Fiat Punto Defeito de Fabrica - Cabos de Ligação do câmbio -

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Fiat Punto Defeito de Fabrica - Cabos de Ligação do câmbio -

por Dan Skywalker » Qua Dez 04, 2013 10:24 pm

Amigos, com 03 semanas com o carro olha o que aconteceu comigo. Alguém teve este problema?

Email enviado para FIAT:

Prezada FIAT BRASIL

Venho por meio desta, expressar minha insatisfação e indignação quanto à qualidade do meu veículo FIAT PUNTO SPORTING 1.8 ano 2008 Nota Fiscal FIAT 460979 Modelo: 1181940com apenas 22 mil KM já que o mesmo apresentou várias irregularidades mecânicas, culminando no reboque do veículo, conforme relatarei a seguir.

Hoje, transitando normalmente, ao tentar engatar a 1ª marcha, o cambio ficou solto e com a só a marcha 1º engrenada, não foi possível desengatá-la e nem efetuar mais nenhuma troca de marchas, ficando assim o cambio totalmente inoperante e o veículo imobilizado.

Após colocá-lo em local seguro, acionei o guincho para rebocar o carro até a minha casa, visto que o incidente ocorrei 21:00hs de hoje 04/12/13 e a pré - analise é que se romperam dois cabos que fazem a ligação entre o cambio e a caixa de marchas o que me pareceu bastante estranho.

Buscando as possíveis causas do problema pela internet, nas diversas comunidades sobre este veículo as quais participo, incluindo o “Clube do Punto”, pude verificar que se tratava de um problema recorrente e crônico no modelos iniciais do Punto, bastante comum e até mesmo responsável por um suposto “Recall” segundo a mídia especializada.

Conforme mensagem de orientação do site especializado o seguinte texto:

Defeitos de fabrica:
Cabos de Ligação do câmbio: (Uma falha nos dispositivo de suporte dos cabos de seleção de marchas ocasionava o
desprendimento do cabo acarretando a impossibilidade de engate das marchas. A alavanca ficava solta e não era possível
desengatar ou engatar qualquer outra marcha. O problema foi em definitivo a partir do modelo 2010 do Punto)
E conforme um comunicado interno da própria FIAT BRASIL, conforme descrito a seguir:

“ Solicitamos que nos envie um e-mail, através do nosso site no link "Fale com a Fiat", para que possamos encaminha-lo ao setor responsável, para devida verificação das
questões apresentadas.
Chassis Afetados: 1047225 á 1050771
Modelos afetados: Punto 1.4 , Punto ELX, Punto HLX e Punto Sporting
Inconveniente lamentado: Dificuldade na seleção de marchas
Causa Técnica: Falha na montagem do terminal na leva de seleção localizada no comando de marcha.
Intervenção em produção: Identificação do lote e substituição dos cabos de seleção de marcha.
Atual modificação: Adotada nova bucha de fixação do terminal do cabo de seleção.

Meu CHASSI é 1033671 anterior a da faixa de recall e minha indignação contra a FIAT é:

Porque não estenderam esta verificação e possível substituição das peças a todos os modelos que saíram da linha de produção com este sistema até a data onde foi detectado o problema?
Sem falar que sabemos que há erros de logística nas peças e muitas defeituosas estão em lotes diferentes

Mesmo meu carro com 5 anos porem com 22 mil km vai ter a garantia coberta?

Vou ter que pagar R$ 700,00 pelo conserto de um problema de fabrica?

Fiz todas revisões necessárias e Para que servem as revisões se nem esse defeito de FABRICA eles verificam?

E os outros cabos iguais a estes que restaram vão aguentar mais quanto tempo?

Será que eu, minha família e meu veículo estaremos em local seguro caso este problema, que paralisa o veículo, volte a ocorrer?

Estou me sentindo muito desrespeitado por esta empresa a qual sempre elogiei e sou cliente ha mais de 5 anos, gostaria de uma posição dos senhores a respeito do problema ocorrido e da possível substituição e reparo das peças por cortesia da Fiat Brasil, já que se trata de possível defeito crônico ou de fabricação.

ESTOU PROFUNDAMENTE INDIGNADO COM A FIAT BRASIL e caso não receba uma breve posição estarei divulgado a nível nacional esse descaso com o Cliente.

Sem mais, e no aguardo de suas providências

Subscrevo-me

Danilo
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Fiat Punto Defeito de Fabrica - Cabos de Ligação do câmb

por jcbergmannjr » Ter Dez 31, 2013 2:50 pm

Danilo, R$700,00 é um valor irrisório frente a sua segurança e dos demais ocupantes do veículo. Não sei se o seu problema já foi resolvido, posto que é final de ano e tudo está um caos... Juridicamente falando, seu carro já passou do tempo de cobertura da garantia, qualquer ônus deverá ser coberto por você.

Recomendo que procure primeiramente o PROCON e explique o ocorrido, lá você será melhor orientado.

Em seu lugar eu ajuizaria uma ação e exigiria a reparação, pois você tem uma boa possibilidade de ganhar, afinal o problema existiu e foi reparado para inúmeras pessoas, em casos muito semelhantes. Para não se tornar um caso em que a solicitação via judicial saia mais caro do que o concerto, você pode entrar através do Tribunal de Pequenas Causas, JEC (Juizado Especial Civel). Lá você pode ingressar com a ação sem a necessidade de um Advogado e sem custas processuais. Você também pode agendar um horário com o Defensor Público na Defensoria, é gratuito e lhe darão suporte a qualquer dúvida que você tenha.
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Re: Fiat Punto Defeito de Fabrica - Cabos de Ligação do câmb

por shadowcps » Ter Dez 31, 2013 5:59 pm

Existe tópico com 18 páginas tratando sobre isso: ===> viewtopic.php?f=2&t=1909&p=470028&hilit=cabos+do+cambio#p470028

Trancado! :mrgreen:
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador