, é sempre a minha única alternativa quando não posso abastecer com a Pódium....não vejo tanta diferença assim da Pódium em consumo, e o motor não sente a diferença em termos de funcionamento; agora de desempenho sim.
Shadowcps, é verdade que toda gasolina comum à partir de Janeiro de 2014 terá que ser aditivada e o ppm de enxofre ser o mesmo da Pódium ??
Abçs!

acho que aqui na roça ainda não chegou esse etanol aditivado... se tivesse, e a diferença não fosse superior a 5 centavos, com certeza eu iria nele.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
vixi, vamos por partes (Jack, o estripador, MODE ON kkkk).
O etanol tem maior octanagem, que é a digamos assim, explosividade do que a gasolina porém, ele perde em poder calorífico ou seja, para produzir o mesmo trabalho precisa mais etanol e para aguentar a maior explosividade, precisa aumentar a taxa de compressão do motor.
Qualquer gasolina aditivada, seja V-Power, da própria BR, Ipiranga (que foi comprada pela Petrobras anos atrás embora tenha mantido a bandeira) possui octanagem menor do que a Podium que é, na verdade, a única gasolina que pode ser chamada de premium a venda no país.
A partir de janeiro toda gasolina, mesmo a classificada comum, passará a sair com teor beeeeeem menor de enxofre, presente e componente da matéria prima do petróleo e altamente corrosivo, além de tóxico e, com isso, na verdade a atual gasolina comum será "promovida" à aditivada ou seja, deixaremos de ter gasolina comum no mercado. Com essa medida, além da redução das emissões do teor de enxofre, o motor será beneficiado com melhor queima, melhor rendimento (devido a menor carbonização nas velas e pistoões) e, com isso, melhorando o próprio rendimento e diminuindo o consumo. Basicamente é isso.
O etanol tem maior octanagem, que é a digamos assim, explosividade do que a gasolina porém, ele perde em poder calorífico ou seja, para produzir o mesmo trabalho precisa mais etanol e para aguentar a maior explosividade, precisa aumentar a taxa de compressão do motor.
Qualquer gasolina aditivada, seja V-Power, da própria BR, Ipiranga (que foi comprada pela Petrobras anos atrás embora tenha mantido a bandeira) possui octanagem menor do que a Podium que é, na verdade, a única gasolina que pode ser chamada de premium a venda no país.
A partir de janeiro toda gasolina, mesmo a classificada comum, passará a sair com teor beeeeeem menor de enxofre, presente e componente da matéria prima do petróleo e altamente corrosivo, além de tóxico e, com isso, na verdade a atual gasolina comum será "promovida" à aditivada ou seja, deixaremos de ter gasolina comum no mercado. Com essa medida, além da redução das emissões do teor de enxofre, o motor será beneficiado com melhor queima, melhor rendimento (devido a menor carbonização nas velas e pistoões) e, com isso, melhorando o próprio rendimento e diminuindo o consumo. Basicamente é isso.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Prefiro abastecer com gasolina comum e colocar um daqueles aditivos da STP...já testei aquele que aumenta a Octanagem, se houve diferença, foi mínima.
A cada 5 tanques, eu coloco 1 daquele STP Flex.
A cada 5 tanques, eu coloco 1 daquele STP Flex.
Meus 2 cents....
Quando abasteço minha moto com gasolina Podium , a úncia coisa que noto é que deixa de bater pino. Na performance não muda nada.
No Punto estou usando a Vpower só por causa da aditivação, mais ela não dá diferença alguma de desempenho como já foi muito bem explicado no post. Mesma coisa nos outros carros não há diferença alguma... nem quando eventualmente coloco Podium neles.
abcs
Quando abasteço minha moto com gasolina Podium , a úncia coisa que noto é que deixa de bater pino. Na performance não muda nada.
No Punto estou usando a Vpower só por causa da aditivação, mais ela não dá diferença alguma de desempenho como já foi muito bem explicado no post. Mesma coisa nos outros carros não há diferença alguma... nem quando eventualmente coloco Podium neles.
abcs
- Piloto de Autorama
ramonenghaw escreveu:Amigos, já abasteci o meu com alcool comum umas 2 vezes, e agora só gasolina comum, mas no ultimo tanque, ontem, abasteci com a V-Power Etanol, mas rodei pouco, coisa de 25km, e fez 8,8km/l alguém já usou esse combustível por mais tempo? e percebeu alguma diferença em relação ao comum, tanto etanol quanto gasolina aditivada.
Valeu!
Quanto era o seu consumo de álcool nessas 2 vezes anteriores?
Quando se muda de gasolina para álcool o primeiro tanque de álcool consome menos que os demais, da mesma maneira que o primeiro tanque de gasolina após o uso constante do álcool consome mais que os demais.
Eu só estou usando álcool comum apesar de ter um posto Shell aqui que vende o álcool aditivado. Como o Shadow disse, o benefício do combustível aditivado é para médio a longo prazo. Em um carro 0 km que sempre usou aditivado, ótimo, mas em um usado que já usou muito o combustível comum não terá vantagem imediata em usar o aditivado, que na verdade só serve para manter limpos (não limpar) os injetores.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
shadowcps escreveu:Qualquer gasolina aditivada, seja V-Power, da própria BR, Ipiranga (que foi comprada pela Petrobras anos atrás embora tenha mantido a bandeira) possui octanagem menor do que a Podium que é, na verdade, a única gasolina que pode ser chamada de premium a venda no país.
Obrigado pelas explicações!!!

Mas continuei com uma dúvida: a Ipiranga Premium realmente tem maior octanagem do que as gasolinas comuns? Mesmo sem chegar a ser uma Podium, vale a pena?
Abraços!
Leandro
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA

andrek escreveu:shadowcps escreveu:Qualquer gasolina aditivada, seja V-Power, da própria BR, Ipiranga (que foi comprada pela Petrobras anos atrás embora tenha mantido a bandeira) possui octanagem menor do que a Podium que é, na verdade, a única gasolina que pode ser chamada de premium a venda no país.
Obrigado pelas explicações!!!![]()
Mas continuei com uma dúvida: a Ipiranga Premium realmente tem maior octanagem do que as gasolinas comuns? Mesmo sem chegar a ser uma Podium, vale a pena?
Abraços!
Leandrão, somente a Pódium tem o índice RON de 95 ...e essa é de comercialização exclusiva dos postos de bandeira Petrobrás.
A Ipiranga Premium é uma gasolina comum com aditivos...índice RON de 87, como todas as outras gasolinas (comuns e aditivadas)
O Shadowcps pode confirmar se eu não falei besteira...

Abraços

Marcão_Abarth escreveu:Leandrão, somente a Pódium tem o índice RON de 95 ...e essa é de comercialização exclusiva dos postos de bandeira Petrobrás.
A Ipiranga Premium é uma gasolina comum com aditivos...índice RON de 87, como todas as outras gasolinas (comuns e aditivadas)
O Shadowcps pode confirmar se eu não falei besteira...![]()
Abraços
Pois é Marcão, sempre ouvi falar que a Podium é a única com alta octanagem; em compensação, olha o que diz o site da Ipiranga:
"A Gasolina Original Premium possui octanagem similar às gasolinas premium dos Estados Unidos e da Europa, além de um pacote de aditivos de última geração. Portanto, se você não abre mão de desempenho, passe num posto Ipiranga e abasteça seu carro com a Gasolina Original Premium".
Note que eles falam em octanagem, mas não citam valores...

Estimado shadowcps, guru do PuntoClube, iluminai os ignorantes aqui com sua suprema sapiência!!!

Abraços!
Leandro
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739

mas como postei antes, há 5, quase 6 anos a bandeira IPIRANGA, assim como a LIQUIGÁS, foram compradas pela PETROBRAS e como toda gasolina no país sai de refinaria PETROBRAS no fundo, é jogada de marketing.
Um texto sobre a Podium que poderá ajudar e no site da BR Distribuidora poderão ser encontradas mais informações
GASOLINA PETROBRAS PODIUM
Sobre o produto: A gasolina Petrobras Podium é a gasolina mais avançada do mundo. Algumas de suas características específicas são mais bem observadas quando ela é usada para abastecer veículos de alto desempenho. A Podium é a gasolina com mais alta octanagem entre todas comercializadas atualmente ao redor do mundo.
A octanagem é a resistência que a gasolina tem à auto-ignição, o que pode levar à detonação localizada, causando perda de potência e sérios danos ao motor, dependendo de sua intensidade e persistência.
Por sua formulação e pelo pacote especial de aditivos do tipo “detergente dispersante”, a gasolina Petrobras Podium evita a formação de depósitos, assegurando a limpeza de todo o sistema de alimentação de combustível, proporcionando um melhor funcionamento e uma máxima proteção ao motor.
Esta gasolina tem baixíssimos teores de benzeno e enxofre na sua composição, propiciando uma redução de até 42% de monóxido de carbono (CO) e, conseqüentemente, ajudando na preservação do meio ambiente. Ela foi elaborada com a mesma tecnologia usada no desenvolvimento da gasolina Petrobras utilizada pela equipe Williams de Fórmula 1.
Utilização: apropriada para qualquer veículo a gasolina.
Curiosidade: Octana é um dos principais componentes da gasolina. Um combustível com mais octanas (ou maior octanagem) tem melhor poder de combustão e resiste a altas pressões no interior dos cilindros, sem sofrer detonação (queima espontânea da mistura ar-gasolina), conhecida como "batida de pino", que é igual a um barulho metálico, prejudicial ao motor. A gasolina Petrobras Podium possibilita um total aproveitamento da potência projetada pelo fabricante do motor, proporcionando a retomada de velocidade em menor tempo e, conseqüentemente, garantindo ultrapassagens mais seguras.
Clientes:
Petrobras Distribuidora (BR)
site:http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/gasolina/!ut/p/c5/DcpLcoIwAADQs_QATBJAhCUpkjRQMJWWkg2DGjN8JDLIZzi9zts-IMBbX821qp617qsO_APhlF6K0iQiCBLydYDmLoo5_zkhCCFgQKhOn98zp4Veg_FbBX5wa8ewKVzvai7XNosZtlXRLriw9ejOTp-dLElIvgUZWzHfW2Z6HA0qIjxnwy-uxN8WHkXio4vkw7BLaLMPfQ8hmZNp03GDlKHqmbtdKUvG6hszPh0x3Km54GnlHyCh-i7Boz0vL5YQKnk!/dl3/d3/L2dJQSEvUUt3QS9ZQnZ3LzZfOU8xT05LRzEwR1NJQzAyNUhEUlJBQjEwUjE!/

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador